[Tópico Oficial - SSD] Compartilhe conosco suas impressões e dúvidas #2

Top Brorher, meu já chegou e despachei para meu primo não conseguir nem testar mas acredito que seja um monstrinho!
O meu antigo estava em um slot x2 (limite do segundo slot da minha mobo), enquanto o SN750 estava no primeiro, acho que agora irei trocar eles de lugar visto que irei trabalhar com mais transferência dados nesse de 2tb, e deixar o SN750 gargalado com duas lanes mesmo só pra SO, aplicações e VMs.
 
O meu antigo estava em um slot x2 (limite do segundo slot da minha mobo), enquanto o SN750 estava no primeiro, acho que agora irei trocar eles de lugar visto que irei trabalhar com mais transferência dados nesse de 2tb, e deixar o SN750 gargalado com duas lanes mesmo só pra SO, aplicações e VMs.
Troca e começa a fazer os testes quando possível mas acredito que as transferências serão bem parecidas mesmo trocando o SLOT, deu até saudades de pegar outro modelo agora rs.
 
Troca e começa a fazer os testes quando possível mas acredito que as transferências serão bem parecidas mesmo trocando o SLOT, deu até saudades de pegar outro modelo agora rs.
Sim sim, pelos testes que eu fiz antes entre os dois modelos de 512gb não espero resultados diferentes, mas há sim uma diferença de desempenho entre os slots. Enquanto no slot x4 o NVMe consegue passar dos 3GB/s sem problemas, no x2 fica limitado à 1.6~1.8GB/s

Deixa eu quotar os testes aqui de volta só pra usarmos como referência quando eu mover eles de lugar:
Acabei de instalar e testar meu WD Black SN750 de 500GB:
HKeh5C8.png


Testei com 1000 samples, cada uma com 100MiB (uns 100GiB no total escritos/lidos). É engraçado ver como o cache consegue segurar as escritas até algo perto de 10GiB, e então o desempenho cai drasticamente. Quanto as leituras, o anunciado pela WD é "up to 3430MB/s", e realmente entregam isso, estou bem satisfeito.

Jaja faço o mesmo teste com um S11 Pro de 512GB que tenho aqui também.

Fiz, porém no segundo slot NVMe, que por algum motivo na minha mobo (b550 steel legend) é somente PCIe 3.0 x2 ao invés de x4 (cortando a velocidade pela metade). Inclusive, se alguém souber explicar onde foram parar essas outras 2 lanes ficarei grato.

dnU29Ey.png


Interessante notar que a cache dele é um pouco menor que a do SN750, e velocidades de escrita são piores tb. No entanto, aparentemente ele conseguiria fazer até 3.6GB/s de leitura caso não tivesse capado pelas lanes PCIe.

Deixar aqui outro SN750 que testei nessa porta secundária também para fins de comparação:
tVAXcy5.png


Vendo esses testes agora, fico curioso pra ver de quanto será a porção de cache SLC desse novo de 2tb
 
Sim sim, pelos testes que eu fiz antes entre os dois modelos de 512gb não espero resultados diferentes, mas há sim uma diferença de desempenho entre os slots. Enquanto no slot x4 o NVMe consegue passar dos 3GB/s sem problemas, no x2 fica limitado à 1.6~1.8GB/s

Deixa eu quotar os testes aqui de volta só pra usarmos como referência quando eu mover eles de lugar:





Vendo esses testes agora, fico curioso pra ver de quanto será a porção de cache SLC desse novo de 2tb
Da uma difererença mas não chega a ser tanto assim pela limitação mesmo a 1.8GB/s, esses modelos mais novos são muito rapidos isso que trabalham em Gen3 ainda!
 
Da uma difererença mas não chega a ser tanto assim pela limitação mesmo a 1.8GB/s, esses modelos mais novos são muito rapidos isso que trabalham em Gen3 ainda!
Sim, pra sistema e aplicações não vou sentir diferença, mas quando for trabalhar vai ser uma diferença bem gritante, por isso vou deixar o de 2tb na porta x4.
 

Transcend apresenta SSDs NAND 3D de 112 camadas de nível industrial com cache DRAM.



A Transcend lançou seus SSDs NAND 3D de 112 camadas de nível industrial projetados com cache DRAM. As excelentes velocidades aleatórias e resistência estão prontas para atender aos mercados de comunicação 5G e AIoT à medida que a transformação digital continua em ritmo acelerado. Infraestruturas inteligentes foram implantadas globalmente e as demandas por IoT, computação de ponta e automação industrial aumentaram. Espera-se que as soluções de armazenamento da Transcend satisfaçam essas missões críticas.

Os SSDs Transcend são construídos com memória flash de 112 camadas de alta qualidade e um cache DRAM, que armazena dados temporariamente, reduzindo o tempo de processamento de dados e aumentando a velocidade de leitura aleatória. Como os dados podem ser acessados no cache DRAM em vez do flash, o número de flash NAND sendo gravado é reduzido, prolongando a vida útil da memória flash e aumentando a resistência da unidade. As unidades vêm com uma interface PCIe e SATA III de 6 Gb/s, abrangendo vários formatos, incluindo 2,5", M.2, mSATA e tipos half-slim. Com ciclos P/E de 3K e capacidades de até 4 TB, o Os SSDs são capazes de trabalhar em uma faixa de temperatura estendida (-20°C~75°C). Modelos de ampla temperatura (-40°C~85°C) estão disponíveis para suportar condições industriais adversas.


ZVXkYUo.jpg



RqFu4V3.jpg



pSaJp8F.jpg



RDEXQlT.jpg



A Transcend usa memória flash fabricada por fornecedores globais. Processos de fabricação avançados e tecnologia de otimização de firmware são incorporados para garantir maior confiabilidade e integridade dos dados. Isso inclui Corner Bond, dedo de ouro de 30µ”, mecanismo ECC e Dynamic Thermal Throttling, etc.

Como marca líder de dispositivos de armazenamento incorporados cultivados no setor de armazenamento há mais de três décadas, a Transcend atende clientes com uma equipe profissional de P&D e uma equipe global de suporte técnico. Com fabricação baseada em Taiwan, a Transcend continua a implementar rigoroso controle de qualidade e gerenciamento do ciclo de vida do produto para fornecer soluções de armazenamento confiáveis.

SSDs NAND 3D de 112 camadas com cache DRAM



aslC3XN.jpg
 
Caso quiser economizar mais tem o SN550.


Acabei adquirindo o SN550 1TB por R$ 676,90 só que aí fui ver na terabyte e tinha e ainda tem o SN570 por R$ 699,90. Acabei por adquirir os dois e vou realizar a desistência do SN550. Enfim, obrigado pela indicação hahaha
 
Acabei adquirindo o SN550 1TB por R$ 676,90 só que aí fui ver na terabyte e tinha e ainda tem o SN570 por R$ 699,90. Acabei por adquirir os dois e vou realizar a desistência do SN550. Enfim, obrigado pela indicação hahaha
SN570 diferença mínima de valores bem mais jogo pegar ele mesmo, ótima aquisição!
 

ADATA lança SSDs LEGEND 850 e Limited Edition PCIe Gen4 x4 M.2 2280.



ADATA Technology (Bolsa de Valores de Taiwan: 3260.TWO), fabricante de módulos DRAM de alto desempenho, produtos NAND Flash, acessórios móveis, produtos para jogos, trens de força elétricos e soluções industriais anunciou hoje a LEGEND 850 PCIe Gen4 x4 M.2 2280 unidade de estado sólido (SSD). O novo LEGEND 850 oferece um novo nível de desempenho para aplicativos de design avançados, como modelagem 3D e animação.

O ADATA LEGEND 850 oferece aos usuários uma grande atualização no desempenho com velocidades sequenciais de leitura e gravação de 5.000/4.500 MB por segundo. Isso o torna até 3 vezes mais rápido que um SSD PCIe Gen3 padrão e 9 vezes mais rápido que um SSD SATA. Além disso, ele suporta as mais recentes plataformas Intel e AMD, desktops e notebooks e é compatível com PCIe 3.0 para maior conveniência.


WqniaKb.jpg




Trabalhe e jogue sem preocupações
O LEGEND 850 vem com SLC Caching e Host Memory Buffer para vantagens no carregamento do sistema e armazenamento em cache de dados. Possui leitura/gravação aleatória 4K de até 400K/550K IOPS para multitarefa mais suave. Além disso, com LDPC (Código de verificação de paridade de baixa densidade) e criptografia AES de 256 bits, os usuários podem ter certeza de que seus dados permanecerão precisos e seguros. Com suporte para PCIe 4.0, pode ser instalado em consoles PS5 como armazenamento expandido. Não apenas seu tamanho está de acordo com o design do slot, mas também fornece jogos suaves e sem atrasos.

LEGENDA 850 Edição Limitada
Em conjunto com o lançamento do LEGEND 850, a ADATA está lançando uma variante de edição limitada do SSD que apresenta a arte do designer de padrões alemão, Mister Fred. Ostentando um design colorido com intrincados padrões de flores, o módulo único será fabricado em uma quantidade limitada de 520 unidades e estará disponível em junho. Os SSDs LEGEND 850 usam chips de alta qualidade que podem resistir ao teste de tempo e espaço. Eles passam por um rigoroso processo de verificação e teste para garantir a confiabilidade. Se isso não bastasse, eles também contam com uma garantia de 5 anos.

LEGENDA DE ADATA 710
No início desta primavera, a ADATA também lançou o SSD LEGEND 710 PCIe Gen3 x4 M.2 2280. Voltado para aspirantes a criadores, o LEGEND 710 utiliza PCIe Gen3 x4 e NVMe 1.4 para oferecer velocidades sustentadas de leitura e gravação de até 2.400/1.800 MB por segundo. Sua especificação M.2 2280 suporta as mais recentes plataformas Intel e AMD, incluindo desktops e laptops. O LEGEND 710 vem com garantia de 3 anos.
 
Meio off

Tem como alterar a ordem dos discos ? não falo ordem de boot mas a ordem dos discos.


Depois que chegou meu ssd m.2 ficou assim a ordem...

Captura-de-tela-2022-05-12-195239.png
 
Meio off

Tem como alterar a ordem dos discos ? não falo ordem de boot mas a ordem dos discos.


Depois que chegou meu ssd m.2 ficou assim a ordem...

Captura-de-tela-2022-05-12-195239.png
Salvo engano; as letras, podem ser mudadas no gerenciador de discos.
E os números pela troca das portas físicas da MB, Sata ou slots.
 
Meio off

Tem como alterar a ordem dos discos ? não falo ordem de boot mas a ordem dos discos.

Gerenciador do disco você consegue mudar a ordem e as letras caso preferir.
Depois que chegou meu ssd m.2 ficou assim a ordem...

Captura-de-tela-2022-05-12-195239.png
Gerenciador do disco você consegue mudar a ordem e as letras caso preferir.
 
Vai usar no PC ou Laptop? Não esqueça que são gen4.

No PC a príncipio, mas já pensando no upgrade que vou fazer no fim do ano.

Meio loucura ter o de 4tb né? Melhor 2 de 2tb acredito.

Pelo que eu vi os gen3 não estão mais baratos que esse do que mandei o link ou tem? A diferença pelo que eu vi é bem pouca, e já estou pensando no upgrade das peças que vou fazer na nova geração da Intel.
 
No PC a príncipio, mas já pensando no upgrade que vou fazer no fim do ano.

Meio loucura ter o de 4tb né? Melhor 2 de 2tb acredito.

Pelo que eu vi os gen3 nem estão tão mais baratos que esse do que mandei o link ou tem?
4TB acho muita grana hoje em dia melhor pegar de 2tb que ta bem mais acessível, até tem gen3 mas o preço esta saindo igual esse da AORUS, porque não pegar no aliex?
 
4TB acho muita grana hoje em dia melhor pegar de 2tb que ta bem mais acessível, até tem gen3 mas o preço esta saindo igual esse da AORUS, porque não pegar no aliex?

Pela garantia né, pelo que eu vi não está dando no br.

A diferença desse aorus de 5000 para um de 7000 é praticamente nula? Será que vale a compra?
 
Pela garantia né, pelo que eu vi não está dando no br.

A diferença desse aorus de 5000 para um de 7000 é praticamente nula? Será que vale a compra?
A diferença é somente na leitura, não vale o investimento nesse quesito.
 
Meio loucura ter o de 4tb né? Melhor 2 de 2tb acredito.
Depende do se uso. Se for usar os 4tb e não quiser partições separadas, eu iria com 1 só de 4tb, até pela facilidade de poder dar upgrade depois.
A diferença desse aorus de 5000 para um de 7000 é praticamente nula? Será que vale a compra?
Se vc tá perguntando isso, provavelmente não vale a pena pro seu caso.
 
Vantagem de clonar um nvme é que é bem rápido kkkk

20220513-184117.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Feito :D

bxJdHRV.png
 
Última edição:
Pessoal alguém indica um bom software para verificar bad Block no ssd? Rodei o HD tune e achou 3, porém no chkdsk é outros programas o ssd está ok.
 
Pessoal alguém indica um bom software para verificar bad Block no ssd? Rodei o HD tune e achou 3, porém no chkdsk é outros programas o ssd está ok.
Fora o HD Tune que acho que confiável tem:

HDDScan​

Hard Disk Validator​

CrystalDiskInfo​

Macrorit Disk Scanner​

Acronis Drive Monitor​

 
Fora o HD Tune que acho que confiável tem:

HDDScan​

Hard Disk Validator​

CrystalDiskInfo​

Macrorit Disk Scanner​

Acronis Drive Monitor​

Valeu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo