• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Fala pessoal, para deixar registrado aqui com intuito de ajudar os outros proprietários do DELL G15 5511 (I7 + RTX3060).
Após a atualização da ultima BIOS (2 semanas atrás) minha máquina começou apresentar o erro de "NO POWER" (declarado pelo suporte técnico da DELL).
Basicamente o erro era o seguinte, uma vez que desligava a máquina sem ela estar conectada ao carregador portátil, já não ligava mais e nem dava a luz da bateria no notebook, ou seja, totalmente morto. A alternativa de iniciar a máquina novamente só era possível quando eu desconectava a bateria interna da placa-mãe e drenava o restante de energia na placa (Segurar o botão de power 15seg sem a bateria interna estar conectada).
Como estou a dias de sair do país, de prontidão entrei em contato com a DELL e entreguei a maquina para assist técnica (OBS: PIOR ATENDIMENTO POSSÍVEL, FORAM MAIS DE 5 LIGAÇÕES).
Para minha sorte até o momento, me encaminharam para uma parceira de dell (PROXXI) onde pude pessoalmente conversar com o tecnico e averiguar a situação.
O chamado ainda está em execução mas o problema identificado foi da placa-mãe. Segundo o técnico, os primeiros lotes de G15 que foram vendidos, estão com problemas na parte de energia da motherboard e que a Dell já está produzindo e entregando a versão 1.0 da placa-mãe. Não sei ao certo se essas placas já estão saindo nos laptops (retail) ou se somente para quem está na mesma situação que a minha, que seria de problemas na placa, pois as peças estão vindo diretamente da China sendo que este modelo de G15 e o Alienware M15 R6 estão sendo produzidos no Brasil.

Enfim, fica meu relato de como estão caminhando as coisas sobre os problemas e o modo operante da dell para reparo.
que versao e tua placa mae
 
Eu acho mais perigoso deixar na mão de um "técnico" do que fazer por conta própria. Não é difícil fazer uma limpeza e troca de pasta térmica por conta própria, você faz isso em menos de 1 hora.

É mais perigoso alguem que nunca fez isso, tentar fazer sozinho. É fácil demais encostar uma chave philips em algum componente e dar curto. Fazer força demais em alguma part do pcb.

Melhor algum indicar uma assistencia de confiança mesmo.
 
To na busca de uma ram nova pro meu G15 3590 e pelo que eu entendi esse modelo da adata funciona (link)
Alguém pode me confirmar?
Sabem recomendar alguma mais barata que essa? 16gb 2666mhz ta por 350, vi as da crucial a uns 100 reais mais barata mas não botei muita fé de serem originais
 
É mais perigoso alguem que nunca fez isso, tentar fazer sozinho. É fácil demais encostar uma chave philips em algum componente e dar curto. Fazer força demais em alguma part do pcb.

Melhor algum indicar uma assistencia de confiança mesmo.
Hoje em dia tem vários videos que ensinam a abrir o notebook.
A principal dica que dou é: abriu o note, primeira coisa a fazer é desconectar a bateria e deixar uns 5 minutos quieto.
Já mandei um notebook meu para o saco pq inventei de mexer nele sem desconectar a bateria, o parafuso caiu e deu curto.
Com note de cliente sempre tenho mais paciência e calma.
 
Meu teclado parou de açender, reinstalei o command center mas n volta.
Alguem ja pegou este bug ?
 
Meu teclado parou de açender, reinstalei o command center mas n volta.
Alguem ja pegou este bug ?
Se reinstalar o awcc não funcionou, vi gente reinstalando a bios pra resolver.
 
Pessoal, qual seria o preço justo para vender um Dell G3 3590 em estado de novo com caixa na seguinte configuração: i5 9300h 16gb ram corsair vengeance, 500gb ssd samsung evo, 1 tb hd.
 
Pessoal, qual seria o preço justo para vender um Dell G3 3590 em estado de novo com caixa na seguinte configuração: i5 9300h 16gb ram corsair vengeance, 500gb ssd samsung evo, 1 tb hd.

Com a GTX 1650? Eu diria na faixa dos R$4000, dependendo da época, por ai, pois por R$4600 você compra um Nitro 5 novo com o mesmo config.
 
Estou com um Dell G3 (i5 10300H + 1650TI)

Não manjo muito de Throttlestop mas de acordo com o que segui, desbloquei a trava do G3 e fiz um undervolting e diminui o boost, está estavel a 2 semanas, estou usando uma pasta termica simples (Rise Mode Silver Frost), alguém recomenda alguma pasta melhor, e se caso eu usar uma base com cooler as temps (que já estão boas (Máximo 75° em dias quentes)) melhora mais e assim podendo usar com boost maior?


Abaixo como está o meu Throttlestop para caso possam me dar mais alguma dica.

CPU Core: -295.9
CPU Cache: -70,3
Turbo: Máximo 3300Mhz

 
Estou com um Dell G3 (i5 10300H + 1650TI)

Não manjo muito de Throttlestop mas de acordo com o que segui, desbloquei a trava do G3 e fiz um undervolting e diminui o boost, está estavel a 2 semanas, estou usando uma pasta termica simples (Rise Mode Silver Frost), alguém recomenda alguma pasta melhor, e se caso eu usar uma base com cooler as temps (que já estão boas (Máximo 75° em dias quentes)) melhora mais e assim podendo usar com boost maior?


Abaixo como está o meu Throttlestop para caso possam me dar mais alguma dica.

CPU Core: -295.9
CPU Cache: -70,3
Turbo: Máximo 3300Mhz


A relação ideal entre core e cache fica em algum ponto entre 1,5 a 2 por 1. Seu core está muito baixo e provavelmente o CPU apenas ignora um valor tão baixo (no core).
 
Com a GTX 1650? Eu diria na faixa dos R$4000, dependendo da época, por ai, pois por R$4600 você compra um Nitro 5 novo com o mesmo config.
Esqueci de mencionar, ele tem uma GTX 1050
 
A relação ideal entre core e cache fica em algum ponto entre 1,5 a 2 por 1. Seu core está muito baixo e provavelmente o CPU apenas ignora um valor tão baixo (no core).
Não entendi, poderia explicar de outra forma?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dá para ver que não está aplicando isso pelo print

Errei em algo? poderia me explicar o que fiz de errado para ajustar?
 
Não entendi, poderia explicar de outra forma?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Errei em algo? poderia me explicar o que fiz de errado para ajustar?
Os Intel 8a e 9a geração têm um potencial de undervolt muito grande e o ponto ideal entre o undervolt do core e do cache fica em algum lugar dentro da proporção 1,5 a 2:1. Significa que se o valor do seu cache é -70mV, o ponto ideal do seu core vai estar em algum ponto entre -105mV e -140mV. Nos Intel de 10a geração a Intel "apertou" mais o ajuste de tensão para conseguir extrair mais desempenho de uma arquitetura antiga, mas a princípio a proporção é a mesma, só não atingem números tão baixos. Se já testou e tem certeza que seu sistema é totalmente estável com, no máximo, -70mV no cache, começa com core e cache iguais, com -70mV, e roda o Cinebech R|23 acompanhando os clocks/temperaturas. O cache é muito mais sensível nesses processadores e é o fator limitante. Sempre inicie o benchmark em temperatura idle para igualar as condições de todos os testes. Depois baixe o core para -105mV e rode o Cinebench novamente acompanhando os mesmos parâmetros. Vá baixando o core de -5 ou -10mV até atingir os -140mV. A partir de certo ponto não vai haver mais ganhos na pontuação e em temperaturas/clocks. Este será o ponto ideal da sua CPU.

Outra coisa, porque em vez de limitar o clock você não limita o power? Limitar o clock impede seu processador de entregar seu máximo mesmo em cargas dinâmicas de curta/média duração. Limitar o power faz com que seu CPU gerencie o clock de acordo com a demanda dentro do power estabelecido. Baixe o ThrottleStop 9.4.2 porque ele tem um ajuste de limitação de power mais refinado. Isso de versão beta é pura bobagem. Já li diversos comentários do próprio desenvolvedor do ThrttleStop que todas as versões disponibilizadas no Techpowerup são estáveis. Ser beta ou não é uma questão de certificação do software para o windows. Com a versão 9.4.2 você deve marcar a caixinha à direita de MMIO na janela TPL. Isso impede que um possível ajuste secundário do PL1 definido pela dell sobreponha o power que definiu.

Se você busca temperaturas melhores e desempenho mais estável, além do undervolt na CPU, deve fazer também na GPU. Sistema de refrigeração compartilhado, diminuir as temperaturas de um ajuda o outro.

Sobre pasta térmica, atualmente estou com duas em casa. Thermalright TFX e Noctua NT-H2. A Noctua é muito mais fácil de aplicar, se você não tem muita experiência recomendo em vez da Thermalright. Sobre a durabilidade em notebooks, a Thermalright, bem aplicada, acredito que dure mais, mas estou com a Noctua há mais de 4 meses no meu notebook principal de trabalho sem degradação de desempenho.
Acredito que se fizer o repaste vai ficar espantado com a diferença. Eu já ajustei um G3 de um amigo há algum tempo. Troca da pasta térmica, undervolt na CPU e na GPU. Ele ganhou outro notebook. Detalhe que o dele é o i7-10750H com RTX 2060... difícil de domar! O seu é tranquilo!
 
Última edição:
Os Intel 8a e 9a geração têm um potencial de undervolt muito grande e o ponto ideal entre o undervolt do core e do cache fica em algum lugar dentro da proporção 1,5 a 2:1. Significa que se o valor do seu cache é -70mV, o ponto ideal do seu core vai estar em algum ponto entre -105mV e -140mV. Nos Intel de 10a geração a Intel "apertou" mais o ajuste de tensão para conseguir extrair mais desempenho de uma arquitetura antiga, mas a princípio a proporção é a mesma, só não atingem números tão baixos. Se já testou e tem certeza que seu sistema é totalmente estável com, no máximo, -70mV no cache, começa com core e cache iguais, com -70mV, e roda o Cinebech R|23 acompanhando os clocks/temperaturas. O cache é muito mais sensível nesses processadores e é o fator limitante. Sempre inicie o benchmark em temperatura idle para igualar as condições de todos os testes. Depois baixe o core para -105mV e rode o Cinebench novamente acompanhando os mesmos parâmetros. Vá baixando o core de -5 ou -10mV até atingir os -140mV. A partir de certo ponto não vai haver mais ganhos na pontuação e em temperaturas/clocks. Este será o ponto ideal da sua CPU.

Outra coisa, porque em vez de limitar o clock você não limita o power? Limitar o clock impede seu processador de entregar seu máximo mesmo em cargas dinâmicas de curta/média duração. Limitar o power faz com que seu CPU gerencie o clock de acordo com a demanda dentro do power estabelecido. Baixe o ThrottleStop 9.4.2 porque ele tem um ajuste de limitação de power mais refinado. Isso de versão beta é pura bobagem. Já li diversos comentários do próprio desenvolvedor do ThrttleStop que todas as versões disponibilizadas no Techpowerup são estáveis. Ser beta ou não é uma questão de certificação do software para o windows. Com a versão 9.4.2 você deve marcar a caixinha à direita de MMIO na janela TPL. Isso impede que um possível ajuste secundário do PL1 definido pela dell sobreponha o power que definiu.

Se você busca temperaturas melhores e desempenho mais estável, além do undervolt na CPU, deve fazer também na GPU. Sistema de refrigeração compartilhado, diminuir as temperaturas de um ajuda o outro.

Sobre pasta térmica, atualmente estou com duas em casa. Thermalright TFX e Noctua NT-H2. A Noctua é muito mais fácil de aplicar, se você não tem muita experiência recomendo em vez da Thermalright. Sobre a durabilidade em notebooks, a Thermalright, bem aplicada, acredito que dure mais, mas estou com a Noctua há mais de 4 meses no meu notebook principal de trabalho sem degradação de desempenho.
Acredito que se fizer o repaste vai ficar espantado com a diferença. Eu já ajustei um G3 de um amigo há algum tempo. Troca da pasta térmica, undervolt na CPU e na GPU. Ele ganhou outro notebook. Detalhe que o dele é o i7-10750H com RTX 2060... difícil de domar! O seu é tranquilo!

Obrigado pelas explicações.
 
Os Intel 8a e 9a geração têm um potencial de undervolt muito grande e o ponto ideal entre o undervolt do core e do cache fica em algum lugar dentro da proporção 1,5 a 2:1. Significa que se o valor do seu cache é -70mV, o ponto ideal do seu core vai estar em algum ponto entre -105mV e -140mV. Nos Intel de 10a geração a Intel "apertou" mais o ajuste de tensão para conseguir extrair mais desempenho de uma arquitetura antiga, mas a princípio a proporção é a mesma, só não atingem números tão baixos. Se já testou e tem certeza que seu sistema é totalmente estável com, no máximo, -70mV no cache, começa com core e cache iguais, com -70mV, e roda o Cinebech R|23 acompanhando os clocks/temperaturas. O cache é muito mais sensível nesses processadores e é o fator limitante. Sempre inicie o benchmark em temperatura idle para igualar as condições de todos os testes. Depois baixe o core para -105mV e rode o Cinebench novamente acompanhando os mesmos parâmetros. Vá baixando o core de -5 ou -10mV até atingir os -140mV. A partir de certo ponto não vai haver mais ganhos na pontuação e em temperaturas/clocks. Este será o ponto ideal da sua CPU.

Outra coisa, porque em vez de limitar o clock você não limita o power? Limitar o clock impede seu processador de entregar seu máximo mesmo em cargas dinâmicas de curta/média duração. Limitar o power faz com que seu CPU gerencie o clock de acordo com a demanda dentro do power estabelecido. Baixe o ThrottleStop 9.4.2 porque ele tem um ajuste de limitação de power mais refinado. Isso de versão beta é pura bobagem. Já li diversos comentários do próprio desenvolvedor do ThrttleStop que todas as versões disponibilizadas no Techpowerup são estáveis. Ser beta ou não é uma questão de certificação do software para o windows. Com a versão 9.4.2 você deve marcar a caixinha à direita de MMIO na janela TPL. Isso impede que um possível ajuste secundário do PL1 definido pela dell sobreponha o power que definiu.

Se você busca temperaturas melhores e desempenho mais estável, além do undervolt na CPU, deve fazer também na GPU. Sistema de refrigeração compartilhado, diminuir as temperaturas de um ajuda o outro.

Sobre pasta térmica, atualmente estou com duas em casa. Thermalright TFX e Noctua NT-H2. A Noctua é muito mais fácil de aplicar, se você não tem muita experiência recomendo em vez da Thermalright. Sobre a durabilidade em notebooks, a Thermalright, bem aplicada, acredito que dure mais, mas estou com a Noctua há mais de 4 meses no meu notebook principal de trabalho sem degradação de desempenho.
Acredito que se fizer o repaste vai ficar espantado com a diferença. Eu já ajustei um G3 de um amigo há algum tempo. Troca da pasta térmica, undervolt na CPU e na GPU. Ele ganhou outro notebook. Detalhe que o dele é o i7-10750H com RTX 2060... difícil de domar! O seu é tranquilo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem como salvar e mandar as config que VC fez? O seu é ryzen?
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem como salvar e mandar as config que VC fez? O seu é ryzen?
Estamos comentando sobre o G3! Ryzen para notebooks não permite undervolt.
 
G15 com promoção nas americanas agora:

G15 Ryzen 5800h e rtx 3060


R$ 8.090,07 - 10%(saldao10)= 7281,06




Como estão as bios mais recentes?
Faz tempo que eu vendi meu G15 e quero pegar outro..srs

Vi o predator novo, mas tá uma porcaria... o 5i nem existe a venda, e qndo aparece está mto mais caroo... E ainda tem a tela porca afff
 
G15 com promoção nas americanas agora:

G15 Ryzen 5800h e rtx 3060


R$ 8.090,07 - 10%(saldao10)= 7281,06




Como estão as bios mais recentes?
Faz tempo que eu vendi meu G15 e quero pegar outro..srs

Vi o predator novo, mas tá uma porcaria... o 5i nem existe a venda, e qndo aparece está mto mais caroo... E ainda tem a tela porca afff
quer comprar o meu G15 com RTX 3050? ai eu compro o outro.
 
quer comprar o meu G15 com RTX 3050? ai eu compro o outro.

O modelo 3050 não serve no meu uso, preciso uma tela acima da média..

Tem bastante estoque há dias

Semana passada eu olhei e não tinha...
Olhei o site agora e apareceu...kkk

Mas o preço é mto acima do pagável, R$ 9.360,00. O G15 custa 2k a menos.

E ainda tem o fator da tela, lenovo safada
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo