[TÓPICO DEDICADO] Throttlestop (Undervolt), o que é, para que serve e tutorial completo de como usar este programa

A frequência base do i5 9300H é 2.40GHZ, que é com o turbo desligado, dai em diante o que vier é o turbo boost, que no 9300H pode chegar a 4.10GHZ, mas que devido ao projeto térmico do note pode não ser alcançado.

Para esta sua CPU o ideal para maioria dos games é 3.2GHZ, 3.4 no máximo, muitos games como Fortnite vão rodar tranquilamente também com apenas 3.0GHZ, com isto você terá temperaturas abaixo de 70 graus , ou até mesmo de 60, mesmo jogando games como Battlefield V e afins que são mais pesados.
Entendo mas ele n bate em 3700 e volta pra 2400. Ele fica travado em 3700mhz praticamente um overclock. Bust pra mim seria se ele ficasse alguns segundos e baixasse pros 2.400mhz.
Isso q estou querendo entender desses processadores intel.
Obs: Sempre tive desktop amd.
Entao essa eh a questao pra mim , se n ouver throttle e clock max constante eh overclock e o tdp eh o norte de quanto estou limitado a isso e as temperaturas q quero ter.
 
Entendi mas travando ele em 3700mhz n causa throttle e com isso ele consegue usar 100% do tempo eh praticamente um overclock. Bust pra mim seria se ele ficasse alguns segundos e baixasse pros 2.400mhz.
Entao oq caracteriza clock base pra mim seria ficar dentro do range de 45watts com clock maximoe temps boas.

Na verdade não, não é overclock, é a forma como funciona o Turbo Boost mesmo. O interessante é sempre manter temperaturas baixas, no caso é a ideia do underclock, que em conjunto com o undervolt garante as baixas temperaturas. Rodando em 3.2GHZ o sistema vai conseguir manter este clock sem problemas por exemplo.
 
Pois aí que ta. Eu achava q a 2.400mhz ele usaria os 45watts de tdp e o turbo bust faria a brincadeira de subir isso ai.

Porem com undervolt e a 3700mhz n passa de 42 watts e a doidera é manter esse clock o tempo todo bem tranquilo.
Pra mim isso é overclock.
Mas qual a diferença pra overclock entao? Os 2 aumentao o numero do multiplicador do clock da cpu e consequentemente o consumo em watts e temperatura.
 
Pois aí que ta. Eu achava q a 2.400mhz ele usaria os 45watts de tdp e o turbo bust faria a brincadeira de subir isso ai.

Porem com undervolt e a 3700mhz n passa de 42 watts e a doidera é manter esse clock o tempo todo bem tranquilo.
Pra mim isso é overclock.
Mas qual a diferença pra overclock entao? Os 2 aumentao o numero do multiplicador do clock da cpu e consequentemente o consumo em watts e temperatura.

O turboost não deixa de ser um over de fábrica, mas o overclock real seria levar além dos 4.10GHZ, de qualquer forma este não é o foco aqui, a ideia é justamente reduzir o TDP que assim reduz a temperatura. Você não precisa estar usando 45W para ter desempenho.

Sugiro ler o material da Intel sobre o assunto.

 
galera alguém me ajuda?
to afim de um note gamer, limite de 10 mil, consegui o legion 5i por 8900, o que acham?
outras opções são helios 300 predator por 7850 (16gb gtx 2060)
ou o nitro 5 acer por 4750 (ryzen 7 8 gb )

alguma ajuda ? recomendam outro ?

se algum moderador puder apagar aqui fico grato confundi o topico nao to sabendo apagar
 
Última edição:
galera alguém me ajuda?
to afim de um note gamer, limite de 10 mil, consegui o legion 5i por 8900, o que acham?
outras opções são helios 300 predator por 7850 (16gb gtx 2060)
ou o nitro 5 acer por 4750 (ryzen 7 8 gb )

alguma ajuda ? recomendam outro ?

O ideal é você criar um tópico dedicado para tal dúvida, existe também um tópico fixo aqui no forum. No caso este tópico é para dúvidas relacionadas ao uso do programa ThrottleStop.

* Mas para dar a dica o preço que está sendo cobrado é surreal nestas máquinas, de qualquer forma em tempos de pandemia é o que temos.
 
O ideal é você criar um tópico dedicado para tal dúvida, existe também um tópico fixo aqui no forum. No caso este tópico é para dúvidas relacionadas ao uso do programa ThrottleStop.

* Mas para dar a dica o preço que está sendo cobrado é surreal nestas máquinas, de qualquer forma em tempos de pandemia é o que temos.
eu sei disso porem tentei apagar e nao consegui
 
Bom dia. Tenho um i5 8300H... Ele batia temperaturas bem altas, acima de 95ºC e no AIDA64 em alguns momentos acusada thermal throttling de 50%. Troquei a pasta térmica para a grizzly kryonaut, e nos primeiros teste q fiz consegui resolver o problema do thermal throttling.

Porém as temperaturas ainda chegam em 90ºC jogando battlefield 4 por exemplo... Minha pergunta é a seguinte: fazendo esse undervolt, eu vou perder desempenho de forma significativa? Eu vou notar essa perda de desempenho? É possível fazer o procedimento para perder apenas uns 5ºC por exemplo, ser tem uma perda significativa de desempenho?

Obs: faço essa pergunta pois não tenho parametro de comparação. Em alguns sites vi que o pessoal fala em -0.200v, porém eu não sei o quanto isso é significante para o desempenho. Não tenho noção de tamanho, se é -0.050 é muito ou pouca coisa por exemplo.
 
Última edição:
Bom dia. Tenho um i5 8300H... Ele batia temperaturas bem altas, acima de 95ºC e no AIDA64 em alguns momentos acusada thermal throttling de 50%. Troquei a pasta térmica para a grizzly kryonaut, e nos primeiros teste q fiz consegui resolver o problema do thermal throttling.

Porém as temperaturas ainda chegam em 90ºC jogando battlefield 4 por exemplo... Minha pergunta é a seguinte: fazendo esse undervolt, eu vou perder desempenho de forma significativa? Eu vou notar essa perda de desempenho? É possível fazer o procedimento para perder apenas uns 5ºC por exemplo, ser tem uma perda significativa de desempenho?

Obs: faço essa pergunta pois não tenho parametro de comparação. Em alguns sites vi que o pessoal fala em -0.200v, porém eu não sei o quanto isso é significante para o desempenho. Não tenho noção de tamanho, se é -0.050 é muito ou pouca coisa por exemplo.

Então, o undervolt e mesmo o underclock até certo ponto, não reduzem desempenho. Com essa CPU Battlefield 4 era para rodar a menos de 60 graus até, (no G5 com i5 9300H e GTX 1650 por exemplo) isso com clock em entre 3.0-3.4GHZ.

Quanto ao valor de undervolt não existe valor fixo, mesmo que para duas CPUs iguais, pois a qualidade do silício varia, começa em -100 e vai aumentando, até achar o ponto estável, conforme o tutorial, sempre rodando o TS Bench a cada incremento (de leve, tipo -100, -125, -135, -140 e por ai vai).
 
Então, o undervolt e mesmo o underclock até certo ponto, não reduzem desempenho. Com essa CPU Battlefield 4 era para rodar a menos de 60 graus até, (no G5 com i5 9300H e GTX 1650 por exemplo) isso com clock em entre 3.0-3.4GHZ.

Quanto ao valor de undervolt não existe valor fixo, mesmo que para duas CPUs iguais, pois a qualidade do silício varia, começa em -100 e vai aumentando, até achar o ponto estável, conforme o tutorial, sempre rodando o TS Bench a cada incremento (de leve, tipo -100, -125, -135, -140 e por ai vai).
Agora fiquei pasmo hahah
Então acho q preciso fazer underclock tmb... Porque ele fica travado em 4.0Ghz em jogos. Farei os teste e retorno com o resultado.

Obrigado pela resposta
 
Me lembro da época que criei um tópico desse App para o notebook Philco hehe, foi mágico quando saiu esse programa , ajudou muito a melhorar a performance do notebook Philco que tinha a Radeon 4650.

Hoje uso no tablet surface pro 2 e no notebook acer predator
 
Me lembro da época que criei um tópico desse App para o notebook Philco hehe, foi mágico quando saiu esse programa , ajudou muito a melhorar a performance do notebook Philco que tinha a Radeon 4650.

Hoje uso no tablet surface pro 2 e no notebook acer predator

ThrottleStop é vida, pena que com o plundervolt os fabricantes tem bloqueado o undervolt em si direto na bios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora fiquei pasmo hahah
Então acho q preciso fazer underclock tmb... Porque ele fica travado em 4.0Ghz em jogos. Farei os teste e retorno com o resultado.

Obrigado pela resposta

Foi nada, seguindo o tutorial não tem erro, você vai ver essas temperaturas despencarem.
 
ThrottleStop é vida, pena que com o plundervolt os fabricantes tem bloqueado o undervolt em si direto na bios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Foi nada, seguindo o tutorial não tem erro, você vai ver essas temperaturas despencarem.
O tablet surface pro 2 frita se não fizer undervolt e desabilitar o turbo. A bateria acaba em instantes. O modo economia de bateria não rebaixa o clock da cpu , é alto irritante , porque diabos não funciona ? Com esse aplicativo foi possível usar o surface pro 2 durante anos , outro hardware que se aproveite muito desse aplicativo é o gpd win, esse portátil é bem quente também é precisa configurar para ter um desempenho melhor e a bateria durar mais , eu nunca tive esse portátil mas quem tem é obrigado a fazer um undervolt e underclock também
 
Eu acho q o Undervolt não está funcionanem do meu computador. Porque a unica coisa q fez diferença nas temperaturas foi limitar o clock, mas só fazendo isso não faz muit diferença.

Estou achando que a diminuição da tensão não está sendo aplicada de fato.
 
Qual o modelo do teu note? Tá bem estranho essas temperaturas, mas pelo HWInfo o offset tá sendo aplicado no caso do undervolt. Tentar diminuir para 3.0GHZ mas posta também as especificações do teu sistema.

Tem mais alguma coisa rodando de fundo com o BF4? Porque o uso de CPU dele não era para ser tão alto assim.
 
Ta rodando apenas o Bf4.... Eu cheguei a diminui pra 2.9Ghz e as temperaturas continuam as mesmas. O processador fica no máximo a 80% de uso, mas nada de diminuir temperatura.

Aqui as specs do meu note: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fpGMisA

Coloquei o limite de clock em 2.2Ghz agora, e as temperaturas não ficam diferentes de colocar 3.0Ghz... A diferença é de no máximo 3 graus, que não muda nada
 
Então... não obtive muito sucesso em jogos. (tentei upar colocar a imagem aqui mas não consigo.)

Segue link com os dados que obtive jogando battlefield 4: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/YOJjbu4

E aqui as configurações usadas no ThrottleStop: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/rBvhZ2M

Você mexeu em algo mais além do undervolt e underclock?
Tenho a mesma CPU que a sua, e reparei que seu iccmax está bem mais alto que o meu, então é bom revisar algo aí...

Segue minha configuração.

ts.jpg
 
Você mexeu em algo mais além do undervolt e underclock?
Tenho a mesma CPU que a sua, e reparei que seu iccmax está bem mais alto que o meu, então é bom revisar algo aí...

Segue minha configuração.

ts.jpg

O ICC Max varia mesmo de máquina para máquina, é a amperagem por assim dizer que a CPU vai puxar quando a 100%, então pelo tutorial ele não deveria ter alterado este valor.

O teu é um HP também do mesmo modelo ou tens apenas o mesmo conjunto CPU+GPU?
 
O ICC Max varia mesmo de máquina para máquina, é a amperagem por assim dizer que a CPU vai puxar quando a 100%, então pelo tutorial ele não deveria ter alterado este valor.

O teu é um HP também do mesmo modelo ou tens apenas o mesmo conjunto CPU+GPU?
Entendi.

Não, o meu é um Acer Nitro 5 com mesma CPU dele, apenas a GPU que é a 1050
 
Troquei a pasta térmica semana passada... coloquei a Grizzly Kryonaut. No TS apenas mexi no que o tutorial em vídeo fala, não altererei qualquer outro parametro...

Resetei as configs do TS e o iccmax continua 128 como padrão.

Será que é o note que tem um sistema ruim de arrefecimento? Eu até comprei uma base com dois fans, mas não mudou nada kk

Só por curiosidade: o que aconteceria se eu diminuisse o iccmax?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo