• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Queria parabenizar o Geekzilla pelo tópico.
Eu comprei um G3 com i5 9300h, e estava batendo 98 graus jogando......
Segui a risca o tutorial, fiz o undervolt de -150mv, limitei o clock em 3.4 e a temperatura caiu 10 graus. Ainda vou ver se consigo aumentar mais ainda o undervolt, ou limitar o clock em 3.0. Queria poder ficar abaixo de 80 graus de temperatura máxima.

Mto obrigado pelo tópico e pelo tutorial! Ajudou DEMAIS!
Opa! Que bom que deu certo! O 9300H roda a maioria dos jogos tranquilo com 3.0GHZ, pode ir nessa config sem medo. Outra coisa é antes de jogar entrar no Alienware Command Center e já colocar os fans em 80%-90% , de acordo com a sua necessidade.

Lembrando também de

* Travar o fps em 60
*Usar uma base razoavel para refrigerar melhor o note (ou pelo menos levantar bem a parte traseira).
 
Opa! Que bom que deu certo! O 9300H roda a maioria dos jogos tranquilo com 3.0GHZ, pode ir nessa config sem medo. Outra coisa é antes de jogar entrar no Alienware Command Center e já colocar os fans em 80%-90% , de acordo com a sua necessidade.

Lembrando também de

* Travar o fps em 60
*Usar uma base razoavel para refrigerar melhor o note (ou pelo menos levantar bem a parte traseira).
Geekzilla valeu pelo tutorial. Segui a risca e deu certo. O undervolt ficou em -140, não consegui subir até os -150 (estava dando erro) mas deu tudo certo e baixou a temperatura por volta de 10 a 12 graus jogando GTA V. Muito obrigado!!!
 
o que marco aqui no tpl pra ativar o speed-shift epp?

E6c5F7f.png
 
o que marco aqui no tpl pra ativar o speed-shift epp?

E6c5F7f.png

No caso da versão 9.3 marque a opção speedshift e coloque o valor minimo 1 a 200 (ainda estou testando, pois ali ele fala em 1 a 41, mas importante o config da versão 9.2 ele preenche automático com os valores antigos. De qualquer forma esta seria a faixa de atuação do speedshift.
 
Alguém conseguiu remover o Throttlestop e colocar o sistema em default na bios¿

Pelo que percebi, o problema foi com o Throttlestop, ele desabilita meu turboboost, e só volta a funcionar rodando o Throttlestop, ao que parece ele salvou essa alteração na bios, e não consigo reverter ou voltar para default, e pelo que vi eu outros fóruns é um problema recorrente, mas ninguém deu uma luz de como resolver...

Alguém já teve esse problema, porque mesmo reinstalando o windows não habilita o turboboost, inclusive atualizei a bios ontem e o problema persiste, mesmo reinstalando o windows....
 
O TS não salva nada na bios, apenas na sua própria pasta. De qualquer forma na tela inicial tem a opção "Disable turbo boost" verifica se ela tá marcada ou não, se estiver é só desmarcar.
 
O TS não salva nada na bios, apenas na sua própria pasta. De qualquer forma na tela inicial tem a opção "Disable turbo boost" verifica se ela tá marcada ou não, se estiver é só desmarcar.
Estava desmarcado, daí remarquei, mas quando início o windows sem iniciar o TS, o turbo boost volta a ficar desabilitado, como se ficasse salvo o turbo boost desabilitado... Esse é meu problema que vi nos fóruns gringos mais gente com esse problema...
 
Boa tarde Pessoal!

Alguem brincou com algo da 10ª geração? chegou ontem meu ideapad gaming 3i, super feliz com a máquina.
Fiz o desbloqueio de underclock/undervolt na bios, mas não consegui fuçar tanto assim.

Em breve teste consegui aplicar desta forma no i5-10400H :

Passou no maior teste ali do TS BENCH com pico de 60Cº com os fans em perfil silencioso(achei muito baixas as temps, não?)

Capturar.png
 
Como você conseguiu?
E em jogos, como fica a temperatura?
Basicamente, seguindo esse tutorial aqui:



Sobre as temperaturas, depende do game.
Estou jogando AC III remaster, e pra esse tive que jogar as frequências p/ 3.8GHZ pois menos do que isso, dá alguns micro stutterings.
Tudo no máximo e com vsync ligado, normalmente o processador trabalha na faixa dos 60~70Cº(lembrando que são 3.8GHZ dos originais máximos 4.5 em boost).
Válido salientar que com perfil de fan silencioso, mal ouço os fans do notebook trabalhar, então se forçar os fans garanto que dá pra baixar mais alguns graus.

The witcher 3 eu fiz os primeiros 20-30mins e consegui jogar normalmente com a frequência em 3.2GHZ.
Preset alto-ultra com vsync ligado, aqui o processador não passava de 60Cº.
 
speedstep precisa ficar selecionado na tela inicial depois de selecionar speed shift-eep?
Aqui o speedstep vem selecionado por padrão.
Boa tarde Pessoal!

Alguem brincou com algo da 10ª geração? chegou ontem meu ideapad gaming 3i, super feliz com a máquina.
Fiz o desbloqueio de underclock/undervolt na bios, mas não consegui fuçar tanto assim.

Em breve teste consegui aplicar desta forma no i5-10400H :

Passou no maior teste ali do TS BENCH com pico de 60Cº com os fans em perfil silencioso(achei muito baixas as temps, não?)

Capturar.png

Complementando um pouco mais aqui, é bem curioso essa série 10.
Pesquei bastante e o pessoal comenta que essa série é bem mais "complicada" de undervolt, visto não aguentar como por exemplo as series 10 (qualquer um praticamente consegue aplicar -0.125).
Tentei aplicar -0.125 e deu bsod mesmo com o boost limitado em 3.2Ghz; Passou normal no TS Bench com o maior teste, e deu tela azul jogando ac III remaster....
Olhando em foruns a galera comenta que tem mais sucesso trabalhando com diferentes undervolts para Core/Cache(normalmente o Cache é mais sensível).
 
Consegui no meu Gaming 3i -0,125 no core e cache, joguei umas partidas de bfv de boas, não achei o notebook quente. Usei um outro tutorial pra desbloquear o undervolt, achei mais fácil que esse que postou.
 
Consegui no meu Gaming 3i -0,125 no core e cache, joguei umas partidas de bfv de boas, não achei o notebook quente. Usei um outro tutorial pra desbloquear o undervolt, achei mais fácil que esse que postou.
Eu vi outro método que envolvia cmd/powershell ou algo do tipo.
Mas, achei bem tranquilo esse método que eu fiz. O resultado final dos dois deve ser o mesmo (trocar o 01 por 00? uahuahauh).
Que bom que conseguiu!
Como falei, aqui com -0.125 deu bsod jogando AC III Remaster, porém no TS Bench passou no maior teste de boas...

Vou tentar fuçar um pouco mais pra ver o que consigo aqui.

O que mais senti diferença nas temps é mesmo com o underclock, limitando em 3.8 dificilmente passa dos 70Cº.
 
Tenho um nitro 5 com I7 10750 H (an515-55-705u)

Não abilita pra mim o undervolt no TS...pesquisei na net e vi que pelo que dizem isso está travado via bios... E vi uns procedimentos para habilitar que editam a BIOS...se alguem puder me passar um procedimento confiável eu agradeço. Minhas temps batem 95graus... E não queria fazer underclock por conta da perda de desempenho ...
 
Eu vi outro método que envolvia cmd/powershell ou algo do tipo.
Mas, achei bem tranquilo esse método que eu fiz. O resultado final dos dois deve ser o mesmo (trocar o 01 por 00? uahuahauh).
Que bom que conseguiu!
Como falei, aqui com -0.125 deu bsod jogando AC III Remaster, porém no TS Bench passou no maior teste de boas...

Vou tentar fuçar um pouco mais pra ver o que consigo aqui.

O que mais senti diferença nas temps é mesmo com o underclock, limitando em 3.8 dificilmente passa dos 70Cº.
Exatamente....resultado é igual. Fiz um undervolt na gtx 1650 também, ficou bem bom, setei 1725mhz em 0,800mv usando o afterburner. Gostei do resultado, não chega a 70graus jogando bfv.
Achei esse 3i melhor que o nitro que tinha, era uma turbina de avião de barulhento, quente demais vendi de raiva. Agora esse achei excelente, mesmo o Dan falar meio mal da refrigeração do 3i. mas, estou super satisfeito.
 
Exatamente....resultado é igual. Fiz um undervolt na gtx 1650 também, ficou bem bom, setei 1725mhz em 0,800mv usando o afterburner. Gostei do resultado, não chega a 70graus jogando bfv.
Achei esse 3i melhor que o nitro que tinha, era uma turbina de avião de barulhento, quente demais vendi de raiva. Agora esse achei excelente, mesmo o Dan falar meio mal da refrigeração do 3i. mas, estou super satisfeito.
Então.. ontem decidi dar uma fuçada na placa e ver até onde chegava. Consegui aplicar 0,800mv nos 1785Mhz. (+190 no msi), em +200 o bench crashava.
O problema é que infelizmente a placa limita por power, nessa frequência com 100% de uso dificilmente ela passa dos 45W, quando em stock ela chegava em 50~51W .
E as temperaturas não passam de 60Cº. Estou tentando descobrir se tem como tirar esse limitador de power.. daria pra brincar bem mais com ela.
 
Então.. ontem decidi dar uma fuçada na placa e ver até onde chegava. Consegui aplicar 0,800mv nos 1785Mhz. (+190 no msi), em +200 o bench crashava.
O problema é que infelizmente a placa limita por power, nessa frequência com 100% de uso dificilmente ela passa dos 45W, quando em stock ela chegava em 50~51W .
E as temperaturas não passam de 60Cº. Estou tentando descobrir se tem como tirar esse limitador de power.. daria pra brincar bem mais com ela.
Bons resultaados, se conseguir tirar esse limite fala pra nós aqui, estou meio sem tempo de ficar fuçando, mas eu gosto...heheheh.
 
Então.. ontem decidi dar uma fuçada na placa e ver até onde chegava. Consegui aplicar 0,800mv nos 1785Mhz. (+190 no msi), em +200 o bench crashava.
O problema é que infelizmente a placa limita por power, nessa frequência com 100% de uso dificilmente ela passa dos 45W, quando em stock ela chegava em 50~51W .
E as temperaturas não passam de 60Cº. Estou tentando descobrir se tem como tirar esse limitador de power.. daria pra brincar bem mais com ela.

Bem interessante mesmo, lembrando que se você limitar o fps a 60 as temperaturas vão baixar mais ainda (se não estiver jogando competitivo, vale a pena a troca de fps por menores temperaturas).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Basicamente, seguindo esse tutorial aqui:



Sobre as temperaturas, depende do game.
Estou jogando AC III remaster, e pra esse tive que jogar as frequências p/ 3.8GHZ pois menos do que isso, dá alguns micro stutterings.
Tudo no máximo e com vsync ligado, normalmente o processador trabalha na faixa dos 60~70Cº(lembrando que são 3.8GHZ dos originais máximos 4.5 em boost).
Válido salientar que com perfil de fan silencioso, mal ouço os fans do notebook trabalhar, então se forçar os fans garanto que dá pra baixar mais alguns graus.

The witcher 3 eu fiz os primeiros 20-30mins e consegui jogar normalmente com a frequência em 3.2GHZ.
Preset alto-ultra com vsync ligado, aqui o processador não passava de 60Cº.


Esse tutorial é um dos mais tranquilos que tem para edição de bios, eu só não costumo postar por aqui pois já tive alguns casos de users que erraram em algum detalhe e tiveram problemas, mas no geral é uma método que funciona realmente.
 
Última edição:
Bem interessante mesmo, lembrando que se você limitar o fps a 60 as temperaturas vão baixar mais ainda (se não estiver jogando competitivo, vale a pena a troca de fps por menores temperaturas).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Esse tutorial é um dos mais tranquilos que tem para edição de bios, eu só não costumo postar por aqui pois já tive alguns casos de users que erraram em algum detalhe e tiveram problemas, mas no geral é uma método que funciona realmente.

No caso do nitro 5 não tem a opção de extrair a bios....ele simplesmente instala a nova...

Alguém já usou esse método? é o de trocar 1 por 0 como li por aqui:

 
Alguém pode me dizer porque meu notebook não está apagando a tela e entrando no modo suspensão quando o throttle stop tá rodando?
Muito chato isso, acordo de madrugada com ele aceso na minha cara, mesmo tendo configurado pra suspender após 10 minutos de inatividade.
 
Alguém pode me dizer porque meu notebook não está apagando a tela e entrando no modo suspensão quando o throttle stop tá rodando?
Muito chato isso, acordo de madrugada com ele aceso na minha cara, mesmo tendo configurado pra suspender após 10 minutos de inatividade.

Dá uma conferida se o Allow Wake Timers está habilitado no seu sistema, se estiver, deixa desabilitado.

 
Valeu pelo tutorial..Ajudou na hora de fazer o Undervolt.
Meu notebook é um MSI GS66 - 17 10750H com RTX 2060, por enquanto fiz somente o UV na CPU no próximo fds eu fazer na GPU tb.
Fiz alguns teste e consegui o melhor resultado foi Colocar todo os núcleos em 29ghz e temp 69c e no max a 25.5w, colocando em 32ghz e temp de 75c chegou a 36.5w o ganho de velocidade é muito pouco pelo tanto de de watts que consome e sem falar nas temps
Consegui um melhor resultado usando o range de 125mV.

Tenho um dúvida que não encontrei em outro lugar, qual é a diferença entre o range de 125mV, 250mV e 1000mV?

Minhas config do TS imagem grande aqui.

 
Valeu pelo tutorial..Ajudou na hora de fazer o Undervolt.
Meu notebook é um MSI GS66 - 17 10750H com RTX 2060, por enquanto fiz somente o UV na CPU no próximo fds eu fazer na GPU tb.
Fiz alguns teste e consegui o melhor resultado foi Colocar todo os núcleos em 29ghz e temp 69c e no max a 25.5w, colocando em 32ghz e temp de 75c chegou a 36.5w o ganho de velocidade é muito pouco pelo tanto de de watts que consome e sem falar nas temps
Consegui um melhor resultado usando o range de 125mV.

Tenho um dúvida que não encontrei em outro lugar, qual é a diferença entre o range de 125mV, 250mV e 1000mV?

Minhas config do TS imagem grande aqui.



Que bom que deu certo! Bom também saber que a MSI não está bloqueando o undervolt.

Então, o range, traduzindo ao pé da letra, é o intervalo, ou alcance.

Se você selecionar 125mv, você vai poder fazer o undervolt dentro do intervalo de 1 a 125, se escolher 250mv (como no tutorial) de 1 a 250mv e assim por diante.

Temperaturas realmente ficaram boas, lembrando que se você travar o fps em 60, você pode conseguir baixar ainda mais as temps.
 
Da uma diferença legal, fiz tanto pra CPU como pra GPU, cai muito as temperaturas, tive que fazer outro processo pra conseguir usar ele na 10º gen da intel. Ideapad gamming 3i
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo