• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Passei por esse problema. Quando comecei a trabalhar na Prefeitura, era Windows 7 (ja existia o 10, mas tudo la ainda era o 7) Meu último windows tinha sido o XP ou 98, nao lembro, nessa epoca passei a usar Slackware. Usar o 7 foi até tranquilo, mas quando sentei no 10 senti uma dificuldade imensa.

O usuário comum hoje passa 90% do tempo no navegador, o famoso computador Facebook/Youtube Machine. Firefox e Chrome existem pro Linux.

Pro usuário comum, Linux é vantajoso por precisar de muito menos recursos pra executar as mesmas tarefas. Não engasga e não tem scanner de malware rodando em background o outros serviços pesados. Fora as atualizações menos invasivas.

Só não tem uma fatia maior de adoção por não vir padrão hoje em dia. Gnome é extremamente simples.
 
Passei por esse problema. Quando comecei a trabalhar na Prefeitura, era Windows 7 (ja existia o 10, mas tudo la ainda era o 7) Meu último windows tinha sido o XP ou 98, nao lembro, nessa epoca passei a usar Slackware. Usar o 7 foi até tranquilo, mas quando sentei no 10 senti uma dificuldade imensa.

O usuário comum hoje passa 90% do tempo no navegador, o famoso computador Facebook/Youtube Machine. Firefox e Chrome existem pro Linux.

Pro usuário comum, Linux é vantajoso por precisar de muito menos recursos pra executar as mesmas tarefas. Não engasga e não tem scanner de malware rodando em background o outros serviços pesados. Fora as atualizações menos invasivas.

Só não tem uma fatia maior de adoção por não vir padrão hoje em dia. Gnome é extremamente simples.


Passei por isso quando comecei a prestar suporte Apple. O sistema realmente é muito intuitivo e a Apple trabalha duro para entregar não somente uma interface que na esmagadora maioria das vezes destrói os outros SOs em matéria de design, mas que seja fácil de usar.
Porém usar é bem diferente de ter de destrinchar e expor as entranhas do SO, nesse ponto a complexidade de um Apple não deve nadinha a um Windows ou Linux até você se acostumar com o SO.

Só que é aquela coisa que eu falava antes, o paradigma é outro também: se você quisér usar o hardware Apple tem de pedir benção a ela.
E o cúmulo do absurdo e a razão de eu nunca mais ter um tablet Apple (ou fone) é que ela te bloqueia de usar o hardware se quisér! :fuu:
E fica por isso mesmo.

Uma das coisas que eu mais gosto no Linux é justamente o paradigma de poder fazer o que quisér, quando quisér, como quisér, da maneira que eu achar melhor.
Que aliás era como o Windows funcionava a alguns anos atrás, mesmo com todos os pontos negativos do SO.

Foi por isso que migrei de sistema.
 
Galera,

Não sei se tem tópico certo para isso, se tiver, foi mal rs.

Não tenho muitos conhecimentos em linux, mas tem como eu setar o Windows como SO primário? As vezes esqueço de mudar a opção e acaba inicializando o linux.
 
Windows 10 é impossível de se usar em máquinas com HD....o sistema fica lento ao extremo. Falo isso porque recebi um desktop da Dell no trabalho e coloquei Windows 10 para a usuária....a mesma não aguentou usar 1 dia. Coloquei Ubuntu e ela está usando a quase dois meses sem reclamar.
 
Galera,

Não sei se tem tópico certo para isso, se tiver, foi mal rs.

Não tenho muitos conhecimentos em linux, mas tem como eu setar o Windows como SO primário? As vezes esqueço de mudar a opção e acaba inicializando o linux.
Sim, aqui eu uso o Grub Customizer e nele você pode setar qual SO será o padrão. Bem simples, rápido e fácil.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Windows 10 é impossível de se usar em máquinas com HD....o sistema fica lento ao extremo. Falo isso porque recebi um desktop da Dell no trabalho e coloquei Windows 10 para a usuária....a mesma não aguentou usar 1 dia. Coloquei Ubuntu e ela está usando a quase dois meses sem reclamar.
Amigo, essa é a realidade...mas muitos preferem não enxergar. No meu notebook eu tinha um HD (5400 rpm) e o Windows 10 demorava uns 5 - 10 minutos para ligar e ficar apto ao uso, com isso já nem desligava mais esse notebook...instalei o Mint nele, a diferença é gritante. Em pouco mais de 1 minutos já esta tudo OK, pronto para o uso. Coloquei um SSD e o Manjaro, agora em uns 10 segundo esta tudo pronto.

Infelizmente alguns programas ainda prendem as pessoas ao Windows, mas tem muitos casos que é totalmente desnecessário como o @grand0rbiter citou. E veja que a grande maioria dos PCs vendidos não são de ultima geração, mas sim das Casas Bahia.
 
Passei por esse problema. Quando comecei a trabalhar na Prefeitura, era Windows 7 (ja existia o 10, mas tudo la ainda era o 7) Meu último windows tinha sido o XP ou 98, nao lembro, nessa epoca passei a usar Slackware. Usar o 7 foi até tranquilo, mas quando sentei no 10 senti uma dificuldade imensa.

O usuário comum hoje passa 90% do tempo no navegador, o famoso computador Facebook/Youtube Machine. Firefox e Chrome existem pro Linux.

Pro usuário comum, Linux é vantajoso por precisar de muito menos recursos pra executar as mesmas tarefas. Não engasga e não tem scanner de malware rodando em background o outros serviços pesados. Fora as atualizações menos invasivas.

Só não tem uma fatia maior de adoção por não vir padrão hoje em dia. Gnome é extremamente simples.
O que mata mais que qualquer coisa é a falta de drivers. O wireless do meu PC por exemplo não tinha suporte, hoje ligo no cabo mesmo.

Se tivesse a opção dos PCs/Linux virem com Linux ao menos forçaria os caras a dar o mínimo de suporte.
 
O que mata mais que qualquer coisa é a falta de drivers. O wireless do meu PC por exemplo não tinha suporte, hoje ligo no cabo mesmo.

Se tivesse a opção dos PCs/Linux virem com Linux ao menos forçaria os caras a dar o mínimo de suporte.
E um detalhe, nada daquelas distribuições da Positivo, SpaceBR, etc. O ideal seria uma distro Ubuntu de fácil usabilidade, para um curva de aprendizado menor.
 
Pessoal, o Void Linux é systemd, openrc ou outro system init? Vou testá-lo na vm, mas queria saber essa info antes.
 
Pessoal, o Void Linux é systemd, openrc ou outro system init? Vou testá-lo na vm, mas queria saber essa info antes.
Void Linux é outro init. Chama-se runit.

É minha distribuição desktop preferida e meu init preferido também.
 
Void Linux é outro init. Chama-se runit.

É minha distribuição desktop preferida e meu init preferido também.
@grand0rbiter, qual a forma correta de instalar o Void? Estou confuso, pois vi várias formas de instalá-lo, uns dizem que escolher a opção local é a correta, outros falam que a online é melhor e por ai vai.

Lá no site deles tem uma live com o nome "musl", qual a diferença dessas isos live para as padrões?
 
@grand0rbiter, qual a forma correta de instalar o Void? Estou confuso, pois vi várias formas de instalá-lo, uns dizem que escolher a opção local é a correta, outros falam que a online é melhor e por ai vai.

Lá no site deles tem uma live com o nome "musl", qual a diferença dessas isos live para as padrões?
Musl é uma biblioteca C alternativa ao glibc. Ela é mais bem feita e leve, porém pra usuário doméstico acaba te limitando pois muito software não irá funcionar. Se não sabe o que é, então não tem porque usar essa versão. Ficará impedido de instalar vários drives proprietários (nvidia por exemplo), não vai rodar netflix, etc... Fique na tradicional glibc.

Instalar local vai pegar os arquivos da iso e eles são defasados, instale da internet. Porém a distro vai vir pelada, sem Xorg, sem nenhum desktop, daí pra frente você tem que instalar por conta própria. Se quiser instalar o desktop da iso que você baixou, selecione local ao invés de network e depois é só atualizar. Eu recomendo instalar da internet e depois instalar o que precisa, mas vai da sua experiência.

Não tem jeito certo de instalar o Void. Eu mesmo instalei ele no meu notebook a partir de um live USB do Ubuntu pra poder ficar navegando e fazendo outras coisas.

Sugiro utilizar o instalador e fazer a instalação default mesmo.

É uma distro muito mais enxuta e DIY que o Arch e Gentoo, se você for 100% newbie de Linux vai apanhar um pouco.

Vai pelo próprio instalador. Da uma olhada nos docs no link abaixo e qualquer dúvida me da um toque.

 
Última edição:
Alguém aqui manja de i3 e WM do estilo? Estou querendo usar ela, pois vejo vídeos e muito problemas relacionados a parte de vídeo não existem com essa WM, sem contar o quão leve lea é, na VM é uma maravilha, mas é um troço complicado, estou mais perdido do cego no meio de um tiroteio :haha:

Estou com uma vm do debian montado, no caso, fiz uma instalação mínima dele, sem nenhuma DE instalada, sem nenhum aplicativo instalado, só a base do sistema, pois odeio o tanto de bloat que o debian anda trazendo.

Vocês poderiam me indicar um bom tutorial de instalação/configuração e pós do i3?
 
Não uso o i3, prefiro o bspwm. Já procurou no wiki do Arch? Geralmente tem tudo la.


Se procurar i3 provavelmente terá também visto que é mais popular.

Usei por muitos anos até um mês atrás, agora migrei pro Kde Plasma no notebook.
 
Não uso o i3, prefiro o bspwm. Já procurou no wiki do Arch? Geralmente tem tudo la.


Se procurar i3 provavelmente terá também visto que é mais popular.

Usei por muitos anos até um mês atrás, agora migrei pro Kde Plasma no notebook.
Tentei usar por algumas horas mas i3 ainda não é pra mim, não estou com muita paciência para ficar memorizando/ configurando atalhos para o sistema todo.

Prefiro mesmo as DE's tradicionais, agora mesmo, vou testar uma variante do gentoo, pois vai ser a primeira vez que testo distro baseada nela. No caso é a redcore, tem uma aparência até bacana, pois usa o plasma e está bem bonita. Ver o que dará disso, também vou testar o slackware, o Fabio Carneiro está lançando vídeos no yt sobre a instalação e configuração do slackware para quem é iniciante, está bem legal, é ótimo pra quem quer conhecer o sistema, como é o meu caso.
 
Eu estou usando o último Ubuntu LTS em uma máquina virtual, pois é a distro que encontrei com maior tempo de suporte de atualizações. Eu particularmente gosto mais da interface de distros como Bodhi Linux, Mint e Lubuntu, mas o Ubuntu LTS apresentou menos bugs e tem maior tempo de suporte de atualizações, então fico com ele, pois ninguém merece ter que ficar reinstalando distros do zero.
 
Eu estou usando o último Ubuntu LTS em uma máquina virtual, pois é a distro que encontrei com maior tempo de suporte de atualizações. Eu particularmente gosto mais da interface de distros como Bodhi Linux, Mint e Lubuntu, mas o Ubuntu LTS apresentou menos bugs e tem maior tempo de suporte de atualizações, então fico com ele, pois ninguém merece ter que ficar reinstalando distros do zero.

Além das distros rolling release, citadas pelo @igormp, você pode atualizar o Ubuntu entre as versões, sem ter que reinstalar do zero. Ou, se usar o Debian, pode mudar o sources.list para "stable" e, sempre que sair uma nova versão "stable" do Debian ele irá atualizar para ela automaticamente. Não é necessário instalar do zero uma distro, quando sai uma versão novo, só porque ela é fixed release. É claro que, se você fizer isso, tem que saber o que está fazendo.

De qualquer forma, se não gosta de instalar a distro quando sai uma nova versão, eu ficaria com distros rolling release mesmo. Como o Arch, OpenSuse Tumbleweed, PcLinuxOS, Void, Manjaro etc.
 
Além das distros rolling release, citadas pelo @igormp, você pode atualizar o Ubuntu entre as versões, sem ter que reinstalar do zero. Ou, se usar o Debian, pode mudar o sources.list para "stable" e, sempre que sair uma nova versão "stable" do Debian ele irá atualizar para ela automaticamente. Não é necessário instalar do zero uma distro, quando sai uma versão novo, só porque ela é fixed release. É claro que, se você fizer isso, tem que saber o que está fazendo.

De qualquer forma, se não gosta de instalar a distro quando sai uma nova versão, eu ficaria com distros rolling release mesmo. Como o Arch, OpenSuse Tumbleweed, PcLinuxOS, Void, Manjaro etc.
Olá, grato pelas informações, infelizmente nem sempre dá para atualizar uma distro fixed release para outra versão sem ter que reinstalar do zero, passei por isso com o Lubuntu recentemente (acho que era a versão 18 dele, cujo suporte de atualização foi encerrado). Mas espero que dê para mim atualizar para o próximo Ubuntu LTS sem ter que reinstalar.
 
Pessoal, alguma forma de fazer a instalação do ubuntu que nao seja no modo oem pois nao estou conseguindo..
 
Amigos, gostaria de uma sugestão de vocês. Tenho um notebook antigo aqui, que serve no momento para meu sobrinho assistir aulas remotas, e vez ou outra ver vídeos no youtube. Antes ele vinha com windows 7, mas o hardware dele é fraco demais para esse sistema, e como o windows 7 foi descontinuado acho mais negócio instalar uma distro linux nele nesse momento.

A configuração dele é a seguinte:

Celeron 900 2,2ghz chipset gl40
2gb ddr2 667mhz
hd 500gb sata 2

Pra só navegar na internet, ver alguns vídeos no youtube ele é de boas, mas o win7 consome demais dele, creio que uma distro linux mais básica com certeza fará ele ter um desempenho bem melhor.

Pensei em tentar o kde neon, pois apesar de ser com kde, acho ele bem leve e além de tudo: vem limpo, sem programas instalados, só o basico, o que é suficiente. O que me dizem, compensa instalar ele ou tem outras distros mais leves?
 
Tenta o kde neon, se tu sentir perda de desempenho testa o mx, mint talvez
 
Instalei o Neon, ficou excelente, comparado ao windows 7. Ficou com performance muito boa, agora da para meu sobrinho assistir as aulas remotas de boas nele.
 
Olá, grato pelas informações, infelizmente nem sempre dá para atualizar uma distro fixed release para outra versão sem ter que reinstalar do zero, passei por isso com o Lubuntu recentemente (acho que era a versão 18 dele, cujo suporte de atualização foi encerrado). Mas espero que dê para mim atualizar para o próximo Ubuntu LTS sem ter que reinstalar.

Não tenho experiência com Ubuntu, mas tenho Debian instalado em produção e atualizei do Stretch ao Buster sem inconvenientes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo