[Tópico Oficial] - Dicas de Terminal OS X

Mr_Phillip

QVATRE BASS
Registrado
Olá galera, acho que seria uma boa iniciativa se pudéssemos compartilhar dicas que podem ser digitadas no TERMINAL do MAC OS X para melhorar a usabilidade, adicionar novos recursos ao sistema, desabilitar/habilitar funções escondidas e afins.

Quem achar dicas interessantes que podem ser feitas via TERMINAL, postem aqui no tópico, que eu Editarei o primeiro post e tentarei organizar todas as Dicas.

Espero que dê certo esta iniciativa.

Abraços!!


OBS.: Em alguns comandos, será obrigatório o uso da SENHA do usuário. Preste atenção quando a palavra SUDO aparecer antes do comando, ela indica que esse comando necessita de permissão do administrador através de sua senha. Esta senha, é a mesma senha de Login de usuário do Mac OS X.

_______________________________________________

Dica 1 - Como Habilitar a Seleção de Textos no Quick Look do Finder (Não funciona no El Capitan)

Bom, como vocês sabem, o Quick Look (quando você aperta a tecla ESPAÇO do teclado) permite que você visualize o arquivo antes de abri-lo, como se fosse um Preview. Acho essa função do Finder bastante útil, pois se você quer apenas verificar uma informação, não precisa nem abrir um Aplicativo para tal. Mas uma coisa que ele poderia ter, era Selecionar o Texto (caso seja um documento de texto ou planilha) eliminando o fato de abrir o documento no aplicativo específico.

Mas isso pode ser feito!! Via Terminal!! Vejam abaixo como funciona:

- Abra o Terminal;
- Digite a linha de código abaixo e pressione enter para confirmar:

defaults write com.apple.finder QLEnableTextSelection -bool TRUE

- Logo após digite mais essa linha pressionando Enter no final, para dar um Restart no Finder:

killall Finder

Pronto, seu Quick Look agora tem a função de Selecionar o Texto!!

Caso queira voltar ao padrão, ou seja, sem a seleção de texto, no Terminal digite e pressione Enter para confirmar:

defaults delete com.apple.finder QLEnableTextSelection

e logo após

killall Finder


Dica 2 - Desabilitar o Sensor de Movimento Brusco (Sudden Motion Sensor)

Não sei se vocês sabem, mas os MacBooks têm um Sensor de Movimento, que capta vibrações pesadas provenientes do ambientes. As peças internas do MacBooks podem sofrer desgaste se colocando em um ambiente de vibrações constantes, como por exemplo, uma boate (usado pelos DJ's). Detectado tais vibrações, o MacBook automaticamente para tudo que está fazendo e se desliga, por proteção.

Só que esse Sensor é bem específico, a maioria dos usuários, utilizam-o em casa, ou no trabalho, ou na faculdade, e mesmo em um ambiente externo a esses citados, as vibrações não são suficientes para prejudicar o equipamento. Com ele ligado, o Macbook passa a consumir mais bateria, pois é um elemento a mais ligado fazendo o monitoramento.

Para quem quiser desabilitar, afim de ter um pequeno ganho na bateria siga os passos abaixo no Terminal:

- Abra o Terminal;

- Após aberto, vamos verificar se o seu sensor está realmente ligado ou não, digitando a seguinte linha de comando e pressionando Enter ao final:

sudo pmset -g

- Aparecerá uma Lista indicando alguns parâmetros, procure pela linha SMS (Sudden Motion Sensor). Se por acaso o Valor estiver igual a 1, significa que está LIGADO, se por acaso estiver em 0 (zero), significa que está DESLIGADO.

- Para desabilitar, digite o seguinte comando pressionando Enter ao final:

sudo pmset -a sms 0

- Verifique se o valor mudou para 0 (Zero) utilizando o comando anterior (sudo pmset -g).

- Caso queira voltar a configuração padrão, ou seja, SMS LIGADO, digite:

sudo pmset -a sms 1

Dica 3 - Desabilitar a Aceleração do Mouse e Trackpad

Para quem não sabe, o mouse e o trackpad tem uma aceleração, ou seja, a velocidade do cursor varia de acordo com movimento do seu dedo de forma acelerada, se você passar o dedo no trackpad por exemplo lentamente o cursor se moverá adquirindo velocidade aos poucos. Isso pode ser evidenciado em GAMES, que necessitam de resposta rápida do cursor, mas com a aceleração ativada o movimento se torna retardado.

O Windows o mouse se comporta de forma linear, logo as pessoas preferem tal configuração. Você pode desabilitar essa aceleração via TERMINAL.

Para conferir qual aceleração está configurada digite o código abaixo pressionando Enter ao final:

defaults read .GlobalPreferences com.apple.mouse.scaling

Aparecerá um valor na tela, que por padrão deverá ser "3" (Três).

Para que possamos eliminar a aceleração, precisamos que esse valor seja igual a -1 (Um negativo). Façamos o seguinte então:

defaults write .GlobalPreferences com.apple.mouse.scaling -1

Após isso, você precisará reiniciar a máquina para que a mudança tenha efeito.

Para retornar as configurações padrões, basta ir no Painel de Preferências e modificar a velocidade do Mouse para qualquer valor, que automaticamente a aceleração é reconfigurada.

Mas existe uma diferença entre o movimento do cursor no TrackPad e no Mouse, o comando acima desabilita a aceleração apenas para o Mouse. Para que seja feita para o TrackPad também faça o seguinte:

defaults write .GlobalPreferences com.apple.trackpad.scaling -1

Para retornar as configurações padrões, basta ir no Painel de Preferências e modificar a velocidade do TrackPad no menu trackpad para qualquer valor.

Dica 4 - Modificar o intervalo de tempo de Backups do Time Machine

O Time Machine é um recurso bastante importante para usuários de MAC OS X, pois ele salva exatamente tudo que você fez no sistema, desde programas instalados até configurações dos aplicativos e preferências. Mas por padrão, caso você tenha um disco externo fazendo o backup para o Time Machine, o intervalo de tempo entre um backup e outro mais recente é de 1 hora. Não tem como mudar essa opção nas preferências do Time Machine, mas tem como pelo Terminal!

Se você acha que 1 hora entre um backup e outro um tempo muito curto/longo você pode aumentar/diminuir esse intervalo com um simples comando no Terminal, veja:

sudo defaults write /System/Library/Launch Daemons/com.apple.backupd-auto StartInterval -int 1800

Preste atenção no último número do Comando, o "1800". Ele quem vai representar o tempo entre um backup e outro, mas este valor deve ser inserido tomando base os SEGUNDOS. Nesse caso acima, estou diminuindo o tempo padrão de 1hora (3600 segundos) por backup, para 30 minutos por backup, logo 30 minutos convertido em segundos dá igual a 1800.

Pronto, agora você pode inserir o tempo que quiser para configurar o intervalo entre seus backups!!

Dica 5 - Mostrar Arquivos Ocultos no FINDER

Por padrão, o FINDER oculta alguns arquivos do usuário (a maioria são irrelevantes), mas se você quiser vê-los acesse o Terminal e digite o seguinte comando seguido da tecla ENTER:

defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles TRUE

Pronto, agora o seu FINDER mostrará todos os arquivos, até mesmos os ocultos por ele. Para retornar ao padrão, rescreva o código acima modificando o TRUE por FALSE e aperte ENTER.

Dica 6 - Mudar a extensão do arquivo da Captura de Tela (Print Screen)

Quando você executa um PRINT SCREEN no mac, ele automaticamente salva a imagem na MESA com extensão de imagem .PNG. Caso você queira modificar essa extensão para JPG ou até mesmo PDF, isso é possível via terminal.

Digite o seguinte comando abaixo:

defaults write com.apple.screencapture type file-extension

Substitua o trecho do código "file-extesion" pelas três letras do formato no qual você deseja usar, por exemplo, para o JPEG, utilize JPG, para o Acrobat PDF, digite PDF. Tecle Enter para confirmar.

Dica 7 - Stress Test no seu MAC
Se você quiser testar seu MAC e saber se ele está com travamentos, excesso de temperatura ao rodar certos aplicativos e não quer fazer download de programas de Stress de CPU, você pode, com um simples comando no Terminal, fazer o seu MAC ser Estressado e monitorar o que acontece com ele. Esse comando é muito usado pelos Técnicos da APPLE para saber se uma máquina está ou não com problemas de funcionamento de hardware.

Vamos lá então:

Abra o Terminal, digite o comando abaixo e depois tecle ENTER.

yes
[/QUOTE)

Se você tiver um programa de monitoramento, verá que a CPU aumenta a carga de trabalho. Para CANCELAR a operação pressione ao mesmo tempo a tecla CONTROL e a tecla "C" do seu teclado.
Dica 8 - Checar há quanto tempo seu MAC está Ligado
Se você quer saber há quanto tempo seu MAC está rodando, sem reiniciar o sistema. Você pode com um simples comando no Terminal ficar sabendo.

Abra o Terminal, digite o comando abaixo e em seguida tecle ENTER:


Dará informações do tempo que o sistema está rodando, quantos usuários se logaram e a carga média de trabalho.

Dica 9 - Aumentar a Velocidade de Aparição do DOCK (Quando o mesmo está em Modo "Ocultar Automaticamente")
Caso você não tenha notado, o DOCK (a barra de aplicativos), quando está em modo OCULTAR AUTOMATICAMENTE, tem um certo DELAY (atraso) para aparecer quando você passa o mouse na região inferior da Tela.

Você pode aumentar a velocidade de aparição do DOCK pelo Terminal!! Veja a seguir.

Abra o seu Terminal e digite o seguinte código, pressionando ENTER ao final:

defaults write com.apple.Dock autohide-delay -float 0

Logo após, vamos reiniciar o Dock, digitando o código abaixo e pressionando ENTER ao final:


Repare que existe um número (0 'zero') ao final do código digitado, este, representa o valor em Segundos da aparição do Dock. Um valor que geralmente as pessoas costumam usar o é 0.1, mas vocês podem tentar outros valores. Resumindo, para modificar esse tempo, apenas acrescente um valor Maior que Zero ao final do comando.

Para retornar ao normal digite o código abaixo, pressionando ENTER ao final:

defaults delete com.apple.Dock autohide-delay

E seguida, Reinicie o Dock para que o comando surta efeito:


Dica 10 - Adicionar uma Pilha no DOCK (assim como a pasta Transferências) com os Arquivos Recentemente Abertos
O comando desta dica, adiciona uma PILHA, ou seja, uma pasta, contendo todos os arquivos recentemente abertos, que você inclusive pode selecionar o TIPO de arquivos recentes, como pode se ver na imagem abaixo.

Recent-Files.jpg


Para que isto seja feito, abra o Terminal e digite o seguinte comando, pressionando ENTER ao Final.

defaults write com.apple.dock persistent-others -array-add '{ "tile-data" = { "list-type" = 1; }; "tile-type" = "recents-tile"; }'

Logo após digite:


Você pode deletar essa Pilha, simplesmente arrastando ela para fora do DOCK até aparecer uma Fumaça, assim como se faz com ícones de programa no Dock.

Dica 11 - Alinhar o Dock nos Cantos da Tela (verticalmente e horizontalmente) (OS X MAVERICKS e ANTERIORES)
Por Padrão, o DOCK é alinhado na tela de forma centralizada, ou seja, mesmo ele estando no canto inferior da tela, como no canto direito da tela, ele estará sempre no ponto central. Mas podemos colocá-lo nos cantos com apenas uma comando simples de Terminal. Vejamos:

Comando 1 - Alinhar o Dock para o Canto Superior (caso ele esteja nas laterais) e Canto Esquerdo (caso ele esteja embaixo):

defaults write com.apple.dock pinning -string start

dock-align2.jpg


Comando 2 - Alinhar o Dock para o Canto Inferior (caso eles esteja nas laterais) e Canto Direito (caso ele esteja embaixo):

defaults write com.apple.dock pinning -string end

dock-align.jpg


Depois de escolher qual comando você prefere, digite no terminal:


Para retornar a posição padrão do Dock, digite no terminal:

defaults write com.apple.dock pinning -string middle

Logo após, digite:


Dica 12 - Resolver o problema de Lentidão ao voltar do modo Sleep
Essa dica é para aqueles que estão experimentando lentidão ao Abrir a Tampa do seu Macbook (Pro, Air, Retina) e ocorre uma demora até que seja possível inserir a senha e conseguir mexer no computador.

Nos novos modelos de Macbook, a partir de 2012, existe uma função do sistema chamada de Standby Delay, mas o que ela faz?

Ela é responsável por "segurar" os dados do Macbook caso a bateria venha a descarregar por completo. O conteúdo da memória RAM é transferido para o Disco Local (SSD ou HDD) para prevenir que esses dados se percam, caso o macbook venha a se desligar por falta de carga na bateria.

Por padrão, o sistema vem configurado para que a memória RAM seja copiada 1h e 15 minutos após a tampa ser fechada. Antes desse período, você pode abrir a tampa do seu Macbook que a tela de login surgirá instantaneamente.

Essa função, pode parecer um atraso, mas para quem passa muitos dias com o Macbook desligado, é uma ótima pedida, pois mesmo que a bateria descarregue, a sua área de trabalho será salva e restaurada exatamente como era antes. De acordo com a Apple, com essa função habilitada o Macbook é capaz de permanecer com carga na bateria durante 30 Dias em repouso (contando que inicialmente a carga estava 100%).

Para você que não deixa seu Macbook tanto tempo desligado e precisa de rapidez na resposta ao retornar o uso do mesmo, abaixo segue um comando para ser usado no Terminal que faz uma alteração no tempo de atuação dessa função.

Primeiramente vamos ver os parâmetros de energia que estão configurados por padrão no seu Macbook, digitando o seguinte comando:


Aparecerá informações a respeito dos parâmetros de energia do seu macbook. Note que existirá uma linha na tela chamada - STANDBYDELAY e que o valor é de 4200. Esses 4200 representa o tempo, em segundos, que o seu Macbook copiará os dados da Memória Ram para o Disco Local. Devemos modificar esse tempo para um tempo maior, ou um tempo que for apropriado para o seu uso diário, sem prejudicar o desempenho da reabertura da tampa.

Digite o seguinte comando para modificar esse tempo para 24h, ou seja, após 24h, a memória será copiada para o disco local:

sudo pmset -a standbydelay 86400

Depois, digite novamente o primeiro comando, para verificar se o valor de 4200 mudou para 86400 (24h)

24h é um valor um tanto "exagerado", mas para quem usa o Macbook todos os dias, note que nunca o macbook chegará a realizar a cópia dos dados da RAM para o Disco Local. Mas se você ainda quiser ter esse comando ativado e utiliza o Macbook de maneira razoável durante o dia, você pode configurar para 12 horas, que digamos assim, é um tempo "Equilibrado".

Digite:

sudo pmset -a standbydelay 43200

Depois verifique com o primeiro comando.

Dica 13 - Re-Indexar o SPOTLIGHT
Re-indexar o SPOTLIGHT pode ser um truque bem importante para você que está experimentando lentidões na procura por arquivos no sistema. Como os usuários sempre estão a mudar a posição dos arquivos, copiando, colando, movendo, a re-indexação ajuda o sistema a identificar aonde foi parar os arquivos modificados, melhorando o tempo de acesso a eles, caso você os venha procurar.

Para Re-Indexar o Spotlight, você pode usar um comando no TERMINAL, veja:

Abra o terminal e digite:

sudo mdutil -E/

Pressione Enter.

Depois digite:

sudo mdutil -i on /

Pressione Enter.

Como os comandos acima utilizam o SUDO antes, será preciso que você insira a sua senha de usuário para prosseguir (mesma senha do login do sistema).

Detalhe: Pode demorar 1 ou 2 minutos para que a re-indexação comece e esse processo poderá durar até 30 minutos, dependendo da velocidade da sua máquina e principalmente do Disco Rígido. Você pode ver quanto tempo falta, pressionando o botão da LUPA no canto superior direito, mostrará uma barra no final indicando o tempo restante da indexação.

Dica 14 - Desabilitar as Animações das Janelas (Aumentar a Velocidade do seu MAC mais antigo)

As animações presentes no MAC OS X sempre foram muito legais, desde o princípio com aqueles efeitos de transição e esmaecimento... Mas se o seu MAC não tiver uma placa gráfica dedicada, esses efeitos podem comprometer o desempenho da máquina, deixando os efeitos um pouco lentos.

Caso você queira se desfazer desses efeitos para dar mais um gás no seu MAC (se for necessário), siga os comandos abaixo no Terminal:

defaults write NSGlobalDomain NSAutomaticWindowAnimationsEnabled -bool false

Para voltar ao normal, apenas repita o comando substituindo o "false" por "true".

Dica 15 - Deixa os ícones da Dock Translúcidos para sinalizar uma aplicação Escondida (Minimizada)

translucent-icons-hidden-dock-applications.png


Se você quiser deixar os ícones dos aplicativos que estão abertos, mas estão minimizados, com um efeito Translúcido, siga os comandos a seguir no Terminal:

defaults write com.apple.Dock showhidden -bool YES

Caso queira voltar ao padrão, reescreva o códice acima substituindo o "YES" pelo "NO".

Talvez seja necessário reiniciar o Dock, então, após o comando acima, digite:


Dica 16 - Resetar (Flush) o Cache do DNS

As vezes, quando o usuário está experimentando problemas na sua conexão com a Internet, pode ser um problema com o DNS. Ao acessar um servidor DNS, o seu sistema operacional armazena informações, que fazem a conexão entre você e o servidor ou um site. É sempre bom resetar esse Cache de tempos em tempos, pois, caso mudanças ocorram no servidor ou no site, o cache será ativado para acessar informações antigas, podendo gerar alguma lentidão ao comparar com as novas informações.

Segue abaixo o código no Terminal que faz o RESET do Cache do DNS:

sudo killall -HUP mDNSResponder

Dica 17 - Desabilitar o Backup LOCAL do Time Machine

É sabido que o Time Machine é um utilitário de Backup muito bom e cumpre como nenhum outro o seu papel. É quase que obrigatório para os usuários de uma máquina da APPLE. Mas ele tem um pequeno inconveniente..........

Ele faz um pequeno backup do que foi mudado entre um Backup e outro mais recente, para exatamente o Time Machine ser mais rápido ao fazer o próximo backup. Só que este espaço usado pode ser ruim para aqueles que tem um Macbook Air com um disco de 128gb e necessita de espaço o tempo todo, ou até mesmo se você fez um upgrade do seu HDD para um SSD 120gb num macbook Pro.

Sendo assim, siga os passos para efetuar o Desligamento dessa função. Abra o TERMINAL e digite:

sudo tmutil disablelocal

Você verá que seu espaço livre no disco aumentará em alguns GB. Para REATIVAR essa função digite:

sudo tmutil enablelocal

Dica 18 - Prevenir que seu Macbook entre em Modo Sleep ao Fechar a Tampa!

Nos MacBooks, quando o usuário fecha a tampa, o computador entra em modo SLEEP automaticamente, a não ser que este esteja conectado a um monitor externo. Felizmente esse comportamento pode ser mudado, para que, quando fechar a tampa o macbook permaneça rodando o sistema e podendo então continuar fazendo downloads, trabalhando com Rendering de vídeos.

Para fazer isso, abra o TERMINAL e digite o seguinte comando:

sudo pmset -a lidwake 0

Depois disso, o seu Macbook nunca mais irá entrar em modo SLEEP após fechar a tampa. Para reverter esse comando e voltar ao normal, digite o seguinte comando no terminal:

sudo pmset -a lidwake 1

Dica 19 - Resetar a Câmera Isight (Câmera do Macbook/iMac)

Se você já experimentou algum erro na Câmera do seu Macbook ou iMac saiba que é possível fazê-la funcionar novamente apenas utilizando uma linha de comando no TERMINAL.

Esta semana enfrentei um problema na Câmera do meu Macbook Pro e não conseguia usar o FaceTime para chamadas de Vídeo, o aplicativo do FaceTime me retornava um erro dizendo que a câmera não estava conectada. Procurei pela internet alguma solução que fosse algo mais simples do que Reiniciar a máquina, daí achei o seguinte comando:

sudo killall VDCAssistant

Como existe o SUDO antes do comando, ele pedirá a sua senha de login. Após isso o Software controlador da Câmera será reiniciado e ela passará a funcionar novamente.

Dica 20 - Notificações de Leitura de E-mail no Aplicativo MAIL

Não sei se todos sabem, mas o aplicativo de clientes de E-mail da Apple, o MAIL, não tem em suas configurações a opção de habilitar a Notificação de Leitura de E-mails, ou seja, não tem como o usuário saber, se o destinatário Recebeu/Leu sua mensagem de E-mail.

Mas, com um comando no Terminal, você pode habilitar essa função. Abra o Aplicativo do TERMINAL e cole esse código:

defaults write com.apple.mail UserHeaders ‘{“Disposition-Notification-To” = “Seu Nome <seuemail@provedor.com.br> “; }

Na última parte do código, onde existe “Seu Nome <seuemail@provedor.com.br> “, substituia o 'Seu Nome' pelo nome dado a sua conta de e-mail cadastrada no MAIL e onde tem <seuemail@provedor.com.br>, substituia pelo seu endereço de e-mail.

Pronto, seu MAIL passará a receber notificações de leitura. Para desabilitar essa função, digite no TERMINAL o seguinte comando:

defaults delete com.apple.mail UserHeaders

Dica 21 - Aumentar Velocidade da Wi-Fi no Yosemite

Desde o lançamento do Yosemite, talvez o sistema mais bugado e diferente da Apple, usuários tem experimentado lentidões na conexão Wi-Fi, devido a um novo componente adicionado ao sistema chamado de AWDL (Apple Wireless Direct Link). Felizmente, podemos desabilitar essa função usando um comando de Terminal!

Essa nova função é usada em quase todas as conexões sem fio, como Airdrop e o Airplay. Em alguns casos, desabilitando essa função, temos uma melhora próxima ao dobro. Vamos lá:

Abra o seu TERMINAL e digite lá:

sudo ifconfig awdl0 down

Atente para o seguinte: Se você fizer um Restart no sistema, essa configuração voltará ao padrão, tendo você que digitar esse comando novamente no terminal para desabilitar. Como a maioria dos usuários de Macs não desligam ou reiniciam seus computadores, isso acaba não sendo um problema.

Teste aí e veja se mudou algo.

(Dica enviada pelo Agt.Lucas)

Dica 22 - Ativar o TRIM (SSD's de Terceiros) no Yosemite 10.10.4

Uma das grandes novidades do sistema da Apple, e parece que vai estar presente também no próximo sistema "El Capitan", é o suporte NATIVO (FINALMENTE) ao Trim para SSD's de terceiros... Pra quem não sabe, o TRIM é uma tecnologia criada para aumentar a vida útil e performance do SSD, fazendo com que menos gravações sejam feitas. Mais detalhes, pesquisem sobre o TRIM no google, mas em resumo, é muito importante sua ativação para quem usa SSD's.

O problema era que a Apple só dava suporte ao TRIM para os SSD's que originalmente já vem em suas máquinas, se o usuário quisesse comprar um SSD de outra marca, como Corsair, Samsung, Crucial, não teria o suporte ao TRIM.

Após o lançamento do Yosemite 10.10.4 semana passada, foi descoberto que a APPLE passou a dar suporte aos SSD's de terceiros, por meio de um comando simples no TERMINAL. Isso mesmo, você que tem um SSD de uma marca diferente da Apple, poderá ativar via terminal, sem intermédio de aplicativos externos para tal.

Veja como é simples (Abra o Terminal):

sudo trimforce enable

Aparecerá uma mensagem de alerta, dizendo que isso poderá afetar a instalação atual e que usuário deverá ter um backup, caso isso realmente venha a acontecer. Aceite (faça um backup) e após isso a máquina reiniciará. Após o reinício, o sistema já terá habilitado o suporte.

Dica 23 - Adicionar "Espaços Vazios" na Dock (organização da Dock)

Abra o terminal e digite:

defaults write com.apple.dock persistent-apps -array-add '{"tile-type"="spacer-tile";}'

Depois disso, digite:


Vai ser algo como na foto abaixo:
step1-650-80.jpg

Dica 24 - Adicionar o caminho completo da pasta no título do FINDER

Se você que no topo do Finder, aonde mostra o titulo da pasta apenas, apareça o caminho completo, faça o seguinte no terminal:

defaults write com.apple.finder _FXShowPosixPathInTitle -bool YES

Dica 25 - Sempre Expandir as janelas de salvamento de arquivos
Um pequeno detalhe que acaba sendo chato as vezes são as janelas de salvamento estarem sempre no formado reduzido ou "em colapso", em vez de abrirem por completo. Talvez funcione para quem sempre tem uma pasta padrão pra tudo, mas de vez em quando precisamos escolher o caminho que queremos salvar que não seja o padrão do aplicativo, daí entra a ação de você sempre expandir a janela para procurar o caminho...

Mas você pode deixar essa janela sempre expandida com esse comando simples no terminal:

defaults write NSNavPanelExpand edStateForSaveMode -bool TRUE
 
Última edição:
Acrescentado mais dicas!!
 
Legal. :bat:

Essa 2 aí é extremamente útil pra quem coloca um SSD no MBP ;)

---

Minha dica, usar o iTerm ao invés do Terminal nativo do OS X: http://www.iterm2.com/

[]s
 
Novas Dicas!

Vamos lá galera, quem tiver dicas pelo Terminal, pode postar aqui!

Falow
 
Instale o Onyx, ele tem tudo isso ai e mais um pouco :p

http://www.onyxmac.com/

Quando eu li o titulo pensei que era dicas para o terminal... tipo oh-my-zsh

Esse programa é muito bom, utilizo aqui, mas, programas são programas, ocupam espaço, cache do sistema.

O intuito do tópico é resolver problemas e contornar situações que o próprio sistema tem embutido mas que ninguém sabe. O Onyx não exclui a existência desse tópico, ao meu ver.

Falow
 
Muito bom essa dica 2, vou fazer aqui, vlw amigo! :D
 
maravilha! esse da aceleração do mouse me ajudou muito. tava impossível jogar com isso ativado
 
Dicas 9 e 10 adicionadas.

Dica 10, muito boa por sinal para aumentar a produtividade.
 
DICA 11 adicionada.

Boa para quem quer dar uma ajeitada no Layout do seu DOCK.
 
Excelente tópico.

Alguém sabe de um jeito para deixar a dock em 2D no Mavericks? Sou novo usuário de Mac e essa dock em 3D me desagrada bastante.

Li que é bem provável que um redesign drástico do OS X está próximo, para seguir os passos do iOS. Eu aguardo ansiosamente, pois essas coisas 3D com profundidade são uma distração e poluem. OS X está cheio disso, desde o ícone do Safari até as escalas de cinza nas janelas (por exemplo, eu prefiro aquele tom branco de janelas que estão em segundo plano. Existe algum comando para isso também?).
 
Excelente tópico.

Alguém sabe de um jeito para deixar a dock em 2D no Mavericks? Sou novo usuário de Mac e essa dock em 3D me desagrada bastante.

Li que é bem provável que um redesign drástico do OS X está próximo, para seguir os passos do iOS. Eu aguardo ansiosamente, pois essas coisas 3D com profundidade são uma distração e poluem. OS X está cheio disso, desde o ícone do Safari até as escalas de cinza nas janelas (por exemplo, eu prefiro aquele tom branco de janelas que estão em segundo plano. Existe algum comando para isso também?).

Infelizmente no Mavericks foi retirado o Dock 2D, não sei por qual motivo. Mas até a versão Mountain Lion era possível, utilizando o comando:

defaults write com.apple.dock no-glass -boolean YES

depois


Se você está usando o Mavericks, só utilizando aplicativos para customização do Dock, como esse a seguir:

http://sourceforge.net/projects/cdock/

Espero que dê certo pra você e obrigado pelo elogio a respeito do tópico =D

Falow
 
Infelizmente no Mavericks foi retirado o Dock 2D, não sei por qual motivo. Mas até a versão Mountain Lion era possível, utilizando o comando:



depois



Se você está usando o Mavericks, só utilizando aplicativos para customização do Dock, como esse a seguir:

http://sourceforge.net/projects/cdock/

Espero que dê certo pra você e obrigado pelo elogio a respeito do tópico =D

Falow

Checarei o programa!

Por coincidência hoje topei com esse artigo: http://www.mitchchn.me/2014/os-x-terminal/

8 comandos essenciais do terminal.

Achei alguns desnecessários, como o mdfind (para que usá-lo se há o spotlight), mas o número 8 é bem interessante:

[h=2]8. brew[/h]Alright–this isn’t technically a native command. But no OS X power user should be without Homebrew. The website calls it “The missing package manager for OS X,” and that couldn’t be truer. If you’ve ever used apt-get in Linux, you will feel right at home in Homebrew.http://www.mitchchn.me/2014/os-x-terminal/#
brew gives you easy access to thousands of free utilities and libraries from the open source community. For instance, brew install imagemagick will set you up with ImageMagick, a powerful utility that makes it possible to do anything from whipping up animated gifs to converting images between dozens of different types. brew install node will introduce you to NodeJS, the hot new tool for developing and running server-side JavaScript apps.
You can have fun with Homebrew too: brew install archey will get you Archey, a cool little script for displaying your Mac’s specs next to a colourful Apple logo. The selection in Homebrew is huge—and because it’s so easy to createformulas, new packages are being added all the time.
 
Dica 12 acrescentada, que por sinal, talvez seja a melhor dica até agora, pois muita gente passa por isso e acha que é um problema da sua máquina.

Postem seus resultados dessa dica. Já reconfigurei o meu aqui, vou testar quando possível.

Falow
 
Mais uma dica adicionada.

Dica 13 !!!

Falow!
 
Tem uma coisa que me estressa no sistema OS.

Por exemplo quando clico com o botão direito em um link e mando abrir em uma nova aba. Ao invés de abrir imediatamente ele da um highlight na opção selecionada e depois abre. Isso acontece em outras situações tambem.

Alguem sabe como tornar esse procedimento mais rápido??
 
Tem uma coisa que me estressa no sistema OS.

Por exemplo quando clico com o botão direito em um link e mando abrir em uma nova aba. Ao invés de abrir imediatamente ele da um highlight na opção selecionada e depois abre. Isso acontece em outras situações tambem.

Alguem sabe como tornar esse procedimento mais rápido??

Aqui num acontece isso não amigo... Quando abro algo em outra aba, ele num dá um "Highlight" não. Já abre direto lá a aba.

Não fiz nenhum comando para que fosse assim. Acho que deve ser alguma configuração de Acessibilidade aí que está ativada.

Falow
 
Aqui num acontece isso não amigo... Quando abro algo em outra aba, ele num dá um "Highlight" não. Já abre direto lá a aba.

Não fiz nenhum comando para que fosse assim. Acho que deve ser alguma configuração de Acessibilidade aí que está ativada.

Falow

Talvez eu tenha me expressado errado.

Faz um teste ai, seleciona um texto e clica em "copy". Percebeu que ele vai piscar 2 vezes e depois fechar a caixa? É isso que eu queria que não acontecesse, pois em algumas tarefas acaba atrapalhando e tornando as operações mais lentas.
 
Rapaz, é serio que você está incomodado por isso??

Aqui as duas piscadas são bem rápidas... Não me incomoda de jeito algum !!

Mas vou procurar algo a respeito em fóruns e posto aqui caso encontre alguma coisa que possa feita via terminal.

Falow
 
Talvez eu tenha me expressado errado.

Faz um teste ai, seleciona um texto e clica em "copy". Percebeu que ele vai piscar 2 vezes e depois fechar a caixa? É isso que eu queria que não acontecesse, pois em algumas tarefas acaba atrapalhando e tornando as operações mais lentas.

Não consegui achar nada relacionado ao desligamento de efeitos do OS X. Apenas relacionado a aparência e animações das janelas.
 
bom... não sei se é manjada ou vai ser útil..

mas dando esses comandos, evita-se um monte de perguntas tipo "quer realmente fechar?"

pra desligar

sudo shutdown -h now

para reiniciar

sudo reboot

abss
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo