[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

FUNCIONOUUUU!!!
Não bem como eu gostaria, mas funcionou, coloquei a ONU no modo router ao invés de modo bridge. Setei a VLAN na aba WAN da própria ONU e funcionou a navegação

ainda quero deixar ela como bridge, acho que é algum problema de mapeamento da VLAN ou algo do tipo, mas já estou feliz que é possível fazer funcionar



4Vlk1kp.png

Resultados para 500/250 mbps:
AQVvQXL.png

vc pode postar uns prints da parte de firewall pois se for fácil customizar as regras me atenderia muito bem, ai eu usaria o da operadora apenas pra wifi.
 
vc pode postar uns prints da parte de firewall pois se for fácil customizar as regras me atenderia muito bem, ai eu usaria o da operadora apenas pra wifi.
Segue:
i1HDC9F.png
X7XzYh1.png
SkTG3c3.png
3QgucFj.png

Mas tem 2 detalhes importantes:
- Se a sua rede usa alguma VLAN especial, tipo na V.tal, a única forma que consegui por enquanto foi abrindo a ONU fisicamente, soldando um conversor USB/TTL e mandando o comando omcicli mib get 84 pela serial
- O hardware é meio fraquinho pra ser ONU + roteador, se tiver muitas configurações talvez não rode muito bem
 
Não chegou até 1 Gbps com a ONU SFP?

Chegou sim, os picos de download com a ONU SFP+ (usando o "flash set LAN_SDS_MODE 4" e modo 2.5gbps no mikrotik) ficam na casa dos 950 mbps enquanto o HGU padrão da vivo em bridge pega uns 930 mbps. Meu plano é de 600 mega, pode ser que a vivo não dê tanta gordura pra perceber a diferença.
 
Última edição:
não tem jeito, o certo é usar a onu só em bridge mesmo.
 
Acessei a minha onu e fui no "cd gpon" e rodei o comando "list" que mostra todos os comandos possíveis no "diretório" que está e retornou que tem esses comandos aqui referente a senhas do gpon.
image.png
Voce poderia confirmar se os outputs dos comandos 52, 53, 55, 56 e 58 são "fiberhome"?
A minha ONU não mostra esses comandos em Config/gpon
Screenshot-20230301-161507-Juice-SSH.jpg


Eu penso que a Fiberhome não tenha a PLOAM/SLID password por isso no outro dia eu sugeri deixar em branco, ou penso que o default seria 1234567890

No menu de autorização da OLT Fiberhome nem isso tem:
De acordo com um grupo que sou membro no discord é possivel que a OLT precise receber um patch da fabricante pra provisionar ONUs de outras fabricantes. Deve haver algo a mais ou a menos no GPON deles
No meu caso mesmo, a onu retornou como "fiberhome"
O comando "show password"?
 
Voce poderia confirmar se os outputs dos comandos 52, 53, 55, 56 e 58 são "fiberhome"?
A minha ONU não mostra esses comandos em Config/gpon
Screenshot-20230301-161507-Juice-SSH.jpg



De acordo com um grupo que sou membro no discord é possivel que a OLT precise receber um patch da fabricante pra provisionar ONUs de outras fabricantes. Deve haver algo a mais ou a menos no GPON deles

O comando "show password"?
Mais tarde ao chegar em casa eu faço os testes aqui.
 
Aqui, o meu:


campos fiberhome e o password em branco

Voce poderia confirmar se os outputs dos comandos 52, 53, 55, 56 e 58 são "fiberhome"?
A minha ONU não mostra esses comandos em Config/gpon
Screenshot-20230301-161507-Juice-SSH.jpg



De acordo com um grupo que sou membro no discord é possivel que a OLT precise receber um patch da fabricante pra provisionar ONUs de outras fabricantes. Deve haver algo a mais ou a menos no GPON deles

O comando "show password"?

Mais opções do menu pon:

Config\pon# list
0. cd [..|device|service|switch|codec|dsp|protocol|pon|gpon|omci|wlan|tr069|wan|igmp|gponl3|oam|ntp|mld]
1. clear
2. config bridge_mac_age_time <0-65535>
3. config cli_debug_level [off|debug|info|warning|error]
4. config counter clear
5. config dba_report_mode [nsr|sr]
6. config dscp_map_to_tci port [eth0|eth1] dscp <dscp> tci <tci>
7. config hcmd cnt_gemport_enable gemport <gemportid>
8. config log_level [msg|error|info|debug|cycle]
9. config logicPSW <12characters>
10. config logicsn <24characters>
11. config password <10characters>
12. config physicalsn [<16characters> | <12characters>]
13. config test add_gemport gemport_id <0-4095>
14. config test clear_register_cfg_file
15. config test del_gemport gemport_id <0-4095>
16. config test hg_mac_range mac_begin <xx:xx:xx:xx:xx:xx> mac_end <xx:xx:xx:xx:xx:xx>
17. config test port_depatch [lan_1|lan_2|lan_3|lan_4]
18. control test hg_detect [enable|disable]
19. exit
20. help
21. list
22. set port_mirror port <0-4> [enable|disable] {dir [ingress|egress] dest_port <1-4>}*2
23. set port_statistic_clr port <0-4>
24. set wan_rate_limit wan_name <STRING> dir [up|down] max_rate <0-1000000>
25. show auth_state
26. show bridge_mac_age_time
27. show chip_version
28. show gemport_counter gemport <gemportid>
29. show hcmd cnt_eth_get port [0|1|2|3]
30. show hcmd cnt_gemport_counter gemport <gemportid>
31. show hcmd cnt_gpon_get
32. show hcmd egr_queuecnt_get_all
33. show hcmd egr_queuecnt_get_all_after_clr
34. show hcmd egr_sch_dump
35. show hcmd gem_dump
36. show hcmd ifc_ofc_flow_dump
37. show hcmd igr_dropreason_get igr_ports [pon|cpu|eth0|eth1|eth2|eth3]
38. show hcmd intf_ifname_dump ifname [pie0|eth0|eth1|eth2|eth3|eth4|wan|wan0|wan1|wan2|wan3|tel0|voip0|voip1|voip2|wifi_vp0|wifi_vp1|wifi_vp2|wifi_vp3]
39. show hcmd l2_attr_get
40. show hcmd l2_learn_limit_get limit_ports [all|eth0|eth1|eth2|eth3]
41. show hcmd mtu_get
42. show hcmd pon_map_dump
43. show hcmd port_deftag_get
44. show hcmd port_tag_act_get port [pon|cpu|eth0|eth1|eth2|eth3]
45. show hcmd qos_car_dump
46. show hcmd sec_vlan_dump
47. show hcmd tcont_dump
48. show hcmd vif_dump
49. show history
50. show logicPSW
51. show logicSN
52. show mac_address
53. show onu logic_password
54. show onu logic_sn
55. show onu_state
56. show password
57. show physic_sn
58. show port_all_limitedrate
59. show port_counter port [eth0|eth1|eth2|eth3|pon]
60. show port_learned_mac port <0-4>
61. show port_mcast_service port <1-4>
62. show port_rate_limit port <0-4> dir [ingress|egress]
63. show port_statistic port <0-4> dir [ingress|egress]
64. show port_ucast_service port <1-4>
65. show test gemport_use_times gemport_id <0-4095>
66. show test port_hg_config
67. show test port_hg_topo [lan_1|lan_2|lan_3|lan_4]
68. show wan_service
 
Não, foi via telnet

A opção "download ftp" supostamente baixa arquivos. No caso tentei a opção "upload ftp" e simplesmente a ONU não envia nenhum arquivo. Presuponho que teria-se que saber o nome do arquivo de configuração.

revisei todos os comandos dessa parte "gpon" e não achei nada relacionado a senha GPON.

Esse "isolamento de portas" nada mais é do que a interface bridge desabilitada. Você precisa selecionar as portas LAN1, LAN2, etc... no menu de configuração da WAN. Para isso é necessario ter acesso master ao roteador.
Screenshot-from-2023-03-01-05-22-42-1.png

Eu desmarquei as portas wireless porque desativei o wifi então não faz sentido deixar plugar essas portas na bridge.
No meu caso o "connection type" é bridge. Isso que demostrei também vale pro modo "Route". Se desmarcar as interfaces elas ficam "isoladas"

Com relação ao problema do DHCP por favor tire um print da area "Network » LAN Settings » LAN Settings" para que possamos analizar se esta configurado corretamente.

Tutorial:
acesse o link que mencionei no post. Voce devera ver no navegador a seguinte resposta: "Open telnet success!" No campo "porta" coloque a porta que seu provedor usa. Se não sabe tente usar o nmap pra descobrir a porta. Exemplo: "http://192.168.1.1:27015/telnet?enable=1&key=aa11bb"
Se a porta for 80 voce omite. Exemplo: "http://192.168.1.1/telnet?enable=1&key=aa11bb"

Substitua "aa11bb" pelos 6 ultimos digitos do MAC do roteador. Observação: usar letras minusculas

Feito isto voce devera conseguir acessar o pseudo-telnet dessa famigerada fiberhome. Os logins e senha podem variar. No meu modem é:
gpon <---- Usuario inicial
1*2&3#4%5@ <---- Senha

en <----- Logo que entrar no telnet voce digita "en" ou "enable" pra entrar no menu avançado
6*7&8#9%0@ <----- Senha
Caso as senhas anteriores nao funcionem tente:
Usuario: gpon
Senha: gpon
Apos o login digite enable. O roteador vai pedir senha ai voce digita "gpon" novamente.

Feito isto voce podera rodar os comandos

cd fac <----- Entra no modo factory
ddd <----- Entra no modo debug
cd .. <---- Volta pro menu geral "Config"

Dessa forma consegui listar a senha do usuario master "admin" que foi alterada pelo meu provedor. Apos isso consegui colocar essa desgraça em modo bridge.
Comandos:
cd fac
get web admin username admin

Sigo na luta pra conseguir me livrar dessa desgraça de roteador em definitivo. Preciso descobrir uma forma de ver essa senha do GPON



Por favor tente descobrir onde fica armazenada a PLOAM PASSWORD desse roteador.
qual link anterior ?
pelo zenmap achou a porta http://192.168.1.1:27015/telnet?enable=1&key=(meumac) ta dando 404 antes dava recusado ja e um avanço
outra pergunta as vezes eu uso o telefone tem alguma onu com telefone ?

o telnet ta se animando em
HTTP/0.0 400 Bad Request
SERVER: Linux/4.1.45, UPnP/1.0, Portable SDK for UPnP devices/1.6.25
CONTENT-LENGTH: 50
Accept-Ranges: bytes
CONTENT-TYPE: text/html

<html><body><h1>400 Bad Request</h1></body></html>
ou vcs usam outro programa ?

portas UDP
fingerprint-strings:
| DNSVersionBindReq:
| version
| bind
| SUMICITY
| NBTStat:
| CKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
|_ root-servers
| dns-nsid:
|_ bind.version: DNS SUMICITY
|_dns-recursion: Recursion appears to be enabled
67/udp open|filtered dhcps
838/udp open|filtered unknown
1042/udp open|filtered afrog
1056/udp open|filtered vfo
1087/udp open|filtered cplscrambler-in
2967/udp open|filtered symantec-av
17424/udp open|filtered unknown
18821/udp open|filtered unknown
20309/udp open|filtered unknown
20717/udp open|filtered unknown
24007/udp open|filtered unknown
29823/udp open|filtered unknown
61961/udp open|filtered unknown
como faz pra escanear o ipv6 ?
 
Última edição:
Instalaram itanet (v.tal), gozado que o técnico que veio instalar era itanet e não vtal, com acesso a rede da vtal pelo celular dele (o suficiente para aprovisionar a onu nokia)...

Imagens da onu



Diferença pra tim com vtal, é que veio um tecnico proprio da itanet, a arte da provedora é impressa na carcaça da onu (inves de adesivo) e tem controle de patrimonio (plaquinha da itanet).
Já clonei no gbic xpon, funcionando como bridge

Então a Itanet usa realmente a rede da V.tal?
 
Mais tarde ao chegar em casa eu faço os testes aqui.
Qual é o modelo da sua FIberhome?
Aqui, o meu:


campos fiberhome e o password em branco



Mais opções do menu pon:

Config\pon# list
0. cd [..|device|service|switch|codec|dsp|protocol|pon|gpon|omci|wlan|tr069|wan|igmp|gponl3|oam|ntp|mld]
1. clear
2. config bridge_mac_age_time <0-65535>
3. config cli_debug_level [off|debug|info|warning|error]
4. config counter clear
5. config dba_report_mode [nsr|sr]
6. config dscp_map_to_tci port [eth0|eth1] dscp <dscp> tci <tci>
7. config hcmd cnt_gemport_enable gemport <gemportid>
8. config log_level [msg|error|info|debug|cycle]
9. config logicPSW <12characters>
10. config logicsn <24characters>
11. config password <10characters>
12. config physicalsn [<16characters> | <12characters>]
13. config test add_gemport gemport_id <0-4095>
14. config test clear_register_cfg_file
15. config test del_gemport gemport_id <0-4095>
16. config test hg_mac_range mac_begin <xx:xx:xx:xx:xx:xx> mac_end <xx:xx:xx:xx:xx:xx>
17. config test port_depatch [lan_1|lan_2|lan_3|lan_4]
18. control test hg_detect [enable|disable]
19. exit
20. help
21. list
22. set port_mirror port <0-4> [enable|disable] {dir [ingress|egress] dest_port <1-4>}*2
23. set port_statistic_clr port <0-4>
24. set wan_rate_limit wan_name <STRING> dir [up|down] max_rate <0-1000000>
25. show auth_state
26. show bridge_mac_age_time
27. show chip_version
28. show gemport_counter gemport <gemportid>
29. show hcmd cnt_eth_get port [0|1|2|3]
30. show hcmd cnt_gemport_counter gemport <gemportid>
31. show hcmd cnt_gpon_get
32. show hcmd egr_queuecnt_get_all
33. show hcmd egr_queuecnt_get_all_after_clr
34. show hcmd egr_sch_dump
35. show hcmd gem_dump
36. show hcmd ifc_ofc_flow_dump
37. show hcmd igr_dropreason_get igr_ports [pon|cpu|eth0|eth1|eth2|eth3]
38. show hcmd intf_ifname_dump ifname [pie0|eth0|eth1|eth2|eth3|eth4|wan|wan0|wan1|wan2|wan3|tel0|voip0|voip1|voip2|wifi_vp0|wifi_vp1|wifi_vp2|wifi_vp3]
39. show hcmd l2_attr_get
40. show hcmd l2_learn_limit_get limit_ports [all|eth0|eth1|eth2|eth3]
41. show hcmd mtu_get
42. show hcmd pon_map_dump
43. show hcmd port_deftag_get
44. show hcmd port_tag_act_get port [pon|cpu|eth0|eth1|eth2|eth3]
45. show hcmd qos_car_dump
46. show hcmd sec_vlan_dump
47. show hcmd tcont_dump
48. show hcmd vif_dump
49. show history
50. show logicPSW
51. show logicSN
52. show mac_address
53. show onu logic_password
54. show onu logic_sn
55. show onu_state
56. show password
57. show physic_sn
58. show port_all_limitedrate
59. show port_counter port [eth0|eth1|eth2|eth3|pon]
60. show port_learned_mac port <0-4>
61. show port_mcast_service port <1-4>
62. show port_rate_limit port <0-4> dir [ingress|egress]
63. show port_statistic port <0-4> dir [ingress|egress]
64. show port_ucast_service port <1-4>
65. show test gemport_use_times gemport_id <0-4095>
66. show test port_hg_config
67. show test port_hg_topo [lan_1|lan_2|lan_3|lan_4]
68. show wan_service
A minha situação é triste, só não é pior do que a do amigo que tá dando Erro 400 Bad Request. Fica evidente que o firmware dessa HG6143D é intensionalmente restringido. Eles tiraram varias opções. O comando "cd pon" redireciona pra o submenu "gpon". O metodo usando o comando "upload ftp" não dá certo e sempre diz que o arquivo não foi encontrado na memoria flash. Só me resta usar o leitor serial e ver no que dá. Vou estudar aqui como faço. Ao menos consegui colocar essa Fiberhome em modo bridge.
qual link anterior ?
pelo zenmap achou a porta http://192.168.1.1:27015/telnet?enable=1&key=(meumac) ta dando 404 antes dava recusado ja e um avanço
outra pergunta as vezes eu uso o telefone tem alguma onu com telefone ?

o telnet ta se animando em
HTTP/0.0 400 Bad Request
SERVER: Linux/4.1.45, UPnP/1.0, Portable SDK for UPnP devices/1.6.25
CONTENT-LENGTH: 50
Accept-Ranges: bytes
CONTENT-TYPE: text/html

<html><body><h1>400 Bad Request</h1></body></html>
ou vcs usam outro programa ?

portas UDP
fingerprint-strings:
| DNSVersionBindReq:
| version
| bind
| SUMICITY
| NBTStat:
| CKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
|_ root-servers
| dns-nsid:
|_ bind.version: DNS SUMICITY
|_dns-recursion: Recursion appears to be enabled
67/udp open|filtered dhcps
838/udp open|filtered unknown
1042/udp open|filtered afrog
1056/udp open|filtered vfo
1087/udp open|filtered cplscrambler-in
2967/udp open|filtered symantec-av
17424/udp open|filtered unknown
18821/udp open|filtered unknown
20309/udp open|filtered unknown
20717/udp open|filtered unknown
24007/udp open|filtered unknown
29823/udp open|filtered unknown
61961/udp open|filtered unknown
como faz pra escanear o ipv6 ?
Pelo Linux voce roda "nmap -6 -sV <endereço ipv6>".


Existe um tutorial no youtube ensinando como atualizar o firmware desse roteador. Segue o link pra quem quiser testar: [ONU PAROU DE FUNCIONAR] FIBERHOME AC HG6143D

No mais... fica dificil prosseguir com a tentativa de se livrar da fiberhome porque logo de inicio não tem como eu saber a senha GPON. Para quem vai usar o Stick SFP da ODI é necessario atualizar o firmware e rodar o comando flash set OMCI_OLT_MODE 3, caso contrario ele não envia as informações corretas pra OLT. Tem também o parametro OMCI Version que geralmente é 0x80 mas há operadoras que é 0xA1, 0xA2 e por ai vai...

Aos companheiros que estão debugando a fiberhome vejam qual é o output dos comandos relacionados a autenticação quando ela estiver sincronizada com a OLT. Como é de conhecimento
de todos, essas ONUs baixam a configuração da OLT durante a sincronização então presuponho que rodar esses comandos com ela fora da fibra talvez não retorne as informações reais.

Seria interessante se os provedores permitissem a troca da ONU por ONUs homologadas ou conhecidas. É compreensivel a recusa por parte dos provedores porque uma ONU problematica pode derrubar a porta da OLT, mas se o cliente possui um roteador homologado ou conhecido não há porque negar/dificultar a troca do aparelho desde que isso não cause nenhum tipo de problema na rede do provedor.
 
Qual é o modelo da sua FIberhome?

A minha situação é triste, só não é pior do que a do amigo que tá dando Erro 400 Bad Request. Fica evidente que o firmware dessa HG6143D é intensionalmente restringido. Eles tiraram varias opções. O comando "cd pon" redireciona pra o submenu "gpon". O metodo usando o comando "upload ftp" não dá certo e sempre diz que o arquivo não foi encontrado na memoria flash. Só me resta usar o leitor serial e ver no que dá. Vou estudar aqui como faço. Ao menos consegui colocar essa Fiberhome em modo bridge.

Pelo Linux voce roda "nmap -6 -sV <endereço ipv6>".


Existe um tutorial no youtube ensinando como atualizar o firmware desse roteador. Segue o link pra quem quiser testar: [ONU PAROU DE FUNCIONAR] FIBERHOME AC HG6143D

No mais... fica dificil prosseguir com a tentativa de se livrar da fiberhome porque logo de inicio não tem como eu saber a senha GPON. Para quem vai usar o Stick SFP da ODI é necessario atualizar o firmware e rodar o comando flash set OMCI_OLT_MODE 3, caso contrario ele não envia as informações corretas pra OLT. Tem também o parametro OMCI Version que geralmente é 0x80 mas há operadoras que é 0xA1, 0xA2 e por ai vai...

Aos companheiros que estão debugando a fiberhome vejam qual é o output dos comandos relacionados a autenticação quando ela estiver sincronizada com a OLT. Como é de conhecimento
de todos, essas ONUs baixam a configuração da OLT durante a sincronização então presuponho que rodar esses comandos com ela fora da fibra talvez não retorne as informações reais.

Seria interessante se os provedores permitissem a troca da ONU por ONUs homologadas ou conhecidas. É compreensivel a recusa por parte dos provedores porque uma ONU problematica pode derrubar a porta da OLT, mas se o cliente possui um roteador homologado ou conhecido não há porque negar/dificultar a troca do aparelho desde que isso não cause nenhum tipo de problema na rede do provedor.
A onu que utilizo é uma HG6010A que está na etiqueta e na interface web dela mas pelo telnet tem comando que mostra que é um modelo AN5506-01A.
Mesmo removendo a fibra e reiniciar a onu as configurações dela permanece ainda, irei pegar uma HG6143D no meu serviço e ver os retornos desses comandos dela na ultima versão do firmware ou caso consiga ver qual a versão de firmware da sua onu também eu vejo se tenho ela disponível aqui


@vpcn segue o print dos comandos que tinha faltado ontem.

image.png
 
Última edição:
Qual é o modelo da sua FIberhome?

A minha situação é triste, só não é pior do que a do amigo que tá dando Erro 400 Bad Request. Fica evidente que o firmware dessa HG6143D é intensionalmente restringido. Eles tiraram varias opções. O comando "cd pon" redireciona pra o submenu "gpon". O metodo usando o comando "upload ftp" não dá certo e sempre diz que o arquivo não foi encontrado na memoria flash. Só me resta usar o leitor serial e ver no que dá. Vou estudar aqui como faço. Ao menos consegui colocar essa Fiberhome em modo bridge.

Pelo Linux voce roda "nmap -6 -sV <endereço ipv6>".


Existe um tutorial no youtube ensinando como atualizar o firmware desse roteador. Segue o link pra quem quiser testar: [ONU PAROU DE FUNCIONAR] FIBERHOME AC HG6143D

No mais... fica dificil prosseguir com a tentativa de se livrar da fiberhome porque logo de inicio não tem como eu saber a senha GPON. Para quem vai usar o Stick SFP da ODI é necessario atualizar o firmware e rodar o comando flash set OMCI_OLT_MODE 3, caso contrario ele não envia as informações corretas pra OLT. Tem também o parametro OMCI Version que geralmente é 0x80 mas há operadoras que é 0xA1, 0xA2 e por ai vai...

Aos companheiros que estão debugando a fiberhome vejam qual é o output dos comandos relacionados a autenticação quando ela estiver sincronizada com a OLT. Como é de conhecimento
de todos, essas ONUs baixam a configuração da OLT durante a sincronização então presuponho que rodar esses comandos com ela fora da fibra talvez não retorne as informações reais.

Seria interessante se os provedores permitissem a troca da ONU por ONUs homologadas ou conhecidas. É compreensivel a recusa por parte dos provedores porque uma ONU problematica pode derrubar a porta da OLT, mas se o cliente possui um roteador homologado ou conhecido não há porque negar/dificultar a troca do aparelho desde que isso não cause nenhum tipo de problema na rede do provedor.
eu estou usando o Nmap - Zenmap GUI (win)
se eu tiro a fibra e ligo ele eu consigo abrir a pagina de logim mais as senhas que tem por ae não rola
não da pra ligar ele pelo lado da fibra em outra caixa ou no pc e ver se ele manda a senha em texto puro ?
 
eu estou usando o Nmap - Zenmap GUI (win)
se eu tiro a fibra e ligo ele eu consigo abrir a pagina de logim mais as senhas que tem por ae não rola
não da pra ligar ele pelo lado da fibra em outra caixa ou no pc e ver se ele manda a senha em texto puro ?

Eu já pensei em algo assim, teria que ter um conversor e uma OLT SFP. Ela teria que ter algum tipo de LOG para verificar esses dados.
 
Eu já pensei em algo assim, teria que ter um conversor e uma OLT SFP. Ela teria que ter algum tipo de LOG para verificar esses dados.
então esses conversores de midia não fazem isso ?
 
Pessoal, atualmente tenho uma conexão no qual o provedor utiliza uma ONU FiberHome AN5506-01-A que é somente bridge e meu roteador faz a discagem PPOE. Gostaria de mudar de plano, porém os novos eles empurram uma ONU wifi toda travada e não permitem mais o bridge. Seria possível comprar esses equipamentos e continuar utilizando meu roteador como principal?
 
Pessoal, atualmente tenho uma conexão no qual o provedor utiliza uma ONU FiberHome AN5506-01-A que é somente bridge e meu roteador faz a discagem PPOE. Gostaria de mudar de plano, porém os novos eles empurram uma ONU wifi toda travada e não permitem mais o bridge. Seria possível comprar esses equipamentos e continuar utilizando meu roteador como principal?
fala com eles pra ver se eles não trocam a onu
qual a diferença de usar o meu roteador pra esse ?

e caso eu conseguisse os parâmetros da onu se eu usar um modem rj11 eu iria conseguir manter o telefone ?
 
Última edição:
fala com eles pra ver se eles não trocam a onu
qual a diferença de usar o meu roteador pra esse ?

e caso eu conseguisse os parâmetros da onu se eu usar um modem rj11 eu iria conseguir manter o telefone ?
Já tentei, eles alegam que precisam trocar. O técnico chegou a vir aqui em casa, tentei conversar mas nada.
 
Já tentei, eles alegam que precisam trocar. O técnico chegou a vir aqui em casa, tentei conversar mas nada.
então e manter o plano ou vir pra galera do bloqueado
 
FUNCIONOUUUU!!!
Não bem como eu gostaria, mas funcionou, coloquei a ONU no modo router ao invés de modo bridge. Setei a VLAN na aba WAN da própria ONU e funcionou a navegação

ainda quero deixar ela como bridge, acho que é algum problema de mapeamento da VLAN ou algo do tipo, mas já estou feliz que é possível fazer funcionar



4Vlk1kp.png

Resultados para 500/250 mbps:
AQVvQXL.png
Vou editar o post para juntar todas as informações que descobri sobre a ONU intelbras R1 em um lugar só:

A interface web é um pouco limitada, mas pelo telnet (192.168.1.1 porta 23) aceita os mesmos comandos do stick ODI DFP-34X-2C2, esses foram os que eu usei para clonar a ONT G-1425G-A da Tim (Vtal):

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) flash set OMCI_OLT_MODE 3 flash set PON_VENDOR_ID ALCL flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJJK06 flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJJK06 flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A flash set HW_HWVER 3FE77771ADAA flash set OUI 783EA1 flash set HW_SERIAL_NO 783EA1(EDITADO) flash set ELAN_MAC_ADDR 783EA1(EDITADO) flash set OMCC_VER 128 reboot //importante para salvar as configurações
A maioria desses dados estão escritos na etiqueta atrás do modem da operadora ou então estão na interface web

Às vezes a VLAN padrão da operadora já funciona normalmente (210 na Vtal) vale a pena testar, pois se funcionar pula muitas das etapas chatas a seguir. Caso não suba, o comando para descobrir a VLAN real omcicli mib get 84 até funciona, mas só imprime a resposta na porta serial, e não no telnet
Tive que abrir a ONU fisicamente e soldar um conversor USB/TTL de 3.3v nos pinos de TX, RX e GND, assim consegui pegar a VLAN correta

Ll0OVv7.jpeg

F77Tenm.jpeg


Por último consegui colocar a ONU em bridge, no modo ROUTER, usando as configurações WAN abaixo:
Ativar VLAN
VLAN ID utilizar o número do comando omcicli mib get 84 ou então em alguns casos funciona a VLAN original do modem (210 na VTAL) mas para mim não funcionou
Marcar Mapeamento de portas para LAN_1
É importante essa ser a única conexão WAN, pois se tiver mais de uma podem haver conflitos
8GLeIYY.png



Colocando o windows como DHCP, ele pega o IP público da V.tal, aí é só alegria
Zr1rkfY.png



Enfim, consegui substituir o Nokia G-1425G-A pela ONU intelbras R1 na Tim (V.tal), sem problemas até agora

JTEfBo9.png


A única coisa ruim é que não encontrei nenhuma forma fácil de pegar a VLAN real, e minha operadora não facilitou usando a mesma do modem original, já que o comando omcicli só imprime as respostas na porta serial, tive que abrir a ONU fisicamente, soldar 3 pinos (TX, RX e GND) para ler o comando pelo conversor TTL/USB. É mais barato que o stick da ODI, mas tem esse empecilho caso a operadora não facilite
 
Última edição:
Bom dia pessoal chegou minha ONU V-SOL V2802RH veio muito bem embalada e chegou rapido a empresa é boa, consegui apenas até o momento o resultado O5 Initial Status VTAL\TIM, para usar admin na mesma e ter todas configurações liberadas tem que ser com login admin e senha stdONUi0i e fazer alteração da senha e realizar uma regra simples de firewall para liberar o acesso via telnet vou continuar realizando os testes e vou reportando tenham um ótimo dia, se precisar de mais print só me avisarem.





 
Bom dia pessoal chegou minha ONU V-SOL V2802RH veio muito bem embalada e chegou rapido a empresa é boa, consegui apenas até o momento o resultado O5 Initial Status VTAL\TIM, para usar admin na mesma e ter todas configurações liberadas tem que ser com login admin e senha stdONUi0i e fazer alteração da senha e realizar uma regra simples de firewall para liberar o acesso via telnet vou continuar realizando os testes e vou reportando tenham um ótimo dia, se precisar de mais print só me avisarem.







Foi daquela empresa lá?
 
@KILLME , estava procurando novamente nas configuracoes aqui do GPON STICK. O MAC estar com as letras em lower case altera alguma coisa no status da LOID?
 
Foi daquela empresa lá?
Foi sim https://www.biostechconecta.com.br/ inclusive na sexta eles postaram e enviaram tudo certinho pelo whats , mas vi que o envio estava errado tinham colocado via PAC eu tinha pago sedex na hora eles corrigiram com o Correio e na sexta mesmo ja enviaram pelo sedex e sabado na hora do almoço ja estava em casa, o preço deles estão bons e tem muita coisa la que não acha no Brasil.
 
Bom dia pessoal chegou minha ONU V-SOL V2802RH veio muito bem embalada e chegou rapido a empresa é boa, consegui apenas até o momento o resultado O5 Initial Status VTAL\TIM, para usar admin na mesma e ter todas configurações liberadas tem que ser com login admin e senha stdONUi0i e fazer alteração da senha e realizar uma regra simples de firewall para liberar o acesso via telnet vou continuar realizando os testes e vou reportando tenham um ótimo dia, se precisar de mais print só me avisarem.






Muito legal, se puder postar um print screen da parte web, tenho curiosidade em saber quão parecido é comparado ao ODI e as outras ONUs
 
  • Curtir
Reações: RiX

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo