[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Rapaz, liguei ele ontem, e para minha surpresa, apenas os updates e instalações dos programas fizeram as fans rodarem que eu pensei que fossem turbinas de avião. Já nem tenho dúvidas que precisarei fazer undervolt para diminuir as temperaturas e consequentemente essas turbinas.

Em termos de ruído não tem muito jeito, note gamer é avião decolando mesmo. E no geral todos sofrem de temperaturas altas, uns mais outros menos. O G15 era uma esperança de que a Dell fosse melhorar o seu projeto térmico, mas o avança em relação ao G5 foi praticamente nulo.

Mas nem tudo está perdido, por sorte podemos fazer o undervolt e underclock para dar uma aliviada, só para lembrar, além da cpu, vale muito fazer undervolt e por vezes underclock da GPU também, ajuda bastante, isso e travar o fps em 60, especialmente se vc não vai jogar competitivo.
 
Galera, preciso da ajuda de vcs!

Tenho o notebook da assinatura e estou pensando em trocar a pasta térmica (colocar metal liquido) e os thermal pads. Estou tento mto problema de throttling, se não me engano no teste tinha dado uns 20%.
O metal liquido aparentemente é tranquilo, vi uns vídeos, só preciso ter uns cuidados. Porém o thermal pad eu vi que existem espessuras diferentes. Qual eu poderia usar para o note em questão? A espessura em notebook é padrão??
 
Rapaz, liguei ele ontem, e para minha surpresa, apenas os updates e instalações dos programas fizeram as fans rodarem que eu pensei que fossem turbinas de avião. Já nem tenho dúvidas que precisarei fazer undervolt para diminuir as temperaturas e consequentemente essas turbinas.
Durante certas atualizações é normal o notebook esquentar e os coolers entrarem em ação. Ainda mais durante o primeiro uso onde o número de atualizações é enorme... Não se apavore! Depois do notebook totalmente atualizado você começa a acompanhar power/clock/temps durante o seu uso. Posteriormente terá base para comparação após os ajustes. Undervolt só traz benefícios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Imagem 1: 0 de Offset
iGyMUpP.jpg


Imagem 2:
-270 Offset
OuVC3fe.jpg


Nunca tinha observado que o apesar do VID máximo não ter chegado nos -270 (ficou em -196), o valor na coluna atual está o mesmo nas duas situações. Agora fiquei confuso se o undervolt está funcionando ou não.
Sem o undervolt estava dando limite de POWER no TS
Nos Intel de 8a e 9a geração (provavelmente nos de 10a também) o fator limitante é o cache. O melhor resultado do undervolt será alcançado em algum ponto no intervalo da proporção core 1,5 a 2 : 1 cache. Após certo ponto o sistema simplesmente ignora o valor excedente do core. É o que deve estar ocorrendo no seu caso. Para ajustar meu undervolt eu começo baixando core e cache de forma igual e testo até aparecer algum erro. Descobrindo o limite, fixo o valor do cache neste ponto e vou baixando o core e testando. Por exemplo, descobri que o limite estável do cache é -100mV então começo a baixar o core: -150mV, -160mV, ..., até -200mV e vou testando no Cinebench R23 multicore acompanhando power/clock/temperatura. A partir de certo ponto não há mais ganhos baixando o core.
 
Última edição:
Durante certas atualizações é normal o notebook esquentar e os coolers entrarem em ação. Ainda mais durante o primeiro uso onde o número de atualizações é enorme... Não se apavore! Depois do notebook totalmente atualizado você começa a acompanhar power/clock/temps durante o seu uso. Posteriormente terá base para comparação após os ajustes. Undervolt só traz benefícios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Nos Intel de 8a e 9a geração (provavelmente nos de 10a também) o fator limitante é o cache. O melhor resultado do undervolt será alcançado em algum ponto no intervalo da proporção core 1,5 a 2 : 1 cache. Após certo ponto o sistema simplesmente ignora o valor excedente do core. É o que deve estar ocorrendo no seu caso. Para ajustar meu undervolt eu começo baixando core e cache de forma igual e testo até aparecer algum erro. Descobrindo o limite, fixo o valor do cache neste ponto e vou baixando o core e testando. Por exemplo, descobri que o limite estável do cache é -100mV então começo a baixar o core: -150mV, -160mV, ..., até -200mV e vou testando no Cinebench R23 multicore acompanhando power/clock/temperatura. A partir de certo ponto não há mais ganhos baixando o core.

Importante também observar que o resultado vai variar de note para note, devido a qualidade do silício não ser exatamente a mesma em todas as cpus, mesmo sendo o mesmo modelo.

O próprio TS já informa também qualquer erro, usando o TS Bench, o que acaba sendo mais prático em alguns casos ou para quem não quer ficar baixando mais soft para testes.
 
Importante também observar que o resultado vai variar de note para note, devido a qualidade do silício não ser exatamente a mesma em todas as cpus, mesmo sendo o mesmo modelo.

O próprio TS já informa também qualquer erro, usando o TS Bench, o que acaba sendo mais prático em alguns casos ou para quem não quer ficar baixando mais soft para testes.
Uso o ts bench selecionando a opção random, que considero a forma mais rápida e certeira de testar a estabilidade. Pega erros mínimos que várias vezes nem travam o sistema.
 
Dúvida rápida, consigo somente limitar os clocks para que não subam até ponto X e assm manter a temperatura em níveis mais baixos? Ou simplesmente setar uma temperatura máxima para atingir? Sem ter que mexer em voltagem ou alguma outra coisa que possa causar instabilidade?
 
Dúvida rápida, consigo somente limitar os clocks para que não subam até ponto X e assm manter a temperatura em níveis mais baixos? Ou simplesmente setar uma temperatura máxima para atingir? Sem ter que mexer em voltagem ou alguma outra coisa que possa causar instabilidade?

Sim, basta trabalhar com o ratio limits (que é basicamente o controle do turbo boost), no tutorial eu explico certinho, é bem tranquilo de fazer, e você não precisa mexer em nenhuma voltagem.

Em uma CPU que pode trabalhar até 4, 4.5GHz por exemplo em geral você pode usar ela com clock bem abaixo disso, mesmo em games, o 9750H por exemplo roda a maioria dos games com 3.0GHZ-3.4GHZ tranquilamente. Claro que em tarefas intensas como conversão de arquivos etc, ai vale usar o clock máximo se a GPU não estiver sendo utilizada.
 
Sim, basta trabalhar com o ratio limits (que é basicamente o controle do turbo boost), no tutorial eu explico certinho, é bem tranquilo de fazer, e você não precisa mexer em nenhuma voltagem.

Em uma CPU que pode trabalhar até 4, 4.5GHz por exemplo em geral você pode usar ela com clock bem abaixo disso, mesmo em games, o 9750H por exemplo roda a maioria dos games com 3.0GHZ-3.4GHZ tranquilamente. Claro que em tarefas intensas como conversão de arquivos etc, ai vale usar o clock máximo se a GPU não estiver sendo utilizada.
Obrigado pela resposta, eu tenho utilizado o 11800h no modo economico, onde não passa de 2200 hz, nem noto diferença em jogos.
 
Galera, só para dar o testemunho que fiz -125mV e limitei o clock em 2,8GHz num i5-8300 e ficou um melzinho, bateria dura muito mais, menos ruído e pouco noto diferença no desempenho
 
Galera, só para dar o testemunho que fiz -125mV e limitei o clock em 2,8GHz num i5-8300 e ficou um melzinho, bateria dura muito mais, menos ruído e pouco noto diferença no desempenho

Que beleza! Essa cpu é ótima para undervolt e underclock, dá para fazer render bastante.
 
@GeekZilla Boa noite, você já me ajudou bastante diversas vezes, agradeço, estou ainda com um DELL G5, fui configurar a Versão 9.5 do Throttlestop, e percebi essa informações é normal ficar assim?


 
@GeekZilla Boa noite, você já me ajudou bastante diversas vezes, agradeço, estou ainda com um DELL G5, fui configurar a Versão 9.5 do Throttlestop, e percebi essa informações é normal ficar assim?




opa!, Estamos ai para isso!, Sim, a nova versão teve umas mudanças na Interface, bom até que você me lembrou, vou fazer upload das imagens novas.

Mas me parece tudo certinho, mais tarde eu faço um update no tutorial :)
 
Amigo, meu 9300H está rodando com -160 no Core e -150 no Cache. Está rodando muito bem, com boa performance e as temperaturas não passam de 84. Mas no TS está dando um POWER e eu não consegui achar uma explicação para esse aviso na internet. Você pode ajudar?

A4qZIPI.png


Olha o Power acontece durante o Cinebench

bToyKfo.png
 
Amigo, meu 9300H está rodando com -160 no Core e -150 no Cache. Está rodando muito bem, com boa performance e as temperaturas não passam de 84. Mas no TS está dando um POWER e eu não consegui achar uma explicação para esse aviso na internet. Você pode ajudar?

A4qZIPI.png


Olha o Power acontece durante o Cinebench

bToyKfo.png
Esse POWER indica que o processador está sendo limitado pelo limite de power.
Provavelmente seu PL1 é de 45W e toda vez que o processador atingir esse consumo o aviso "POWER" vai acender.
Confere seus limites na janela TPL.
De qualquer forma, no seu print indica que em full load multicore (a imagem mostra que você está em 100% da carga) essa limitação é mínima pois seu processador atinge até 4,0GHz nos 4 cores em full load e seu clock está em ~3,9GHz.
Se você alterar o PL1 para 50W já vai sobrar para atigir todo o pontencial, ao menos nesta carga que o processador estava submetido no momento do print.
 
Última edição:
De qualquer forma, no seu print indica que em full load multicore (a imagem mostra que você está em 100% da carga) essa limitação é mínima pois seu processador atinge até 4,0GHz nos 4 cores em full load e seu clock está em ~3,9GHz.
Se você alterar o PL1 para 50W já vai sobrar para atigir todo o pontencial, ao menos nesta carga que o processador estava submetido no momento do print.
Sim, eu estava com o cinebench ao fundo!
Vou dar uma estudada nessa tela do TPL. Ela é nova para mim. rs
Muito obrigado.
 
Sim, eu estava com o cinebench ao fundo!
Vou dar uma estudada nessa tela do TPL. Ela é nova para mim. rs
Muito obrigado.

Não tem muito o que fazer, como mencionaram isso é o power limit que foi atingido. Você até pode aumentar o TPL, tentar, mas não recomendo, o aumento de temperatura vai acompanhar e o ganho não vale a pena.

O 9300H tem o ponto ideal para games, mesmo mais pesados, em 3.4GHz, assim você o mantem abaixo de 65 graus até.
 
O 9300H tem o ponto ideal para games, mesmo mais pesados, em 3.4GHz, assim você o mantem abaixo de 65 graus até.

uau!!

No caso seria limitando o turbo limit?
 
Sim, eu estava com o cinebench ao fundo!
Vou dar uma estudada nessa tela do TPL. Ela é nova para mim. rs
Muito obrigado.
Se me permite, vou dar algumas sugestões no seu ajuste.

Provavelmente é um notebook gamer, com placa de vídeo dedicada, assim, acho que não vale a pena o undervolt do vídeo integrado.
Quando estiver com alta demanda gráfica quem vai ser usada é a dGPU.
O undervolt da iGPU não vai fazer diferença e ainda pode, eventualmente, ocasionar instabilidade no uso leve.
De qualquer forma, se deseja manter, recomendo deixar o valor do undervolt igual para iGPU Unslice e Intel GPU. Ao menos é assim que o desenvolvedor do ThrottleStop recomenda.

Quanto ao undervolt do cache e core:
- o fator limitante é o cache e, se você está totalmente estável em qualquer tipo de uso, você ganhou na loteria de silício. Esse valor é bem agressivo para o cache e só os melhores chips de nona geração conseguem 100% de estabilidade nesse nível.
- Nesses processadores, o ponto ideal da relação entre o valor do undervolt do cache e do core fica em algum ponto próximo de 1 (cache) para 1,5 (core). No seu caso, -150mV para o cache, o valor ideal para o core seria em algum lugar entre -225mV e -250mV.
Faça o teste utilizando como parâmetro o Cinebench R23 multicore. Teste com cache e core iguais a -150mV, teste da forma como está, teste com -150mV para o cache e -225mV para o core e, por último, teste com -150mV para o cache e -250mV para o core.
Compare a pontuação, temperaturas, clock e power consumido.
- na janela FIVR, em Turbo Ratio Limits, você baixou seu clock máximo em single/dual core de 4,1GHz para 4,0GHz.
Não há porque fazer isso. Seu notebook já está com boas temperaturas em stress máximo e baixar o clock máximo do single/dual core só vai afetar no uso mais leve, que demanda um clock mais alto de um ou dois núcleos.
Quanto a sugestão do outro colega de baixar o clock para 3,4GHz, acho que deveria testar em games com o clock máximo e verificar se é necessário. Se sua GPU estiver bem ajustada, acredito que seu conjunto vai rodar os games em boas temperaturas.
Caso estiver obtendo temperaturas acima do que considera ideal, baixe o clock máximo de 3 e 4 núcleos para os 3,4GHz sugeridos. Mantenha o clock máximo de 1 e 2 núcleos em 4,1GHz.
Isso é feito na janela FIVR, em Turbo Ratio Limits.
 
- o fator limitante é o cache e, se você está totalmente estável em qualquer tipo de uso, você ganhou na loteria de silício. Esse valor é bem agressivo para o cache e só os melhores chips de nona geração conseguem 100% de estabilidade nesse nível.

Cara, que demais... Não sabia que -200 era algo possível!!! rsrsrs

Está rodando assim há uns 5 minutos.

VT8NRqL.png


É um ASUS X571 com uma GTX1650. Não uso ele para jogar, mas para trabalhar. Eu trabalho com Photoshop e illustrator e sempre estou usando a GPU, mas não no máximo como seriaum jogo. Até instalei o superposition para uns testes.

O undervolt do cache fica instável a partir de -150
 
Última edição:
Cara, que demais... Não sabia que -200 era algo possível!!! rsrsrs

Está rodando assim há uns 5 minutos.

VT8NRqL.png


É um ASUS X571 com uma GTX1650. Não uso ele para jogar, mas para trabalhar. Eu trabalho com Photoshop e illustrator e sempre estou usando a GPU, mas não no máximo como seriaum jogo. Até instalei o superposition para uns testes.

O undervolt do cache fica instável a partir de -150
Para esses softwares Adobe single core forte é fundamental.
Mantenha sempre seu sigle/dual core no máximo do processador (4,1GHz).
A instabilidade do undervolt da CPU muitas vezes se dá em cargas baixas e até mesmo IDLE.
Se tiver qualquer problema, pode saber que é culpa do undervolt do cache. Aumente para -145mV.
Eu tenho um notebook com i7-9750H que funcionou 100% estável durante um ano com o cache em -130mV. Do nada deu tela azul...
Depois a instabilidade foi ficando bem mais frequente e aumentei para -125mV.
Nunca mais tive nada.
 
Última edição:
Depois a instabilidade foi ficando bem mais frequente e aumentei para -125mV.
Nunca mais tive nada.
Interessante.

Você recomendaria aumentar para evitar instabilidade preventivamente?

Estou perguntando, mas acredito que nunca saberemos né?
 
Interessante.

Você recomendaria aumentar para evitar instabilidade preventivamente?

Estou perguntando, mas acredito que nunca saberemos né?
Não, só se houver algo.
O máximo que vai ocorrer é uma tela azul ou travamento.
Se ocorrer algo você aumenta.
Não vai prejudicar nada.
 
Interessante.

Você recomendaria aumentar para evitar instabilidade preventivamente?

Estou perguntando, mas acredito que nunca saberemos né?

O ideal é fazer o teste com o próprio TS Bench que já vem no ThrottleStop, ali é garantido que você poderá ver se está forçando demais o undervolt, pois o TS irá informar se ocorrer erros.

Mas lembre-se que o que irá fazer a grande diferença será o underclock, undervolt não faz milagre.

Em termos de games, existem também outras coisas que ajudam (até porque os benchs que você está rodando são mais extremos)

* Travar o FPS em 60
* Undervolt da GPU (e underclock quando ela está "sobrando")

De resto vá testando em incrementos, não se apegue muito a ter um undervolt "alto", como mencionei, sozinho, o under não faz milagre, mas ajuda bastante claro. A nona geração é ótima para under, faz uma diferença interessante.

* Quanto ao iGPU Unslice e Intel GPU, o UncleWeb, reforça que os valores devem ser iguais, mas não que você precisa fazer undervolt neles também, o que faz a diferença é o cache e core.
 
Muito obrigado pessoal.

Estou mantendo em -200 e está estável. Apliquei até -225 e as temperaturas ficaram abaixo dos 70C! O notebook ficou mais "agressivo", mais rápido em coisas de um core só, como abrir janelas, nova aba...

O undervolt gera menos calor, certo? Isso quer dizer que, por ter menos calor, o turbo pode ficar em ação por mais tempo? Ou tem um limite de tempo já definido?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas lembre-se que o que irá fazer a grande diferença será o underclock, undervolt não faz milagre.

Estou muito feliz com o resultado do undervolt, amigo. A máquina ficava engasgando ao executar filtros ou renderizar um quadro. E as ventoinhas ficavam meio doidas do nada. Agora, a máquina está mais fluida e parece mais rápida.

Essa máquina (Asus X571) estou usando para trabalhar. Eu faço vídeos e trabalho com imagens. Eu não jogo nessa máquina, mas uso bastante a GPU (com o driver Studio) para renderizar vídeos e a aceleração do photoshop e ilustrator.
 
Muito obrigado pessoal.

Estou mantendo em -200 e está estável. Apliquei até -225 e as temperaturas ficaram abaixo dos 70C! O notebook ficou mais "agressivo", mais rápido em coisas de um core só, como abrir janelas, nova aba...

O undervolt gera menos calor, certo? Isso quer dizer que, por ter menos calor, o turbo pode ficar em ação por mais tempo? Ou tem um limite de tempo já definido?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Estou muito feliz com o resultado do undervolt, amigo. A máquina ficava engasgando ao executar filtros ou renderizar um quadro. E as ventoinhas ficavam meio doidas do nada. Agora, a máquina está mais fluida e parece mais rápida.

Essa máquina (Asus X571) estou usando para trabalhar. Eu faço vídeos e trabalho com imagens. Eu não jogo nessa máquina, mas uso bastante a GPU (com o driver Studio) para renderizar vídeos e a aceleração do photoshop e ilustrator.
O undervolt faz com que o processador consuma menos Watts para realizar a mesma tarefa com o mesmo desempenho. Menos Watts = menos calor.
Cinebench R23 multicore, supondo por exemplo:
Original: inicialmente com o PL2 ativo 60W/3,7GHz/95°C (limite de temperatura).
Depois de alguns segundos, com o PL1 entrando em ação, 45W, 3,2GHz, 80°C (limite de power de longa duração PL1).
Com undervolt agressivo como o seu: 45W, 4,0Ghz, 80°C (sem limitações).
No seu caso você manteve a temperatura do original com o PL1 ativo (consumo de energia igual, então temperatura igual) e aumentou o clock, ganhando desempenho. O clock subiu com o undervolt e o i5 pode entregar seu máximo.
Dependendo do caso, se o notebook for muito limitado quanto a temperatura, o undervolt vai fazer com que o clock aumente, aumentando o desempenho e mantendo o mesmo consumo e o mesmo limite de temperatura.
Em outros casos em que o notebook já entrega todo o desempenho do processador, os clocks vão se manter, o consumo vai diminuir e as temperaturas vão baixar.

No seu caso, com esse undervolt, você nem vai usar o PL2 pois seu processador vai entregar todo o seu desempenho com o limite de power de longa duração.
Ou seja, seu CPU pode entregar todo o seu desempenho durante 100% do tempo, se necessário.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo