[TÓPICO DEDICADO] Videogame Retrogames (Consoles e Portáteis)

Recentemente adquiri esse carinha aqui:

436868182_photo_2024-01-13_12-48-57.jpg


R36S....tem um nome genérico na embalagem "game console". Pra quem quer gastar pouco é uma boa, sistema dele é o ArkOS, logo vou atualizar certinho com um SD melhor e me aventurar em ports (portmaster).
Esse carinha roda o jogo do Starfox do Snes liso? Eu perguntei sobre o Starfox , porque se ele rodar bem o Starfox, ele vai rodar outros jogos bem também. Ele usa o Retroarch para emular as paradas? Outros jogos que são bons para testar o desempenho são o Soul Edge do PS1( a tela título que fala Soul Edge costuma engasgar muito na fala se o hardware for fraco ) e o outro jogo é o OutRunners do Arcade ( FBA, FBN ou MAME) . Se rodar essas duas paradas liso, vai rodar a maior parte dos games liso também ( Arcade, e PS1 pra baixo, talvez até N64 e Dreamcast) . Se ele tiver um desempenho similar ao Game Stick GD10 eu estou pensando em comprar um pra mim também. O GD10 roda liso o Starfox usando o emulador do Snes9x 2010 e falha nos outros dois jogos que citei. Sou Edge ele roda liso, mas engasga muito tela de título.
 
Esse carinha roda o jogo do Starfox do Snes liso? Eu perguntei sobre o Starfox , porque se ele rodar bem o Starfox, ele vai rodar outros jogos bem também. Ele usa o Retroarch para emular as paradas? Outros jogos que são bons para testar o desempenho são o Soul Edge do PS1( a tela título que fala Soul Edge costuma engasgar muito na fala se o hardware for fraco ) e o outro jogo é o OutRunners do Arcade ( FBA, FBN ou MAME) . Se rodar essas duas paradas liso, vai rodar a maior parte dos games liso também ( Arcade, e PS1 pra baixo, talvez até N64 e Dreamcast) . Se ele tiver um desempenho similar ao Game Stick GD10 eu estou pensando em comprar um pra mim também. O GD10 roda liso o Starfox usando o emulador do Snes9x 2010 e falha nos outros dois jogos que citei. Sou Edge ele roda liso, mas engasga muito tela de título.

Bom testei esses jogos citados por vc...outrunners versão arcade sem chance, tentei mudar o core no retroarch mas sem sucesso é uma travadeira logo no início, já soul edge deixei rolar a intro até a tela de start e não vi problema depois joguei e rolou normal a gameplay.

Starfox como não cheguei a jogar na época não sei se o desempenho condiz com essa emulação. Achei um 3d com baixo fps mas tbm tem haver com a tecnologia existe do seu lançamento.

Esse portátil tem um chip Rockchip RK3326, daí tem suas limitações. No YT tem vários vídeos sobre esse aparelho mas posso testar algum jogo que tenha dúvida.
 
  • Curtir
Reações: zex
Bom testei esses jogos citados por vc...outrunners versão arcade sem chance, tentei mudar o core no retroarch mas sem sucesso é uma travadeira logo no início, já soul edge deixei rolar a intro até a tela de start e não vi problema depois joguei e rolou normal a gameplay.

Starfox como não cheguei a jogar na época não sei se o desempenho condiz com essa emulação. Achei um 3d com baixo fps mas tbm tem haver com a tecnologia existe do seu lançamento.

Esse portátil tem um chip Rockchip RK3326, daí tem suas limitações. No YT tem vários vídeos sobre esse aparelho mas posso testar algum jogo que tenha dúvida.
Essa semana eu comprei o game boy desse..kkkk. Consegui pegar ele por R$157 com a taxa já inclusa.. Pelo que eu vi sobre ele, ele está me deixando bem animado.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa citação abaixo é para trazer a informação do outro tópico para tópico correto sobre o assunto. Era pra ter feito isso antes, mas eu acabei esquecendo. Eu fiz a postagem lá no outro tópico só para alertar os colegas e para corrigir a sugestão feito pro colega . Em resumo, fujam das Games Sticks Y6 e das Gamebox no qual os vendedores prometem ter o processador S905x2 devido a falsificação massiva do mesmo. Se forem comprar as Game Sticks. comprem a GD10 mesmo e torçam para que venha uma S905 que aceite as imagens NG do Emulec( o S905L, S905D ,S905W, S905X são bons exemplos que funcionam com imagems NG) . Evitem, o GD20 por causa do processador S905M.
Essa semana chegou o Game Stick Y6 ....... Pensa numa frustração.... Pelo que eu andei pesquisando isso não está acontecendo só com ele não, mas sim com a grande maioria deles Os chinas estão falsificando os processadores nesses Games Sticks e essa informação quase não é divulgada por ai, principalmente entre o pessoal que fazem review dessas paradinhas. Nem mesmo aquelas Game Box escapam disso.

Infelizmente todos estão vindo com processadores S905 sortidos e não da para confiar na descrição impressa no processador e nem na descrição do anuncio, inclusive é bom ficar esperto até mesmo com os reviews dos compradores porque alguns abrem o game stick para mostrar a placa e acham que aquela descrição que está no processador é original.

No caso desse meu Y6, eu desmontei ele e realmente estava impresso Amlogic S905x2 no processador, mas o Emuelec detecta como S905M e o arquivo dtb da imagem original bate com o S905M.

A frustração maior começou ao tentar instalar uma versão limpa do Emuelec ou do Coreleec coisa que é impossível de fazer de forma normal nessa game stick y6. Tem alguma paradinha secreta nessa game stick que impede o boot mesmo usando uma dtb e uma imagem 100% compativel .

Eu só consegui instalar o emuelec limpo nessa bagaça porque eu segui o tudorial de um maluquinho no Youtube ( Creditos a ele ) , e mesmo assim o processo todo demorou pra kct porque eu tive que fazer alguns backups do cartão original e e tive que fazer diversos testes até deixar game stick funcionando com um emulec limpo. Outro problema é que devido a falsificação do processador, em vez de ter vindo um S905x2 , acabou vindo um S905M e esse processador não aceita a instação de imagens NG e isso limita a instalação somente do Emuelec 3.9 32bits e do 4.3 64bits, ambos antigos. O meu GD10 usa o S905L e ele aceita as roms NG e com isso eu posso instalar mais versões do Emuelec e também posso instalar o Coreelec 20.x com Retroarch mais novo de 32bits. As versões 32bis do Emuelec/Coreelec rodam melhor nessas CPUs S905 e a diferença fica bem clara no core PCSX Rearmed. O desempenho do S905M e do S905L é basicamente o mesmo , o que muda é o fato de um não aceitar as Imagens NG dos sistemas.

Para disfarçar a pilantragem, os chinas meteram frameskip em vários cores do retroarch no Y6 para fazer parecer que ele roda mais rápido. Em resumo.. Evitem ao maximo esses Y6 e se forem comprar uma GameStick, comprem a GD10 mesmo porque o desempenho vai ser basicamente o mesmo e é mais barato. É bom evitar do GD20 também porque originalmente ele já vem com o S905M.

Abaixo está o link do canal no Youtube do maluquinho citado no post e em todo local que eu fosse pesquisar, até o pessoal gringo estava indicando o canal desse rapaz porque foi o único que conseguiu achar uam solução para um dos problemas desse gamestick Y6 para conseguir instalar uma emuelec limpa nele.



Esses posts aqui são meus e que eu fiz lá para tentar ajudar a galera que comprou esse treco.

" Recentemente eu comprei essa GameStick e achei ela uma b0st4 ...... O desempenho dela é basicamente igual ao do meu velho GameStick GD10 S905L que aceita imagens em NG sem problemas, tanto que eu estou usando Corelec 20.2 + Retroarch 32bits 1.15.0 nessa game stick sem problemas. A ultima versão do emuelec que roda em 32bis é a 3.9 e o Retroarch dela é bem antigo 1.9.0, e tem alguns cores mais novos que não funcionam nele. Graças ao vídeo eu consegui instalar a versão 3.9 do emuelec. Pelo menos está melhor que a imagem original da Y6 capeta. "

" Continuando....Durante o processo da tentativa de instalação seguindo o tutorial do vídeo, eu descobri que dá para modificar o tamanho da partição do EMUELC para diminuir o tamanho dela, e descobri que dá para deletar e da para recriar a partição EXT4 STORAGE ou pode simplesmente formatar ela . Ao copiar os arquivos da emuelec limpa para a partição EMUELEC , se formatar a partição STORAGE, ao iniciar o game stick pela primeira vez, ele vai carregar igual como se tivesse instalado o emuelec do zero e com isso , não precisa fazer o processo de reset mostrado no vídeo. Esse lance dela não aceitar a instalação direta do emuelec no SD , mas aceitar esse procedimento maluco de substituir os arquivos originais é muito bizarro. Pior de tudo é que toda essa gambiarra tem que ser feita em cima de uma cópia da imagem original que veio nela... "

" No final eu acabei fazendo o seguinte.. Fiz toda a gambiarra para instalar o emuelec 3.9 , diminui o tamanho das partições( Deixei EMUELC com 512MB, a STORAGE com 2GB e a partição ROMs com 256MB e deletei todos os jogos/bios e o resto do cartão ficou vazio e sem partição. que tinha no cartão. Então fiz um backup desse cartão usando o programa ImageUsb.. Como o cartão era de 64GB, a nova imagem acabou ficando com 64GB também, mas eu resolvi esse problema, copiando essa imagem grande para um cartão de 4GB usando o próprio ImageUsb . Obviamente o programa apresentou erro no final da cópia, mas isso não foi um problema, o importante é que o tamanho da imagem de 64GB, diminuiu para 3.7GB ,mantendo todos os dados intactos. Dessa forma eu consegui reduzir o tamanho do backup da imagem para uma possível restauração . Os arquivos dessa nova imagem pode ser trocados pelo arquivos do emuelec 4.3 que também funciona... Só não pode esquecer de formatar a partição STORAGE . Por um lado passar por todo esse problema foi bom porque com isso eu descobri que os chineses estão falsificando todos esses chips Amlogics dessas Games Sticks e pelo visto não salva uma, GD10, GD20, Y6, em fim tudo zuado e tem que contar muito com a sorte para receber uma GameStick cujo o chip aceita rom NG. "

Eu dei a dica pro colega acima sobre as games sticks, mas eu não esperava que os chinas estivessem avacalhando com elas, transformados elas em uma loteria. Peço desculpas por isso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo