[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Pessoal, hoje estou com um probleminha bem chato no Neon e não estou sabendo resolver. Toda vez que tento atualizar o sistema via pkcon refresh e pkcon update ou apt-get update da esse erro aqui:

Erro fatal: E: http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu bionic InRelease is not (yet) available (Cannot initiate the connection to br.archive.ubuntu.com:80 (2801:82:80ff:8000::5). - connect (101: Network is unreachable) Could not connect to br.archive.ubuntu.com:80 (200.236.31.4), connection timed out)

Como resolvo isso? Até ontem tava tudo normal, não mudei nada nas configurações do roteador, está a mesma coisa que estava ontem. O que pode tá gerando esse erro?

Oi Black, me responda:
Isso tá influenciando alguma ação de root? Tipo atualizar o sistema ou instalar algum pacote? Se não tiver problema nenhum, acredito eu que esses servidores estão inativos ou estão em manutenção, não esquente com isso não, pelo menos por enquanto.
Caso esse problema esteja influenciando na busca de atualizações ou instalação de programas aí talvez você precise acessar o apt.sources.list, de fato relevante para o funcionamento geral do sistema e da máquina.
 
^^ Oi pessoal, gostaria de receber o relato de quem já rodou distro em Vbox ou VMware pra tentar instalar algum pacote pelo synaptic? Pois acabei sem querer desmontando um sistema inteiro tentando instalar o driver da nvidia e gostaria de reinstalar essa distro, mas substituindo o Nouveau.
Estava pensando que a melhor forma de testar e treinar a instalação seria usando uma máquina virtual, se algum de vocês puderem ajudar agradecerei muito, um forte abraço a todos!
 
Oi Black, me responda:
Isso tá influenciando alguma ação de root? Tipo atualizar o sistema ou instalar algum pacote? Se não tiver problema nenhum, acredito eu que esses servidores estão inativos ou estão em manutenção, não esquente com isso não, pelo menos por enquanto.
Caso esse problema esteja influenciando na busca de atualizações ou instalação de programas aí talvez você precise acessar o apt.sources.list, de fato relevante para o funcionamento geral do sistema e da máquina.

Na parte de root estava ok, até era possível ir até a parte de instalação, mas depois dava erro, dizendo que não era possível baixar os pacotes e tal. Mas no mesmo dia normalizou, fazendo uma pesquisa rápida no fórum do ubuntu vi que foi apenas manutenção como vc disse, foi só voltar a funcionar e tudo estava ok outra vez. Fiquei preocupado pois não lembro de já ter passado por um problema parecido antes no linux.

Agora outro problema que também de acordo com o pessoal do fórum do ubuntu, é um dos bugs da versão 18.04, em que a navegação fica lenta ao passar do tempo, e pelo que entendi, o culpado é o systemd-resolved, pois ele adiciona uns dns bizarros no arquivo resolv.conf. Mas bastou desativar e para o systemd-resolved, adicionar o dns do google no arquivo resolv.conf e reiniciar, problema aparentemente resolvido, a navegação voltou ao normal, pelo menos por enquanto.

No arch isso não existia, talvez pelo fato do NetworkManager fazer o gerenciamento, no neon, instalei o unbound pra fazer o gerenciamento de dns, está pelo menos rodando bem até agora.
 
Passei uns dias testando com as mudanças que fiz, mas a internet continuou instável no Neon. No Windows 10 está 100%, todos os sites, tanto nacionais ou internacionais abrem no mesmo instante, então descarta problemas no roteador, o problema é o Neon mesmo.

Aliás, nem culpa do Neon é, mas sim da base dele, o ubuntu 18.04, como essa joça é bugada e pelo que pesquisei, esse problema da net ficar lenta e instável com o tempo não é só com o neon que acontece, vi alguns usuários do deepin putos com isso, o próprio ubuntu ocorre o problema também.

O KDE Neon é um sistema muito bacana, pra quem estiver iniciando no mundo linux, indico ele ou o mint, a diferença é que o Neon é mais clean, quase zerado de aplicativos, mas a base dele pode vir a se tornar um problema, seria muito legal se o povo do Neon escolhesse o Arch como base, ai sim, com certeza seria um sistema muito top.

Voltei de vez para o Arch, não para o puro, uma variante dele bem pouco falada, o Arco Linux, ainda com o gnome como DE e olha que está rodando super bem, o gerenciamento de ram dele mesmo com gnome está até ok, continua bem mais alto que no KDE, mas tá bacana. Cansei de KDE, da um tempo nela, agora fiquei fã das extensões do gnome, nossa, não imaginava que daria pra mudar tanta coisa na aparência e no sistema em si, fica tudo bem prático. O bom é que a versão gnome do Arco Linux vem com bastante aplicativos úteis, vc praticamente não precisa instalar nada, o que vem nele é capaz de lhe servir perfeitamente.

Já fiz uns testes pra ver se acontecia o problema da net lenta nele e até agora só tenho elogios, tá rodando super bem, nada de lags, lentidão para abrir sites e etc, tudo nos conformes. Ele já vem com o kernel 4.20, o gnome ainda tá na versão 3.30.2, gostei do que vi até aqui, espero que ele continue nessa estabilidade nos próximos dias, pois não aguento esse testa-testa de distros :haha: E finalizando, aqui, verificando pelo pamac, só vi instalado os drivers 64bit pra minha onboard da intel, se não me falhe a memória, o manjaro já vem instalado o de 64 mais os de 32bit, devo instalar os drivers gráficos de 32bit?

GyZzL7o.jpg


AKMCfG0.jpg
 
Última edição:
^^ Se for rodar jogos é importante deixar a máquina rodar plataformas híbridas X86_64(i386/amd64)

Maravilha de wallpaper esse hein, um pátio ferroviário de manobras!
 
Sempre fui usuário de Windolos, e essa semana migrei para o Linux.

Como sou completamente leigo, estou usando o Linux Mint.
Achei bem bacana... É mais rápido, me parece mais seguro, atualizações são constantes... E, para desencargo de consciência, sai da pirataria, já que nunca tive $$ pra comprar o Windows original.

Só tive uma dificuldade para instalar os arquivos, já que pelo Linux é por linhas de comando, né?
Ai instalei o Wine, pra me ajudar quanto a isso.
 
Algo que tá me incomodando é o fato do deepin não sincronizar a hora corretamente tanto no sistema quanto na bios. No sistema ele até fica mais ou menos correto, só a parte dos segundos que está errada, coisa de 30 ou mais segundos. Já na bios, ele atrasa 3h, na bios no momento tá 11 horas no lugar de 8h, tá um porre isso. lguém sabe como se resolve esse problema de hora errada na bios do deepin? Uso o sistema no modo UEFI, caso precisem dessa informação, tanto secure boot e fast boot estão desativados.
 
^^ Gente, experimentando as últimas versões do AntiX e do MX.
O MX é um projeto paralelo do pessoal que desenvolve o AntiX, parece que o recovery mode dele tem o SystemD de init, só tive alguns problemas com o app tasksel, onde geralmente ele sempre crasha o dpkg, mas dá pra corrigir e reinstalar o gerenciador de sessão de boas depois.
Estou usando MATE no AntiX e experimentando o XFCE customizado no MX, pra quem é fã de KDE no Debian aqui no MX ele funfa de boas.
 
^^ Gente, experimentando as últimas versões do AntiX e do MX.
O MX é um projeto paralelo do pessoal que desenvolve o AntiX, parece que o recovery mode dele tem o SystemD de init, só tive alguns problemas com o app tasksel, onde geralmente ele sempre crasha o dpkg, mas dá pra corrigir e reinstalar o gerenciador de sessão de boas depois.
Estou usando MATE no AntiX e experimentando o XFCE customizado no MX, pra quem é fã de KDE no Debian aqui no MX ele funfa de boas.
Só cheguei a testar o MX, é bacana, talvez nem cheguei a ter um experiência correta nele por tá vidrado no KDE na época, vou testá-lo numa vm depois no Deepin. Aliás, qual vm é boa pra usar no deepin? Lembro de uns videos do carinha do certificações.net falando bem do kvm/qemu ou algo do tipo, não lembro o nome correto dele, mas é algo do tipo. Ele realmente é bom?

E consegui resolver o problema da hora do deepin, a diferença de hora entre o sistema e a bios era por causa que o deepin usa utc, no windows era localtime, por isso que quando eu atualizava a hora nele automaticamente atualizava a hora na bios, no deepin preciso fazer manualmente, ainda não sei como configurar pra deixar automático.

Pelo menos o comando hwclock --systohc --localtime resolveu o problema da hora errada na bios, já no sistema, desativar a opção de atualizar a hora via internet, configurei manualmente, assim a hora está correta agora.
 
Usando o Deepin a alguns dias e estou adorando, que interface linda e prática esse sistema possui, serve tanto pra quem trabalha, estuda e joga, é super simples de usar, tudo é muito prático nela.

Mas nem tudo são flores, começando pela base usada, debian unstable, isso trouxe consequências bastante desagradáveis, pelo menos para mim. A principal que me fez remover o SO hoje foi a demora em atualizar os programas, sério, tem programa que não é atualizado desde fevereiro do ano passado, nem adianta pedir atualização na deepin store, continua sem atualização, é um saco isso. Tentar instalar um pacote .deb, por exemplo, como o do firefox, é pedir pra dar merda e quebrar o sistema inteiro.

Sem contar que ainda há muitos bugs chatos que ainda não tem solução, que compromete a usabilidade, por isso resolvi remover o Deepin, no lugar meti um Arch puro com a DDE, agora sim, temos um deepin de "verdade".

Base Arch é outro mundo, seu sistema de atualizações é sem igual, é muito top, usei como base o tutorial do carinha desenvolvedor do ArcoLinux, ficou muito top a instalação, Deepin com Arch tá muito superior ao Deepin original, o que é bem legal.

Até o momento só tive um bug chato, aquele de tearing na tela, adicionei a linha Option "TearFree" "true" no arquivo 20-intel.conf, que fica em /etc/X11/xorg.conf.d, ainda não melhorou, continua a tela cortando, verei se consigo resolver isso, creio que começou depois do kernel 4.20, acho que vou tentar usar outro kernel pra ver se fica normal. Falta testar também se a aceleração de vídeo da onboard da intel está funcionando. Irei informando como o sistema se comporta com o passar dos dias, mas posso dizer que Arch+Deepin foi a melhor coisa que já vi no mundo linux.

EDIT: Acho que resolvi o problema do tearing, no firefox estava irritante o problema, mas pesquisando, vi que no FF recomendavam que mudasse a linha layers.acceleration.force-enabled de false para true, parece que mudando pra true realmente resolveu o problema, até agora, nada mais de ver a tela "quebrando". No sistema, também aparentemente resolveu com a adição da linha Option "TearFree" "true" no arquivo 20-intel.conf, testei o mpv pra ver se havia tearing no sistema e tudo está ok. Agora sim, meu sistema está redondo, DDE a todo vapor e Arch 100% funcional!
 
Última edição:
Algo que tá me incomodando é o fato do deepin não sincronizar a hora corretamente tanto no sistema quanto na bios. No sistema ele até fica mais ou menos correto, só a parte dos segundos que está errada, coisa de 30 ou mais segundos. Já na bios, ele atrasa 3h, na bios no momento tá 11 horas no lugar de 8h, tá um porre isso. lguém sabe como se resolve esse problema de hora errada na bios do deepin? Uso o sistema no modo UEFI, caso precisem dessa informação, tanto secure boot e fast boot estão desativados.

UTC vs localtime. Padrão do Windows é utilizar localtime e do Linux UTC (então ele pega o horário da BIOS e converte para o nosso GMT-3 ou GMT-2 em horário de verão).
Aqui tenho dual boot, então deixo a bios ajustada em UTC (GMT+0) e configuro o Windows para também utilizar UTC (basta alterar uma chave de registro).

Pode verificar na wiki do Arch, lá tem bem explicada essa questão:
https://wiki.archlinux.org/index.php/System_time#Time_standard
 
Estou quase há um mês usando o Linux Mint Cinnamon 19.1, e estou adorando.

Super leve, prático, simples de usar, procurando na internet consigo ajuda no que preciso para instalar, já me adaptei a instalar as coisas pelo terminal e tenho usado o Wine também.

Porém, quero personalizar mais o sistema. Queria fazer uso de desklets como o Google Agenda, de monitoramento de uso do PC, de clima, anotações e etc.
O Mint tem uma loja de desklets, porém são poucos.

Alguém sabe onde consigo ou como consigo fazer essas personalizações? Procurei no fórum do Linux Mint BR, porém não consegui achar muita coisa, o fórum está muito parado.
 
Estou quase há um mês usando o Linux Mint Cinnamon 19.1, e estou adorando.

Super leve, prático, simples de usar, procurando na internet consigo ajuda no que preciso para instalar, já me adaptei a instalar as coisas pelo terminal e tenho usado o Wine também.

Porém, quero personalizar mais o sistema. Queria fazer uso de desklets como o Google Agenda, de monitoramento de uso do PC, de clima, anotações e etc.
O Mint tem uma loja de desklets, porém são poucos.

Alguém sabe onde consigo ou como consigo fazer essas personalizações? Procurei no fórum do Linux Mint BR, porém não consegui achar muita coisa, o fórum está muito parado.

Você quer algo no estilo da imagem abaixo? Se for é só procurar por um programa chamado Conky.

example.png


Se não se importar de usar o terminal, tem o comando "htop" (que tem que ser instalado) que exibi consumo de memória, cpu e os processos que estão sendo executados em tempo real.

Htop-Linux-Processes-Monitoring.png
 
Você quer algo no estilo da imagem abaixo? Se for é só procurar por um programa chamado Conky.

Era exatamente isso que estava procurando. Muito obrigado.

Estou tentando instalar o Conky Manager, para alterar a interface do Conky, porém estou tendo esse erro:

Você está prestes a adicionar o seguinte PPA:
Mais informações: https://launchpad.net/~teejee2008/+archive/ubuntu/ppa
Executing: /tmp/apt-key-gpghome.UEB8H3bbgC/gpg.1.sh --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 1B32B87ABAEE357218F6B48CB5B116B72D0F61F0
gpg: key B5B116B72D0F61F0: 13 signatures not checked due to missing keys
gpg: chave B5B116B72D0F61F0: "Launchpad PPA for Tony George" não mudada
gpg: Número total processado: 1
gpg: não modificados: 1



Alguém sabe algo sobre?

@ediT

Consegui resolver o problema com essas linhas de comando:
sudo add-apt-repository ppa:mark-pcnetspec/conky-manager-pm9
sudo apt-get install conky-manager

Antes disso, fiz umas gambiarras que não entendi muito bem. Havia um pacote quebrado no meu sistema, e pedi para corrigir. Não resolveu nada o problema.

Achei essa resolução em um fórum. Parece que o Ubuntu 18.04 não tem o realpath, algo assim... Não entendo muito disso.

Mas consegui!
 
Última edição:
Era exatamente isso que estava procurando. Muito obrigado.

Estou tentando instalar o Conky Manager, para alterar a interface do Conky, porém estou tendo esse erro:

Você está prestes a adicionar o seguinte PPA:
Mais informações: https://launchpad.net/~teejee2008/+archive/ubuntu/ppa
Executing: /tmp/apt-key-gpghome.UEB8H3bbgC/gpg.1.sh --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 1B32B87ABAEE357218F6B48CB5B116B72D0F61F0
gpg: key B5B116B72D0F61F0: 13 signatures not checked due to missing keys
gpg: chave B5B116B72D0F61F0: "Launchpad PPA for Tony George" não mudada
gpg: Número total processado: 1
gpg: não modificados: 1



Alguém sabe algo sobre?

@ediT

Consegui resolver o problema com essas linhas de comando:
sudo add-apt-repository ppa:mark-pcnetspec/conky-manager-pm9
sudo apt-get install conky-manager

Antes disso, fiz umas gambiarras que não entendi muito bem. Havia um pacote quebrado no meu sistema, e pedi para corrigir. Não resolveu nada o problema.

Achei essa resolução em um fórum. Parece que o Ubuntu 18.04 não tem o realpath, algo assim... Não entendo muito disso.

Mas consegui!

Só tome cuidado quando for adicionar ppa's ao seu sistema. Eles são repositórios de terceiros, então não dá pra saber o que eles contém. Fica a dica. Se ver em sites só falando para adicionar ppa's, é melhor procurar o .deb direto no site do desenvolvedor. Se tiver, opte por ele.

Agora, em relação ao Conky. Nunca usei. Instalei uma vez e fiquei com preguiça de configurar. Mas, ele, como você já percebeu, tem suporte a temas. E o Conky Manager serve para fazer isso graficamente. Ah, pesquise no youtube, tem bastante coisas, dicas, configurações etc. sobre o Conky.

Segue um link que pode te ajudar: https://sempreupdate.com.br/como-instalar-e-configurar-o-conky-manager-no-ubuntu-16-0417-04/
 
Só tome cuidado quando for adicionar ppa's ao seu sistema. Eles são repositórios de terceiros, então não dá pra saber o que eles contém. Fica a dica. Se ver em sites só falando para adicionar ppa's, é melhor procurar o .deb direto no site do desenvolvedor. Se tiver, opte por ele.

Agora, em relação ao Conky. Nunca usei. Instalei uma vez e fiquei com preguiça de configurar. Mas, ele, como você já percebeu, tem suporte a temas. E o Conky Manager serve para fazer isso graficamente. Ah, pesquise no youtube, tem bastante coisas, dicas, configurações etc. sobre o Conky.

Segue um link que pode te ajudar: https://sempreupdate.com.br/como-instalar-e-configurar-o-conky-manager-no-ubuntu-16-0417-04/

Eu parei pra pensar nisso depois. Acabei excluindo os ppa's mesmo... Porém, excluir já é suficiente? Se, por ventura, o camarada tinha más intenções, só excluir o ppa já cessa as ameaças? Fiquei um pouco preocupado agora kkkk.

Eu achei interessante, mas só queria algo simples como se fosse no smartphone. Um calendário, um bloco de notas e um monitor gráfico do sistema. Porém, não achei nada além do Conky que faça isso. Os desklets do Mint são meio ruins e alguns nem funcionam ;/.

Mas obrigado pelo link, eu usei ele mesmo pra ajudar a solucionar o problema também!

O que me ajudou mesmo a resolver o erro foi esse link: https://askubuntu.com/questions/1079596/ubuntu-18-04-1-lts-dont-install-conky-manager

Nele que eu achei essas linhas de comandos e esse ppa.
 
Eu parei pra pensar nisso depois. Acabei excluindo os ppa's mesmo... Porém, excluir já é suficiente? Se, por ventura, o camarada tinha más intenções, só excluir o ppa já cessa as ameaças? Fiquei um pouco preocupado agora kkkk.

Eu achei interessante, mas só queria algo simples como se fosse no smartphone. Um calendário, um bloco de notas e um monitor gráfico do sistema. Porém, não achei nada além do Conky que faça isso. Os desklets do Mint são meio ruins e alguns nem funcionam ;/.

Mas obrigado pelo link, eu usei ele mesmo pra ajudar a solucionar o problema também!

O que me ajudou mesmo a resolver o erro foi esse link: https://askubuntu.com/questions/1079596/ubuntu-18-04-1-lts-dont-install-conky-manager

Nele que eu achei essas linhas de comandos e esse ppa.

Relaxa, usar ppa's não mata ninguém. Só avisei que não é para ficar adicionando toda hora. Porque os arquivos são de repositórios de terceiros e, em alguns casos, pode bagunçar seu sources.list e, consequentemente, seu apt. Dando algum erro ou problema na hora de usar o apt. Só isso.

Pô, nunca uso esses monitores de sistema na área de trabalho, nem esses que tem por padrão no Mint. O que gosto de usar, eventualmente, é o comando htop (que mostrei no post ali em cima, o do print) e o psensors (para medir as temperaturas do pc).

O pessoal usa muito o Conky porque ele é muito, muito personalizável. Só dá um pouco de trabalho, as vezes, para configurá-lo.

Ah, calendário e monitor do sistema da para fazer com o Conky, sim. Bloco de notas? Você quer tipo aqueles "adesivos" na área de trabalho? Se for, existem vários programas fazem isso, o xfce4-notes, o tomboy e por ai vai. Tem muitos mesmo. Se quer só um bloco de notas igual ao Windows, o Mint já tem um editor desses instalado por padrão. Chama-se Xed. Se você procurar no menu vai encontrar em "menu/acessórios" e ele vai estar com o nome apenas de "editor de textos". Se quiser, pode digitar apenas xed na barra de pesquisa do menu que ele vai exibir o programa.
 
Relaxa, usar ppa's não mata ninguém. Só avisei que não é para ficar adicionando toda hora. Porque os arquivos são de repositórios de terceiros e, em alguns casos, pode bagunçar seu sources.list e, consequentemente, seu apt. Dando algum erro ou problema na hora de usar o apt. Só isso.

Pô, nunca uso esses monitores de sistema na área de trabalho, nem esses que tem por padrão no Mint. O que gosto de usar, eventualmente, é o comando htop (que mostrei no post ali em cima, o do print) e o psensors (para medir as temperaturas do pc).

O pessoal usa muito o Conky porque ele é muito, muito personalizável. Só dá um pouco de trabalho, as vezes, para configurá-lo.

Ah, calendário e monitor do sistema da para fazer com o Conky, sim. Bloco de notas? Você quer tipo aqueles "adesivos" na área de trabalho? Se for, existem vários programas fazem isso, o xfce4-notes, o tomboy e por ai vai. Tem muitos mesmo. Se quer só um bloco de notas igual ao Windows, o Mint já tem um editor desses instalado por padrão. Chama-se Xed. Se você procurar no menu vai encontrar em "menu/acessórios" e ele vai estar com o nome apenas de "editor de textos". Se quiser, pode digitar apenas xed na barra de pesquisa do menu que ele vai exibir o programa.

Ah, obrigado!

De fato, o Conky é muito trabalhoso para configurar. Tentei configurar manualmente, ficou uma bosta haha.

Isso, seria como adesivos mesmo, tipo o do Windows. Estou usando esse Xed agora, gostei! É simples e funciona bem.

Obrigado pela resposta!

##

Pessoal, estou com um pequeno problema no Linux.
Eu desinstalei alguns arquivos, porém os mesmos continuam no sistema.
Exclui pelo comando apt get-remove 'nome do programa', e consta no terminal que tudo ocorreu ok, porém o mesmo não foi excluído.
Tentei excluir o Conky e o Conky Manager, já usei o get-remove e o get-purge, porém continuam no sistema ainda...
Agora, quando tento remover, diz que já foi removido, porém continuam no PC.

Alguém sabe o por quê disso? Obrigado!
 
Estou quase há um mês usando o Linux Mint Cinnamon 19.1, e estou adorando.

Super leve, prático, simples de usar, procurando na internet consigo ajuda no que preciso para instalar, já me adaptei a instalar as coisas pelo terminal e tenho usado o Wine também.

Porém, quero personalizar mais o sistema. Queria fazer uso de desklets como o Google Agenda, de monitoramento de uso do PC, de clima, anotações e etc.
O Mint tem uma loja de desklets, porém são poucos.

Alguém sabe onde consigo ou como consigo fazer essas personalizações? Procurei no fórum do Linux Mint BR, porém não consegui achar muita coisa, o fórum está muito parado.

@Carlosaugusto02 migrei para o Linux Mint a uns 3 meses....venho usando muito o grupo do Linux Mint BR no facebook, e um grupo no telegram que é muito bom.
 
Ah, obrigado!

De fato, o Conky é muito trabalhoso para configurar. Tentei configurar manualmente, ficou uma bosta haha.

Isso, seria como adesivos mesmo, tipo o do Windows. Estou usando esse Xed agora, gostei! É simples e funciona bem.

Obrigado pela resposta!

##

Pessoal, estou com um pequeno problema no Linux.
Eu desinstalei alguns arquivos, porém os mesmos continuam no sistema.
Exclui pelo comando apt get-remove 'nome do programa', e consta no terminal que tudo ocorreu ok, porém o mesmo não foi excluído.
Tentei excluir o Conky e o Conky Manager, já usei o get-remove e o get-purge, porém continuam no sistema ainda...
Agora, quando tento remover, diz que já foi removido, porém continuam no PC.

Alguém sabe o por quê disso? Obrigado!

Você removeu como? Com o "sudo apt-get remove"? O programa continua aparecendo no menu? Veja se não ficou apenas o atalho, clica em cima e veja se abre. Se quiser, entre no terminal e digite "apt list conky" e posta aqui o retorno do comando. Se o programa ainda estiver instalado, o comando vai mostrar, na parte direita da tela, depois do nome do programa, a seguinte linha "[installed]".
 
@Carlosaugusto02 migrei para o Linux Mint a uns 3 meses....venho usando muito o grupo do Linux Mint BR no facebook, e um grupo no telegram que é muito bom.

Obrigado pelas sugestões!

Você removeu como? Com o "sudo apt-get remove"? O programa continua aparecendo no menu? Veja se não ficou apenas o atalho, clica em cima e veja se abre. Se quiser, entre no terminal e digite "apt list conky" e posta aqui o retorno do comando. Se o programa ainda estiver instalado, o comando vai mostrar, na parte direita da tela, depois do nome do programa, a seguinte linha "[installed]".

Exatamente, por esse comando mesmo. Quando eu uso o "apt list conky", aparece o seguinte:
"Listing... Pronto
conky/bionic,bionic 1.10.8-1 all".

E quando tento remover, diz que não há nenhum conky instalado. Porém o aplicativo continua rodando de fundo, com as layers mostrando informações
 
Obrigado pelas sugestões!



Exatamente, por esse comando mesmo. Quando eu uso o "apt list conky", aparece o seguinte:
"Listing... Pronto
conky/bionic,bionic 1.10.8-1 all".

E quando tento remover, diz que não há nenhum conky instalado. Porém o aplicativo continua rodando de fundo, com as layers mostrando informações

Tenta parar ele antes e manda remover,
tipo,

sudo killall conky
sudo apt-get remove --purge conky
 
Tenta parar ele antes e manda remover,
tipo,

sudo killall conky
sudo apt-get remove --purge conky

Camarada, tentei, porém diz que "Sinto muito, tente novamente."

Será que a solução seria fazer uma nova instalação da distro?
 
Camarada, tentei, porém diz que "Sinto muito, tente novamente."

Será que a solução seria fazer uma nova instalação da distro?

Eu tentaria antes apagar tudo, nem que fosse na mão, pois pelo menos para mim, dá muito trabalho reinstalar o linux e configurá-lo exatamente do jeito atual que uso e preciso.

Tenta,

sudo apt-get --purge remove conky conky-all

Vc está no mint, né? Vê tb no synaptic se vc encontra alguma referencia a ele e desmarca para ser desinstalado.

E depois deleta tb na mão os arquivos de configuração dele,

dá um,

whereis conky

e manda um sudo rm -rf /caminho/conky de todas as referencias a ele encontradas.
 
Obrigado pelas sugestões!



Exatamente, por esse comando mesmo. Quando eu uso o "apt list conky", aparece o seguinte:
"Listing... Pronto
conky/bionic,bionic 1.10.8-1 all".

E quando tento remover, diz que não há nenhum conky instalado. Porém o aplicativo continua rodando de fundo, com as layers mostrando informações

Mas se a opção [installed] não for exibida depois do nome do pacote, ele não tá instalado. Pela mensagem que você postou, ele não está instalado. Você também instalou dois programas diferentes, o conky e o conky-manager, lembrou de remover os dois? Se estiver na dúvida, entre no menu e procure pelo gerenciador gráfico de pacotes do Mint. Eu tentaria um "sudo apt autoremove" para ver se não ficou nenhum resquício do Conky no sistema.

Ah, não faz sentido reinstalar a distro por causa de uma coisa simples dessa. A questão é você entender o que tem que fazer. Já tentou procurar os pacotes (conky e conky-manager) por algum dos gerenciadores gráficos de pacotes que tem no Mint (tem no menu de preferências, o nativo do Mint, e tem em sistema o Synaptic)?
 
Eu segui a dica de vocês e deu certo, agora excluiu mesmo.

Acontece que mesmo não listando como instalado, o app tava rodando de fundo, com aqueles layers do conky analisando o uso do pc. Não sei o que ocorreu kkk, mas segui os passos e excluiu mesmo

Valeu pessoal!
 
Gente, estou com um pequeno problema.

Resolvi já!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo