Complicada sua situação. Já passei pro isso, e até hoje, mesmo feliz no meu relacionamento, as vezes me pego pensando em terminar, sem motivo algum. É um pensamento autodestrutivo, no meu caso. Porém, já percebeu como que você está pensando paradoxalmente como um egoísta altruísta? Acha que ela não está feliz, mas é óbvio que ela não está. Você mesmo já deixou claro que não sente mais prazer em estar com ela, que sequer possui vontade. Ela já percebeu isso e faz tempo. A questão é: Ela não terminou porque ainda te ama, tem esperança das coisas voltarem a ser como eram ou por puro comodismo e apego?
E o fato de você estar estagnado é você e só, o culpado. Nós vivemos culpando os fatores externos por nossos fracassos (ou a falta de objetivos/metas alcançados). Entretanto, um namoro fadado ao fracasso é o melhor agente para culparmos por nossas falhas. Até amadurecermos, pensamos que a pessoa que está conosco, deve ser nossa base, nos incentivar a crescer e tudo mais. Não é por aí. Quem tem que correr, batalhar e morrer tentando é você e só.
Já estive no teu lugar e não posso te ajudar, porque eu não pude me ajudar. Deixei a bomba explodir e nunca mais nos falamos.