The Witcher 3: Wild Hunt - [TÓPICO PERFORMANCE]

Descobri porque quando saí do patch 1.03 para o 1.04 eu tique um pequeno drop de uns 5 FPS, o principal motivo está na nova opção "TextureMipBias" que foi implementada no 1.04.

Aqui explica como funciona e como controlar melhor isso: http://www.geforce.com/whats-new/gu...-tweaking-guide#mipmap-bias-config-file-tweak

Para entender de modo bem mais simples, ele funciona tipo um filtro Anisotropy (que é a opção de nitidez dentro do jogo, mas aqui ele é gerenciado pela qualidade de texturas) mas com texturas melhoradas e um pouco menos de serrilhamento, quando reduzido.

Com um salto de 0 para -1.0 do patch 1.03 para 1.04, teve uma boa melhora nas texturas, mas aumentou o serrilhado, para quem joga em 4K essa é a configuração ideal assim como fala no site da nVidia, mas para quem joga em 1080p ou 900p (meu caso), a configuração melhor é -0.7 e -0.6 respectivamente. E se joga em uma resolução mais baixa, é melhor reduzir para -0.5, não recomendo 0, pois fica bem borradão.

Há, para editar esses valores é só ir em "\Meus documentos\The Witcher 3\" e procurar pelo "TextureMipBias" dentro do arquivo "user.settings".

Fica a dica pra quem está incomodado com os serrilhados.


Outra coisa que volto a falar aqui é sobre as SOMBRAS, achei elas configuradas no LOW muito melhor que no High, parece até brincadeira isso, mas tem um porém para que elas fiquem melhor no LOW, precisa ativar o HBAO+, com isso ele ajuda muito na qualidade da vegetação, pois se ficar no SSAO apenas, aí elas ficam mais feias mesmo.

Cara, eu sabia que tinham alterado algo, mas não sabia exatamente o quê. O patch 1.04 reduziu meu desempenho e de cara percebi o shimmering na armadura (cenas de falas). Uma das coisas que me incomodam em jogos é shimmering. Pensei até em tentar voltar ao patch 1.03.

Eu jogo em 1600x900, vou testar em -0,6 aqui. Parece que o patch tb ainda não corrigiu o aniso. Ainda está em 2x, então, tem que forçar pelo drive 8x ou 16x (era para ser a diferença entre HIGH e ULTRA).

Não existia diferença entre HIGH e ULTRA, era só um questão de alocação de memória. Eles deveriam por uma opção de aniso e mipmap. Neste caso, a opção ULTRA nem precisaria existir. Ou, então, eles corrigirem o aniso e explicitam que HIGH = 8x; ULTRA = 16x.

"On Ultra, there are no further improvements to clarity or detail, merely an increase in the memory budget, allowing more textures to be stored in memory at any given time."
 
Última edição:
Alterando esse comando, os 5 fps a + que foram retirados voltam? :hmm:
Reduzindo para 0 que era o mesmo do patch 1.03, voltaram sim mas ficou meio feio igual era antes, então to usando em -0.6, e se reduzir mais o FPS cai mais ainda, só que fica porcamente serrilhado.


Cara, eu sabia que tinham alterado algo, mas não sabia exatamente o quê. O patch 1.04 reduziu meu desempenho e de cara percebi o shimmering na armadura (cenas de falas). Uma das coisas que me incomodam em jogos é shimmering. Pensei até em tentar voltar ao patch 1.03.

Eu jogo em 1600x900, vou testar em -0,6 aqui. Parece que o patch tb ainda não corrigiu o aniso. Ainda está em 2x, então, tem que forçar pelo drive 8x ou 16x (era para ser a diferença entre HIGH e ULTRA).

Não existia diferença entre HIGH e ULTRA, era só um questão de alocação de memória. Eles deveriam por uma opção de aniso e mipmap. Neste caso, a opção ULTRA nem precisaria existir. Ou, então, eles corrigirem o aniso e explicitam que HIGH = 8x; ULTRA = 16x.

"On Ultra, there are no further improvements to clarity or detail, merely an increase in the memory budget, allowing more textures to be stored in memory at any given time."
Isso é verdade, mas prefiro ficar com Ultra, tendo em vista que não corro o risco de texturas carregarem só quando chegar perto.
Seria interessante se tive opções avançadas dentro do jogo com VALORES além de "baixo, média, alto e ultra", todos os jogos deveria ter isso para pessoas que gostam de mexer, quem não é tão experiente que se limitasse às opções padrões.

Aqui estou forçando o Anisotropic pelo painel de controle também, mas não vi diferença alguma, uso o MSI AfterBurner + RTS para printar e fazer testes, ele é o programa que dá os printscreens mais fiéis aos mínimos detalhes, ainda assim não vi diferença.

Pelo que vi a função real de Anisotropic é "Nitidez" que muda para 8x e 16x, melhora muito a qualidade das texturas, mas serrilha demais todo restante quando em 16x, já em 8x vi apenas uma minúscula diferença apenas na armadura, de resto não muda nada.
 
Alguem sabe dizer onde eh que eu futuco para melhorar o POP-IN? E para aumentar a visibilidade de longe...

Tipo, para o jogo renderizar os personagens e o mapa com uma distancia maior, aumentar esse RAIO de ação, mesmo que pese mais....

Alguem manja?

:hmm:
 
Alguem sabe dizer onde eh que eu futuco para melhorar o POP-IN? E para aumentar a visibilidade de longe...

Tipo, para o jogo renderizar os personagens e o mapa com uma distancia maior, aumentar esse RAIO de ação, mesmo que pese mais....

Alguem manja?

:hmm:
Para aumentar a distancia de visão é só melhorar a distancia da folhagem.
Se é isso que você está se referindo.
 
Para aumentar a distancia de visão é só melhorar a distancia da folhagem.
Se é isso que você está se referindo.

Não é isso que ele quis saber.
Provavelmente ele ta tento pop in de NPC´s (eu tenho tbm bastante). Eles só aparecem quando vc chega perto.
 
to usando o do alemão "powerplay"

[video=youtube;prufK9TBfyA]https://www.youtube.com/watch?v=prufK9TBfyA[/video]
------------
btw, não sei se ja postaram:
http://i.imgur.com/zO8bH4r.png


muitas vezes eu dei essa dica no tópico do GTAV quando algum consolista vinha falar que os 30fps do console eram melhores :bwahaha:
eu mesmo nao tenho conhecimento disso aí por isso valeu,mas poderia me explicar qual sua utilidade comparado ao v-sync normal?
 
Não estou tendo pop-in aqui, tá de boa...
 
Reduzindo para 0 que era o mesmo do patch 1.03, voltaram sim mas ficou meio feio igual era antes, então to usando em -0.6, e se reduzir mais o FPS cai mais ainda, só que fica porcamente serrilhado.



Isso é verdade, mas prefiro ficar com Ultra, tendo em vista que não corro o risco de texturas carregarem só quando chegar perto.
Seria interessante se tive opções avançadas dentro do jogo com VALORES além de "baixo, média, alto e ultra", todos os jogos deveria ter isso para pessoas que gostam de mexer, quem não é tão experiente que se limitasse às opções padrões.

Aqui estou forçando o Anisotropic pelo painel de controle também, mas não vi diferença alguma, uso o MSI AfterBurner + RTS para printar e fazer testes, ele é o programa que dá os printscreens mais fiéis aos mínimos detalhes, ainda assim não vi diferença.

Pelo que vi a função real de Anisotropic é "Nitidez" que muda para 8x e 16x, melhora muito a qualidade das texturas, mas serrilha demais todo restante quando em 16x, já em 8x vi apenas uma minúscula diferença apenas na armadura, de resto não muda nada.

Ah obrigado pelo esclarecimento, é melhor deixar do jeito que está mesmo. Comecei a achar a qualidade gráfica melhor no patch 1.0.4 e com o sweetfx. O jeito pra melhorar aqui então, é melhorando o processador e oc na placa.
 
 
Ah obrigado pelo esclarecimento, é melhor deixar do jeito que está mesmo. Comecei a achar a qualidade gráfica melhor no patch 1.0.4 e com o sweetfx. O jeito pra melhorar aqui então, é melhorando o processador e oc na placa.
Bom, se mudar de -1.0 que é o 1.04 e ir para -0.7, vai melhorar um pouquinho o FPS ainda mais por usar SweetFX além de ter uma melhora gráfica, pois eu acho -1.0 muito serrilhado, enquanto -0.7 quase não perde qualidade de textura e fica mais suave, se jogar abaixo de 1080p, então mude para -0.6.
------------
Alguem sabe dizer onde eh que eu futuco para melhorar o POP-IN? E para aumentar a visibilidade de longe...

Tipo, para o jogo renderizar os personagens e o mapa com uma distancia maior, aumentar esse RAIO de ação, mesmo que pese mais....

Alguem manja?

:hmm:
Para melhorar a distância de visão você pode usar este Mod que tem uma breve explicação encima de cada opção "http://www.nexusmods.com/witcher3/mods/12/?" ou tentar modificar os seguintes parametros no "user.settings":


[LevelOfDetail]
SwarmHideDistance=200
DecalsHideDistance=80
DimmerHideDistance=60
DynamicDecalsHideDistance=20
StripeHideDistance=60
DecalsSpawnDistanceCutoff=20
TextureStreamingHeadsDistanceLimit=20.0 (detalhes das cabeças das pessoas)
TextureStreamingCharacterDistanceLimit=50.0 (pessoas)

[Foliage]
MaxVisibilityDepth=24
FoliageShadowDistanceScale=54
GrassDistanceScale=1.5
FoliageDistanceScale=1.8

Cada um influencia em determinados tipos de objetos à distância, não tem nenhuma opção que muda todos de uma vez, então o jeito é ir aumentando aos poucos e verificando suas diferenças no jogo. Mas tome cuidado, se aumentar algum item demais o jogo irá crashar com frequência, recomendo no máximo dobrar valores mais altos e para pequenos (tipo a distância da cabeça) triplicar.
 
Última edição:
Bom, se mudar de -1.0 que é o 1.04 e ir para -0.7, vai melhorar um pouquinho o FPS ainda mais por usar SweetFX além de ter uma melhora gráfica, pois eu acho -1.0 muito serrilhado, enquanto -0.7 quase não perde qualidade de textura e fica mais suave, se jogar abaixo de 1080p, então mude para -0.6.
------------

Para melhorar a distância de visão você pode usar este Mod que tem uma breve explicação encima de cada opção "http://www.nexusmods.com/witcher3/mods/12/?" ou tentar modificar os seguintes parametros no "user.settings":


[LevelOfDetail]
SwarmHideDistance=200
DecalsHideDistance=80


DimmerHideDistance=60
DynamicDecalsHideDistance=20
StripeHideDistance=60
DecalsSpawnDistanceCutoff=20
TextureStreamingHeadsDistanceLimit=20.0 (detalhes das cabeças das pessoas)
TextureStreamingCharacterDistanceLimit=50.0 (pessoas)

[Foliage]
MaxVisibilityDepth=24
FoliageShadowDistanceScale=54
GrassDistanceScale=1.5
FoliageDistanceScale=1.8

Cada um influencia em determinados tipos de objetos à distância, não tem nenhuma opção que muda todos de uma vez, então o jeito é ir aumentando aos poucos e verificando suas diferenças no jogo. Mas tome cuidado, se aumentar algum item demais o jogo irá crashar com frequência, recomendo no máximo dobrar valores mais altos e para pequenos (tipo a distância da cabeça) triplicar.

Eu futuquei ai ontem, coloquei essas "pessoas" em 150, acho que é a quantidade max em opções... mas nao sei se tem a ver....

Depois eu vou testar, o ruim é sair sem rumo, vou ver se acho em algum forum primeiro, pra nao bagunçar, ou faço um backup e testo.
 
Eu futuquei ai ontem, coloquei essas "pessoas" em 150, acho que é a quantidade max em opções... mas nao sei se tem a ver....

Depois eu vou testar, o ruim é sair sem rumo, vou ver se acho em algum forum primeiro, pra nao bagunçar, ou faço um backup e testo.
Melhor fazer o backup e fazer isso mesmo, aumenta tudo de uma vez, aí depois vai reduzindo e vendo o que causa mais diferença em performance e gráfica.
 
Bom, meu Bruxão 3 voltou a dar problema.... a tela congela e só sai o audio.... tô com o driver mais atual e já botei em bordeless fullscreen, já ativei a estabilidade de voltagem no MSI Afterburner.... tô com um overclock simples 110/230
 
Bom, meu Bruxão 3 voltou a dar problema.... a tela congela e só sai o audio.... tô com o driver mais atual e já botei em bordeless fullscreen, já ativei a estabilidade de voltagem no MSI Afterburner.... tô com um overclock simples 110/230

Recomendo desativar o over.
 
Recomendo desativar o over.

Mas sem o over também travou... tava com o Reshade e tava travado em 30 FPS ( que ficou ó, uma bosta, mesmo usando o esquema pra melhorar o framepace)....
 
Mas sem o over também travou... tava com o Reshade e tava travado em 30 FPS ( que ficou ó, uma bosta, mesmo usando o esquema pra melhorar o framepace)....

30fps é uma bosta mesmo, coisa de peasant :coolface:, a partir de 40 fica ótimo.

Pode ser o driver também, aqui NUNCA travou exceto por uma vez em que tentei um over muito alto.

Seria bom testar com diferentes drivers.
 
30fps é uma bosta mesmo, coisa de peasant :coolface:, a partir de 40 fica ótimo.

Pode ser o driver também, aqui NUNCA travou exceto por uma vez em que tentei um over muito alto.

Seria bom testar com diferentes drivers.

É uma boa oportunidade para testar o driver oficial da Nvidia chinesa para os iCafe (cyber cafe ou lan house para os brasileiros):
http://adrenaline.uol.com.br/forum/...itores/568863-geforce-352-94-driver-whql.html

D
izem que esses drivers são mais "lisos". Geralmente tem algum ganho de desempenho ou são mais estáveis.

Se tiver algum problema na instalação, tenta extrair os arquivos e excluir a pasta icafe.


Também tem o driver 353.00 com correção para notebooks, mas que dá para instalar em sistemas desktop. Dizem que que está estável e com desempenho bom no Witcher 3:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/placas-de-video-e-monitores/568967-geforce-353-00-a.html
 
Última edição:
Qual a magica pra fazer o crossfire funcionar com este 15.5 beta ?
Ja instalei em cima, ja fiz instalaçao limpa e continua com os mesmos frames e ainda desabilitado, mm forçando no ccc pra perfis de aplicativo associado.
 
Qual a magica pra fazer o crossfire funcionar com este 15.5 beta ?
Ja instalei em cima, ja fiz instalaçao limpa e continua com os mesmos frames e ainda desabilitado, mm forçando no ccc pra perfis de aplicativo associado.

O driver não está bom mesmo, a própria AMD deixou claro que tem problemas e está trabalhando junto com a CD Red Projekt para resolver.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo