• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

"Transformar" Cooler BOX AMD

Leandro

Safra 2004
Pessoal, minha placa de fisica bichou o cooler, ai eu tirei ele... Para não ficar sem, coloquei um box da AMD que eu tenho aqui.. Aqueles de 4 pinos.. Pois bem, o lance é que quando a placa esquenta, ele aumenta a rotação e vira uma zona de guerra dentro do case...

Como eu só consegui ligar ele naqueles "slots" de 3 pinos, o azul ficou no lugar onde deveria ser o amarelo, de sensor.....

"pregunto":

Posso cortar o azul e ligar só o Vermelho e Preto, de boa? Sei que a rotação vai ficar na velocidade normal, mas é isso mesmo que quero...

LancerIX

EVO IX
Se for o conector da placa-mãe é só ativar o controle de rotação ou reduzir a velocidade pelo Speed Fan.

Leandro

Safra 2004
Entao, mas o cooler ta ligado naquelas entradas de chassi mesmo, para coolers normais! Onde tem isso?

aniklator

Well-Known Member
po agora vc me deixou intrigado posta umas fotos dessa gambiarra ae xD

Leandro

Safra 2004
To sem fotos no momento, mas vou explicar melhor:

As placas mãe normalmente tem cerca de 3 ou mais plugues para espetar cooler de 3 pinos, amarelo (sensor de rotação) e o preto e vermelho de energia, certo?

O unico plugue de 4 pinos, que inclui o azul de ajuste de velocidade já está em uso pelo Zalman 9500, e tenho parado aqui o cooler box da AMD..

Como tal cooler é de 4 pinos, espetei ele em um "slot" de 3 pinos, sendo que onde normalmente é para ficar o fio amarelo, ficou no seu lugar o azul... ou seja, não sei a rotação dele porque este não é o fio que informa isso!

a placa de fisica usa(va) um cooler bem pequeno, mas esse bixou e fazia muito barulho para seu tamanho... tive que calar a boca dele. O que eu fiz fui tirar ele, deixar só o dissipador e colocar o cooler da AMD no "chão" do case por enquanto.. porém quando eu jogo, a placa esquenta (obvio) e o sensor do cooler começa fazer ele rodar mais rapido! faz um barulho que pqp!

vou postar um foto daqui a pouco... se eu achar um cooler menor, melhor pois junto ele no dissipador da placa e tiro do chão!

Power_Pc

Active Member
liga os 3 pinos normais e deixa o azul de fora

Leandro

Safra 2004
Power, ai que tá o lance cara! Só se eu cortar o fio azul auhahu! Ele é o 3º encaixe, onde deveria ser o amarelo! Preciso saber se não vai dar rolo no cooler... Porque se pifar, vou ter que ficar sem a placa até 5ª feira!

Splinter™

Usuário Master

Leandro

Safra 2004
Não dá! O slot PCI da M2N32 é la embaixo, só tem 2... no de cima to usando uma placa de som! quero uma solução mais barata auauhahua

fotos da gambiarra:

fastrace

Léo
Fala parceiro, pode cortar sem medo, a alimentação do cooler se da pelos fios vermelho e preto. faz o seguinte, corta ele, espeta na tomada da placa mãe e veja se a ventoinha roda senão rodar deixe-o ligado mesmo. quanto ao barulho da ventoinha, aumentar a rotação é normal mesmo. se colocar u msoftware ou habilitar na Bios a opção de controlar o cooler terá problemas de superaquecimento levado na melhor das hipóteses ao "rebbotamento" da maquina, e na pior delas a queima do Processador.
Abraços

Leandro

Safra 2004
Fast, a placa de fisica nem esquenta tanto assim, porque um cooler de 4cm aguentava ela... Agora estou com um de 7cm. Vou almoçar e cortar aqui!

jacaretef

New Member
cara pode cortar tranquilo a unica coisa é q ele vai ficar rodando na velocidade maxima dele... e nao vai ter como saber os RPM dele...

Leandro

Safra 2004
Cortei, e ta rodando na velocidade normal!! Enfim, silencio novamente..

Leandro

Safra 2004
Up! Me enganei, aplaca de fisica da uma aquecida básica quando usada e a porcaria do cooler dispara, o sensor está nele!

Vou fazer outra Gambi daqui a pouco! Cortar o fio amarelo e encaixar no azul, ai eu tenho a rotação do cooler! Vou testar no GRAW novamente e vamos ver no que dá!

edit: não adiantou, baixei ate um programa para manter a rotação, mas sem sucesso! amanha vou ter q comprar um 60mm msm, sem sensor!

LancerIX

EVO IX
CAra já tentou por no 3 pinos da placa-mãe e controlar com o Speed Fan como te falei lá em cima???

Aqui faço isso e o barulho é praticamente zero! Isso pq o motor do fan Foxconn do cooler BOX é barulhento até em 1000rpm. Os fans q tenho adaptados no Northbridge (92mm) e Southrbridge (50mm de uma FX5700 PixelView) não tem controle de rotação, só os cabos terra e 12v mas pode se controlar a velocidade deles. Só não da pra monitorar a rotação.

Usuários que está vendo este tópico