[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

A desvantagem é não pode setar as velocidades dos coolers do jeito que você quer, aqui nunca tive problemas com o AWCC , nem no G3 nem no G5. Agora cooler de note gamer em geral faz um barulho razoável, "faz parte". Para quem joga de fone é tranquilo.
Aqui ele estava bugando a lista de atualizações da loja da MS, talvez com a reinstalação resolva, mas como estou satisfeito sem ele no momento, vou deixar como está.
 
Bom dia gente! Meu primeiro post aqui no forum !


Comprei o novo Dell G3 15 , com a Rtx 2060 , e fiquei meio preocupado com os comentarios dos usuarios aqui, o laptop esquenta tanto assim ,a ponto de danificar o mesmo? Vale a pena o trabalho e risco de fazer um downgrade da bios para habilitar o undervolt?
Li também que o undervolt foi desabilitado por medidas de segurança, então talvez a dell volte com o mesmo quando o problema for resolvido, mas é especulação minha.
Tenho um cooling pad e gostaria de dicas sobre como cuidar e aumentar o desempenho/vida-util do novo Dell g3 15. Assim que a garantia acabar pretendo passar uma pasta termica de alta qualidade nele .
 
Bom dia gente! Meu primeiro post aqui no forum !


Comprei o novo Dell G3 15 , com a Rtx 2060 , e fiquei meio preocupado com os comentarios dos usuarios aqui, o laptop esquenta tanto assim ,a ponto de danificar o mesmo? Vale a pena o trabalho e risco de fazer um downgrade da bios para habilitar o undervolt?
Li também que o undervolt foi desabilitado por medidas de segurança, então talvez a dell volte com o mesmo quando o problema for resolvido, mas é especulação minha.
Tenho um cooling pad e gostaria de dicas sobre como cuidar e aumentar o desempenho/vida-util do novo Dell g3 15. Assim que a garantia acabar pretendo passar uma pasta termica de alta qualidade nele .

Esse notebook tem um projeto muito ruim de construção, principalmente relacionado a dobradiça. Espero que tenham resolvido. Sobre a questão térmica, ele realmente deixa a desejar. Sem undervolting nesse notebook, realmente possa ser que tenha problemas. Eu uso um Legion 5i, e mal passa de 85 graus sem undervolt, e isso que bateu 36ºC de temperatura esses dias e o cooler está um pouco sujo.

Esse layout do notebook é muito bonito mesmo. O problema é a questão que essa beleza não se traduz em eficiência.
 
Esse notebook tem um projeto muito ruim de construção, principalmente relacionado a dobradiça. Espero que tenham resolvido. Sobre a questão térmica, ele realmente deixa a desejar. Sem undervolting nesse notebook, realmente possa ser que tenha problemas. Eu uso um Legion 5i, e mal passa de 85 graus sem undervolt, e isso que bateu 36ºC de temperatura esses dias e o cooler está um pouco sujo.

Esse layout do notebook é muito bonito mesmo. O problema é a questão que essa beleza não se traduz em eficiência.

Eu li que os problemas de tela e dobradiça foram arrumados nas versões mais recentes, e que os novos modelos com 1660 e 2060 tem dissipadores maiores se não me engano, o que me deixa um pouco mais otimista.

Meu unico receio é com a inpossibilidade de undervolt. Vi em um topico do reddit que esta virando tendencia dos processadores 10th não disponibilizarem ou suportarem undervolt, em alguns casos coisas como 50 mv já davam problemas de tela azul . Acho que vou estar limitado a configurar o modo turbo e opções de desempenho , economia de energia , etc.

A dell tem uma politica de arrependimento de 7 dias , se eu me incomodar mt com as temperaturas posso pedir reembolso . Pena que consegui um ótimo preço nele e a maioria dos laptops de configuração semelhante como o legion 5i , helios 300 , entre outros , estão com um preço muito acima ao qual paguei no Dell.
 
Eu li que os problemas de tela e dobradiça foram arrumados nas versões mais recentes, e que os novos modelos com 1660 e 2060 tem dissipadores maiores se não me engano, o que me deixa um pouco mais otimista.

Meu unico receio é com a inpossibilidade de undervolt. Vi em um topico do reddit que esta virando tendencia dos processadores 10th não disponibilizarem ou suportarem undervolt, em alguns casos coisas como 50 mv já davam problemas de tela azul . Acho que vou estar limitado a configurar o modo turbo e opções de desempenho , economia de energia , etc.

A dell tem uma politica de arrependimento de 7 dias , se eu me incomodar mt com as temperaturas posso pedir reembolso . Pena que consegui um ótimo preço nele e a maioria dos laptops de configuração semelhante como o legion 5i , helios 300 , entre outros , estão com um preço muito acima ao qual paguei no Dell.

O Legion 5i só fica atrás dos outros na tela e na conexão Thunderbolt 3, que só o Dell tem desses três. De resto, o 5i é melhor em absolutamente tudo.
 
Eu li que os problemas de tela e dobradiça foram arrumados nas versões mais recentes, e que os novos modelos com 1660 e 2060 tem dissipadores maiores se não me engano, o que me deixa um pouco mais otimista.

Meu unico receio é com a inpossibilidade de undervolt. Vi em um topico do reddit que esta virando tendencia dos processadores 10th não disponibilizarem ou suportarem undervolt, em alguns casos coisas como 50 mv já davam problemas de tela azul . Acho que vou estar limitado a configurar o modo turbo e opções de desempenho , economia de energia , etc.

A dell tem uma politica de arrependimento de 7 dias , se eu me incomodar mt com as temperaturas posso pedir reembolso . Pena que consegui um ótimo preço nele e a maioria dos laptops de configuração semelhante como o legion 5i , helios 300 , entre outros , estão com um preço muito acima ao qual paguei no Dell.
Os dissipadores maiores são necessários já que são dois núcleos a mais no i7 e maior consumo nessas GPUs.

Sobre o undervolting e underclock, nesses novos modelos apenas via edição de bios, alguém postou um link alguns posts atrás, altamente recomendado para evitar que a CPU fique batendo os 100°C.

No i5 10th aqui, colocar o cache da CPU em -60mV faz o note congelar, já a CPU, eu estou usando em -160mV, mas o resultado que você vai conseguir varia de acordo com a qualidade do chip.
 
Eu li que os problemas de tela e dobradiça foram arrumados nas versões mais recentes, e que os novos modelos com 1660 e 2060 tem dissipadores maiores se não me engano, o que me deixa um pouco mais otimista.

Meu unico receio é com a inpossibilidade de undervolt. Vi em um topico do reddit que esta virando tendencia dos processadores 10th não disponibilizarem ou suportarem undervolt, em alguns casos coisas como 50 mv já davam problemas de tela azul . Acho que vou estar limitado a configurar o modo turbo e opções de desempenho , economia de energia , etc.

A dell tem uma politica de arrependimento de 7 dias , se eu me incomodar mt com as temperaturas posso pedir reembolso . Pena que consegui um ótimo preço nele e a maioria dos laptops de configuração semelhante como o legion 5i , helios 300 , entre outros , estão com um preço muito acima ao qual paguei no Dell.

O G3 teve versões problemáticas, mas não é aquela coisa toda terrível que o pessoal insiste em malhar, claro, não vamos defender marca aqui, o G5 é uma máquina boa, mas o G3 é complicado, seu projeto térmico fica bem a desejar. Se você não conseguir fazer undervolt e nem underclock é melhor devolver dependendo do uso.

Quanto ao 5i, não caia em fanatismos, é igual a todo note gamer, altos e baixos, com temps que dependendo do uso também passam de 90 graus. Faz parte de ter um note gamer, mas que também pode ser melhorado com undervolt e underclock.

Agora resumindo o G3 eu realmente não recomendo para gaming mais pesado. Ainda sim, pode ser mais interessante que um Nitro ou Lenovo 3i
 
Só uma duvida , alguem sabe a ultima BIOS que funcionava o undervolt pros g3? No site da Dell é possivel baixar até a 1.1.1. O note ta pra chegar essa semana , então vou testar se voltaram ou não com o undervolt antes de tentar qualquer coisa na BIOS. Se nem a 1.1.1 disponibilizar o undervolt acho que vai ser impossivel , a não ser que a bios de outros laptops dell como a 1.8.0 funcionem nele , mas ai acho muito arriscado. Tenho pouco conhecimento sobre downgrade e alteração de bios, qualquer erro que eu estiver cometendo se sintam livres de comentar. Dicas são muito bem vindas também.
 
Última edição:
Só uma duvida , alguem sabe a ultima BIOS que funcionava o undervolt pros g3? No site da Dell é possivel baixar até a 1.1.1. O note ta pra chegar essa semana , então vou testar se voltaram ou não com o undervolt antes de tentar qualquer coisa na BIOS. Se nem a 1.1.1 disponibilizar o undervolt acho que vai ser impossivel , a não ser que a bios de outros laptops dell como a 1.8.0 funcionem nele , mas ai acho muito arriscado. Tenho pouco conhecimento sobre downgrade e alteração de bios, qualquer erro que eu estiver cometendo se sintam livres de comentar. Dicas são muito bem vindas também.
Melhor nem pegar, vai acabar brickando o note tentando contornar o bloqueio de fábrica, não tem como fazer undervolt sem editar BIOS nesses modelos de 10th.
 
Com o G5 desde novembro, fica uma média ligado 12 horas por dia, 7 dias por semana, zero problemas, tudo perfeitamente, undervolting leve de -92mv e turbo limitado a 3,2 GHz, não passa de
75 ºC mesmo em dias a quase 40 ºC sem ar condicionado em jogos pesados e pasta térmica original. Limpo as fans a cada 20 dias, acumula poeira e para não grudar é bom limpar nessa periodicidade.

Até o fim do ano vou fazer upgrade para 64GB RAM.
 
desculpa postar aqui, mas na faixa de 6 a 8 mil reais, qual melhor note gamer e que também tenha menos problemas com temperatura etc?
 
Melhor nem pegar, vai acabar brickando o note tentando contornar o bloqueio de fábrica, não tem como fazer undervolt sem editar BIOS nesses modelos de 10th.

Bem lembrado, antes que alguém sugerisse a edição da bios e ele acabasse perdendo o note.
 
Bem lembrado, antes que alguém sugerisse a edição da bios e ele acabasse perdendo o note.
Olha, eu não vejo problema em executar comandos pré-estabelecidos para desbloquear a BIOS, a pessoa só vai conseguir fazer merda se tiver conhecimento dos comandos para tal ato, mas querer passar BIOS de outra versão do note para tentar desbloquear a BIOS, já acho que a pessoa não sabe bem pra quê que serve uma BIOS.
 
Olha, eu não vejo problema em executar comandos pré-estabelecidos para desbloquear a BIOS, a pessoa só vai conseguir fazer merda se tiver conhecimento dos comandos para tal ato, mas querer passar BIOS de outra versão do note para tentar desbloquear a BIOS, já acho que a pessoa não sabe bem pra quê que serve uma BIOS.
Então esse é meu ponto, o risco da pessoa que não tem muita experiência em qualquer dos casos. As fabricantes, a exemplo da Schenker, tinham que dar a opção de liberar nativamente na bios pelo menos o undervolt.
 
Recentemente adquiri um Dell G3 no impulso. Sempre fui um usuário que gosta de fuçar e descobrir as coisas mas esse notebook foi um desafio em tanto haha
Primeiramente eu já sabia das temperaturas do notebook e essa coisa de undervolt mas decidi tentar mesmo ao abrir um jogo leve (Left 4 Dead 2) e ver as temperaturas chegarem nos 95 graus
Meu notebook veio com a BIOS 1.9.0 e com isso o undervolt estava bloqueado. Primeira coisa que eu fiz foi um downgrade para a 1.8.0 e em seguida restaurei para as factory settings, mas infelizmente não desbloqueou nada.
Em seguida fiquei sabendo da substituição da .dll na system32. Coloquei meu pendrive ubuntu feliz da vida para tentar substituir o arquivo mas quem disse que o Linux vê o SSD padrão? Aí beleza, tentei o ERD Commander mas a UEFI resolveu não dar boot no pendrive nem com reza braba haha
Por fim consegui mas novamente, nada da partição, parece que nem existia
Por fim dei um "Take Ownership", substitui a .dll no quente e reiniciei o note. Ao abrir o ThrottleStop descobri que continuava bloqueado.
Já sem esperanças, fui na BIOS e dessa vez selecionei "Default BIOS Settings" e ao voltar ao windows para minha surpresa estava lá disponível!
Fiz o undervolt para -125mV e o clock para 3.4GhZ e o note agora fica na média dos 45-65 e não passa de 75 nem forçando ao máximo, e isso que até agora não ouvi os coolers mais

Valeu a todos pela ajuda, tutoriais e vários tópicos lidos do pessoal e agora é só aproveitar!
 
pelo que pesquisei a ax210 só é compatível com processadores de 10 geração.. correto?? Para os de 9 geração para trás ainda tem que ser a ax200..
Confirmo que o ax210 funciona no dell g3 3590, bem melhor que o adaptador da qualcomm.

wifi6.png
 
Na própria bios tem a opção de desativar as atualizações, depois tiro um print e posto aqui.
Fiz o downgrade pra 1.9.0 e consegui reabilitar o TS, e também gostaria de saber como fazer esse bloqueio de atualização na BIOS. Quando puder mostra pra gente.
 
Fiz o downgrade pra 1.9.0 e consegui reabilitar o TS, e também gostaria de saber como fazer esse bloqueio de atualização na BIOS. Quando puder mostra pra gente.

Acesse a BIOS e vá em "Security> UEFI Capsule Firmware Updates" e desative a opção.

Com essa opção desativada não será possível atualizar a BIOS via Windows Update ou LVFS (no Linux).
 
Que thermalpad gigante a Dell colocou no PCH do G3 3500 RTX 2060, tentar achar um igual no aliexpress e colocar no G5

9JssOkF.png
 
Tenho um dell g3 com a 1050ti e tenho o throttlestop habilitado aqui. Quando eu vou Valheim a temperatura tá chegando a 90 graus, será que meu undervolt não tá funcionando então? A versão da minha bios é 1.11.0
 
Esse supostamente seria o novo G5

Teria uma abertura inferior bem maior para entrada de ar

Dell_G5_15_refresh_3.png


Mais imagens

 
Esse supostamente seria o novo G5

Teria uma abertura inferior bem maior para entrada de ar

Dell_G5_15_refresh_3.png


Mais imagens


Tá quase um Alienware com essas saidas de ar, bem interessante realmente.
 
Galera como burrice nunca é demais esqueci a fonte do meu g3 3590, aqui tenho um antigo Inspiron 14 com uma fonte Dell 0y4m8k de 90w. Ela encaixa normalmente e até inicia o carregamento mas penso se utilizar ela no G3 poderia trazer algum problema ao notebook ou a fonte.

Alguém saberia?
 
Galera como burrice nunca é demais esqueci a fonte do meu g3 3590, aqui tenho um antigo Inspiron 14 com uma fonte Dell 0y4m8k de 90w. Ela encaixa normalmente e até inicia o carregamento mas penso se utilizar ela no G3 poderia trazer algum problema ao notebook ou a fonte.

Alguém saberia?

É de uma potência menor, né? Com certeza não vai carregar corretamente a bateria.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo