• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Acho que dei sorte na loteria do silício
Estável com:
Core -270mV
Cache -100mV
GPU -50mV
CJ9tP47.png


Normalmente vejo a galera com valores bem mais modestos para o 9300H
Acer Nitro 5 AN515-54-58CL
 
Acho que dei sorte na loteria do silício
Estável com:
Core -270mV
Cache -100mV
GPU -50mV
CJ9tP47.png


Normalmente vejo a galera com valores bem mais modestos para o 9300H
Acer Nitro 5 AN515-54-58CL

Realmente é raro ver esse valor no core, confere no HWInfo se realmente ele está sendo aplicado. De resto se funcionou é começar a jogatina e ser feliz, pq realmente vc ganhou na mega do silicio.
 
Realmente é raro ver esse valor no core, confere no HWInfo se realmente ele está sendo aplicado. De resto se funcionou é começar a jogatina e ser feliz, pq realmente vc ganhou na mega do silicio.
Imagem 1: 0 de Offset
iGyMUpP.jpg


Imagem 2:
-270 Offset
OuVC3fe.jpg


Nunca tinha observado que o apesar do VID máximo não ter chegado nos -270 (ficou em -196), o valor na coluna atual está o mesmo nas duas situações. Agora fiquei confuso se o undervolt está funcionando ou não.
Sem o undervolt estava dando limite de POWER no TS
 
Última edição:
Imagem 1: 0 de Offset
iGyMUpP.jpg


Imagem 2:
-270 Offset
OuVC3fe.jpg


Nunca tinha observado que o apesar do VID máximo não ter chegado nos -270 (ficou em -196), o valor na coluna atual está o mesmo nas duas situações. Agora fiquei confuso se o undervolt está funcionando ou não.
Sem o undervolt estava dando limite de POWER no TS

Vale observar que o valor de undervolt do cache também faz diferença mas geralmente as cpus são mais "sensíveis" nesta parte, um valor muito alto certamente vai travar, geralmente o core dá para subir bem mais, passei batido que vc usou valores diferentes.
 
Galera, durante os jogos, o clock do processador de vocês varia? o meu fica travado. Mesmo com o speedshift em 128.
A GPU bate 100%, dando descanso pro processador, e mesmo assim o clock não abaixa. Então estou tendo problemas com temperatura.
Em 3800Mhz ele ta batendo 96C.
 
Galera, durante os jogos, o clock do processador de vocês varia? o meu fica travado. Mesmo com o speedshift em 128.
A GPU bate 100%, dando descanso pro processador, e mesmo assim o clock não abaixa. Então estou tendo problemas com temperatura.
Em 3800Mhz ele ta batendo 96C.

Já nas CPU's de oitava geração 3.2 GHZ era suficiente para maioria dos games, claro hoje temos alguns games um pouco mais pesados, mas em compensação o desempenho das cpus também aumentou então você pode baixar o seu clock para 3.2 ou 3.4 tranquilamente.

O clock não vai variar se a CPU estiver sendo usada não apenas pelo game que vc está rodando mas outros processos no background. GPU em 100% você está com algum gargalo também.

Qual o modelo da sua CPU, game que você está rodando e configurações (limite de FPS, undervolt/underclock da GPU, taxa de atualização do monitor/tela) etc ?
 
Já nas CPU's de oitava geração 3.2 GHZ era suficiente para maioria dos games, claro hoje temos alguns games um pouco mais pesados, mas em compensação o desempenho das cpus também aumentou então você pode baixar o seu clock para 3.2 ou 3.4 tranquilamente.

O clock não vai variar se a CPU estiver sendo usada não apenas pelo game que vc está rodando mas outros processos no background. GPU em 100% você está com algum gargalo também.

Qual o modelo da sua CPU, game que você está rodando e configurações (limite de FPS, undervolt/underclock da GPU, taxa de atualização do monitor/tela) etc ?

Boa tarde GeekZilla, o jogo é o borderlands 3, o processador geralmente leva a GPU de boa, mantém ela cravada em 100% como deve ser. Mas em cenas mais CPU Bound (como olhar pra um cenário de cidade mais aberta por exemplo, cria-se um gargalo no processador. Onde eu vejo a queda do uso de GPU cair. Ou seja, o clock necessário pra manter aquele fps estavel, deveria ser maior do que eu estava usando no momento. O jogo só roda liso liso, quando eu coloco em 3.9Ghz, no entanto esse clock gera muito calor (90 graus+) e eu não preciso dessa velocidade o tempo todo. Dentro de cavernas seria um bom lugar pro processador diminuir sua temperatura, mas como estaria rodando fixo em 3.9Ghz, esse cooldown não acontece. Entende?
 
Boa tarde GeekZilla, o jogo é o borderlands 3, o processador geralmente leva a GPU de boa, mantém ela cravada em 100% como deve ser. Mas em cenas mais CPU Bound (como olhar pra um cenário de cidade mais aberta por exemplo, cria-se um gargalo no processador. Onde eu vejo a queda do uso de GPU cair. Ou seja, o clock necessário pra manter aquele fps estavel, deveria ser maior do que eu estava usando no momento. O jogo só roda liso liso, quando eu coloco em 3.9Ghz, no entanto esse clock gera muito calor (90 graus+) e eu não preciso dessa velocidade o tempo todo. Dentro de cavernas seria um bom lugar pro processador diminuir sua temperatura, mas como estaria rodando fixo em 3.9Ghz, esse cooldown não acontece. Entende?

Sim claro, mas qual a sua CPU? Outra coisa para reduzir a temperatura bastante é travar o fps em 60. 3.8, 3.9 na maioria das cpus o aquecimento realmente já é meio complicado, mas por outro lado Borderlands, especialmente no ultra puxa bastante da máquina, você pode precisar reduzir um pouco a qualidade gráfica para jogar tranquilo.
 
Então, já reduzi algumas configurações gráficas.

O problema é que meu monitor é 144hz, então eu deixo o fps solto pra aproveitar o máximo de fluidez possível.
Meu fps no jogo varia de 45~110 fps.

Máquina:
G3 3590
I7 9750h
2x8gb 2666mhz CL15
Gtx1660ti 6GB
painel FHD 144Hz

Andei comparando, esse i7 tem um desempenho semelhante a um Ryzen 5 1600.
 
Então, já reduzi algumas configurações gráficas.

O problema é que meu monitor é 144hz, então eu deixo o fps solto pra aproveitar o máximo de fluidez possível.
Meu fps no jogo varia de 45~110 fps.

Máquina:
G3 3590
I7 9750h
2x8gb 2666mhz CL15
Gtx1660ti 6GB
painel FHD 144Hz

Andei comparando, esse i7 tem um desempenho semelhante a um Ryzen 5 1600.
Tenho o mesmo notebok que você, a única diferença é que utilizo dois pentes de 16 gb e o painel que é Full HD de 60Hz.

Chegou a seguir o tutorial do Geekzilla? Fiz tudo que o Geekzilla falou no video, depois atualizei todos os drives e estou na última versão da BIOS.

Deixo o FPS travado em 60 e quando o jogo é competitivo deixo em 75fps.

Quando vou jogar deixo a CPU no TS em 3.3 e em alguns casos em 3.5 e nunca tive problemas de performance.

Recomendo trocar a pasta térmica. Aqui utilizo a CoolerMaster Master Gel Maker com 11 de condutividade. Mas recomendo também a Kryonaut Extreme com 14.

Depois que segui o tutorial e troquei a pasta térmica, raramente minhas temperaturas passaram de 90, normalmente ficam na casa de 80~85 jogando jogos mais pesados. E deixo a base do notebook elevada por volta de 5 cm em relação ao móvel.
 
Então, já reduzi algumas configurações gráficas.

O problema é que meu monitor é 144hz, então eu deixo o fps solto pra aproveitar o máximo de fluidez possível.
Meu fps no jogo varia de 45~110 fps.

Máquina:
G3 3590
I7 9750h
2x8gb 2666mhz CL15
Gtx1660ti 6GB
painel FHD 144Hz

Andei comparando, esse i7 tem um desempenho semelhante a um Ryzen 5 1600.
O 9750H ainda é uma ótima CPU, mas borderlands realmente puxa muit da CPU em configurações gráficas mais altas e com fps mais alto.

Já em termos de fluidez pode-se obter um melhor resultado com 60fps constantes do que com variações. De qualquer forma a solução para os seus problemas é fps limitado em 60 como mencionou o @Diogom e clocks mais baixos, não adiantar querer puxar o que este seu conjunto não vai conseguir entregar de forma consistente, até porque o G3 já é bem problemático em termos de aquecimento. No G5 com mesmo config as temperaturas são mais tranquilas.

O que você pode fazer (e foi o que fiz no G5 que tenho aqui) é recortar a tampa inferior (compre outra no aliexpress para não perder garantia) e fazer novas aberturas nos pontos quentes para dar uma aliviada.
 
Exatamente....resultado é igual. Fiz um undervolt na gtx 1650 também, ficou bem bom, setei 1725mhz em 0,800mv usando o afterburner. Gostei do resultado, não chega a 70graus jogando bfv.
Achei esse 3i melhor que o nitro que tinha, era uma turbina de avião de barulhento, quente demais vendi de raiva. Agora esse achei excelente, mesmo o Dan falar meio mal da refrigeração do 3i. mas, estou super satisfeito.


Realmente, a máquina é bem legal. Estou com um também, peguei ontem. Abri para colocar mais memória e um SSD maior e fiquei surpreso com a qualidade da construção da Lenovo.

Já andei rodando uns jogos e é surpreendente como a 1650 ainda dá um caldo.

Vim procurar como fazer undervolt no meu, é um 10300H.
 
Realmente, a máquina é bem legal. Estou com um também, peguei ontem. Abri para colocar mais memória e um SSD maior e fiquei surpreso com a qualidade da construção da Lenovo.

Já andei rodando uns jogos e é surpreendente como a 1650 ainda dá um caldo.

Vim procurar como fazer undervolt no meu, é um 10300H.

A 1650 realmente é uma ótima placa, dá conta tranquilo da maioria dos games, só saber dosar o config.

Vou te dizer que dá décima geração em diante o que faz mais diferença, em geral, me parece ser o underclock, o undervolt não faz aquele diferença toda que fazia entre a sétima e nona geração Intel.

Mas claro, para fazer o underclock, o undervolt tem que estar liberado também, como a maioria dos fabricantes está travando a opção via bios, você vai ter que procurar, além do tutorial do undervolt, a melhor forma de fazer o desbloqueio no seu sistema (via edição de bios).
 
Mas claro, para fazer o underclock, o undervolt tem que estar liberado também, como a maioria dos fabricantes está travando a opção via bios, você vai ter que procurar, além do tutorial do undervolt, a melhor forma de fazer o desbloqueio no seu sistema (via edição de bios).

Eu estava pesquisando isso, vou acabar alterando o BIOS mesmo.

Você sabe porquê a Intel tem intenção de bloquear o undervolt nos processadores? Fiquei pensando o que levaria a Intel a bloquear o controle sobre a voltagem, entendo que ela permite o controle da CPU nas linhas K para o desktop para overclock. Mas porquê limitar o usuário a reduzir o consumo de energia do chip?

Para manter a máquina sem travamentos ou engasgos?
 
Eu estava pesquisando isso, vou acabar alterando o BIOS mesmo.

Você sabe porquê a Intel tem intenção de bloquear o undervolt nos processadores? Fiquei pensando o que levaria a Intel a bloquear o controle sobre a voltagem, entendo que ela permite o controle da CPU nas linhas K para o desktop para overclock. Mas porquê limitar o usuário a reduzir o consumo de energia do chip?

Para manter a máquina sem travamentos ou engasgos?

O bloqueio se deve a uma vulnerabilidade chamada plundervolt, onde é utilizada uma técnica que altera a voltagem do processador para quebrar criptografia etc, mas é algo que basicamente só poderia ser explorado com acesso local a máquina e ainda não é algo prático em termos de ataques.

Até hoje não surgiu um exploit para ser usada em massa que aproveite essa falha nas cpus Intel de forma significativa.
 
Última edição:
Galera, peguei um Asus Rog Strix G15 com 2070 e i7 10750H. Queria saber se é aconselhável fazer undervolting nesse processador, pois vi alguns lugares falando pra não fazer em processadores de 10th geração.

Notei uma queda de desempenho nele depois de um certo tempo jogando, e acredito que seja em virtude da temperatura.
 
Galera, peguei um Asus Rog Strix G15 com 2070 e i7 10750H. Queria saber se é aconselhável fazer undervolting nesse processador, pois vi alguns lugares falando pra não fazer em processadores de 10th geração.

Notei uma queda de desempenho nele depois de um certo tempo jogando, e acredito que seja em virtude da temperatura.

Na verdade não existe problema em fazer undervolt, o único detalhe é que a diferença não é tão notável quanto nas gerações de 7 a 9. O que vai ajudar mais que o undervolt é o underclock, mas para fazer este segundo você provavelmente vai ter que liberar ele na bios (via edição geralmente ) pois a maioria dos fabricantes bloqueou o undervolt devido a vulnerabilidade plundervolt .

Os notes da XMG são a exceção.

Mas enfim, se está caindo o desempenho depois de um tempo, boa chance que a temperatura é a culpada, normal em notes gamers. Eu recomendo o undervolt da CPU e da GPU neste caso. Como a 2070 é uma placa forte, você pode inclusive criar perfis de acordo com o jogo, um Fortnite da vida por exemplo não precisa de todo o poder da placa, então você pode reduzir o clock dela e fazer o undervolt, além de rodar a CPU com um clock menor também.

O tutorial do under da CPU tem aqui neste tópico na primeira página, o under da GPU você confere na minha assinatura abaixo.
 
Última edição:
Notei uma queda de desempenho nele depois de um certo tempo jogando, e acredito que seja em virtude da temperatura.

@GeekZilla fala no vídeo uma coisa que faz muito sentido. OK o processador aguentar essa temperatura. Mas será que os outros componentes aguentam?

Segue o tutorial certinho que os resultados são muito bons. Tenho um Note com um i5 10300H que roda com todos os cores em 3.9Ghz e -120m que não passa de 76C. Depois disso até a GPU parece estar rodando mais lisa.
 
Meu Dell g15 chegou hoje, vou tentar usá-lo sem fazer qualquer alteração e se notar que a performance cai, o jeito vai ser fazer undervolt ou underclock. Já vou dando uma olhada nesse tuto para não errar em nada.
 
Meu Dell g15 chegou hoje, vou tentar usá-lo sem fazer qualquer alteração e se notar que a performance cai, o jeito vai ser fazer undervolt ou underclock. Já vou dando uma olhada nesse tuto para não errar em nada.
É com o i7 10750?

Você pode ter certeza de que vai precisar fazer um underclock, ou undervolt. Não é difícil, veja o video e siga os passos.
 
Rapaz, liguei ele ontem, e para minha surpresa, apenas os updates e instalações dos programas fizeram as fans rodarem que eu pensei que fossem turbinas de avião. Já nem tenho dúvidas que precisarei fazer undervolt para diminuir as temperaturas e consequentemente essas turbinas.
 
Rapaz, liguei ele ontem, e para minha surpresa, apenas os updates e instalações dos programas fizeram as fans rodarem que eu pensei que fossem turbinas de avião. Já nem tenho dúvidas que precisarei fazer undervolt para diminuir as temperaturas e consequentemente essas turbinas.
Eu te disse!! rsrsrsr

Não tem muito erro, o vídeo do @GeekZilla é muito bom.

No seu note pessoal tem falado sobre desligar a iGPU para diminuir ainda mais as temperaturas.
 
No seu note pessoal tem falado sobre desligar a iGPU para diminuir ainda mais as temperaturas.
Não entendi isso que você falou, tbm n assisti o vídeo ainda. Vou olhar com calma no final de semana para não fazer merda e de quebra postar meu PC no OLX, o ruim é que não tem como testar sem GPU =/
 
Não entendi isso que você falou, tbm n assisti o vídeo ainda. Vou olhar com calma no final de semana para não fazer merda e de quebra postar meu PC no OLX, o ruim é que não tem como testar sem GPU =/
O seu notebook possui duas GPUs, uma dedicada e a outra que é integrada com o processador. Pessoal tem falado que desligando a GPU integrada (pelo BIOS) você reduz bastante a temperatura.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo