• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Mas pelo o que li, no r/archlinux, pessoas estava tendo problemas com a versão final também.
Não chegou a ter versão final, vou pra staging depois voltou pra testing (e segue lá até agora).
Usar coisa em teste é pedir pra encontrar problemas né kkkkkkkk
 
Não chegou a ter versão final, vou pra staging depois voltou pra testing (e segue lá até agora).
Usar coisa em teste é pedir pra encontrar problemas né kkkkkkkk

Já era a versão final do Plasma. O repositório testing não é de software beta e sim stable. Normalmente ficam no testing, apps com potencial de quebrar alguma coisa, como DEs, bibliotecas como glibc, python, etc.

O repositório de software beta é o unstable, o staging, etc.
 
Já era a versão final do Plasma.
Era a versão final do Plasma de acordo com o KDE, mas não a versão final do pacote de acordo com a equipe do Arch, tem essa distinção.

O repositório testing não é de software beta e sim stable. Normalmente ficam no testing, apps com potencial de quebrar alguma coisa, como DEs, bibliotecas como glibc, python, etc.
  • Testing repositories may contain pre-release software versions.
  • Be careful when enabling the testing repositories. Your system may break after performing an update. Only experienced users who know how to deal with potential system breakage should use it.

Não é software beta, mas também não dá pra ser considerável estável do ponto de vista do Arch em si (até pq se fosse, tava no main).

O repositório de software beta é o unstable, o staging, etc.
Staging nem é de beta, é de desenvolvimento mesmo. Só uso isso pra pacotes bem específicos quando eu quero fazer alguma besteira kkkkkkk
 
Era a versão final do Plasma de acordo com o KDE, mas não a versão final do pacote de acordo com a equipe do Arch, tem essa distinção.




Não é software beta, mas também não dá pra ser considerável estável do ponto de vista do Arch em si (até pq se fosse, tava no main).


Staging nem é de beta, é de desenvolvimento mesmo. Só uso isso pra pacotes bem específicos quando eu quero fazer alguma besteira kkkkkkk

É que nem todo software vai pro Testing, só os com potencial de quebrar, como Gnome, KDE, Glibc, Grub, Python. E quando eles vão pra lá, são as versões stables desse software, para o pessoal testar para ver se vai quebrar. O Plasma 6 não quebrou sistemas, mas tinha bugs, tal como ocorreram no KDE Neon, no Fedora 40 Beta e no OpenSuse Tumbleweed.

Quando testei o Plasma 6, ele estava na versão Release Candidate 2 e para usá-lo, eu tinha que adicionar o repositório Unstable.
 
É que nem todo software vai pro Testing, só os com potencial de quebrar, como Gnome, KDE, Glibc, Grub, Python. E quando eles vão pra lá, são as versões stables desse software, para o pessoal testar para ver se vai quebrar. O Plasma 6 não quebrou sistemas, mas tinha bugs, tal como ocorreram no KDE Neon, no Fedora 40 Beta e no OpenSuse Tumbleweed.
Então, não discordo disso, mas só essa sua fala de "só os com potencial de quebrar" implica que não é estável do ponto de vista da distro.
Tem uma diferença entre oq é uma release estável do upstream vs da própria distro (até pq esse segundo varia de distro pra distro, vide arch vs debian vs fedora, etc etc).

Tensorflow, cuda e python são algo que direto ficam no ciclo de staging/testing. Uma vez tive de mover todo meu sistema pra staging pra poder usar o python 3.11 de forma global, felizmente nada quebrou kkkkkkk
 
Então, não discordo disso, mas só essa sua fala de "só os com potencial de quebrar" implica que não é estável do ponto de vista da distro.
Tem uma diferença entre oq é uma release estável do upstream vs da própria distro (até pq esse segundo varia de distro pra distro, vide arch vs debian vs fedora, etc etc).

Tensorflow, cuda e python são algo que direto ficam no ciclo de staging/testing. Uma vez tive de mover todo meu sistema pra staging pra poder usar o python 3.11 de forma global, felizmente nada quebrou kkkkkkk

É que a natureza do rolling release tem essas loucuras. Ainda lembro do Grub, versão estável, já fora do Testing, quebrando o meu sistema lindamente. :sefu:

Outro que quebrou foi um kernel LTS. Eu usava dois kernels, sendo o LTS como fallback. Um dia ele sofreu um update e de alguma forma bagunçou o boot. Nenhum dos dois kernels bootava mais, os snapshots btrfs também não recuperavam. Tive que usar a iso do Arch, fazer chroot e refazer a partição de boot. E eliminar o kernel LTS, pois ele continuava bugando todo o resto.
 
É que a natureza do rolling release tem essas loucuras. Ainda lembro do Grub, versão estável, já fora do Testing, quebrando o meu sistema lindamente. :sefu:

Outro que quebrou foi um kernel LTS. Eu usava dois kernels, sendo o LTS como fallback. Um dia ele sofreu um update e de alguma forma bagunçou o boot. Nenhum dos dois kernels bootava mais, os snapshots btrfs também não recuperavam. Tive que usar a iso do Arch, fazer chroot e refazer a partição de boot. E eliminar o kernel LTS, pois ele continuava bugando todo o resto.
Incrivelmente nunca tive problema com essas coisas, e minha instalação já tem muitos anos (acho que uns 8 anos?), mas me considero um usuário bem avançado.
Acho que única merda que já passei foi quando quis testar se a flag de proteção do "rm -rf /" realmente funcionava (funciona, pra certas pastas apenas), aí tive de dar um jeito de restaurar as coisas que foram apagadas :limo:
 
Qual a distro mais amigável para colocar no pc da minha vó só pra navegar na web e baixar arquivos?
 
Incrivelmente nunca tive problema com essas coisas, e minha instalação já tem muitos anos (acho que uns 8 anos?), mas me considero um usuário bem avançado.
Acho que única merda que já passei foi quando quis testar se a flag de proteção do "rm -rf /" realmente funcionava (funciona, pra certas pastas apenas), aí tive de dar um jeito de restaurar as coisas que foram apagadas :limo:

Também não custumo ter problemas. Esse do grub foi uma falha generalizada, talvez você não tenha atualizado quando esse problema ocorreu.

Já esse problema do kernel provavelmente foi porque eu estava mexendo demais no sistema.

Qual a distro mais amigável para colocar no pc da minha vó só pra navegar na web e baixar arquivos?

Linux Mint.
 
Não uso grub há anos, então tem isso kkkkk

Eu uso pois apenas ele suporta colocar entradas de snapshots btrfs no boot, assim, eu posso bootar em diferentes snapshots, caso precise voltar no tempo.
Também uso o timeshift-autosnap na qual o pacman gera um snapshot automaticamente quando faz um update de um pacote crítico.

 
Eu uso pois apenas ele suporta colocar entradas de snapshots btrfs no boot, assim, eu posso bootar em diferentes snapshots, caso precise voltar no tempo.
Também uso o timeshift-autosnap na qual o pacman gera um snapshot automaticamente quando faz um update de um pacote crítico.

Eu larguei o btrfs há uns anos, sigo feliz com o xfs.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo