[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Os drivers e o Windows estão atualizados, tudo com a última versão. E o turbo boost está ativado na BIOS, inclusive.

Testei várias opções no TS... Sem sucesso... Vou tentar seguir esse tutorial: De qualquer forma, mto obrigado galera.



Vou deixar os passos que fiz pra configurar o note, agora eu posso jogar CS GO e outros jogos normalmente... Sem o clock da CPU ficar igual à um Pentium 3!

Segui esses passos, no meu caso eu tinha 3 ou 4 "intel dynamic tuning generic participant" e um "intel dynamic tuning manager". Adicionei os IDs de hardware desses dispositivos no regedit, conforme orientação do link supracitado, reiniciei o PC, e o clock e a voltagem funcionaram corretamente. Porém, o jogo começou à trancar, acho que era stuttering, mas nesse caso era a GPU que não tinha "potência" suficiente, eu acho, porque estava em 600 MHz mais ou menos...

Então usei o TS para forçar o clock em 2.4 GHz para o CPU, após alguns testes, e penso que agora tanto a CPU quanto a GPU possuem energia suficiente para rodar corretamente.

GPU 1400 ~ 1700 MHz
CPU 2370 MHz
FPS 100 ~ 150 on CS GO match
 
Última edição:
Pessoal,

Semana passada entrei em contato para pegar um orçamento com extensão da garantia. O máximo que pude colocar foi até final de Novembro de 2023, cujos valores que me passaram foram:
930 - Basic on Site
1329 - Premium Support
1585 - Premium Support Plus (aquela do complete care)

Peguei a ultima pois tenho uma nenê que diversas vezes puxou o cabo de força, sem contar que sempre estou com café ou água perto do note e essa garantia cobre acidentes desse tipo.
 
Não encontrei nenhuma postagem a respeito aqui.
Será que só eu tive o azar de ser "premiado" com uma unidade (G5 com RTX2060) com Coil Whine?
Descobri agora a pouco o significado dessa palavra e é exatamente o que ocorre aqui.
Perguntei para alguns amigos a respeito, e já estavam achando que eu estava ficando doido: hardware fazendo barulho (chiadinho) quando rola a tela do navegador kkkk
Zero chance de ser as caixas de som dele, acontece quando está no mudo, e é bem no meio do teclado que se ouve.
Já notei quando rodo vídeos 1080p também, 4k não ocorre (aparentemente).
 
Pessoal,

Semana passada entrei em contato para pegar um orçamento com extensão da garantia. O máximo que pude colocar foi até final de Novembro de 2023, cujos valores que me passaram foram:
930 - Basic on Site
1329 - Premium Support
1585 - Premium Support Plus (aquela do complete care)

Peguei a ultima pois tenho uma nenê que diversas vezes puxou o cabo de força, sem contar que sempre estou com café ou água perto do note e essa garantia cobre acidentes desse tipo.
esses valores são para esses 3 anos? qual modelo do seu Note?
 
Opa
Alguém aqui tem um G3 3590 (i5 9300h) e já instalou hackintosh?
Se sim, pode dar um overview de como foi o processo, no que teve mais dificuldade, wi-fi e tal?
Valeu!
 
Oi galera. Sei que não é o lugar certo, mas não tem tópico do meu laptop e como ele é Dell vou postar aqui...

Acho que descobri o problema do meu laptop rodar cs go travando... é o clock da cpu, quando baixa o clock da cpu, o fps despenca e o jogo trava muito...

o que eu já fiz:

plano de desempenho no alto desempenho
configurações do windows > configurações de elementos gráficos > setei csgo.exe para alto desempenho
painel da nvidia > configurações 3D > configurações globais e csgo.exe > modo de energia > mais alto desempenho

seguem prints para vocês verem, quando o clock está "alto", o fps fica alto, e o game roda super liso... quando o clock baixa, fica nos 800, 1000, o game fica todo travado, fps cai pra 40, 50, 60, tudo trava, não consigo jogar...

se alguém souber ajudar, vou ficar muito agradecido! lembrando que a cpu fica no máximo há 73ºC, e percebam que quando ela estava nessa temp, o fps era 131. quando a cpu estava há 68ºC, 226 fps, e o que não dá para entender, quando estava fria, 63ºC, o clock lá embaixo, 889 MHz, o fps estava em 57 kkkk.

windows 10 pro e todos drivers atualizados... supportassist "passado". uso o laptop no suporte octoo, e ar condicionado sempre, 23, 24, 25ºC a temp ambiente...

csgo-2021-04-16-19-38-28-436.png


csgo-2021-04-16-20-11-48-856.png


csgo-2021-04-16-20-12-29-002.png


csgo-2021-04-16-20-14-53-775.png
Liga a tecla G (f7) pra jogar que fica de boa. Tb pra evitar trottle, usa o comando fps_max 144 (trava o fps em 144) e ele não vai esquentar nada no CS e seu FPS para de variar. Eu jogo CSGO e só de travar o fps em 144, para os problemas.
logico, se vc quiser combinar isso com o trottle stop fica melhor ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, ja postei isso aqui, mas vo postar de novo, não precisei de bios mod pra liberar o trottlestop no meu G3 3500 (10750h+2060rtx), apenas segui esse tutorial https://forum.hardmob.com.br/thread...ell-g3g5g7-core-10h-gen-comet-lake?p=15897076

É só fazer o pendrive, dar boot por ele, executar os comandos, resetar o PC e ta tudo liberado.

Em tese funciona com qualquer versão de bios, inclusive as mais atuais. Eu nao atualizei a minha, mas quem ta atualizado ai poderia confirmar pra nós.
 
Recentemente atualizei sem querer para a BIOS 1.14.0 (G5 5590). Já tinha o TS configurado e não tive nenhum problema nesse sentido, mas a função de energia híbrida veio junto com a atualização, pois quando a jogatina se intensifica acabo perdendo em torno de 5% de bateria. Isto é feito para não sacrificar a performance, mas e a questão da bateria a longo prazo? Sempre usei o note na tomada, e temo que esta função vá acabar deteriorando a bateria mais rapidamente do que seria esperado (tenho garantia até janeiro de 2024, mas todos sabemos que não cobre a bateria). Alguém tem alguma informação nesse sentido? Outra questão é a seguinte, existe alguma forma de desabilitar o modo de energia híbrida? Não sei até que ponto seria preferível sacrificar o hardware pela diferença oferecida no desempenho. Enfim, se alguém tiver algumas informações sobre este tema que possa compartilhar eu agradeço.
 
Pessoal, eu comprei esse notebook Dell G3 com rtx 2060, estou aguardando ele chegar. Ele esquenta tanto assim? Mesmo com base para notebook que vem com cooler? Eu vou usar para programação, web design e mineração de cripto. Se for quente como falam, vou devolver e pegar o helios 300 mesmo sendo mais caro.
 
Perguntei para alguns amigos a respeito, e já estavam achando que eu estava ficando doido: hardware fazendo barulho (chiadinho) quando rola a tela do navegador kkkk
Zero chance de ser as caixas de som dele, acontece quando está no mudo, e é bem no meio do teclado que se ouve.
Já notei quando rodo vídeos 1080p também, 4k não ocorre (aparentemente).
Não, já vi vários relatos de usuários do G5 com Coil Whine, inclusive aqui no fórum mesmo.. O meu quando eu comprei fazia bastante (cerca de 1 ano atrás), depois desencanei com isso e acabei esquecendo, agora que você falou voltei a reparar e nunca mais ouvi os barulhos, parece que parou do nada... Mas não encana com isso não que é normal...

Me lembro que quando fui pesquisar isso, vi que nos Dell existe uma opção na BIOS que dependendo do que estiver configurado ele é propenso a fazer mais barulho de Coil Whine. Agora não lembro nem do que se trata a opção, mas vou procurar aqui ver se acho e posto para você...
 
Não, já vi vários relatos de usuários do G5 com Coil Whine, inclusive aqui no fórum mesmo.. O meu quando eu comprei fazia bastante (cerca de 1 ano atrás), depois desencanei com isso e acabei esquecendo, agora que você falou voltei a reparar e nunca mais ouvi os barulhos, parece que parou do nada... Mas não encana com isso não que é normal...

Me lembro que quando fui pesquisar isso, vi que nos Dell existe uma opção na BIOS que dependendo do que estiver configurado ele é propenso a fazer mais barulho de Coil Whine. Agora não lembro nem do que se trata a opção, mas vou procurar aqui ver se acho e posto para você...

Bom saber que não sou o único kkkkk
Aqui tá bastante intenso, mas como uso fone de ouvido (quase o tempo todo) nem chega a incomodar.
Pode ser que tenha tido esse problema nos PCs anteriores, mas como tinha HD passou batido (pois parece barulho de HD lendo).
Mas como esse aqui não tem HD aí fiquei encanado kkkkk
Depois que descobri esse termo ("Coil Whine") achei bastante coisa a respeito no Google, principalmente no sentido de que não é um defeito, aí fique mais tranquilo.
Valeu
 
Manual de especificações do novo G5 5510


Melhorou o design em relação ao G5 5500, que não foi vendido aqui e similar ao G3 3590. Tem uma abertura maior para entrada de ar e saídas laterais e traseira de ar quente, como no G5 5590, então em refrigeração, tende a ser melhor

Decepcionou muito em conexões, frustrante e broxante, um downgrade inexplicável da Dell. Ele possui duas USB tipo A, pasmem, 2.0 e uma USB tipo A 3.2. Uma RJ-45, HDMI 2.0 e fone de ouvido P2. Não tem thunderbolt 3 ou 4, aliás, sequer tem USB tipo C e não possui leitor de cartão de memória.

Nem o Inspiron gaming 7567, era tão ruim em conexões. Espero que seja apresentado um provável G7 7510 sem esses problemas.
 
Manual de especificações do novo G5 5510


Melhorou o design em relação ao G5 5500, que não foi vendido aqui e similar ao G3 3590. Tem uma abertura maior para entrada de ar e saídas laterais e traseira de ar quente, como no G5 5590, então em refrigeração, tende a ser melhor

Decepcionou muito em conexões, frustrante e broxante, um downgrade inexplicável da Dell. Ele possui duas USB tipo A, pasmem, 2.0 e uma USB tipo A 3.2. Uma RJ-45, HDMI 2.0 e fone de ouvido P2. Não tem thunderbolt 3 ou 4, aliás, sequer tem USB tipo C e não possui leitor de cartão de memória.

Nem o Inspiron gaming 7567, era tão ruim em conexões. Espero que seja apresentado um provável G7 7510 sem esses problemas.
Boa, em relação a falta do USB-C, Thunderbolt e o HDMI na versão 2.0 acredito que seja por conta do modelo da placa de vídeo, nesse pdf se refere a 1650, nos Dell, a partir da 1650 Ti que vem com USB-C, o Thunderbolt a partir da 1660 Ti e o HDMI 2.1 só está disponível a partir das RTX30xx.
 
Sim verdade, não me atentei a esse detalhe, a versão com a RTX 3060 é melhor em conexões, em lançamentos a Dell divulga de forma meio atrapalhada as especificações, ainda assim o novo G5 5510 perde o miniDP e o leitor de cartões em relação ao G5 5590.

RilZnq3.png
 
logico, se vc quiser combinar isso com o trottle stop fica melhor ainda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, ja postei isso aqui, mas vo postar de novo, não precisei de bios mod pra liberar o trottlestop no meu G3 3500 (10750h+2060rtx), apenas segui esse tutorial https://forum.hardmob.com.br/thread...ell-g3g5g7-core-10h-gen-comet-lake?p=15897076

É só fazer o pendrive, dar boot por ele, executar os comandos, resetar o PC e ta tudo liberado.

Em tese funciona com qualquer versão de bios, inclusive as mais atuais. Eu nao atualizei a minha, mas quem ta atualizado ai poderia confirmar pra nós.

Na verdade é um bios mod, ele está alterando os parametros da bios que estão bloqueando o undervolt, o soft só disfarça e facilita o processo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim verdade, não me atentei a esse detalhe, a versão com a RTX 3060 é melhor em conexões, em lançamentos a Dell divulga de forma meio atrapalhada as especificações, ainda assim o novo G5 5510 perde o miniDP e o leitor de cartões em relação ao G5 5590.

RilZnq3.png

Máquina ficou interessante, mas realmente só vale nas versões com USB 3.2 e Thunderbolt. G7 de geração anterior já tinha TB e USB 3.0, então a Dell realmente tá com umas atualizações que mais parecem downgrade mesmo.
 
Esse notebook g3 3500 é uma churrasqueira mesmo kkkkk. Mesmo com 58° C no teclado, eu sinto como se estivesse mais quente. Bizarro. Vou ver se compro um teclado. E estou com uma base cooler com 110 de fluxo de ar no máximo.
 
Galera, tô com um problema sério. Tenho meu G3 3590 há mais ou menos 1 ano e meio, uso ele sempre conectado a tomada, dá pra contar nos dedos as vezes em que a bateria foi descarregada totalmente e em boa parte do tempo eu usei principalmente alimentação CA com o perfil apropriado no Dell Power Manager.

Há alguns dias, notei que a bateria não estava carregado, numa das poucas vezes em que eu usei fora do carregador. Daí bateu aquele gelo, pesquisei algumas soluções na internet, mas num lapso, eu resetei as configurações de fábrica da BIOS e a bateria voltou a carregar normalmente. Só que esse problema me aconteceu de novo, desliguei o notebook por cerca de 12 horas e quando o liguei, recebi a seguinte notificação:

7D9soGZ.png


E alguns momentos depois, essa:

6lJt6Wq.png


O que me deixa mais confuso, é que quando entro no próprio Dell Power Manager, o status da bateria é dado como excelente:

ilkFK7S.png


Devo ressaltar que assim que percebi que a bateria não estava carregando, ela se encontrava em 89%, e por alguns instantes ela recebeu carga, pois está em 91% atualmente. Lembrando que eu já removi o cabo da bateria quando limpei a tampa de baixo e quando fiz um upgrade na RAM, apesar de nenhum problema ter aparecido nessas ocasiões. Devo considerar a bateria morta? Alguém já passou por algo parecido, ou sabe de alguma solução?
 
Galera, tô com um problema sério. Tenho meu G3 3590 há mais ou menos 1 ano e meio, uso ele sempre conectado a tomada, dá pra contar nos dedos as vezes em que a bateria foi descarregada totalmente e em boa parte do tempo eu usei principalmente alimentação CA com o perfil apropriado no Dell Power Manager.

Há alguns dias, notei que a bateria não estava carregado, numa das poucas vezes em que eu usei fora do carregador. Daí bateu aquele gelo, pesquisei algumas soluções na internet, mas num lapso, eu resetei as configurações de fábrica da BIOS e a bateria voltou a carregar normalmente. Só que esse problema me aconteceu de novo, desliguei o notebook por cerca de 12 horas e quando o liguei, recebi a seguinte notificação:

7D9soGZ.png


E alguns momentos depois, essa:

6lJt6Wq.png


O que me deixa mais confuso, é que quando entro no próprio Dell Power Manager, o status da bateria é dado como excelente:

ilkFK7S.png


Devo ressaltar que assim que percebi que a bateria não estava carregando, ela se encontrava em 89%, e por alguns instantes ela recebeu carga, pois está em 91% atualmente. Lembrando que eu já removi o cabo da bateria quando limpei a tampa de baixo e quando fiz um upgrade na RAM, apesar de nenhum problema ter aparecido nessas ocasiões. Devo considerar a bateria morta? Alguém já passou por algo parecido, ou sabe de alguma solução?

Pode ser algum mal contato no cabo da bateria, por via das dúvidas instala também o HWInfo e verifica o nível de desgaste dela. Mas o sintoma parece ser mais de cabo com problema mesmo.
 
Pessoal, fiz um upgrade de memoria no meu G3 3500.
coloquei 2x8GB XPG Hunter 3000Mhz DDR4 (AX4S300038G17G-SBHT) veio escrito o modelo correto na memoria tambem.
porem ao invés de rodar a 2933Mhz, está rodando a 2666Mhz. alguem sabe o que pode ser?
 
Pode ser algum mal contato no cabo da bateria, por via das dúvidas instala também o HWInfo e verifica o nível de desgaste dela. Mas o sintoma parece ser mais de cabo com problema mesmo.
Espero muito que seja isso, vou abrir e conferir, daí posto o resultado. Por hora, a bateria está em 100%. Eu baixei o HWInfo e esse é o resultado:
MBRBt0c.png

Existe algo com o que eu deveria me preocupar?

Bateria morta não carrega mas fica aparecendo no Windows que está sendo carregada.
Se é assim, menos mal, não parece ser o meu caso.

Pessoal, fiz um upgrade de memoria no meu G3 3500.
coloquei 2x8GB XPG Hunter 3000Mhz DDR4 (AX4S300038G17G-SBHT) veio escrito o modelo correto na memoria tambem.
porem ao invés de rodar a 2933Mhz, está rodando a 2666Mhz. alguem sabe o que pode ser?
Posso estar enganado sobre o seu modelo, mas acredito que seja por que o limite da placa mãe seja de 2666mhz, assim como o meu G3.
 
Posso estar enganado sobre o seu modelo, mas acredito que seja por que o limite da placa mãe seja de 2666mhz, assim como o meu G3

entao, as memórias originais estavam rodando a 2933MHz.. por isso fiquei na dúvida!

e o código da memória no site da XPG está como 3000mhz tb!
 
entao, as memórias originais estavam rodando a 2933MHz.. por isso fiquei na dúvida!

e o código da memória no site da XPG está como 3000mhz tb!
Ah, então é viagem minha. Lembrei agora que os modelos mais novos da Dell estavam rodando a 3000mh mesmo... Será que não é questão de configurar a BIOS?
 
Pessoal, fiz um upgrade de memoria no meu G3 3500.
coloquei 2x8GB XPG Hunter 3000Mhz DDR4 (AX4S300038G17G-SBHT) veio escrito o modelo correto na memoria tambem.
porem ao invés de rodar a 2933Mhz, está rodando a 2666Mhz. alguem sabe o que pode ser?
Estranho, se limitou a 2666MHz, é porque essa deve ser a base máxima do SPD dele, se não estaria funcionando a 2933MHz que é o limite dos Intel 10th gen.

Veja se encontra a faixa de 2933MHz e 3000MHz no SPD através do CPU-Z ou AIDA64.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo