[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Tô usando Linux Mint

120266133_4446912638683348_1550707394963625198_o.jpg

120605763_4500879359953342_2470226514483810735_o.jpg
119939065_4418432271531385_8256213248798272124_o.jpg
 
Última edição:
Amigos, instalei o Mint aqui em Dual boot e to com um "problema". No Windows eu uso bastante o botão do meio do mouse pra ativar aquela rolagem automática, mas no Mint não funciona. Alguém sabe como ativar? Se tem como ativar né.
 
Amigos, instalei o Mint aqui em Dual boot e to com um "problema". No Windows eu uso bastante o botão do meio do mouse pra ativar aquela rolagem automática, mas no Mint não funciona. Alguém sabe como ativar? Se tem como ativar né.
No Linux o padrão do middle click é colar texto. Se quiser mudar isso, o pessoal aqui dá umas instruções de como.
 
No Linux o padrão do middle click é colar texto. Se quiser mudar isso, o pessoal aqui dá umas instruções de como.
Entendi. Valeu pela ajuda. Vou deixar assim mesmo haha
 
Deepin e Elementary OS. Alguém usando? Opiniões?
 
Apenas lendo para matar a curiosidade, comecei pelo início deste tópico, onde passa a sugestão de que distribuições são:

- Debian
- Ubuntu
- Arch Linux
- Etc. e talz

O bom do GNU/Linux é a diversidade que ele se propôs a "criar", remasterizações são distribuições, onde o próprio Linus Torvalds deu graças a elas, eu comecei com as distros a "unha", hoje procuro além da estabilidade, a facilidade de instalação, pós-instalação.
As tais distros "famosas e mundialmente" conhecidas e reconhecidas me deram o conhecimento técnico para o uso de qualquer que for o sistema GNU/Linux instalado, isso foi mérito só delas, para que eu possa usar esse conhecimento adquirido.
E isso, me mostrou que o Linux Nacional também não fora extinto, com o fim do Kurumin, DreamLinux, Epidemic Linux, que tinham seus diferenciais e ainda hoje ainda tem gente colocando o diferencial brazuca nas ditas remasterizações.

Vida longa ao GNU/Linux, vida longa as remasterizações (quantas não nasceram com esse nome e estão por ai?)!

T+
 
O que mata mais que qualquer coisa é a falta de drivers. O wireless do meu PC por exemplo não tinha suporte, hoje ligo no cabo mesmo.

Se tivesse a opção dos PCs/Linux virem com Linux ao menos forçaria os caras a dar o mínimo de suporte.
Olá, voltei recentemente para o mundo open souce com a distro 20.04 LTS do Ubuntu e não enfrentei dificuldades com drivers. Na instalação ele pede para deixar o sistema online e automaticamente baixou todos, para a minha surpresa. Até os drivers da Nvidia e Intel vieram nas versões mais recentes. Por enquanto estou em dual boot com o windows 11.
 
  • Wow
Reações: wmh
Ele pode tentar um kernel diferente, e pasmem, o wifi funcionar de boas, as vezes um downgrade ou até upgrade de kernel ajuda bastante
 
Cara a melhor entre esses dois seria o o linux mint, caso seja a sua primeira experiência com o linux. Porém o ubuntu seria um sistema mais completo e um pouco mais complexo

Sou advogado e estou pensando em migrar pro linux, porém preciso de ajuda de vocês para "não me incomodar" rsrsrs.

Em suma, estou pensando em usar ubuntu ou linux mint. Porém, sendo advogado eu uso muito peticionamento eletrônico e digito bastante documentos. Além disso, preciso de ferramenta boa para manusear pdf (comprimir, criar, unir, separar...). O restante é feito em navegador...

Alguém tem alguma sugestão? É possível essa migração?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Galera, estou querendo virtualizar uma máquina pra instalar uma Distro Linux, possívelmente Ubuntu ou Mint para treinar alguns conceitos que estou estudando, mas quando ativo a função na BIOS que permite a virtualização, meu PC não está dando boot.... Atualmente estou usando Windows 11 e portanto estou com TPM 2.0 ativo.
Será que existe alguma relação entre os dois casos????
 
Galera, estou querendo virtualizar uma máquina pra instalar uma Distro Linux, possívelmente Ubuntu ou Mint para treinar alguns conceitos que estou estudando, mas quando ativo a função na BIOS que permite a virtualização, meu PC não está dando boot.... Atualmente estou usando Windows 11 e portanto estou com TPM 2.0 ativo.
Será que existe alguma relação entre os dois casos????

Tenho uma asus b450m gaming e tenho ativado o TPM 2.0 e a virtualização, e aqui funciona normalmente. Uso virtual box e Docker de boa no windows 10, em breve quero instalar o win11
 
Fui testar o Fedora 35 aqui no PC e não dá boot no kernel nem ferrando se estiver com o secure boot ativado para sistemas Windows. Eu tenho que setar a opção "outros sistemas" pra que funcione.
 
O linux pra instalar em máquinas mais novas tem desses cacoestes ^ ^ bem vindo Thominex!
 
Bom dia, pessoal, vim aqui pedir o conselho que todo ignorante em Linux deve chegar pedindo, uma dica de distro.
Contextualizando meu nada incomum pedido, estou fazendo uma casa nova e montando um homelab para mim, então pensei em usar um pc velho que eu tenho para fazer a função de servidor Plex/ NAS/ Home Assistant/Pi Hole. A principal função é o Home Assistant da automação da casa, minha casa atual tem a iluminação toda automatizada através de serviços externos e usando a Alexa como interface de comando, mas na nova casa quero fazer algo mais seguro e confiável, então essa é a principal função. NAS seria a função secundária, não tenho muitos dados para guardar, só consigo pensar em fotos e vídeos de viagens, nada muito além disso, mas como acredito que tenha a capacidade seria besteira não aproveitar. Plex eu honestamente acho que nem vou utilizar, tenho tido preguiça de procurar algo para assistir nos catálogos de Netflix/Amazon Prime e afins, imagino que baixar manualmente coisas para fazer uma biblioteca própria, sendo eu um cara que não assiste o mesmo filme duas vezes, vai ser bastante improvável. Não sou profissional de TI nem nada do tipo, usuário básico mesmo, mas curioso e corajoso, sem medo de fazer cagada.

Feito o resumo não tão resumido, vou falar o que acho que quero até agora. Quero usar o Docker para ter as VMs sem precisar de um SO propriamente dito para cada coisa. Tenho 2 Raspberry Pi's 4 em casa, mas um deles está rodando o Klipper/Fluidd da minha impressora e eu realmente queria algo mais "sólido" que um raspberry para ser meu servidor, em último caso posso usar o segundo que deixei guardado para a hora que surgisse algum projeto. Acho que uma boa porta de entrada seria o Ubuntu, só não sei se a versão Server ou a Desktop seria melhor para mim, pela lógica a Server faz mais sentido, mas nem sempre as coisas são tão simples. Outra dúvida é se esse PC antigo, que é um I7 4790K, 16gb @2400mhz e um SSD de 256gb bem básico, seria suficiente para fazer ao menos a função de Home Assistant e rodar o TrueNAS ou algo do tipo, pelo que vi as configurações recomendadas mínimas do TrueNAS são bastante exigentes.


TL;DR: Usuário básico querendo fazer um servidor pessoal para rodar Home Assistant e TrueNAS através do Docker querendo saber se usa Ubuntu Server ou Desktop ou então outra distro especificamente para isso.
 
Se tu vai instalar o ubuntu num pc antigo pra que vais colocar uma camada a mais (docker) pra consumir mais recursos?

Da pra instalar direto o TrueNas e o Plugin do Home Assistant.


Acho que vale um teste, provavelmente o desempenho vai ficar melhor, pois rodar via docker ele vai subir o SO e depois mais 2 VM separadas.
 
Última edição:
Bom dia, pessoal, vim aqui pedir o conselho que todo ignorante em Linux deve chegar pedindo, uma dica de distro.
Contextualizando meu nada incomum pedido, estou fazendo uma casa nova e montando um homelab para mim, então pensei em usar um pc velho que eu tenho para fazer a função de servidor Plex/ NAS/ Home Assistant/Pi Hole. A principal função é o Home Assistant da automação da casa, minha casa atual tem a iluminação toda automatizada através de serviços externos e usando a Alexa como interface de comando, mas na nova casa quero fazer algo mais seguro e confiável, então essa é a principal função. NAS seria a função secundária, não tenho muitos dados para guardar, só consigo pensar em fotos e vídeos de viagens, nada muito além disso, mas como acredito que tenha a capacidade seria besteira não aproveitar. Plex eu honestamente acho que nem vou utilizar, tenho tido preguiça de procurar algo para assistir nos catálogos de Netflix/Amazon Prime e afins, imagino que baixar manualmente coisas para fazer uma biblioteca própria, sendo eu um cara que não assiste o mesmo filme duas vezes, vai ser bastante improvável. Não sou profissional de TI nem nada do tipo, usuário básico mesmo, mas curioso e corajoso, sem medo de fazer cagada.

Feito o resumo não tão resumido, vou falar o que acho que quero até agora. Quero usar o Docker para ter as VMs sem precisar de um SO propriamente dito para cada coisa. Tenho 2 Raspberry Pi's 4 em casa, mas um deles está rodando o Klipper/Fluidd da minha impressora e eu realmente queria algo mais "sólido" que um raspberry para ser meu servidor, em último caso posso usar o segundo que deixei guardado para a hora que surgisse algum projeto. Acho que uma boa porta de entrada seria o Ubuntu, só não sei se a versão Server ou a Desktop seria melhor para mim, pela lógica a Server faz mais sentido, mas nem sempre as coisas são tão simples. Outra dúvida é se esse PC antigo, que é um I7 4790K, 16gb @2400mhz e um SSD de 256gb bem básico, seria suficiente para fazer ao menos a função de Home Assistant e rodar o TrueNAS ou algo do tipo, pelo que vi as configurações recomendadas mínimas do TrueNAS são bastante exigentes.


TL;DR: Usuário básico querendo fazer um servidor pessoal para rodar Home Assistant e TrueNAS através do Docker querendo saber se usa Ubuntu Server ou Desktop ou então outra distro especificamente para isso.
Se vai usar as coisas com Docker, a distro base meio que fica irrelevante, pode ser ubuntu server mesmo (não vejo sentido em ir com o desktop), ou o fedora server (vem com o copilot que acho bem legal), centos ou debian mesmo, vai do que vc achar mais confortável. O OpenMediaVault também seria uma opção interessante, já usei há um tempo atrás e gostei.

Outra coisa: TrueNAS é baseado em FreeBSD, então não teria como vc rodar ele dentro do docker. Ou vc roda ele em uma VM (e attacha os discos direto na VM), ou roda ele como base e outra distro linux como VM dentro dele pra rodar as coisas no Docker.

Se tu vai instalar o ubuntu num pc antigo pra que vais colocar uma camada a mais (docker) pra consumir mais recursos?

Instala tudo direto no Linux.
O uso de recurso do docker é imperceptível, e isola bem as coisas sem precisar ficar se preocupando em ter todas as dependências no sistema base (deixando ele mais enxuto).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pois rodar via docker ele vai subir o SO e depois mais 2 VM separadas.
Docker não é VM, ele usa o kernel do host e isola as coisas através de namespaces e cgroups, como qualquer outro container.
 
Última edição:
Se vai usar as coisas com Docker, a distro base meio que fica irrelevante, pode ser ubuntu server mesmo (não vejo sentido em ir com o desktop), ou o fedora server (vem com o copilot que acho bem legal), centos ou debian mesmo, vai do que vc achar mais confortável. O OpenMediaVault também seria uma opção interessante, já usei há um tempo atrás e gostei.

Outra coisa: TrueNAS é baseado em FreeBSD, então não teria como vc rodar ele dentro do docker. Ou vc roda ele em uma VM (e attacha os discos direto na VM), ou roda ele como base e outra distro linux como VM dentro dele pra rodar as coisas no Docker.


O uso de recurso do docker é imperceptível, e isola bem as coisas sem precisar ficar se preocupando em ter todas as dependências no sistema base (deixando ele mais enxuto).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Docker não é VM, ele usa o kernel do host e isola as coisas através de namespaces e cgroups, como qualquer outro container.
Caramba, vocês são muito rápidos. Me ajudaram demais com as dicas, acho que vou tentar ir direto com o TrueNAS primeiro. O Docker não é bem minha prioridade, seria só uma forma de fazer funcionar as funções que preciso, mas se o plugin do HASS funcionar diretamente no TrueNAS acho que simplifica bastante as coisas, imagino que simplicidade e solidez sejam o caminho para o que estou buscando.
Muito obrigado mesmo, vou fazer esses testes essa semana, mas vi que o Plugin do HASS no TrueNAS não permite a instalação de addons no Home Assistant, já ele instala a versão Core do HASS e não a Supervisor, eles têm que ser instalados manualmente. Imagino que complique as coisas um pouco, mas vale o teste e esse trabalho extra pode me ajudar a aprender bastante.
Dei uma olhada no OpenMediaVault e achei bem interessante, vou pesquisar mais sobre ele, nem sabia da existência dele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caramba, vocês são muito rápidos. Me ajudaram demais com as dicas, acho que vou tentar ir direto com o TrueNAS primeiro. O Docker não é bem minha prioridade, seria só uma forma de fazer funcionar as funções que preciso, mas se o plugin do HASS funcionar diretamente no TrueNAS acho que simplifica bastante as coisas, imagino que simplicidade e solidez sejam o caminho para o que estou buscando.
Muito obrigado mesmo, vou fazer esses testes essa semana, mas vi que o Plugin do HASS no TrueNAS não permite a instalação de addons no Home Assistant, já ele instala a versão Core do HASS e não a Supervisor, eles têm que ser instalados manualmente. Imagino que complique as coisas um pouco, mas vale o teste e esse trabalho extra pode me ajudar a aprender bastante.
Dei uma olhada no OpenMediaVault e achei bem interessante, vou pesquisar mais sobre ele, nem sabia da existência dele.
P. S: numa lida rápida aqui me parece que o OMV é uma opção melhor para o meu caso, que é um servidor mais genérico em vez de ser focado no armazenamento. O TrueNAS seria um NAS com capacidade de rodar os plugins, já o OMV seria um sistema mais aberto, com a facilidade de rodar Docker tendo o NAS já integrado, mas sem ser tão direcionado a isso.
Está certa a minha leitura ou devo pesquisar mais antes de decidir?
 
Última edição:
Bom dia, pessoal, vim aqui pedir o conselho que todo ignorante em Linux deve chegar pedindo, uma dica de distro.
Contextualizando meu nada incomum pedido, estou fazendo uma casa nova e montando um homelab para mim, então pensei em usar um pc velho que eu tenho para fazer a função de servidor Plex/ NAS/ Home Assistant/Pi Hole. A principal função é o Home Assistant da automação da casa, minha casa atual tem a iluminação toda automatizada através de serviços externos e usando a Alexa como interface de comando, mas na nova casa quero fazer algo mais seguro e confiável, então essa é a principal função. NAS seria a função secundária, não tenho muitos dados para guardar, só consigo pensar em fotos e vídeos de viagens, nada muito além disso, mas como acredito que tenha a capacidade seria besteira não aproveitar. Plex eu honestamente acho que nem vou utilizar, tenho tido preguiça de procurar algo para assistir nos catálogos de Netflix/Amazon Prime e afins, imagino que baixar manualmente coisas para fazer uma biblioteca própria, sendo eu um cara que não assiste o mesmo filme duas vezes, vai ser bastante improvável. Não sou profissional de TI nem nada do tipo, usuário básico mesmo, mas curioso e corajoso, sem medo de fazer cagada.

Feito o resumo não tão resumido, vou falar o que acho que quero até agora. Quero usar o Docker para ter as VMs sem precisar de um SO propriamente dito para cada coisa. Tenho 2 Raspberry Pi's 4 em casa, mas um deles está rodando o Klipper/Fluidd da minha impressora e eu realmente queria algo mais "sólido" que um raspberry para ser meu servidor, em último caso posso usar o segundo que deixei guardado para a hora que surgisse algum projeto. Acho que uma boa porta de entrada seria o Ubuntu, só não sei se a versão Server ou a Desktop seria melhor para mim, pela lógica a Server faz mais sentido, mas nem sempre as coisas são tão simples. Outra dúvida é se esse PC antigo, que é um I7 4790K, 16gb @2400mhz e um SSD de 256gb bem básico, seria suficiente para fazer ao menos a função de Home Assistant e rodar o TrueNAS ou algo do tipo, pelo que vi as configurações recomendadas mínimas do TrueNAS são bastante exigentes.


TL;DR: Usuário básico querendo fazer um servidor pessoal para rodar Home Assistant e TrueNAS através do Docker querendo saber se usa Ubuntu Server ou Desktop ou então outra distro especificamente para isso.
Essa máquina que tu diz é "antiga pacas" eu pensei em um pentium 4 da vida...
Provavelmente o servidor deve funcionar com sobras pra isso que você tá querendo
 
Essa máquina que tu diz é "antiga pacas" eu pensei em um pentium 4 da vida...
Provavelmente o servidor deve funcionar com sobras pra isso que você tá querendo
Usava ela até o início do ano passado, nunca me deixou na mão e, pelo menos para jogos, ainda dava um bom caldo, mas não faço a mínima ideia da quantidade de recursos que um servidor exija, imagino que por ser apenas 4c/8t, mesmo tendo um IPC relativamente alto, já não seja o ideal, 16gb de ram também não deve ser grandes coisas, mas pelo menos vou dar um bom uso para ela.
O que me assustou foi o preço dos HDDs, fazia tempo que eu não olhava, mas acho que essa mineração de Chia elevou bastante os preços. Fui Pesquisar um HDD 4tb para o Unifi Dream Machine Pro que comprei para ser a controladora e o NVR das câmeras e estranhei o valor deles ser menor do que os específicos para NAS, pelo que eu me lembrava os focados em surveillance sempre foram os mais caros, mas posso estar enganado. Vocês acham realmente necessário eu comprar HDD para NAS sendo que eu basicamente vou usar para fazer backups e guardar fotos, com uma taxa de escrita baixíssima?
 
mas não faço a mínima ideia da quantidade de recursos que um servidor exija, imagino que por ser apenas 4c/8t, mesmo tendo um IPC relativamente alto, já não seja o ideal, 16gb de ram também não deve ser grandes coisas, mas pelo menos vou dar um bom uso para ela.
Depende do que vc vai rodar. No seu caso até um celeron daria conta, acho que a única coisa que vai exigir CPU mesmo é o plex SE for realizar transcoding de videos.
Mesma coisa pra RAM, pro seu caso aí quase não vai usar memória, então tá tudo tranquilo.
 
O linux pra instalar em máquinas mais novas tem desses cacoestes ^ ^ bem vindo Thominex!
Era só um problema de assinatura do secure boot com a build que eu tava tentando usar. Baixei a mais atual e foi.
 
Hoje testei o arcolinux (distro baseada no arch) numa vm e curti bastante o que vi, porém ela não se dá bem com um notebook que eu tenho, o teclado dele fica muito bugado (tu digita p e sai *) e mesmo mudando o layout nas configurações o problema ainda persiste.

Isso não acontece com outras distros baseada no arch, o que é uma pena já que curti tanto essa distro :ps:
 
Hoje testei o arcolinux (distro baseada no arch) numa vm e curti bastante o que vi, porém ela não se dá bem com um notebook que eu tenho, o teclado dele fica muito bugado (tu digita p e sai *) e mesmo mudando o layout nas configurações o problema ainda persiste.

Isso não acontece com outras distros baseada no arch, o que é uma pena já que curti tanto essa distro :ps:
Já testou a Endeavour?
 
Já testou a Endeavour?
vou testar hoje

Já consegui resolver o problema e foi justamente o dev da distro que me respondeu kkkk

era só rodar o comando ¨numlockx off¨, porém depois disso o pc simplesmente congelou. Pelo visto essa distro não se deu muito bem com esse notebook. Uma pena pois tinha curtido muito o arco linux.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo