• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Perguntei pq estou no aguardo de um G15 5515 e pretendia já sumir com esse monte de lixo e tralhaware que vem de fabrica. Aproveitando, pessoal tava falando que a versão Ryzen tá vindo com a BIOS bloqueada, confere isso? Não tem um jeito "fácil" de resolver? Clear CMOS ou afins. Alguém que sofreu disso poderia relatar se foi resolvido?
 
Perguntei pq estou no aguardo de um G15 5515 e pretendia já sumir com esse monte de lixo e tralhaware que vem de fabrica. Aproveitando, pessoal tava falando que a versão Ryzen tá vindo com a BIOS bloqueada, confere isso? Não tem um jeito "fácil" de resolver? Clear CMOS ou afins. Alguém que sofreu disso poderia relatar se foi resolvido?
Realmente vem um monte de tralha instalada... acho que a melhor opção mesmo é instalar o windows limpo e instalar o ACC e o support assist para baixar e atualizar os drivers
 
Nova BIOS (1.18.0) para o Dell G5 5590 - 11/01/2022

Parece conter apenas correções de segurança.

Atualizei aqui e o undervolt no ThrottleStop continua funcionando.
 
Perguntei pq estou no aguardo de um G15 5515 e pretendia já sumir com esse monte de lixo e tralhaware que vem de fabrica. Aproveitando, pessoal tava falando que a versão Ryzen tá vindo com a BIOS bloqueada, confere isso? Não tem um jeito "fácil" de resolver? Clear CMOS ou afins. Alguém que sofreu disso poderia relatar se foi resolvido?
Bios bloqueada?
Aqui todas as opções estão disponíveis. Um relato que eu vi de bloquear foi da pessoa ter atualizado a bios pelo software de atualização da Dell. Aqui eu baixei o arquivo direto da página de downloads do modelo e atualizei para a mais recente (1.4.0)
 
Tenho sim, aceita 64GB tranquilo. O que importa é o limite de RAM que a Intel especifica, teoricamente aceita até 128GB, mas não existem pentes de 64GB DDR4 ainda.


Esqueçam isso de sistema original, baixem o windows 10 ou 11 direto da microsoft e só instalem o ACC. Ficará muito melhor.
oloco, então o G15 aceita acima de 32gb no fim das contas? Bom saber!
 
não é a mesma coisa, se atualizar uma ja atualizada ele não reescreve. e o afterburner faz uns desbloqueios que são irreversiveis, certamente se tiver uma nova atualização, ela vai so atualizar e não desfazer esses parametros modificados.
Irreversíveis irreversíveis mesmo? Como isso é possível? Então mexer nesse programa é muito arriscado!!
 
Irreversíveis irreversíveis mesmo? Como isso é possível? Então mexer nesse programa é muito arriscado!!
Ainda to esperando a fonte de onde ele tirou essa informação kkk

Até onde sei, as mudanças que você faz com o MSI Afterburner ficam até você reiniciar o PC. Caso você queira voltar para as configurações padrões, tem o botão de reset.
 
Última edição:
Já verificou se a sua VBIOS está atualizada?
Estava tudo atualizado, mas agora nem adianta mais mexer, eu mandei o notebook de volta para a Dell. Agora estou em dúvida entre pegar a versão Ryzen, ou desistir da Dell e comprar o Lenovo Legion 5 com RTX 2060 mesmo.

Os dois g15 intel que vieram, davam falha depois de att a bios, mesmo depois de fazer a instalação limpa do Windows 11, então decidi colocar o Windows 10, que por acaso resolveu todos os meus problemas, mas o técnico da Dell disse que se eu precisasse de ajuda ele não iria me atender, só se eu voltasse para o Windows 11 bugado.

O engraçado é que o sistema dava falha depois de atualizar a bios e me obrigava a formatar, mas depois de formatar o notebook a bios ficava atualizada, isso no Windows 11. Outra coisa, o Skyrim tinha parado de dar problema depois que eu coloquei o Windows 10, os problemas de bios também. 🤔
 
Tenho sim, aceita 64GB tranquilo. O que importa é o limite de RAM que a Intel especifica, teoricamente aceita até 128GB, mas não existem pentes de 64GB DDR4 ainda.


Esqueçam isso de sistema original, baixem o windows 10 ou 11 direto da microsoft e só instalem o ACC. Ficará muito melhor.

Bom saber, Ryzen tem limite de 64GB. Acho que mes que vem vou arriscar comprar umas na Newegg.

Alguem tem indicação de kit 64GB? Como faço para identificar se é X8 ou X16?
 
Para quem esta usando o G15 direto na mesa, como voces configuraram a bateria na bios? Eu estava olhando as opções de otimizar a bateria e notei a opção ACC que da a entender como priorizando a energia da tomada, é isso mesmo? Depois de limpar o G15 e ajustar as fans para 97% ele voltou a minerar em confortáveis 61º, o foda é que esta esquentando cada dia mais e daqui a pouco chega aquele verão tostador com 40º a noite, acho que nesses dias vou é cortar a mineração só por garantia.

Para quem perguntou o consumo de energia do note, segundo a tomada inteligente 105W~122W, são 80W da 3060 e 42W do Ryzen 5800H+Vega+tela limitado a 10W pelo ryzen controller, além do minerador estou rodando GPU-Z + Alienware Commander + Edge com bombcrypto e 1 instancia do MIR4 farmando xp insanamente, como mantenho a tela desligada 95% do tempo a leitura costuma ficar em 105W só sobe mesmo quando reaciono para atualizar meus baianinhos e checar a situação do MIR4 e minerador.
 
Vou trocar a pasta térmica do meu Note G3 e queria fazer algum teste de stress (usava o Aida64) para testar algumas pastas térmicas que tenho aqui em casa!!

Alguém recomenda algum programa para este fim?
 
Vou trocar a pasta térmica do meu Note G3 e queria fazer algum teste de stress (usava o Aida64) para testar algumas pastas térmicas que tenho aqui em casa!!

Alguém recomenda algum programa para este fim?
Cara, eu sempre gostei do OCCT..

 
Olá! Tenho um G15 modelo i7 com 3060 desde Novembro, ótimo notebook.

Estou tendo um problema quando jogo na questão de temperatura, por exemplo jogando um CS ou um PUBG, o processador chega a 90, 95 e bate até 100*.
Utilizo uma ótima base refrigerada em baixo e jogo em monitor externo.

Mesmo com o G ligado e a última bios permaneço com problema de temperatura.

Já a GPU bem tranquila, 80 graus na média.

Alguma dica para deixar o I7 mais frio?

Obrigado
 
Olá! Tenho um G15 modelo i7 com 3060 desde Novembro, ótimo notebook.

Estou tendo um problema quando jogo na questão de temperatura, por exemplo jogando um CS ou um PUBG, o processador chega a 90, 95 e bate até 100*.
Utilizo uma ótima base refrigerada em baixo e jogo em monitor externo.

Mesmo com o G ligado e a última bios permaneço com problema de temperatura.

Já a GPU bem tranquila, 80 graus na média.

Alguma dica para deixar o I7 mais frio?

Obrigado

Experimenta limitar o uso da CPU pra 99% no Windows, dessa forma ele não liga o turbo boost, e consequentemente vai rodar mais frio
 
Alguém tem indicação de SSD?
A intenção aqui é deixar 512 pra sistema + 1TB pra armazenamento. O SSD que vem de fábrica no G15 é satisfatório ou vale a pena trocar?

Minha ideia era comprar um SSD simples pra armazenamento e outro bem rápido para sistema.
Andei lendo sobre os XPG mas não sei qual modelo pegar... Tem também um Asgard azulzinho no Aliex que parece ser bem legal.
 
Alguém tem indicação de SSD?
A intenção aqui é deixar 512 pra sistema + 1TB pra armazenamento. O SSD que vem de fábrica no G15 é satisfatório ou vale a pena trocar?

Minha ideia era comprar um SSD simples pra armazenamento e outro bem rápido para sistema.
Andei lendo sobre os XPG mas não sei qual modelo pegar... Tem também um Asgard azulzinho no Aliex que parece ser bem legal.
Até onde andei vendo em vídeos e relatos na internet, o SSD que vem de fábrica é bom sim, e não tem necessidade de trocar, a não ser que você precise de dois SSDs de 1TB.

Eu pretendo pegar esse ssd dps que o meu G15 chegar: https://pt.aliexpress.com/item/1005002688236048.html
 
Olá! Tenho um G15 modelo i7 com 3060 desde Novembro, ótimo notebook.

Estou tendo um problema quando jogo na questão de temperatura, por exemplo jogando um CS ou um PUBG, o processador chega a 90, 95 e bate até 100*.
Utilizo uma ótima base refrigerada em baixo e jogo em monitor externo.

Mesmo com o G ligado e a última bios permaneço com problema de temperatura.

Já a GPU bem tranquila, 80 graus na média.

Alguma dica para deixar o I7 mais frio?

Obrigado
Eu não sei se fiz algo que não vale nada, mas eu baixei o ThrottleStop, ao invés de fazer todo aquele procedimento de undervolt e tudo mais, eu só habilitei e travei o PROCHOT em 20, assim quando o processador atinge 80º ele freia, ao invés de esperar para chegar em 100º para isso...até agora não tive problema em nenhum game, inclusive os que utilizam bem a CPU que são feitos na Unreal Engine. Detalhe que para fazer este procedimento não preciso de destravar BIOS e nem nada....é algo super simples de fazer.

Mas igual falei, eu não sei se isso é um "engana bobo" ou se realmente ele reduz a margem crítica de uso para uma margem de temperatura melhor e mais segura.
 
Até onde andei vendo em vídeos e relatos na internet, o SSD que vem de fábrica é bom sim, e não tem necessidade de trocar, a não ser que você precise de dois SSDs de 1TB.

Eu pretendo pegar esse ssd dps que o meu G15 chegar: https://pt.aliexpress.com/item/1005002688236048.html

Legal. Tinha visto esse S11 e o S10, vou dar uma procurada depois nas diferenças deles.

Se algum colega comprou alguma memória da China e puder relatar se funcionou certinho, aceito indicações também!
 
Alguém tem indicação de SSD?
A intenção aqui é deixar 512 pra sistema + 1TB pra armazenamento. O SSD que vem de fábrica no G15 é satisfatório ou vale a pena trocar?

Minha ideia era comprar um SSD simples pra armazenamento e outro bem rápido para sistema.
Andei lendo sobre os XPG mas não sei qual modelo pegar... Tem também um Asgard azulzinho no Aliex que parece ser bem legal.

Aqui eu deixei o ssd de fabrica pro sistema+office+alguns programas e comprei um S11 Lite mesmo de 1TB como secundario. Futuramente talvez eu comprei mais um de 1TB com spec melhor. Meu foco agora é memoria ram.
 
Pessoal, uma dúvida... Andei vendo uns comentários de gringos na internet falando que a RTX 3060 dos G15 com Intel tem o TDP mais baixo que os modelos Ryzen. (115-125w no Ryzen e 90w no Intel). Alguém sabe se essa informação procede? Pq se sim, a versão com Ryzen acaba compensando bem mais.
 
Não procede, RTX 3060 do Intel é 115W e com o modo G ativado vai para 130W
 
Olá! Tenho um G15 modelo i7 com 3060 desde Novembro, ótimo notebook.

Estou tendo um problema quando jogo na questão de temperatura, por exemplo jogando um CS ou um PUBG, o processador chega a 90, 95 e bate até 100*.
Utilizo uma ótima base refrigerada em baixo e jogo em monitor externo.

Mesmo com o G ligado e a última bios permaneço com problema de temperatura.

Já a GPU bem tranquila, 80 graus na média.

Alguma dica para deixar o I7 mais frio?

Obrigado
Chama o afterburner e limite um pouco as velocidade e memória da sua gpu para gerar um pouco menos de calor, na verdade bem menos, também é bom usar um programa que permita diminuir a velocidade e consumo do processador(ThrottleStop/Ryzen Controller), se não estiver usando adicione um notepal ao note para ajudar a refrescar, ou pelo menos erga a traseira um pouco da mesa para facilitar a captura de ar fresco.
Tem varios videos dos caras da dell falando que o notebook foi feito para rodar em 90~100º e que eles conseguem rodar de boa até 110º, mas isso não pe legal num pais tropical com o o nosso, afinal quem quer jogar num forno elétrico, especialmente se estiver usando o teclado e touchpad né?
 
Olá! Tenho um G15 modelo i7 com 3060 desde Novembro, ótimo notebook.

Estou tendo um problema quando jogo na questão de temperatura, por exemplo jogando um CS ou um PUBG, o processador chega a 90, 95 e bate até 100*.
Utilizo uma ótima base refrigerada em baixo e jogo em monitor externo.

Mesmo com o G ligado e a última bios permaneço com problema de temperatura.

Já a GPU bem tranquila, 80 graus na média.

Alguma dica para deixar o I7 mais frio?

Obrigado

1- Undervolt
2- Underclock de GPU e CPU (reduzir o boost ou desabilitar no caso do i7)
3- Limitar o fps a 60

Essas 3 medidas já fazem uma grande diferença. No afterburner você pode criar perfis diferentes para situações diferentes (games).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo