"Transformar" Cooler BOX AMD

Leandro

Membro Honorário esquecido pela staff
Registrado
Pessoal, minha placa de fisica bichou o cooler, ai eu tirei ele... Para não ficar sem, coloquei um box da AMD que eu tenho aqui.. Aqueles de 4 pinos.. Pois bem, o lance é que quando a placa esquenta, ele aumenta a rotação e vira uma zona de guerra dentro do case...

Como eu só consegui ligar ele naqueles "slots" de 3 pinos, o azul ficou no lugar onde deveria ser o amarelo, de sensor.....

"pregunto":

Posso cortar o azul e ligar só o Vermelho e Preto, de boa? Sei que a rotação vai ficar na velocidade normal, mas é isso mesmo que quero...
 
Se for o conector da placa-mãe é só ativar o controle de rotação ou reduzir a velocidade pelo Speed Fan.
 
Entao, mas o cooler ta ligado naquelas entradas de chassi mesmo, para coolers normais! Onde tem isso?
 
po agora vc me deixou intrigado posta umas fotos dessa gambiarra ae xD
 
To sem fotos no momento, mas vou explicar melhor:

As placas mãe normalmente tem cerca de 3 ou mais plugues para espetar cooler de 3 pinos, amarelo (sensor de rotação) e o preto e vermelho de energia, certo?

O unico plugue de 4 pinos, que inclui o azul de ajuste de velocidade já está em uso pelo Zalman 9500, e tenho parado aqui o cooler box da AMD..

Como tal cooler é de 4 pinos, espetei ele em um "slot" de 3 pinos, sendo que onde normalmente é para ficar o fio amarelo, ficou no seu lugar o azul... ou seja, não sei a rotação dele porque este não é o fio que informa isso!

a placa de fisica usa(va) um cooler bem pequeno, mas esse bixou e fazia muito barulho para seu tamanho... tive que calar a boca dele. O que eu fiz fui tirar ele, deixar só o dissipador e colocar o cooler da AMD no "chão" do case por enquanto.. porém quando eu jogo, a placa esquenta (obvio) e o sensor do cooler começa fazer ele rodar mais rapido! faz um barulho que pqp!

vou postar um foto daqui a pouco... se eu achar um cooler menor, melhor pois junto ele no dissipador da placa e tiro do chão!
 
liga os 3 pinos normais e deixa o azul de fora
 
Power, ai que tá o lance cara! Só se eu cortar o fio azul auhahu! Ele é o 3º encaixe, onde deveria ser o amarelo! Preciso saber se não vai dar rolo no cooler... Porque se pifar, vou ter que ficar sem a placa até 5ª feira!
 
Não dá! O slot PCI da M2N32 é la embaixo, só tem 2... no de cima to usando uma placa de som! quero uma solução mais barata auauhahua

fotos da gambiarra:

 
Fala parceiro, pode cortar sem medo, a alimentação do cooler se da pelos fios vermelho e preto. faz o seguinte, corta ele, espeta na tomada da placa mãe e veja se a ventoinha roda senão rodar deixe-o ligado mesmo. quanto ao barulho da ventoinha, aumentar a rotação é normal mesmo. se colocar u msoftware ou habilitar na Bios a opção de controlar o cooler terá problemas de superaquecimento levado na melhor das hipóteses ao "rebbotamento" da maquina, e na pior delas a queima do Processador.
Abraços
 
Fast, a placa de fisica nem esquenta tanto assim, porque um cooler de 4cm aguentava ela... Agora estou com um de 7cm. Vou almoçar e cortar aqui!
 
cara pode cortar tranquilo a unica coisa é q ele vai ficar rodando na velocidade maxima dele... e nao vai ter como saber os RPM dele...
 
Cortei, e ta rodando na velocidade normal!! Enfim, silencio novamente..
 
Up! Me enganei, aplaca de fisica da uma aquecida básica quando usada e a porcaria do cooler dispara, o sensor está nele!

Vou fazer outra Gambi daqui a pouco! Cortar o fio amarelo e encaixar no azul, ai eu tenho a rotação do cooler! Vou testar no GRAW novamente e vamos ver no que dá!

edit: não adiantou, baixei ate um programa para manter a rotação, mas sem sucesso! amanha vou ter q comprar um 60mm msm, sem sensor!
 
CAra já tentou por no 3 pinos da placa-mãe e controlar com o Speed Fan como te falei lá em cima???

Aqui faço isso e o barulho é praticamente zero! Isso pq o motor do fan Foxconn do cooler BOX é barulhento até em 1000rpm. Os fans q tenho adaptados no Northbridge (92mm) e Southrbridge (50mm de uma FX5700 PixelView) não tem controle de rotação, só os cabos terra e 12v mas pode se controlar a velocidade deles. Só não da pra monitorar a rotação.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo