Também tenho medo de estar "gastando" a juventude dela ( primeiro namora dela) e as experiencias que ela está deixando de ter na faculdade.
Besteira, isso não existe. A juventude ser época de pegação ou algo assim é só um padrão social imaginário e cultural. Se a pessoa é feliz com o primeiro parceiro, não tem essa de "Ah, porque é jovem então tem que provar várias pessoas.". A gente tem essa imagem de que o normal é ter vários relacionamentos justamente porque na juventude eles costumam não dar certo. Mas se os dois tem maturidade pra manter um relacionamento e boas, vai terminar só pra agradar o protocolo social? Por favor né. Se for pra terminar, que seja por razões sensatas.
Ela me cobra que eu não possuo ambição na minha vida (e no momento eu nem força e coragem tenho para ter), me cobra a falta do meu interesse sexual por ela, me cobra "surpresas"
Esse negócio de cobrar é tenso ... Há algum tempo um colega postou algo semelhante, a garota cobrava mudanças de comportamento e de rotinas para algo do agrado dela. E isso não dá certo.
Claro, tem que ter bom senso. Uma coisa é a pessoa cobrar a mudança de comportamentos ruins e nocivos, outra coisa é cobrar algo como isso de fazer surpresas ... Ainda quer que gaste dinheiro? A pessoa cobrar que gaste dinheiro com ela é bem complicado ...
Enfim, minha opinião é: Sinto muito mas deu ruim, a garota está querendo que você seja outra pessoa e ainda está afetando seu relacionamento com amigos.
1º passo é diálogo. Tenha solução ou não, o diálogo tem que acontecer. Por mais difícil que seja, exponha o problema do seu ponto de vista. As vezes para ela as coisas não parecem tão ruins.
2º, veja o que muda. Se ela tentar contornar a situação, será uma nova fase. Se ela só ignorar tudo o que você disse e te diminuir ... Na minha opinião, já era. Mas de um tempo pra ela, isso não será visto ali na mesma hora.
Por fim, se você não sente mais prazer em estar com ela, e a relação só está te deixando mal, é possível que seja o fim. Não deixe de conversar com ela pra mostrar seu ponto. Não sacrifique sua própria vida por medo de um eventual sofrimento dela, a vida é assim. Pense que voce poderia passar mais 5 anos miserável e terminando lá, seria pior. Minha primeira namorada, de um relacionamento de 5 anos tinha depressão e epilepsia, nós terminamos e embora tenha sido pesado para os dois, ela seguiu em frente e já tem até filho hoje.
Ps: Você já deve ter essa noção, mas que fique bem claro que ninguém aqui saberá melhor o que fazer do que você mesmo. Mas considere tudo que o pessoal disser que provavelmente vai te ajudar.