• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

se vc travar o fps em 60 realmente nesse teste não adianta aumentar o clock q tu só vai ganhar temps realmente....tem gente que gosta de jogar acima de 60fps ai vai precisar aumentar o clock...mais na maioria dos jogos atuais se vc é um cara que 60fps ta bom tu deixa sempre sem turbo boost vai ter temps ótimas

Alguns mapas do Battlefield puxam um pouco mais de CPU, por isso o teste em 4.0GHZ (e para demonstrar a queda de temperatura do PCH e que o note pode funcionar no limite sem grandes modificações), embora poderia ter sido bem menos, 3.4 ou 3.6, como a tela do note é de 60HZ, acaba não compensando deixar o fps correr solto. Realmente apenas para quem joga competitivo como CS e afins é interessante.

Sem turbo boost ai não já não fica tão legal, Ark Survival pesa um pouco, BF também, SnowRunner etc, todos os games que puxam CPU ou CPU/GPU. Por isso o underclock ao invés de simplesmente desligar o turbo é mais interessante, além de poder combinar com o speedshift, que em games como Fortnite pode ficar com uma variação maior.
 
pensei que o seu modelo fosse o com monitor 144hz...o meu e o rtx2060 tela 144hz
 
Pessoal, O erro de tela azul "unexpected store exeption" está ocorrendo sempre que jogo algum jogo. Meu notebook é o Dell G5 5990 1660ti 16gb ram. Já fiz instalacao limpa do Windows, ja atualizei todos os drivers no SupportAssist da dell, já verifiquei a integradidade do HD e SSD com programa profissional.. temperaturas estao ok qdn o erro acontece e sem mexer no undervolt ou clock Alguem tem ideia do que pode ser ?
 
Pessoal, O erro de tela azul "unexpected store exeption" está ocorrendo sempre que jogo algum jogo. Meu notebook é o Dell G5 5990 1660ti 16gb ram. Já fiz instalacao limpa do Windows, ja atualizei todos os drivers no SupportAssist da dell, já verifiquei a integradidade do HD e SSD com programa profissional.. temperaturas estao ok qdn o erro acontece e sem mexer no undervolt ou clock Alguem tem ideia do que pode ser ?


Rapaz... se ta ocorrendo isso sem mexer em undervolt, pode ser disco ou placa mãe... Acho q só na assitencia mesmo.
 
Pessoal, troquei a wifi basicona que veio no meu G3 3500 (intel 9462) por uma AX210 e valeu muito a pena. Melhorou bastante a estabilidade da conexão, latência e velocidade. Antes o throughput aqui não passava de 200Mb/s no download, agora passa toda banda contratada de 400Mb/s. Agora sem gargalo entre o micro e o roteador!
 
Pessoal, troquei a wifi basicona que veio no meu G3 3500 (intel 9462) por uma AX210 e valeu muito a pena. Melhorou bastante a estabilidade da conexão, latência e velocidade. Antes o throughput aqui não passava de 200Mb/s no download, agora passa toda banda contratada de 400Mb/s. Agora sem gargalo entre o micro e o roteador!

estou esperando o meu ax210 chegar esses dias, o adaptador atual do meu g3 é um QCA9377 da Qualcomm
 
pelo que pesquisei a ax210 só é compatível com processadores de 10 geração.. correto?? Para os de 9 geração para trás ainda tem que ser a ax200..
 
Boas noites.

Comprei aqui um monitor Samsung Odyssey G7 para usar com meu Dell G5 (RTX 2060).
O monitor tem Displayport 1.4, mas tamanho normal e não a mini, a melhor forma de conectar seria um cabo "Mini DP" para "DP normal" correto?
Cabos Displayport são todos iguais independente da versão? Ou é aquela chatice igual HDMI 2.0 e 2.1 também? kkkk
Vi alguns em sites aqui, uns dizendo que são 1.2, e outros em destaque e mais caros dizendo serem 1.4 ("8k").

A Mini-Displayport traseira do G5 é 1.4? ou é a Thunderbolth (usb c)? Não está clara essa informação no manual.

Agradeço desde já.
 
pelo que pesquisei a ax210 só é compatível com processadores de 10 geração.. correto?? Para os de 9 geração para trás ainda tem que ser a ax200..
se for, eu me lasquei haha
assim que chegar aviso aqui
 
Chegaram algumas coisas dessa última compra da China, fiquei impressionado com a rapidez, menos de 15 dias desde a compra e já chegou.

Chegou a Kryonaut, os pads da Gelid e a placa wi-fi AX200...

cBRLOUT.jpg


Instalei a placa mas fiquei com algumas dúvidas.

Primeiro na hora da instalação:

- A placa antiga da Qualconn tem o indicador das antenas da seguinte maneira: Lado Direito AUX porém indicado na cor preta e consequentemente estava conectado com o fio preto. Lado Esquerdo MAIN, indicado na cor branca e conectado com o fio branco. Quando instalei a placa da Intel vi que a indicação dos nomes é igual, AUX no lado direito e MAIN no lado esquerdo, porém a indicação de cores é ao contrário, sendo a branca para o AUX e a preta para o MAIN. Aí fiquei na dúvida se não teria que inverter os cabos para acompanhar o padrão de cor.

Alguém poderia me ajudar nessa dúvida?

FvTFeWn.jpg


Aparentemente até o momento o sinal ficou com alcance menor e os testes de velocidade estão um pouco instáveis, algumas vezes ficando mais rápidos que a placa da Qualconn e algumas vezes ficando mais lentos.

Segue alguns prints abaixo para comparação - os teste foram realizados com o notebook exatamente no mesmo lugar, ou seja com o mesmo alcance, em um curto intervalo de tempo, cerca de 5 minutos de diferença pois foi somente o tempo de tirar uma e colocar a outra.

Minha conexão é fibra de 300/150Mbp/s..

Placa Qualconn Conectada via rede 2.4Ghz:
10782557374.png


Placa Qualconn Conectada via rede 5Ghz:
10782540420.png


Placa Intel Contectada via rede 2.4Ghz:
10782996738.png


Placa Intel Conectada via rede 5ghz:
10782983325.png


Placa Intel Conectada via rede 2.4Ghz no mesmo ambiente do roteador:
10783232052.png


Placa Intel Conectada via rede 5Ghz no mesmo ambiente do roteador
10783219903.png


Apesar de em alguns testes a velocidade da placa da Intel ser maior que a da Qualconn precisei repetir algumas vezes o teste do SpeedTest para ter esses resultados, foram cerca de 5 testes e esse foi um valor médio. Já na Qualconn percebi que podia fazer os testes 20 vezes que eles davam resultados muito próximos..

Será que a placa da Intel pode, em alguma situação, ser até inferior que a da Qualconn?? To achando meio estranho até o momento. Drivers todos atualizados pelo site da intel. Agora vou dar uma testada na conexão bluetooth que não consegui ver ainda, mas quanto ao wi-fi não sei se gostei da troca ainda...
 
Chegaram algumas coisas dessa última compra da China, fiquei impressionado com a rapidez, menos de 15 dias desde a compra e já chegou.

Chegou a Kryonaut, os pads da Gelid e a placa wi-fi AX200...

cBRLOUT.jpg


Instalei a placa mas fiquei com algumas dúvidas.

Primeiro na hora da instalação:

- A placa antiga da Qualconn tem o indicador das antenas da seguinte maneira: Lado Direito AUX porém indicado na cor preta e consequentemente estava conectado com o fio preto. Lado Esquerdo MAIN, indicado na cor branca e conectado com o fio branco. Quando instalei a placa da Intel vi que a indicação dos nomes é igual, AUX no lado direito e MAIN no lado esquerdo, porém a indicação de cores é ao contrário, sendo a branca para o AUX e a preta para o MAIN. Aí fiquei na dúvida se não teria que inverter os cabos para acompanhar o padrão de cor.

Alguém poderia me ajudar nessa dúvida?

FvTFeWn.jpg


Aparentemente até o momento o sinal ficou com alcance menor e os testes de velocidade estão um pouco instáveis, algumas vezes ficando mais rápidos que a placa da Qualconn e algumas vezes ficando mais lentos.

Segue alguns prints abaixo para comparação - os teste foram realizados com o notebook exatamente no mesmo lugar, ou seja com o mesmo alcance, em um curto intervalo de tempo, cerca de 5 minutos de diferença pois foi somente o tempo de tirar uma e colocar a outra.

Minha conexão é fibra de 300/150Mbp/s..

Placa Qualconn Conectada via rede 2.4Ghz:
10782557374.png


Placa Qualconn Conectada via rede 5Ghz:
10782540420.png


Placa Intel Contectada via rede 2.4Ghz:
10782996738.png


Placa Intel Conectada via rede 5ghz:
10782983325.png


Placa Intel Conectada via rede 2.4Ghz no mesmo ambiente do roteador:
10783232052.png


Placa Intel Conectada via rede 5Ghz no mesmo ambiente do roteador
10783219903.png


Apesar de em alguns testes a velocidade da placa da Intel ser maior que a da Qualconn precisei repetir algumas vezes o teste do SpeedTest para ter esses resultados, foram cerca de 5 testes e esse foi um valor médio. Já na Qualconn percebi que podia fazer os testes 20 vezes que eles davam resultados muito próximos..

Será que a placa da Intel pode, em alguma situação, ser até inferior que a da Qualconn?? To achando meio estranho até o momento. Drivers todos atualizados pelo site da intel. Agora vou dar uma testada na conexão bluetooth que não consegui ver ainda, mas quanto ao wi-fi não sei se gostei da troca ainda...
Aqui eu troquei a Qualcomm pela AX200 também e fiquei com essa dúvida na hora de colocar os fios da antena. Tem vários sites que dizem que não importa qual a ordem deles, que eles funcionam normal dos dois jeitos. Deixei na ordem que já estava da Qualcomm e funcionou perfeitamente, mesmo estando "errado" na AX200. Aqui a AX200 me deu mais velocidade e mais estabilidade que a da Qualcomm.
 
tarde galera!!!

Resumindo, após update de bios do 7567 e impossibilidade(na época) de downgrade da bios, entre no pau com a dell e após mta luta estou com um G5 i7 + 1660ti.
Estou ajustando os apps de tempretarua(ts, afterburner,hwinfo e etc) e encontrei um situação inusitada: Consigo instalar a bios 1.6.0 .1.9.0,1.8.0, faço o factory defaults normal... porém o note liga e não aceita o undervoltage, pior que isso é que o windows notifica para reiniciar o PC e instalar a bios 1.14.0 não tem como eu desativar, é uma notificação que ao clicar ela reinicia o PC automaticamente e atualiza a bios, outra coisa, é que mesmo que ignore essa mensagem, ao desligar e ligar ele atualiza a bios.
Como proceder galera??


Ah, faltou falar que ainda não fiz esse teste:
 
Última edição:
tarde galera!!!

Resumindo, após update de bios do 7567 e impossibilidade(na época) de downgrade da bios, entre no pau com a dell e após mta luta estou com um G5 i7 + 1660ti.
Estou ajustando os apps de tempretarua(ts, afterburner,hwinfo e etc) e encontrei um situação inusitada: Consigo instalar a bios 1.6.0 .1.9.0,1.8.0, faço o factory defaults normal... porém o note liga e não aceita o undervoltage, pior que isso é que o windows notifica para reiniciar o PC e instalar a bios 1.14.0 não tem como eu desativar, é uma notificação que ao clicar ela reinicia o PC automaticamente e atualiza a bios, outra coisa, é que mesmo que ignore essa mensagem, ao desligar e ligar ele atualiza a bios.
Como proceder galera??


Ah, faltou falar que ainda não fiz esse teste:
no setup tem uma opção pra näo receber atualizaçoes via internet, acho que o nome é bios connect, e no menu UEFI tambem tem outra opçao pra desabilitar a update de bios por UEFI
 
no setup tem uma opção pra näo receber atualizaçoes via internet, acho que o nome é bios connect, e no menu UEFI tambem tem outra opçao pra desabilitar a update de bios por UEFI

Fala meu jovem, obrigado pela resposta.

Ontem passei um pente fino e resolvi esta questão, foi bem simples:
Só ir em gerenciamento do computador, achar o componente Bios/Firmware e desinstalar/excluir o driver. Passar a Bios pra versão que você quer e boas!
Porem, só isso não resolve minha situação e provavelmente a de outros que querem acesso a mexer nas configs do processador.

Nas versões da Bios 1.3.1 e 1.13.2 a dell implementou um update do firmware do "Intel trhemal management engine" diretamente dentro do update de BIOS da dell e o update deste componente é oque restringe nosso acesso a mexer nas configs do processaor via ts, xtu e demais.
PS: se forem buscar essa bios, tem até elas em RCV para recuperação por pendrive ou disco através do menu da bios, de certo se garantiram caso desse problema no update do firmware ME!

Em resumo, você pode fazer o downgrade da bios pra qualquer versão que quiser deboas! porém o ME(management engine) apresentará um erro tipo 0x0000001F3 ou 1F4(depende a bios que tu ta passando) em suma, esse erro só menciona que o ME não foi alterado mas a Bios dell foi.

Aos que estão com a versão 1.13.2, 1.14.0 e estão conseguindo mexer no processador, usar TS, xtu e tals, recomendo que não façam mais updates de bios pois corre o risco do seu ME ser atualizado e tchau acesso ao Processador! Estes que conseguiram atualizar sem perder acesso muito provavelmente durante o processo de Flash da bios o mesmo pode ter dado "erro interno" que passou despercebido, tem relatos disso no Reddit a rodo mas nada comprovado! Aos aparelhos NOVOS NOVEMBRO 2020 Muito provavelmente seu equipamento virá com o ME já atualizado e bloqueado com bios 1.13.2!

Única forma até esse momento para os casos de acesso bloqueado pela bios é o BIOS mod mesmo, lendo aqui sobre o assunto pra ver oque consigo ajudar.
 
Voltando para relatar uns feedbacks do G3 3500 (i5 + 1650).

Troca da pasta térmica de fábrica pela Mastergel Maker.

1. A Dell realmente exagera na hora de aplicar a pasta térmica, mas não achei a aplicação de má qualidade, só mt desperdício.
2. Notei uma melhora na temp da GPU, bem pouco 3c ou 2c, mas deu até pra fazer um overclock agora de 120-140mhz + 500Mhz na memória e se manteve abaixo dos 80c jogando Gears 5.
3. Não notei muita melhora na CPU não, se deixar solto (sem usar throttlestop) continua batendo 100c rápido. Porém acredito que ta segurando um clock maior, não cheguei a anotar os clocks antes de trocar a pasta térmica.
4. Como não quero que o notebook esquente muito, eu ajustei o thermal throttle no TS para 80c e o power do turbo pra 30W e 45W. Agora ta suave e jogando Gears 5 a CPU empurrou a GPU de boa praticamente sempre a 99% de uso, com quedas mt raras de fps. Não vejo necessidade de mais que isso pelo menos nas minhas aplicações de programação e gaming.

Agora vem uma pergunta/dúvida:

To querendo aumentar a RAM para 16GB, sendo dois pentes de 8GB.
Sabem dizer se o G3 3500 aceita RAM com XMP? To tentando achar algum kit bom que seja 3000Mhz. Se tiverem uma indicação tb podem mandar.

Abraço.
 
Agora vem uma pergunta/dúvida:

To querendo aumentar a RAM para 16GB, sendo dois pentes de 8GB.
Sabem dizer se o G3 3500 aceita RAM com XMP? To tentando achar algum kit bom que seja 3000Mhz. Se tiverem uma indicação tb podem mandar.

Abraço.
XMP em notebooks parece ser mito, eu tô de olho em duas RAM no Aliexpress, a Corsair Vengeance de 3000MHz e a nova HyperX de 3200MHz, só não compro nenhuma das duas porque não tenho certeza absoluta se vão funcionar a 2933MHz no G3 sem o XMP.
 
Voltando para relatar uns feedbacks do G3 3500 (i5 + 1650).

Troca da pasta térmica de fábrica pela Mastergel Maker.

1. A Dell realmente exagera na hora de aplicar a pasta térmica, mas não achei a aplicação de má qualidade, só mt desperdício.
2. Notei uma melhora na temp da GPU, bem pouco 3c ou 2c, mas deu até pra fazer um overclock agora de 120-140mhz + 500Mhz na memória e se manteve abaixo dos 80c jogando Gears 5.
3. Não notei muita melhora na CPU não, se deixar solto (sem usar throttlestop) continua batendo 100c rápido. Porém acredito que ta segurando um clock maior, não cheguei a anotar os clocks antes de trocar a pasta térmica.
4. Como não quero que o notebook esquente muito, eu ajustei o thermal throttle no TS para 80c e o power do turbo pra 30W e 45W. Agora ta suave e jogando Gears 5 a CPU empurrou a GPU de boa praticamente sempre a 99% de uso, com quedas mt raras de fps. Não vejo necessidade de mais que isso pelo menos nas minhas aplicações de programação e gaming.

Agora vem uma pergunta/dúvida:

To querendo aumentar a RAM para 16GB, sendo dois pentes de 8GB.
Sabem dizer se o G3 3500 aceita RAM com XMP? To tentando achar algum kit bom que seja 3000Mhz. Se tiverem uma indicação tb podem mandar.

Abraço.

Acredito que duas coisas desnecessárias são se preocupar com xmp e fazer overclock da1650, até porque lembra que você está trabalhando com um sistema que é todo integrado, CPU, GPU, tudo soldado na MB, deu tilt na Geforce, adeus para o note inteiro. Em todas as máquinas que testei com a 1650, Dell, Samsung e afins não vi necessidade de overclock de nenhum componente para games atuais.
 
Acredito que duas coisas desnecessárias são se preocupar com xmp e fazer overclock da1650, até porque lembra que você está trabalhando com um sistema que é todo integrado, CPU, GPU, tudo soldado na MB, deu tilt na Geforce, adeus para o note inteiro. Em todas as máquinas que testei com a 1650, Dell, Samsung e afins não vi necessidade de overclock de nenhum componente para games atuais.

Sobre o XMP é pq algumas RAM só pegam freq maior com esse suporte, ao contrario ficarão na menor config, seja 2400Mhz ou outra. Ai não teria pq pagar mais caro numa RAM de 3000Mhz por exemplo.

Em relação ao overclock da GPU acho que não da problema se a temperatura não aumentar até porque existe limite de tensão no drive. Mas concordo, não faz mt diferença no máximo uns 5% a mais de desempenho em alguns jogos. No final o mais ideal é fazer o undervolt pelo afterburn usando a curva de tensão.
 
Fala meu jovem, obrigado pela resposta.

Ontem passei um pente fino e resolvi esta questão, foi bem simples:
Só ir em gerenciamento do computador, achar o componente Bios/Firmware e desinstalar/excluir o driver. Passar a Bios pra versão que você quer e boas!
Porem, só isso não resolve minha situação e provavelmente a de outros que querem acesso a mexer nas configs do processador.

Nas versões da Bios 1.3.1 e 1.13.2 a dell implementou um update do firmware do "Intel trhemal management engine" diretamente dentro do update de BIOS da dell e o update deste componente é oque restringe nosso acesso a mexer nas configs do processaor via ts, xtu e demais.
PS: se forem buscar essa bios, tem até elas em RCV para recuperação por pendrive ou disco através do menu da bios, de certo se garantiram caso desse problema no update do firmware ME!

Em resumo, você pode fazer o downgrade da bios pra qualquer versão que quiser deboas! porém o ME(management engine) apresentará um erro tipo 0x0000001F3 ou 1F4(depende a bios que tu ta passando) em suma, esse erro só menciona que o ME não foi alterado mas a Bios dell foi.

Aos que estão com a versão 1.13.2, 1.14.0 e estão conseguindo mexer no processador, usar TS, xtu e tals, recomendo que não façam mais updates de bios pois corre o risco do seu ME ser atualizado e tchau acesso ao Processador! Estes que conseguiram atualizar sem perder acesso muito provavelmente durante o processo de Flash da bios o mesmo pode ter dado "erro interno" que passou despercebido, tem relatos disso no Reddit a rodo mas nada comprovado! Aos aparelhos NOVOS NOVEMBRO 2020 Muito provavelmente seu equipamento virá com o ME já atualizado e bloqueado com bios 1.13.2!

Única forma até esse momento para os casos de acesso bloqueado pela bios é o BIOS mod mesmo, lendo aqui sobre o assunto pra ver oque consigo ajudar.

Opa mano, tudo de boa?

Obrigado pela dica, o meu G5 atualmente ta com a BIOS 1.14 (se eu não me engano). Consigo usar o TS tranquilamente, mas depois de ver seu aviso fiquei meio preocupado, principalmente porque tenho esse problema que você mencionou acima de que o Windows Update atualiza a BIOS automaticamente (quando lança uma nova) ao desligar/reiniciar o note.

Então eu gostaria de saber se tem alguma forma de desativar essas atualizações automaticas de BIOS do windows, pq sinceramente ao meu ver, esse notebook só se torna viavel com o uso do TS, e fiquei com medin de perder underclock e undervolt.

Valeuuu, to no aguardo.
 
Opa mano, tudo de boa?

Obrigado pela dica, o meu G5 atualmente ta com a BIOS 1.14 (se eu não me engano). Consigo usar o TS tranquilamente, mas depois de ver seu aviso fiquei meio preocupado, principalmente porque tenho esse problema que você mencionou acima de que o Windows Update atualiza a BIOS automaticamente (quando lança uma nova) ao desligar/reiniciar o note.

Então eu gostaria de saber se tem alguma forma de desativar essas atualizações automaticas de BIOS do windows, pq sinceramente ao meu ver, esse notebook só se torna viavel com o uso do TS, e fiquei com medin de perder underclock e undervolt.

Valeuuu, to no aguardo.

tem N maneiras, modo1: https://olhardigital.com.br/2018/12...s-das-atualizacoes-automaticas-do-windows-10/
modo2(uso esse): https://answers.microsoft.com/pt-br...ers-pelo/85660476-d6ab-4d3e-9128-0d4ac8da3e47
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá Galera, hoje dei uma fuçada para tentar destravar o undervolt do G5 então abaixo segue alguns pontos e a SOLUÇÃO:

1. Os updates 1.3.1 e 1.13.2 tem como objetivo atualizar o firmware do ME(Intel management interface engine) Não atualize estas versões!
2. Você consegue passar até as bios 1.6.0 mesmo dando erro de "Me update failed 0x0000001F3 ou 1F4) sua bios volta mas o undervolt não!
3. Se você tem salvo o driver de chipset e intel management interface engine antigo onde seu undervolt funcionava GUARDE ESTES DRIVERS e não os atualize!

Segue o processo para quem estiver com esta versão de firmware do ME 12.0.71.1681 no G5 5590:
Passei a Bios 1.6.0 e instalei o driver de chipset e intel management ANTIGOS, antes dos updates "URGENTE" de Março 2020 (Obrigado ao GeekZilla que possui estes drivers salvos)
Não apague estes drivers pois a Dell removeu eles do site e logo se tu apagar vai ter q penar atrás de alguém que o tenha!
--O XTU não funciona mais, logo você precisará usar o TS para ajustar as tensões! você pode usar o XTU para verificar se o Undervolt deu certo ou HWinfo.
OBS: Desinstalei os software pelo gerenciador de dispositivos, clique em desinstalar e marque excluir driver, caso de erro ao tentar instalar o driver do intel ME ou chipset os desative e instale os drivers.


O porque desse jeito funciona?
O Intel ME tem versão correta de firmware e versão correta do chipset para que o bloqueio funcione corretamente! logo usando um driver de chipset antigo foi possível "Burlar" o bloqueio! fiz o teste com o driver atual do chipset e under não funciona, desinstalo ele e instalo a versão antiga e funciona, até por isso a Dell removeu estes drivers do site!
Creio que o processo similar ao descrito sirva para o G3 e G7, como não tenho vocês se quiserem podem testar.

Espero que ajude quem tá preso nessa sina e bons jogos!
 
Última edição:
Opa mano, tudo de boa?

Obrigado pela dica, o meu G5 atualmente ta com a BIOS 1.14 (se eu não me engano). Consigo usar o TS tranquilamente, mas depois de ver seu aviso fiquei meio preocupado, principalmente porque tenho esse problema que você mencionou acima de que o Windows Update atualiza a BIOS automaticamente (quando lança uma nova) ao desligar/reiniciar o note.

Então eu gostaria de saber se tem alguma forma de desativar essas atualizações automaticas de BIOS do windows, pq sinceramente ao meu ver, esse notebook só se torna viavel com o uso do TS, e fiquei com medin de perder underclock e undervolt.

Valeuuu, to no aguardo.

Na própria bios tem a opção de desativar as atualizações, depois tiro um print e posto aqui.
 
Alguém aki pode me ajudar?

Eu tenho um notebook Dell G3 3590 que não tinha nem um ano de uso mas ele deu problema. O cabo de video veio fora do seu devido lugar e toda vez que eu abria e fechava a tampa ele puia até que ele deu curto circuito com a placa e queimou a GPU.
Eu levei pra assistênciaa técnicas mas elas disseram que não tinham como concertar.

A minha duvida é se é possível eu utilizar apenas a CPU, que tem uma gpu integrada. Eu queria saber se isso é uma opção para ao menos poder utilizar o I5 - 9° geração dele pra estudar.

Não pretendo pagar o concerto pq a dell quer que eu enviei pra eles e pague 2k, sendo que o note todo foi 4k...


Obs: esse problema ja aconteceu com mais alguém aki? O modo como tudo ocorreu comigo foi mt estranho. Quando eu liguei pra assistência da Dell eu fui honesto e disse que ele deu problema quando eu tinha tirado a tampa pra limpar os filtros dela (que estavam horríveis de sujo pq meu vizinho tava reformando a casa dele e o computador tava sem ventilação alguma) eles imadiatamente disseram que eu tinha perdido a garantia por causa disso e antes de qualquer diagnóstico avançado eles ja disseram que eu iria ter que enviar para eles pq teria que trocar a placa mãe. De fato a gpu queimou e teria que trocar a placa mãe mas, foi muito estranho como eles pareciam ja saber oq tinha acontecido sem nenhum diagnóstico completo (algo mt difícil pq geralmente os atendentes iniciais da Dell não sabem nem oq tão fazendo). Por causa disso eu acho que esse problema é algo recorrente e se mais pessoas tiverem passado pelo mesmo a gente pode abrir uma ação contra a Dell e sair ganhando bem em cima disso.
 
Pergunta: vocês tem alguma recomendação de base refrigerada pro G5 15? Seja em termos de marca, modelo ou características que ela deva ter?
Agradecido.
 
Pergunta: vocês tem alguma recomendação de base refrigerada pro G5 15? Seja em termos de marca, modelo ou características que ela deva ter?
Agradecido.
O pessoal normalmente recomenda aquelas mais simples, somente para levantar o notebook.
Aqui em casa eu comprei na Amazon, uma Multilaser AC166 e gostei bastante dela. Possui um fan com um tamanho bem bacana e movimenta bastante ar.
Recomendo a base.
 
Pergunta: vocês tem alguma recomendação de base refrigerada pro G5 15? Seja em termos de marca, modelo ou características que ela deva ter?
Agradecido.
Eu tenho uma base antiga com um LED minúsculo, uma mini fan USB sem LED e depois de ter pego uma base nova que vem com uma ventoinha com dois LEDs fortes, a minha recomendação é que a pessoa opte comprar uma base com cooler sem nenhum LED ou o mínimo possível.

A maioria das bases com cooler são projetadas para a porta USB 2.0 que tem limitação de 2,5W, e esses LEDs ficam puxando parte da energia que poderia estar sendo aproveitada para entregar melhor potência para os coolers.

A mini fan USB da Multilaser aqui sem nenhum LED é o que entrega maior corrente de ar, seguido pela base antiga Zalman NC2000 que tem um LED minúsculo e uma excelente estrutura grossa que chega a gelar passivamente em dias frios e de madrugada e por último a base genérica que comprei pela portabilidade:


Para quem leva o notebook para todos os cantos, eu recomendo a base pela firmeza e portabilidade, ela cabe em qualquer maleta ou mochila e melhora muito a digitação com a inclinação do teclado, mas o cooler é meio dispensável pela falta de potência por conta dos dois LEDs fortes.

Colocar um ventilador virado sobre essa base portátil aí deve diminuir drasticamente as temperaturas, só não faço isso por conta da firmeza da base antiga que é melhor por ser inteiro e me atende bem, deixando a portátil na maleta.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo