• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

É de uma potência menor, né? Com certeza não vai carregar corretamente a bateria.
Olha eu tenho o G7 7588. O mínimo dele é uma fonte de 130 watts, mas eu uso também uma de 90 watts para home e office. O que acontece, o processador fica com um clock menor e eu não uso a dgpu. Não sei se no seu modelo será assim.
 
Bom dia galera
Alguém renovou garantia do G5 recentemente?
Entrei em contato e estão pedindo 720 reais por mais 1 ano de basic on site. Acham que vale a pena?
 
Bom dia galera
Alguém renovou garantia do G5 recentemente?
Entrei em contato e estão pedindo 720 reais por mais 1 ano de basic on site. Acham que vale a pena?

Última vez que fiz cotação foi em junho de 2020, estava exatamente este preço, por um ano com suporte on site (G5 i7 9750H 1660Ti)
 
Recentemente adquiri um Dell G3 no impulso. Sempre fui um usuário que gosta de fuçar e descobrir as coisas mas esse notebook foi um desafio em tanto haha
Primeiramente eu já sabia das temperaturas do notebook e essa coisa de undervolt mas decidi tentar mesmo ao abrir um jogo leve (Left 4 Dead 2) e ver as temperaturas chegarem nos 95 graus
Meu notebook veio com a BIOS 1.9.0 e com isso o undervolt estava bloqueado. Primeira coisa que eu fiz foi um downgrade para a 1.8.0 e em seguida restaurei para as factory settings, mas infelizmente não desbloqueou nada.
Em seguida fiquei sabendo da substituição da .dll na system32. Coloquei meu pendrive ubuntu feliz da vida para tentar substituir o arquivo mas quem disse que o Linux vê o SSD padrão? Aí beleza, tentei o ERD Commander mas a UEFI resolveu não dar boot no pendrive nem com reza braba haha
Por fim consegui mas novamente, nada da partição, parece que nem existia
Por fim dei um "Take Ownership", substitui a .dll no quente e reiniciei o note. Ao abrir o ThrottleStop descobri que continuava bloqueado.
Já sem esperanças, fui na BIOS e dessa vez selecionei "Default BIOS Settings" e ao voltar ao windows para minha surpresa estava lá disponível!
Fiz o undervolt para -125mV e o clock para 3.4GhZ e o note agora fica na média dos 45-65 e não passa de 75 nem forçando ao máximo, e isso que até agora não ouvi os coolers mais

Valeu a todos pela ajuda, tutoriais e vários tópicos lidos do pessoal e agora é só aproveitar!
oi! qual o seu modelo? vc consegue me dizer um passo a passo pra esse procedimento por favor?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pesquisando no site da dell, a bios do g3 3500 é diferente do g3 3590 a mais recente do g3 3500 é a 1..7.1, e o TS fica travado pra undervolting
A versão 1.8.0 só pode ser colocada no g3 3590?
 
Última edição:
pessoal que tem o G3 a mais tempo, tem alguma experiência com ventoinha fazendo barulho de como se tivesse travado em algo? Cheguei em casa hoje e liguei o note normal, entrei na battlenet e fui jogar WOW, começou a fazer um barulho bem forte da ventoinha principal, como se tivesse enroscado alguma coisa nela, desliguei o note e abri, não achei nada de anormal, alguém já teve/passou por essa experiência? Aparentemente agora tá normal, temperaturas normais....
 
pessoal que tem o G3 a mais tempo, tem alguma experiência com ventoinha fazendo barulho de como se tivesse travado em algo? Cheguei em casa hoje e liguei o note normal, entrei na battlenet e fui jogar WOW, começou a fazer um barulho bem forte da ventoinha principal, como se tivesse enroscado alguma coisa nela, desliguei o note e abri, não achei nada de anormal, alguém já teve/passou por essa experiência? Aparentemente agora tá normal, temperaturas normais....
Tenho o dell g3 com o i59300h e a gtx 1650 e não percebi esse tipo de problema não amigo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém tem recomendação de dois pentes de 8GB para o G3 3500? Pode ser do AliExpress.
As memorias da puskill são mt boas
https://pt.aliexpress.com/item/33057629878.html

Mas eu comprei a hyperx 8gb ddr4 2666mhz pro meu note dell g3 3590 , geralmente tem umas promoções mt boas da hyperx na kabum que o preço dela fica mt bom , paguei 260 com frete na época , mas essa da puskill já e mt boa , mas em uma promoção da hyperx compensa mais pegar ela.

Essas memorias da puskill ja foram bem mais baratas tbm em ... lembro q elas tavam 160-180 reais 8gb ddr4 2666mhz , hj tão 222 reais ... tudo aumentou né.
 
Última edição:
oi! qual o seu modelo? vc consegue me dizer um passo a passo pra esse procedimento por favor?
Eu tenho um G3 3590 mas passo a passo mesmo infelizmente não tenho nenhum, principalmente a BIOS que foi basicamente baixar e rodar o instalador da 1.8.0.
Caso queira tentar o mesmo procedimento baixe a BIOS 1.8.0, instale normalmente como uma atualização de BIOS, em seguida coloque nas configurações de fábrica seguida das configurações da BIOS
Acho que deve ser o suficiente para desbloquear o ThrottleStop. Em último caso você tenta substituir a .dll
 
Eu tenho um G3 3590 mas passo a passo mesmo infelizmente não tenho nenhum, principalmente a BIOS que foi basicamente baixar e rodar o instalador da 1.8.0.
Caso queira tentar o mesmo procedimento baixe a BIOS 1.8.0, instale normalmente como uma atualização de BIOS, em seguida coloque nas configurações de fábrica seguida das configurações da BIOS
Acho que deve ser o suficiente para desbloquear o ThrottleStop. Em último caso você tenta substituir a .dll
Eu lembro que alguma bios antiga bloqueava realmente o throttlestop , mas foi so colocar em configurações de fabrica que ja desbloqueava , mas eu acho q nessa ultima versão da BIOS que é a 1.12.0 eu acho , não ta bloqueado o throttle não , pelomenos aqui ta normal ... me parece que a dell ta bloqueando de fabrica mesmo os novos dell g3 3500 com os processadores de 10 geração , o meu é o i5 9300h de 9 ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho um G3 3590 mas passo a passo mesmo infelizmente não tenho nenhum, principalmente a BIOS que foi basicamente baixar e rodar o instalador da 1.8.0.
Caso queira tentar o mesmo procedimento baixe a BIOS 1.8.0, instale normalmente como uma atualização de BIOS, em seguida coloque nas configurações de fábrica seguida das configurações da BIOS
Acho que deve ser o suficiente para desbloquear o ThrottleStop. Em último caso você tenta substituir a .dll
vc usa alguma base refrigeradora ou algum suporte pro seu dell g3 , estou planejando pegar uma agora depois de um ano já com o note kkkkk , agr q tenho dinheiro sobrando
 
Última edição:
Eu tenho um G3 3590 mas passo a passo mesmo infelizmente não tenho nenhum, principalmente a BIOS que foi basicamente baixar e rodar o instalador da 1.8.0.
Caso queira tentar o mesmo procedimento baixe a BIOS 1.8.0, instale normalmente como uma atualização de BIOS, em seguida coloque nas configurações de fábrica seguida das configurações da BIOS
Acho que deve ser o suficiente para desbloquear o ThrottleStop. Em último caso você tenta substituir a .dll
Venho aqui pra dar um retorno a essa resposta, agradecendo ao amigo e tbm pra encorajar o pessoal do G3 3500 com Intel i5 10th geração. Lendo aqui o fórum, achei um link que poderia dar certo, fazendo uma "alteração na BIOS", pelo que entendi. Sou leigo e nunca tinha pensado em me aventurar nisso aí antes. Meu G3 veio com a BIOS 1.7.1. Resumindo, eu abri o link, vi as instruções, confiei nelas e fiz o passo a passo. Deu tudo certo, desbloqueou e eu consegui fazer o undervolting no throtlestop. O computador, pra uso normal na internet, estudos e tal, tá ficando na casa de 58 a 60 graus, as ventoinhas nem ligam, e jogando CS não passou de 83 graus, pelo acompanhamento que fiz.... Fiquei mto feliz, ainda mas por ser leigo e nunca ter me aventurado nessas coisas um pouco mais avançadas.... Fica o meu agradecimento pelas informações que encontrei aqui e meu incentivo a outros amigos que quiserem fazero undervolting... No fim das contas o procedimento é até simples! Vou deixar o link que encontrei mais pra trás do fórum aqui embaixo. 👍🙏👊
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui está o post com o link...
 
Última edição:
Pessoal, adquiri recentemente um G5 5590, RTX 2060 reembalado (arrisquei pois o preço estava convidativo). Tô gostando do note, o que acontece é que uso pra fazer live streaming e a ventoinha é mto barulhenta, interferindo na live. Vi que o pessoal faz undervolting, mas quando fui acessar o app TrottleStop ele não deixa modificar as informações. Estou com a ultima versão da BIOS, acho que é 1.14.

Alguém tem alguma solução pro cooler não acionar tanto? Obrigado!
 
Pessoal, adquiri recentemente um G5 5590, RTX 2060 reembalado (arrisquei pois o preço estava convidativo). Tô gostando do note, o que acontece é que uso pra fazer live streaming e a ventoinha é mto barulhenta, interferindo na live. Vi que o pessoal faz undervolting, mas quando fui acessar o app TrottleStop ele não deixa modificar as informações. Estou com a ultima versão da BIOS, acho que é 1.14.

Alguém tem alguma solução pro cooler não acionar tanto? Obrigado!

Depende do que você está fazendo live, se for um game pesado mesmo que você configure no Alienware Command Center um perfil com rotação mais baixa, eventualmente ele vai aumentar para tentar reduzir o calor, especial quando o PCH passar de 60 e poucos graus.

De resto só com undervolt e underclock mesmo (especialmente o underclock é o que mais ajuda). Mas no caso dessa bios, só editando ela para liberar o undervolt, voltando algumas páginas vc encontra as instruções, é simples mas ao mesmo tempo existe um risco, por menor que seja, de você realizar uma alteração que venha a prejudicar a bios/sistema etc.
 
Depende do que você está fazendo live, se for um game pesado mesmo que você configure no Alienware Command Center um perfil com rotação mais baixa, eventualmente ele vai aumentar para tentar reduzir o calor, especial quando o PCH passar de 60 e poucos graus.

De resto só com undervolt e underclock mesmo (especialmente o underclock é o que mais ajuda). Mas no caso dessa bios, só editando ela para liberar o undervolt, voltando algumas páginas vc encontra as instruções, é simples mas ao mesmo tempo existe um risco, por menor que seja, de você realizar uma alteração que venha a prejudicar a bios/sistema etc.
Opa. Obrigado pelo retorno. Eu consegui realizar o undervolt. Coloquei em -165mv e até agora tudo certo. Não consegui testar muito pois tive que vir pro trabalho, mas vou fazer mais testes. Quanto ao underclock, ainda não fiz.

Com relação à troca da pasta térmica, alguém já fez? Vale a pena? Tô gostando do note, pelo preço que paguei nele (6.300) acho que compensou.

Minha live é só com fontes de câmera e audio, nada demais não.

Vou testar fazer live agora com o undervolt realizado e volto pra postar aqui meus resultados.
 
Opa. Obrigado pelo retorno. Eu consegui realizar o undervolt. Coloquei em -165mv e até agora tudo certo. Não consegui testar muito pois tive que vir pro trabalho, mas vou fazer mais testes. Quanto ao underclock, ainda não fiz.

Com relação à troca da pasta térmica, alguém já fez? Vale a pena? Tô gostando do note, pelo preço que paguei nele (6.300) acho que compensou.

Minha live é só com fontes de câmera e audio, nada demais não.

Vou testar fazer live agora com o undervolt realizado e volto pra postar aqui meus resultados.

Eu troquei a pasta térmica e não vi praticamente nenhuma diferença, mas não fiz undervolt nem nada pq não to querendo ficar editando bios e etc. Limitei só o clock e potencia do turboboost.

Pasta térmica que usei: Mastergel Maker
 
Eu troquei a pasta térmica e não vi praticamente nenhuma diferença, mas não fiz undervolt nem nada pq não to querendo ficar editando bios e etc. Limitei só o clock e potencia do turboboost.

Pasta térmica que usei: Mastergel Maker
Pode dizer como fez essa limitação do clock e turbo boost?
Aqui eu não precisei editar a BIOS, meu processador é de 9ª geração. Só resetei a bios pras configurações de fábrica e ja consegui realizar o undervolt.

Você obteve bons resultados com relação ao acionamento dos coolers?
 
Pode dizer como fez essa limitação do clock e turbo boost?
Aqui eu não precisei editar a BIOS, meu processador é de 9ª geração. Só resetei a bios pras configurações de fábrica e ja consegui realizar o undervolt.

Você obteve bons resultados com relação ao acionamento dos coolers?

Só conferir o tutorial da minha assinatura ou o tópico fixo aqui no forum que além do undervolt também mostro como fazer o underclock ( ao setar o clock vc já está limitando o turbo, no caso da tua CPU o ideal fica entre 3.0GHZ e 3.4 para games. Deste ponto em diante as temperaturas começam a subir mais, vai muito do que estiver rodando, mas 6 nucleos rodando em 3.4GHz já dão conta de praticamente tudo. Aqui com o 9750H tanto no G5, quanto Helios 3.0GHZ é o suficiente para BFV, Fortnite, Ark, Frostpunk, GTA V etc.

Para teu uso então deve ser bem tranquilo.
 
Só conferir o tutorial da minha assinatura ou o tópico fixo aqui no forum que além do undervolt também mostro como fazer o underclock ( ao setar o clock vc já está limitando o turbo, no caso da tua CPU o ideal fica entre 3.0GHZ e 3.4 para games. Deste ponto em diante as temperaturas começam a subir mais, vai muito do que estiver rodando, mas 6 nucleos rodando em 3.4GHz já dão conta de praticamente tudo. Aqui com o 9750H tanto no G5, quanto Helios 3.0GHZ é o suficiente para BFV, Fortnite, Ark, Frostpunk, GTA V etc.

Para teu uso então deve ser bem tranquilo.
Caramba, nem tinha reparado na assinatura, obrigado!

Fiz undervolt seguindo o video do Dan Ferreira e agora a máquina ta bem melhor, como eu ja havia comentado. Vou fazer agora a limitação do clock. Valeu mesmo.
 
Tentei fazer um over na tela e não rolou, o limite é 144Hz mesmo. Setei 170Hz e a tela fica piscando a cada 5 segundos, fui baixando e a mesma situação, até em 145Hz. Tem necessidade? Claro que não, só curiosidade mesmo, minha tela é essa NV156FHM-N4N (BOE084A), talvez quem tenha outro modelo de tela no seu notebook, consiga resultados melhores, com meu outro notebook de 60Hz, consigo ir a 90Hz.

Já o lado oposto foi possível, fiz underclock para 90Hz e rolou, ajuda na autonomia da bateria.
 
Caramba, nem tinha reparado na assinatura, obrigado!

Fiz undervolt seguindo o video do Dan Ferreira e agora a máquina ta bem melhor, como eu ja havia comentado. Vou fazer agora a limitação do clock. Valeu mesmo.

Então, o problema de 99% dos videos de undervolt é justamente não dar atenção ao underclock e vsync, pois existe aquela coisa de querer o clock máximo mesmo ele não sendo necessário. Mas para aumentar a durabilidade do seu sistema, quanto menor a temperatura do sistema melhor e no fim das contas o underclock acaba rendendo até mais que o undervolt, em combinação com o vsync a 60fps (em games pesados, se for CS competitivo ai dá para deixar correr solto).
 
Oi galera. Sei que não é o lugar certo, mas não tem tópico do meu laptop e como ele é Dell vou postar aqui...

Acho que descobri o problema do meu laptop rodar cs go travando... é o clock da cpu, quando baixa o clock da cpu, o fps despenca e o jogo trava muito...

o que eu já fiz:

plano de desempenho no alto desempenho
configurações do windows > configurações de elementos gráficos > setei csgo.exe para alto desempenho
painel da nvidia > configurações 3D > configurações globais e csgo.exe > modo de energia > mais alto desempenho

seguem prints para vocês verem, quando o clock está "alto", o fps fica alto, e o game roda super liso... quando o clock baixa, fica nos 800, 1000, o game fica todo travado, fps cai pra 40, 50, 60, tudo trava, não consigo jogar...

se alguém souber ajudar, vou ficar muito agradecido! lembrando que a cpu fica no máximo há 73ºC, e percebam que quando ela estava nessa temp, o fps era 131. quando a cpu estava há 68ºC, 226 fps, e o que não dá para entender, quando estava fria, 63ºC, o clock lá embaixo, 889 MHz, o fps estava em 57 kkkk.

windows 10 pro e todos drivers atualizados... supportassist "passado". uso o laptop no suporte octoo, e ar condicionado sempre, 23, 24, 25ºC a temp ambiente...

csgo-2021-04-16-19-38-28-436.png


csgo-2021-04-16-20-11-48-856.png


csgo-2021-04-16-20-12-29-002.png


csgo-2021-04-16-20-14-53-775.png


csgo-2021-04-16-20-15-00-961.png
 
Oi galera. Sei que não é o lugar certo, mas não tem tópico do meu laptop e como ele é Dell vou postar aqui...

Acho que descobri o problema do meu laptop rodar cs go travando... é o clock da cpu, quando baixa o clock da cpu, o fps despenca e o jogo trava muito...

o que eu já fiz:

plano de desempenho no alto desempenho
configurações do windows > configurações de elementos gráficos > setei csgo.exe para alto desempenho
painel da nvidia > configurações 3D > configurações globais e csgo.exe > modo de energia > mais alto desempenho

seguem prints para vocês verem, quando o clock está "alto", o fps fica alto, e o game roda super liso... quando o clock baixa, fica nos 800, 1000, o game fica todo travado, fps cai pra 40, 50, 60, tudo trava, não consigo jogar...

se alguém souber ajudar, vou ficar muito agradecido! lembrando que a cpu fica no máximo há 73ºC, e percebam que quando ela estava nessa temp, o fps era 131. quando a cpu estava há 68ºC, 226 fps, e o que não dá para entender, quando estava fria, 63ºC, o clock lá embaixo, 889 MHz, o fps estava em 57 kkkk.

windows 10 pro e todos drivers atualizados... supportassist "passado". uso o laptop no suporte octoo, e ar condicionado sempre, 23, 24, 25ºC a temp ambiente...

csgo-2021-04-16-19-38-28-436.png


csgo-2021-04-16-20-11-48-856.png


csgo-2021-04-16-20-12-29-002.png


csgo-2021-04-16-20-14-53-775.png


csgo-2021-04-16-20-15-00-961.png

Iae meu caro. Bom algumas coisas pra se levar em consideração. A primeira é: você esta jogando com o notebook conectado a fonte na tomada? Porque o meu note abaixa muito os clocks (tanto GPU quanto CPU) quando uso somente na bateria. Caso esteja utilizando com a fonte conectada, te indicaria a baixar o ThrottleStop na sua maquina, e utilizar o tutorial do GeekZilla relacionado a undervolt. (Peço permissão ao perfil GeekZilla para poder colocar o link aqui) Link: https://www.geekzilla.com.br/thrott...tutorial-completo-de-como-usar-este-programa/

Nele procure sobre a função "SpeedShift" que controla a variação de clock do processador, que o Geek explica direitinho como funciona e como deixar com a menor variação possível, o que provavelmente resolverá o seu problema.

Caso isso não resolva pode ser algo relacionado ao limite termico de seu processador, o que acho improvavel pelas temperaturas que apareceram nos seus prints.

No mais é isso, boa sorte!
 
Iae meu caro. Bom algumas coisas pra se levar em consideração. A primeira é: você esta jogando com o notebook conectado a fonte na tomada? Porque o meu note abaixa muito os clocks (tanto GPU quanto CPU) quando uso somente na bateria. Caso esteja utilizando com a fonte conectada, te indicaria a baixar o ThrottleStop na sua maquina, e utilizar o tutorial do GeekZilla relacionado a undervolt. (Peço permissão ao perfil GeekZilla para poder colocar o link aqui) Link: https://www.geekzilla.com.br/thrott...tutorial-completo-de-como-usar-este-programa/

Nele procure sobre a função "SpeedShift" que controla a variação de clock do processador, que o Geek explica direitinho como funciona e como deixar com a menor variação possível, o que provavelmente resolverá o seu problema.

Caso isso não resolva pode ser algo relacionado ao limite termico de seu processador, o que acho improvavel pelas temperaturas que apareceram nos seus prints.

No mais é isso, boa sorte!

Vou assistir o vídeo do Geek novamente e tentar fazer isso aí, muito obrigado.

O próximo laptop que vou comprar é um ThinkPad que eu suponho ter um melhor sistema de refrigeração, de preferência com um Ryzen... Apesar de amar a Dell, não tem mais como comprar esses laptops capados.

Segue um vídeo que eu gravei hoje tentando jogar GTA V... Comprei um Pentium 3 novo em 2021 kkk.


 
Vou assistir o vídeo do Geek novamente e tentar fazer isso aí, muito obrigado.

O próximo laptop que vou comprar é um ThinkPad que eu suponho ter um melhor sistema de refrigeração, de preferência com um Ryzen... Apesar de amar a Dell, não tem mais como comprar esses laptops capados.

Segue um vídeo que eu gravei hoje tentando jogar GTA V... Comprei um Pentium 3 novo em 2021 kkk.



Faz isso que vale a pena.
Faz um bom ajuste no clock e reduz a voltagen que ajuda muito e ele vai ficar muito bom.
Eles realmente deveriam ter um sistema melhor de refrigeração, mas acredito que são todos meio que parecido. Eu apanhei no inicio, agora está tudo calibrado, rodo GTA V com temperaturas boas e o clock em 3.2Ghz, bem fluído.
Aproveita pra dar uma limpada fisica no notebook.
 
Vou assistir o vídeo do Geek novamente e tentar fazer isso aí, muito obrigado.

O próximo laptop que vou comprar é um ThinkPad que eu suponho ter um melhor sistema de refrigeração, de preferência com um Ryzen... Apesar de amar a Dell, não tem mais como comprar esses laptops capados.

Segue um vídeo que eu gravei hoje tentando jogar GTA V... Comprei um Pentium 3 novo em 2021 kkk.



Na minha opinião, seu laptop não precisa nem de undervolt e muito menos que se mexa no clock dele, pelo menos por enquanto (TDP do processador é bem baixo, no máximo apenas 27 W). Já alertei aqui que underclock diminui sim desempenho em jogo e seu clock máximo pelos prints já fica relativamente baixo (o máximo ali é 2.6 mhz com apenas 36% de uso; também, o clock varia conforme o jogo). Procurei algo relacionado ao seu problema e vi alguém sugerindo atualizar a BIOS para a última versão e ver se o turbo boost está ativado nela.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo