[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

Olha acho que o seu caso é realmente um de troca de pasta térmica, já o ThrottleStop não tem suporte a esta sua CPU, geralmente ele é para CPUs de sétima para cima.

Existem alguns utilitários como o Rmclock que pode ser compatível.
Que pena, obrigado por responder, dei uma pesquisada rápida no reddit e parece que não tem como fazer esse undervolt na minha cpu :/

Espero que com a troca da pasta térmica e o cooler novo deem uma melhorada, vale a pena arriscar na base refrigerada que eu postei também?
 
Que pena, obrigado por responder, dei uma pesquisada rápida no reddit e parece que não tem como fazer esse undervolt na minha cpu :/

Espero que com a troca da pasta térmica e o cooler novo deem uma melhorada, vale a pena arriscar na base refrigerada que eu postei também?

Opa, esquecei de falar da base, essas bases não valem a pena não, vale mais você montar uma com coolers de 12v e pvc, além de sair mais barato, você não ocupa uma usb do note.
 
E idealmente o underclock também, o 9300H roda em 3.2Ghz com folga praticamente qualquer game.
Alguma dica de programa para fazer underclock? Eu vejo o maximo de clock e reduzo o que, uns 10%? Obg!

Ahh e mais uma coisa, evitar atualizar a bios do g5 5590 né? senao parece que trava o undervolt
 
Cara, fiz o TS bench com 768mb , o meu 9300h aguentou até -160mv sem erro, tá bem bom né? Vi todo seu tutorial, deu certinho! Obrigado!

Se nao deu erros entao esse é o caminho. No que tange ao undervolt o importante nao sao numeros altos e sim estabilidade. De resto agora é configurar o underclock tambem e fechou.
 
galera, to precisando fazer um undervolt num notebook samsung odyssey i5 gtx 1050, alguem sabe se é facil e tem os valores?
 
galera, to precisando fazer um undervolt num notebook samsung odyssey i5 gtx 1050, alguem sabe se é facil e tem os valores?

Os valores são obtidos conforme o tutorial, undervolt não tem valor fixo, nem recomendado, você geralmente começa em -80, -100, e vai testando com o TS Bench (dentro do próprio ThrottleStop ) para ver qual se adequa melhor ao seu note (e o mesmo principio vale para GPU usando o Afterburner)
 
Última edição:
Eu até tentei fazer o undervolt, mas não acho que esteja funcionando.
Meu notebook é um Asus Rog Strix Hero II GL504GM tem um CPU i7 8750H, quando eu troco os valores pra -125 nao altera em nada a voltagem. Alguém sabe me dizer se tem que dar permissão ou algo assim?
 
Eu até tentei fazer o undervolt, mas não acho que esteja funcionando.
Meu notebook é um Asus Rog Strix Hero II GL504GM tem um CPU i7 8750H, quando eu troco os valores pra -125 nao altera em nada a voltagem. Alguém sabe me dizer se tem que dar permissão ou algo assim?

Você está rodando o ThrottleStop como administrador? Outra é que seu note pode ter recebido um update de bios que bloqueou o undervolt, outro empecilho pode ser o microcode intel no Windows, neste caso você teria que deletar ele do sistema ou substituir por uma versão mais antiga (deletar geralmente resolve, mas é por sua conta e risco).

Tenta substituir o microcode atual por este http://geekzilla.com.br/downloads/mcupdate_GenuineIntel.dll (vc vai precisar de um pendrive de boot com outro sistema para substituir ele em C:\Windows\System32 ) Mas faz um backup do sistema antes, é totalmente sem garantias que irá funcionar ou que não vai travar o Windows (só para avisar).

Agora quanto ao básico, vc está clicando em salvar depois de aplicar os valores e vc marcou a caixa "Save Voltages Immediately" ?
 
Segui o tutorial para ver se conseguia resolver o problema dos fps caindo no jogo Need For Speed Payback, mas não tive sucesso.

Limitei o clock em 3.4 Ghz e fiz undervolt, até aí tudo bem, mas mesmo a temperatura estando próximo de 60º os clocks ficam próximos de 1 Ghz, causando uma queda grande de fps, às vezes se mantêm assim, outras vezes volta para 60 fps com o clock variando muito.

Quando estava em 3.4 Ghz nem deu tempo de chegar à 70º.

Alguém pode dar alguma dica? Usando o note da assinatura com SSD e 16 Gb de ram.
 
Segui o tutorial para ver se conseguia resolver o problema dos fps caindo no jogo Need For Speed Payback, mas não tive sucesso.

Limitei o clock em 3.4 Ghz e fiz undervolt, até aí tudo bem, mas mesmo a temperatura estando próximo de 60º os clocks ficam próximos de 1 Ghz, causando uma queda grande de fps, às vezes se mantêm assim, outras vezes volta para 60 fps com o clock variando muito.

Quando estava em 3.4 Ghz nem deu tempo de chegar à 70º.

Alguém pode dar alguma dica? Usando o note da assinatura com SSD e 16 Gb de ram.

3.4 ainda é alto para o 7700HQ, você vai ter que baixar para 3.0 (quase o clock base de 2.8), além disso a GPU no 7567 está limitada a 75 graus (se não me falha a memória) você pode ter que fazer undervolt da GPU também, ou tentar elevar o limite de temperatura dela (usando o GPU Tweak da Asus).

O 7567 é notório pelos problemas de thermal throttling no tópico dedicado aqui no forum você encontra várias dicas de como contornar o problema. (Mas clocks em 1GHZ são estranhos, quase como se estivesse apenas na bateria).
 
Última edição:
3.4 ainda é alto para o 7700HQ, você vai ter que baixar para 3.0 (quase o clock base de 2.8), além disso a GPU no 7567 está limitada a 75 graus (se não me falha a memória) você pode ter que fazer undervolt da CPU também, ou tentar elevar o limite de temperatura dela (usando o GPU Tweak da Asus).

O 7567 é notório pelos problemas de thermal throttling no tópico dedicado aqui no forum você encontra várias dicas de como contornar o problema. (Mas clocks em 1GHZ são estranhos, quase como se estivesse apenas na bateria).

Obrigado pela resposta. Limitei agora em 3.0 e não houve quedas significativas de fps por causa do processador, consegui extrair o potencial da GPU ficando próximo dos 100% de uso. Temperaturas da GPU abaixo de 75º e do processador houve pico de 83º ficando em média 75º, será que está razoável?

Edit: Instalei o intel thermal framework também
 
Última edição:
O undervolt só é indicado para notebook gamers ?

Para qualquer notebook ou cpu compatível, ele ajuda a baixar temperaturas em geral.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado pela resposta. Limitei agora em 3.0 e não houve quedas significativas de fps por causa do processador, consegui extrair o potencial da GPU ficando próximo dos 100% de uso. Temperaturas da GPU abaixo de 75º e do processador houve pico de 83º ficando em média 75º, será que está razoável?

Edit: Instalei o intel thermal framework também

O Thermal Framework é justamente o que o pessoal remove para evitar o Throttling no 7567. O ideal é remover e configurar o sistema para não instalar ele novamente, dá uma busca no tópico do 7567 que tem o tutorial lá dessa parte.

De resto, sim a temperatura está razoável, levando em conta que o 7700HQ sempre foi esquentado, mas dá para ficar mais tranquilo. Como o clock já foi reduzido, você só conseguiria uma temperatura mais baixa desligando o turbo, o que pode causar queda de performance em alguns games.

Tenta fazer undervolt da GPU também, tem no tutorial da minha assinatura, já vai dar mais alguns graus de diferença, lembrando que o heatpipe da CPU é ligado ao da GPU, então se um lado esquenta o outro também.
 
Código:
https://rog.asus.com/forum/showthread.php?11438-How-to-downgrade-your-Bios-using-Winflash
Você está rodando o ThrottleStop como administrador? Outra é que seu note pode ter recebido um update de bios que bloqueou o undervolt, outro empecilho pode ser o microcode intel no Windows, neste caso você teria que deletar ele do sistema ou substituir por uma versão mais antiga (deletar geralmente resolve, mas é por sua conta e risco).

Tenta substituir o microcode atual por este http://geekzilla.com.br/downloads/mcupdate_GenuineIntel.dll (vc vai precisar de um pendrive de boot com outro sistema para substituir ele em C:\Windows\System32 ) Mas faz um backup do sistema antes, é totalmente sem garantias que irá funcionar ou que não vai travar o Windows (só para avisar).

Agora quanto ao básico, vc está clicando em salvar depois de aplicar os valores e vc marcou a caixa "Save Voltages Immediately" ?

Eu procurei no google e achei esse tutorial de como dar downgrade na bios, funcionou perfeitamente. Eu só fiquei receoso, porque antes de att a bios da primeira vez meu fps em games era zoado. Resolvi tentar e ver se afetaria os jogos e funcionou sem que eu perdesse fps. o link do tutorial pra quem tenha interesse em fazer. LINK
 
Código:
https://rog.asus.com/forum/showthread.php?11438-How-to-downgrade-your-Bios-using-Winflash

Eu procurei no google e achei esse tutorial de como dar downgrade na bios, funcionou perfeitamente. Eu só fiquei receoso, porque antes de att a bios da primeira vez meu fps em games era zoado. Resolvi tentar e ver se afetaria os jogos e funcionou sem que eu perdesse fps. o link do tutorial pra quem tenha interesse em fazer. LINK

Que bom que funcionou Patrick! Agora é só alegria então! Dica do forum da Asus é lá de 2012, mas pelos posts e seu caso funciona até hoje.
 
@GeekZilla, deixa eu te fazer umas perguntinhas aqui antes de sair funçando:
-PERGUNTA 1: Meu dell G5 (5590) 15 com a 1660ti e i7-9750H está com a bios 1.14.0, e quando eu executo o ThrottleStop, na tela do FIVR aparece "FIVR Control - Locked". Isso quer dizer que eu estou com uma versão da BIOS daquelas com a proteção que impedem o ThrottleStop de funcionar, correto?

-PERGUNTA 2: Caso a resposta pra minha pergunta anterior seja sim, entendo que eu teria que tentar fazer um reset ou downgrade da bios, correto? Minha pergunta é (dado q acho q tu tens o mesmo note q eu): isso funciona mesmo? e caso positivo, como se faz isso exatamente e qual o procedimento passo-a-passo (perdão se estou pedindo demais)? Eu pergunto isso pq olhando aqui no fórum tem gente q diz q não fez nada e ta com essa bios e continua funcionando tudo normalmente, outros que, após atualizarem pra 1.14.0 só fizeram um factory reset, outros que fizeram um bios reset...

-PERGUNTA 3: Se eu fizer td isso, como é q eu travo a bios pra n atualizar de novo?

-PERGUNTA 4: Se no fim das contas td der errado e eu continuar com o "FIVR Control - Locked", tem alguma coisa que ainda dê pra fazer pra mitigar o aquecimento (tipo mexer apenas no Turbo Boost)?

Desculpa o caminhão de perguntas e desde já obrigado por se dispor a ajudar tantos aqui no fórum. : )
 
@GeekZilla, deixa eu te fazer umas perguntinhas aqui antes de sair funçando:
-PERGUNTA 1: Meu dell G5 (5590) 15 com a 1660ti e i7-9750H está com a bios 1.14.0, e quando eu executo o ThrottleStop, na tela do FIVR aparece "FIVR Control - Locked". Isso quer dizer que eu estou com uma versão da BIOS daquelas com a proteção que impedem o ThrottleStop de funcionar, correto?

-PERGUNTA 2: Caso a resposta pra minha pergunta anterior seja sim, entendo que eu teria que tentar fazer um reset ou downgrade da bios, correto? Minha pergunta é (dado q acho q tu tens o mesmo note q eu): isso funciona mesmo? e caso positivo, como se faz isso exatamente e qual o procedimento passo-a-passo (perdão se estou pedindo demais)? Eu pergunto isso pq olhando aqui no fórum tem gente q diz q não fez nada e ta com essa bios e continua funcionando tudo normalmente, outros que, após atualizarem pra 1.14.0 só fizeram um factory reset, outros que fizeram um bios reset...

-PERGUNTA 3: Se eu fizer td isso, como é q eu travo a bios pra n atualizar de novo?

-PERGUNTA 4: Se no fim das contas td der errado e eu continuar com o "FIVR Control - Locked", tem alguma coisa que ainda dê pra fazer pra mitigar o aquecimento (tipo mexer apenas no Turbo Boost)?

Desculpa o caminhão de perguntas e desde já obrigado por se dispor a ajudar tantos aqui no fórum. : )

Opa, então, o downgrade na própria Dell você tem as instruções de como fazer o procedimento, mas é simples, só baixar a versão anterior, antes é claro você pode tentar o factory reset/defaults

Para bios não atualizar, você entra na bios e lá em opção para isso



O máximo para aliviar o aquecimento de forma "emergencial" seria desativar o turbo boost, que você pode fazer pelo próprio Windows

https://www.geekzilla.com.br/intel-turbo-boost-como-desativarativar-2/
 
Opa, então, o downgrade na própria Dell você tem as instruções de como fazer o procedimento, mas é simples, só baixar a versão anterior, antes é claro você pode tentar o factory reset/defaults

Para bios não atualizar, você entra na bios e lá em opção para isso



O máximo para aliviar o aquecimento de forma "emergencial" seria desativar o turbo boost, que você pode fazer pelo próprio Windows

https://www.geekzilla.com.br/intel-turbo-boost-como-desativarativar-2/

grato pela resposta brother!

é... eu tentei ambas as opções 'factory reset' e 'defaults' no restore da própria BIOS 1.14.0, seguido de deletar e reinstalar o ThottleStop, e em ambas tentativas a página FIVR continuou mostrando "FIVR Control - Locked" : (

Sobraria agora fazer o downgrade seguido então de restore e ver se daí funciona, mas com tanta divergencia da galera dizendo "funciona/não funcinoa" nem sei se vale a pena.
 
grato pela resposta brother!

é... eu tentei ambas as opções 'factory reset' e 'defaults' no restore da própria BIOS 1.14.0, seguido de deletar e reinstalar o ThottleStop, e em ambas tentativas a página FIVR continuou mostrando "FIVR Control - Locked" : (

Sobraria agora fazer o downgrade seguido então de restore e ver se daí funciona, mas com tanta divergencia da galera dizendo "funciona/não funcinoa" nem sei se vale a pena.

Só tentando para ver se vai funcionar, mas o problema do Downgrade é que existe o chamado Intel ME, como exposto pelo amigo @Alanhenriquii , o bloqueio do undervolt está ligado a este componente também e a Dell não deixa fazer o downgrade.
 
não sei se ja postaram aqui, mas comprei um g3 esses dias, com intel 10750h e fui pesquisar como liberar undervolt no TS, acabei nem precisando mexer com bios, fiz esse tutotiral aqui:
Só dando boot nesse terminal linux e executando os comandos ja liberou tudo.
Aqui tem a fonte dele em mais detalhes. Em tese da pra liberar até usando a ultima bios da dell.

Sim, já foi postado, mas é sempre bom lembrar que é preciso todo cuidado na hora de editar a BIOS e que o processo pode precisar ser repetido surgem novas versões de bios, importante lembrar de desabilitar as atualizações de bios.
 
Boa noite pessoal, peguei um nitro 5 com o i5 9300h e ontem fiz o underclock.
Consegui -150 no core e no cache e fiquei brincando com o turbo.
O maximo que cheguei sem throttle algum foi 3700mhz. A essa velocidade ele gasta 42 tdp max e sustenta o tempo todo como frequencia base os 3700mhz a 82 graus.
Se pulo pra 3800mhz ele passa um pouco dos 45 de tdp chegando a 47 watts mas mantem tb os 3800mhz mesmo dando o power throttling para manter 45watts porem as temps sobem a 90 graus que julgo n valer apena + 1000mhz e + 7 graus.
Ta certo tudo isso mesmo?
Posso dizer entao que esse meu i5 9300h trabalha de fato a 3700mhz como frequencia base e 42tdp? E tubobust seria caso e deixei ele usar throttle e alcancar temperatura e velocidade maiores por curto periodos de tempo?
 
Última edição:
A frequência base do i5 9300H é 2.40GHZ, que é com o turbo desligado, dai em diante o que vier é o turbo boost, que no 9300H pode chegar a 4.10GHZ, mas que devido ao projeto térmico do note pode não ser alcançado.

Para esta sua CPU o ideal para maioria dos games é 3.2GHZ, 3.4 no máximo, muitos games como Fortnite vão rodar tranquilamente também com apenas 3.0GHZ, com isto você terá temperaturas abaixo de 70 graus , ou até mesmo de 60, mesmo jogando games como Battlefield V e afins que são mais pesados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo