• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

_Piccini_

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal,

Está faltando um tópico dedicado a isso então resolvi criar para não ficarmos poluindo os outros com essas informações.

Tabela dos convertidos com ONU SFP:



** Link para inserção na tabela **
https://forms.gle/yWHM1C6wskLFs4YL8

Tabela criada pelo @KILLME

Vou começar com o que fiz aqui.
Foi algo simples, apenas troquei a HGU da Vivo por um terminal Gpon menor.

Então, fui atrás de testar uma Gpon para eu ver qual era.
Fui tentar a que tenho em casa de um provedor local e nem é possível pois nem tenho acesso a nada, totalmente bloqueada.
Emprestada ninguém tinha.

Então, peguei e desembolsei R$107 pela Gpon da Tp Link XZ000-G3

Fiz o procedimento seguindo um tutorial e funcionou de primeira. Curti pelo fato de ocupar pouco espaço, estava precisando no rack e aquele trambolho da Vivo é gigante.
Gostei e vou ficar.

IMG-20221213-142842.jpg



Gpon.jpg

O @Vattar fez melhor ainda, eliminando o aparelho da operadora (Claro) com um transceiver SFP.

Sai Humax HP610 e entra ODI DFP-34X-2C2 :fire:

Como só tenho internet e não uso telefone ou TV a configuração foi bem mais fácil, tudo funciona perfeitamente assim como era com a ONT da Claro.

Algumas fotos...


k2KrvCs.jpg



EdPLd9A.jpg



s8Whawb.jpg



Y21AxXZ.jpg



m3JLNdN.jpg



tj7Rnkc.jpg


mZF0DM7.png



Alguns tutoriais:







 
Última edição:
Alguém trocou a hgu da vivo por outra ont e está tendo o "wifi capado"?.... aqui acontece um negócio muito estranho. Tanto a hgu em bridge (ou seja, usando ela basicamente como uma ont) qto com a ont q comprei (a uf-loco da ubiquiti), no cabo, os testes de velocidade dão basicamente o mesmo resultado....

mas no wifi (sem mudar absolutamente nada em termos de configuração, hardware - router/access point, distancia do access point etc..), enquanto usando a hgu em bridge eu consigo basicamente os 600 mbps contratados, com a ont da ubiquiti não passa de 300/350... acho muito estranho isso. Teoricamente não seria problema de capacidade da ont da ubiquiti pq no cabo ela dá os mesmos 700 mbps q a hgu em bridge chega.... mas no wifi acontece essa diferença

estava cogitando q poderia ser algum bug do meu roteador qdo configura a vlan nele com o acess point (o q seria uma coisa muito especifica de se identificar mesmo), já q qdo coloco a uf-loco, a configuração de vlan 10 vai p/ o meu roteador (com a hgu, mesmo em bridge, é ela q fica com essa configuração)

outro dia vi outro user no tópico da vivo comentando sobre essa "diminuição" no wifi qdo trocou a hgu por outra ont, aí o q p/ mim era quase uma hipótese descartavel (alguma coisa relacionada a rede da vivo), voltou a ganhar força.... nem sei como eles poderiam fazer isso e pq fariam (no cabo não capa e no wifi, capa)
 
Alguém trocou a hgu da vivo por outra ont e está tendo o "wifi capado"?.... aqui acontece um negócio muito estranho. Tanto a hgu em bridge (ou seja, usando ela basicamente como uma ont) qto com a ont q comprei (a uf-loco da ubiquiti), no cabo, os testes de velocidade dão basicamente o mesmo resultado....

mas no wifi (sem mudar absolutamente nada em termos de configuração, hardware - router/access point, distancia do access point etc..), enquanto usando a hgu em bridge eu consigo basicamente os 600 mbps contratados, com a ont da ubiquiti não passa de 300/350... acho muito estranho isso. Teoricamente não seria problema de capacidade da ont da ubiquiti pq no cabo ela dá os mesmos 700 mbps q a hgu em bridge chega.... mas no wifi acontece essa diferença

estava cogitando q poderia ser algum bug do meu roteador qdo configura a vlan nele com o acess point (o q seria uma coisa muito especifica de se identificar mesmo), já q qdo coloco a uf-loco, a configuração de vlan 10 vai p/ o meu roteador (com a hgu, mesmo em bridge, é ela q fica com essa configuração)

outro dia vi outro user no tópico da vivo comentando sobre essa "diminuição" no wifi qdo trocou a hgu por outra ont, aí o q p/ mim era quase uma hipótese descartavel (alguma coisa relacionada a rede da vivo), voltou a ganhar força.... nem sei como eles poderiam fazer isso e pq fariam (no cabo não capa e no wifi, capa)
Eu troquei a HGU pelo terminal da TP-Link e não tive nenhum problema assim.
Tenho 300mb e bate a mesma coisa que a HGU. Na verdade só fiz uns 2 ou 3 testes de velocidade com ela roteando e assim que o técnico saiu já foi pra bridge, posteriormente troquei ela.

Testou talvez com outro roteador? Só para descargo de consciência.

Que é estranho é.
 
interessante, aqui tenho dois ONU huawei em cada link banda liberada (estou limitado a porta gigabyte) em um e limitado em 1100/550 no outro, penso em montar um pc para usar portas 2.5gb e rotear por ele.
Achei interessante este conector SFP , vi que existem deles para até 10GBP/S de banda. Talvez seja jogo montar neste PC duas portas SFP+ e retirar as ONU da equação que ambas tem porta LAN gigabyte.
 
interessante, aqui tenho dois ONU huawei em cada link banda liberada (estou limitado a porta gigabyte) em um e limitado em 1100/550 no outro, penso em montar um pc para usar portas 2.5gb e rotear por ele.
Achei interessante este conector SFP , vi que existem deles para até 10GBP/S de banda. Talvez seja jogo montar neste PC duas portas SFP+ e retirar as ONU da equação que ambas tem porta LAN gigabyte.
Cuidado ... sfp é diferente de sfp+ .
sfp padrão é 1.25Gb/s, tendo alguns produtos operando em 2.5Gb/s. As ONUs GPON operam em 2.5Gb/s. Isso produziu um problema, pois a maioria das placas pcie sfp e sfp+ NÃO suportam 2.5Gb/s. Alguns switches novos da Mikrotik passaram a suportar os 2.5Gb/s nas portas sfp+ com o firmware 7.x .
Pretendo testar isso em breve. Já tenho 01 placas sfp+ que suporta 2.5Gb/s ( BCM57810 ).
 
Cuidado ... sfp é diferente de sfp+ .
sfp padrão é 1.25Gb/s, tendo alguns produtos operando em 2.5Gb/s. As ONUs GPON operam em 2.5Gb/s. Isso produziu um problema, pois a maioria das placas pcie sfp e sfp+ NÃO suportam 2.5Gb/s. Alguns switches novos da Mikrotik passaram a suportar os 2.5Gb/s nas portas sfp+ com o firmware 7.x .
Pretendo testar isso em breve. Já tenho 01 placas sfp+ que suporta 2.5Gb/s ( BCM57810 ).
Pois é, tem esse detalhe.

Eu tava vendo que tem algumas da Intel que suportam tipo X550 e X710 mas são de cobre.
Vou ver se acho de fibra.
 
Eu troquei a HGU pelo terminal da TP-Link e não tive nenhum problema assim.
Tenho 300mb e bate a mesma coisa que a HGU. Na verdade só fiz uns 2 ou 3 testes de velocidade com ela roteando e assim que o técnico saiu já foi pra bridge, posteriormente troquei ela.

Testou talvez com outro roteador? Só para descargo de consciência.

Que é estranho é.

infelizmente testar com outro roteador, no momento, é um pouco complicado p/ mim.... mas seria um teste interessante. Vamos ver mais p/ frente
 
infelizmente testar com outro roteador, no momento, é um pouco complicado p/ mim.... mas seria um teste interessante. Vamos ver mais p/ frente
Simplificando , podemos dizer que a onu usada suporta o tráfego pois no cabo a velocidade vem normal.
Parece ser o caso de configuração do mtu no roteador ou algo parecido que degrada a performance em certos casos.
 
Simplificando , podemos dizer que a onu usada suporta o tráfego pois no cabo a velocidade vem normal.
Parece ser o caso de configuração do mtu no roteador ou algo parecido que degrada a performance em certos casos.

então, mas o roteador funciona, com a configuração atual, perfeitamente (tanto no wifi qto no cabo) com a hgu em bridge... p/ o caso aqui, perfeitamente = alcança os 600 mbps em testes tanto no cabo, qto no wifi

a única configuração q muda trocando a hgu em bridge pela onu da ubiquiti é a questão da vlan (com a hgu, mesmo em bridge, a vlan fica configurada nela e o roteador só faz o pppoe.... qdo vai p/ onu da ubiquiti, a vlan fica configurada no roteador)

tava pensando em ver se dá p/ "destruir/apagar" as vlans na hgu e configurar a vlan no roteador mantendo a hgu em bridge (apenas como uma onu) p/ ver se muda o resultado dos testes (se o wifi capa nesse cenário)...

tbm queria acionar o suporte da ubiquiti - o meu roteador e access point são deles tbm (eles costumam ser "legais"), mas é tanta variável, um problema tão especifico, q nem sei de onde está vindo, qual a causa etc.. q acho q ia ser meio inutil, só ia perder tempo deles e meu...
 
Tô seriamente pensando em trocar o ONU da minha operadora e usar o meu roteador Cisco. O foda é que eu vi que ele só tem uma porta SFP e nem é a plus. Um dia desses vou tirar um tempo pra ver como é a configuração da ONU do meu provedor e como funciona esse roteador da Cisco.
 
Tô seriamente pensando em trocar o ONU da minha operadora e usar o meu roteador Cisco. O foda é que eu vi que ele só tem uma porta SFP e nem é a plus. Um dia desses vou tirar um tempo pra ver como é a configuração da ONU do meu provedor e como funciona esse roteador da Cisco.

Pra GPON não precisa de plus mas tem que ver aí o esquema de banda da porta.
 
Eliminei a HGU da vivo com um TX-6610

Fotos:
ac054157-6194-4323-89e1-5f247fa3bf2b.png


7e3aaefd-114e-4ffb-aaa3-0bb7c2c40cfa.png

1892be92-5c27-42bb-b7e7-94893f1aa4b0.jpg
 
Aqui só falta chegar a ONU SFP, conversor de midia e APC para UPC estão esperando.

Ua8JaBj.png
Bem legal.
A HGU da Vivo usa qual conector na fibra ?
 
Não sabia que era UPC (Azul) na Vivo, quando eu tinha era APC (verde).
O conector da fibra da VIVO aqui é verde.

Comprei uma ONU sfp para testar e queria saber se falta algo para conectar na fibra da Vivo.
 
O conector da fibra da VIVO aqui é verde.

Comprei uma ONU sfp para testar e queria saber se falta algo para conectar na fibra da Vivo.

Se a ONU for UPC vc vai ter que comprar um cabo conversor:

Se tiver PTO, aquela caixinha com fibra maleável da para comprar um cabo desse: https://produto.mercadolivre.com.br...tica-monomodo-simplex-sc-apc-sc-upc-25-mt-_JM

Se não terá que comprar um igual o da minha foto: https://pt.aliexpress.com/item/1005004771970854.html
 
Se a ONU for UPC vc vai ter que comprar um cabo conversor:

Se tiver PTO, aquela caixinha com fibra maleável da para comprar um cabo desse: https://produto.mercadolivre.com.br...tica-monomodo-simplex-sc-apc-sc-upc-25-mt-_JM

Se não terá que comprar um igual o da minha foto: https://pt.aliexpress.com/item/1005004771970854.html
Hmmm ...
Pelo anúncio diz que é upc.
 
Agora fiquei em dúvida, vou lá conferir se é mesmo azul. Acho que me confundi.
Sei que em casa (outro provedor) é azul.
 
Agora fiquei em dúvida, vou lá conferir se é mesmo azul. Acho que me confundi.
Sei que em casa (outro provedor) é azul.
É verde mesmo, eu estava pensando no de casa que é azul e viajei... kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse aí é UPC, precisa converter o APC.
O módulo que o @Vattar comprou não é exatamente esse aí?
Ele não colocou adaptador.

Olhei agora, ele usou um cabo de fibra saindo APC e com a entrada azul (UPC).
 
Última edição:
É verde mesmo, eu estava pensando no de casa que é azul e viajei... kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O módulo que o @Vattar comprou não é exatamente esse aí?
Ele não colocou adaptador.

Olhei agora, ele usou um cabo de fibra saindo APC e com a entrada azul (UPC).
O que o @Vattar usou não é isto aqui ?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo