[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Aparentemente o speedshift em 50 resolve meu problema, quanto ao undervolt tanto o print do HWMonitor e do FIVR que eu postei mostra como se tivesse efetivo, a não ser que esses métodos de monitoramento não sejam precisos.
 
Aparentemente o speedshift em 50 resolve meu problema, quanto ao undervolt tanto o print do HWMonitor e do FIVR que eu postei mostra como se tivesse efetivo, a não ser que esses métodos de monitoramento não sejam precisos.

Problema que esta é uma CPU dual core, foco dela não é desempenho e sim economia de energia, então mesmo com o under (esse valor foi o máximo que vc conseguiu aplicar? ) ela vai subir as temps pq acaba sendo mais exigida durante games e afins.
 
Tendi. A respeito das temperaturas: Eu consegui pôr o CPU Core em -125(máximo) mas não notei nenhum efeito, tentei mexer no CPU Cache mas qualquer valor acima -95 da tela azul aleatoriamente, e em -125 a tela azul é imediata. Obrigado pelo atenção cara, acho que agora tenho um entendimento muito mais claro de como a ferramenta funciona.
 
Tendi. A respeito das temperaturas: Eu consegui pôr o CPU Core em -125(máximo) mas não notei nenhum efeito, tentei mexer no CPU Cache mas qualquer valor acima -95 da tela azul aleatoriamente, e em -125 a tela azul é imediata. Obrigado pelo atenção cara, acho que agora tenho um entendimento muito mais claro de como a ferramenta funciona.

Qualquer coisa estamos ai! (Ahh tenta reduzir o clock também, mesma tela do undervolt, a esquerda no fundo, o Turbo Ratios, se o teu turbo vai até 3.1, tenta deixar em 2.6 por exemplo, verifica se baixou a temp e se o desempenho continua o mesmo.
 
Na verdade o Turbo já está desabilitado, como eu disse no meu primeiro post só senti redução nas temperaturas desabilitando o Turbo e habilitando o Speedshift, por algum motivo o undervolt passou despercebido.
 
Na verdade o Turbo já está desabilitado, como eu disse no meu primeiro post só senti redução nas temperaturas desabilitando o Turbo e habilitando o Speedshift, por algum motivo o undervolt passou despercebido.

Bem, neste caso pode não ser necessário desabilitar o turbo, apenas mudar os ratios, por isso estou dando essa idéia, vc pode ganhar um pouco de desempenho sem sacrificar as temperaturas.
 
O turbo não fez muita diferença pelo teste que eu fiz, ganho 1~2 FPS no máximo por 3~5 graus a mais, pra mim não compensa sabe, por isso desabilitei.
 
O turbo não fez muita diferença pelo teste que eu fiz, ganho 1~2 FPS no máximo por 3~5 graus a mais, pra mim não compensa sabe, por isso desabilitei.

Então, mas existe diferença entre desabilitar e ajustar o ratio do turbo, mas se o seu desempenho está ok sem o turbo, deixe assim.
 
Não sei se já postaram, mas depois do update de BIOS dos Dell, não fazia mais undervolt, poderia colocar qualquer valor que não teria efeito no VID.
Para corrigir, tem que fazer um Factory Reset na BIOS.
Se ainda não der certo, os valores do CPU Core e CPU Cache tem que ser idênticos.

Só assim pude reativar meus perfis...

Perfil trabalho: i5 8250U -100.6mV e TB a 2.7Ghz (Speed Shift a 170)
Temperaturas sempre abaixo de 70° =]

Não sei se é conhecimento de todos, mas o Speed Shift também impacta no seu limita de Turbo Booster

Valor Speed ShiftMin ClockMax Clock
1​
3392​
3392​
100​
900​
3392​
120​
800​
3392​
140​
800​
3392​
160​
800​
3000​
170​
800​
2750​
180​
800​
2400​
200​
800​
2300​
220​
800​
1700​
240​
800​
1200​
255​
800​
900​
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se já postaram, mas depois do update de BIOS dos Dell, não fazia mais undervolt, poderia colocar qualquer valor que não teria efeito no VID.
Para corrigir, tem que fazer um Factory Reset na BIOS.
Se ainda não der certo, os valores do CPU Core e CPU Cache tem que ser idênticos.

Só assim pude reativar meus perfis...

Perfil trabalho: i5 8250U -100.6mV e TB a 2.7Ghz (Speed Shift a 170)
Temperaturas sempre abaixo de 70° =]

Não sei se é conhecimento de todos, mas o Speed Shift também impacta no seu limita de Turbo Booster

Valor Speed ShiftMin ClockMax Clock
1​
3392​
3392​
100​
900​
3392​
120​
800​
3392​
140​
800​
3392​
160​
800​
3000​
170​
800​
2750​
180​
800​
2400​
200​
800​
2300​
220​
800​
1700​
240​
800​
1200​
255​
800​
900​
 
Não sei se já postaram, mas depois do update de BIOS dos Dell, não fazia mais undervolt, poderia colocar qualquer valor que não teria efeito no VID.
Para corrigir, tem que fazer um Factory Reset na BIOS.
Se ainda não der certo, os valores do CPU Core e CPU Cache tem que ser idênticos.

Só assim pude reativar meus perfis...

Perfil trabalho: i5 8250U -100.6mV e TB a 2.7Ghz (Speed Shift a 170)
Temperaturas sempre abaixo de 70° =]

Não sei se é conhecimento de todos, mas o Speed Shift também impacta no seu limita de Turbo Booster

Valor Speed ShiftMin ClockMax Clock
1​
3392​
3392​
100​
900​
3392​
120​
800​
3392​
140​
800​
3392​
160​
800​
3000​
170​
800​
2750​
180​
800​
2400​
200​
800​
2300​
220​
800​
1700​
240​
800​
1200​
255​
800​
900​
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não sei se já postaram, mas depois do update de BIOS dos Dell, não fazia mais undervolt, poderia colocar qualquer valor que não teria efeito no VID.
Para corrigir, tem que fazer um Factory Reset na BIOS.
Se ainda não der certo, os valores do CPU Core e CPU Cache tem que ser idênticos.

Só assim pude reativar meus perfis...

Perfil trabalho: i5 8250U -100.6mV e TB a 2.7Ghz (Speed Shift a 170)
Temperaturas sempre abaixo de 70° =]

Não sei se é conhecimento de todos, mas o Speed Shift também impacta no seu limita de Turbo Booster

Valor Speed ShiftMin ClockMax Clock
1​
3392​
3392​
100​
900​
3392​
120​
800​
3392​
140​
800​
3392​
160​
800​
3000​
170​
800​
2750​
180​
800​
2400​
200​
800​
2300​
220​
800​
1700​
240​
800​
1200​
255​
800​
900​

Sim tudo isto está no tutorial e no tópico fixo do Dell G Series, o speedshift não "Impacta", ele controla a variação de clock (algo que o Windows já faz com os perfis de energia também) , quanto maior o valor do speedshift maior a variação de clock. Se você colocar 1 ou 0 ele não varia e o clock fica no Full ou no limite do ratio colocado.

A Tecnologia speedshift é uma evolução do speedstep.

Core e Cache não precisam ser idênticos, quando a bios ainda está bloqueada o TS também não consegue ajustar os ratios, a solução padrão realmente é o Bios Defaults.
 
quanto maior o valor do speedshift maior a variação de clock

O que quis ressaltar é que a partir de certo valor, ele limita o clock máximo do TB.
O meu 8250u ele chega a 3.4GHz, mas se eu definir um SS acima de 140, ele já trava em 3.0 GHz, se for aumentando o SS, ele vai reduzindo o clock máximo do Turbo Boost.

Eu estava montando um perfil balanceado que pudesse chegar a TB máximo se necessário, mas não estava conseguindo porque estava acima de 140 no Speedshift
 
Última edição:
Boa tarde amigos, vou passar minha experiência para quem não está conseguindo fazer funcionar ou simplesmente o TS parou de funcionar, tenho um Dell 5570 B40C com i7-8550u (não é aquele maquinão mas me atende), para resolver meu problema eu fiz um downgrade de bios da versão 1.2.5 para a versão 1.1.8, depois fiz factory reset de bios (zerei tudo) e reconfigurei para dar boot, tenho 2 ssd (1 Corsari Mp510 e 1 samsung 850 PRo), deu tudo certo e meu pc agora funciona com o TS...segui algumas dicas aqui, como CPU core (-100) ser o dobro do CPU cache (-50)...outra coisa, o TS está ligado (ícone) quando está verde ou vermelho? Bom, para mim o verde está OK e o undervolt está filé. Temp entre 47 e 51, mas não jogo tb.
 
Boa tarde amigos, vou passar minha experiência para quem não está conseguindo fazer funcionar ou simplesmente o TS parou de funcionar, tenho um Dell 5570 B40C com i7-8550u (não é aquele maquinão mas me atende), para resolver meu problema eu fiz um downgrade de bios da versão 1.2.5 para a versão 1.1.8, depois fiz factory reset de bios (zerei tudo) e reconfigurei para dar boot, tenho 2 ssd (1 Corsari Mp510 e 1 samsung 850 PRo), deu tudo certo e meu pc agora funciona com o TS...segui algumas dicas aqui, como CPU core (-100) ser o dobro do CPU cache (-50)...outra coisa, o TS está ligado (ícone) quando está verde ou vermelho? Bom, para mim o verde está OK e o undervolt está filé. Temp entre 47 e 51, mas não jogo tb.

Quando ligado o ícone fica vermelho, mas sinceramente tb não vejo ele para de funcionar se o ícone estiver verde, rsrsrs.
 
Bom dia pessoal, estou tentando fazer o procedimento mas nunca consigo, sempre fica locked, ja fiz as duas opções na bios, já fiz de tudo e continua a mesma situação. O notebook é o g5 com a rtx2060. A bios esta na versao 13, a mais recente. De puderem me dar uma luz
 
Bom dia pessoal, estou tentando fazer o procedimento mas nunca consigo, sempre fica locked, ja fiz as duas opções na bios, já fiz de tudo e continua a mesma situação. O notebook é o g5 com a rtx2060. A bios esta na versao 13, a mais recente. De puderem me dar uma luz

Você já testou as duas opções de reset, é isso? Ele não aceitou o downgrade?
 
Você já testou as duas opções de reset, é isso? Ele não aceitou o downgrade?
Exatamente, eu fiz o downgrade hoje pra versão 12, e deu certo o downgrade agora o TS nunca funciona, so fica locked. Fiz a default na bios e a factore, por enquanto nadinha.
 
Exatamente, eu fiz o downgrade hoje pra versão 12, e deu certo o downgrade agora o TS nunca funciona, so fica locked. Fiz a default na bios e a factore, por enquanto nadinha.

Parece ser o update do microcode da Intel pelo Windows este teu caso, já teve alguns assim no forum. Ver se te mando o que tenho aqui para vc substitui e ver se funciona.
 
Exatamente, eu fiz o downgrade hoje pra versão 12, e deu certo o downgrade agora o TS nunca funciona, so fica locked. Fiz a default na bios e a factore, por enquanto nadinha.

Tenta substituir o microcode atual por este http://geekzilla.com.br/downloads/mcupdate_GenuineIntel.dll (vc vai precisar de um pendrive de boot com outro sistema para substituir ele em C:\Windows\System32 ) Mas faz um backup do sistema antes, é totalmente sem garantias que irá funcionar ou que não vai travar o Windows (só para avisar).
 
Tenta substituir o microcode atual por este http://geekzilla.com.br/downloads/mcupdate_GenuineIntel.dll (vc vai precisar de um pendrive de boot com outro sistema para substituir ele em C:\Windows\System32 ) Mas faz um backup do sistema antes, é totalmente sem garantias que irá funcionar ou que não vai travar o Windows (só para avisar).
Muitíssimo obrigado meu bom amigo!! Estava sem tempo de passar por aqui. Deu tudo certo dessa forma, abraço!
 
Galera, estou tentando de tudo já há alguns dias mas nada de conseguir impedir o Throttle de acontecer... Embora minhas configurações do TS estejam aceitáveis (aparentemente), ele continua batendo 96, 97 graus e o Throttle é acusado pelo XTU (só utilizo ele para monitorar as temperaturas):

TS.png


FIVR.png


Este é o resultado de 15 minutos de stress test no XTU, oscilando bastante com pico de 83º:

Temp.png


E este de quinze minutos de CS:GO, com pico de 93º e Throttle (a queda no meio é em função de ter voltado ao lobby para atender o interfone):

CS.png


Porq tanta diferença assim? Estou configurando algo de errado? Se alguém conseguir me dar uma luz... Obrigado!
 
Última edição:
Galera, estou tentando de tudo já há alguns dias mas nada de conseguir impedir o Throttle de acontecer... Embora minhas configurações do TS estejam aceitáveis (aparentemente), ele continua batendo 96, 97 graus e o Throttle é acusado pelo XTU (só utilizo ele para monitorar as temperaturas):

TS.png


FIVR.png


Este é o resultado de 15 minutos de stress test no XTU, oscilando bastante com pico de 83º:

Temp.png


E este de quinze minutos de CS:GO, com pico de 93º e Throttle (a queda no meio é em função de ter voltado ao lobby para atender o interfone):

CS.png


Porq tanta diferença assim? Estou configurando algo de errado? Se alguém conseguir me dar uma luz... Obrigado!
\

Bem, primeiro vocÊ ou usa o XTU ou o TS, aconselho a usar o TS por ser mais prático e por rodar no tray. Qual o teu sistema (modelo configuração etc), no 7700HQ você vai ter que reduzir esse clock ainda mais além do undervolt, é uma CPU bem esquentada mesmo. Algo em torno de 3.0GHZ já que com 4 cores ele vai a 3.4GHZ, em teste de stress é natural que o aquecimento seja maior também.

Baixa também o HWInfo e verifica se o undervolt está realmente aplicado também.
 
Eu tenho um Dell G3, comprei agora em 2020. i7 9750h 9ª geração, GTX 1660 Ti. Está bloqueado pra mexer no Turbo Radio Limits. O que eu fiz foi entrar na barra do TPL (Turbo Power Limits) e limitar a potência em 25w, para o long power e o short power, diminuiu o time window para 1. A temperatura ficou em torno de 75º-80° em jogos pesados. A única coisa que reparei é a variação grande de mhz do processador. Fica variando entre 1800mhz e 3900mhz. Mas o jogo fica em 60fps. Tem alguma coisa errada ai? Ou fiz certo?
 
Eu tenho um Dell G3, comprei agora em 2020. i7 9750h 9ª geração, GTX 1660 Ti. Está bloqueado pra mexer no Turbo Radio Limits. O que eu fiz foi entrar na barra do TPL (Turbo Power Limits) e limitar a potência em 25w, para o long power e o short power, diminuiu o time window para 1. A temperatura ficou em torno de 75º-80° em jogos pesados. A única coisa que reparei é a variação grande de mhz do processador. Fica variando entre 1800mhz e 3900mhz. Mas o jogo fica em 60fps. Tem alguma coisa errada ai? Ou fiz certo?

O Turbo Ratio está bloqueado porque o undervolt está bloqueado, você tem que seguir os passos no tópico do G Series, mas que se resumem a

* Fazer downgrade da bios
* Reset para o Factory Default ou Bios Defaults
* Substituir o Microcode Intel que também bloqueia o undervolt

No tutorial não falamos em alterar o TPL, ele até vai reduzir a temperatura mas porque vc limitou o power da CPU, geralmente isso é feito reduzindo o Turbo Boost, a variação se deve aos valores de speedshift utilizados, quanto maior mais irá variar, só seguir o tutorial que todos esses passos estão explicados por lá.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo