[AJUDA] Travamentos com Ryzen 7 1700/AB350 Gaming 3

Oxide

Active Member
Registrado
Configuração:
Ryzen 7 1700, AB350 Gaming 3, 2 x Crucial Ballistix Elite 8GB 2666Mhz, GTX 970, CX500.

Problema:
Somente durante jogos
, até agora testei somente Sniper Elite III e Mass Effect Andromeda, o computador simplesmente trava, perde sinal de vídeo e o mouse e teclado desligam, mas o PC continua ligado. Não há qualquer mensagem de erro prévia, nem BSOD, nem registrado no Event Viewer do Windows. Só consigo reiniciar o sistema se eu mantiver o botão de ligar pressionado por uns 5 segundos ou se tirar da tomada.

Normalmente esse problema ocorre entre 10 minutos até 2 horas após início dos jogos.

Não foi detectado esse comportamento em nenhum outro momento. A única exceção foi de uma tela azul com erro DPC_WATCHDOG_VIOLATION às 16:20h da última sexta-feira, quando o sistema estava ocioso após eu ter atualizado os drivers de chipset pela manhã. Essa BSOD não tornou a ocorrer até agora.

Sistema sem overclock, todos os drivers atualizados, formatei e instalei o Windows 10, também atualizado, já com o sistema montado.

O que já foi feito:
  1. Testei com as BIOS F5 e F6, mesmo comportamento.
  2. Testes de estresse de CPU/GPU/Fonte por mais de 4 horas sem travamentos.
  3. Memtest por 8 passagens sem erros.
  4. CHKDSK não indicou problemas nos discos.
  5. Temperaturas normais.
 
Última edição:
Das duas uma, ou é slot de memoria, memoria ou windows.

Começa pelo mais facil, formata usando o Windows creator e depois parte para as memorias.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Configuração:
Ryzen 7 1700, AB350 Gaming 3, Crucial Ballistix Elite 8GB 2666Mhz, GTX 970, CX500.

Problema:
Somente durante jogos
, até agora testei somente Sniper Elite III e Mass Effect Andromeda, o computador simplesmente trava, perde sinal de vídeo e o mouse e teclado desligam, mas o PC continua ligado. Não há qualquer mensagem de erro prévia, nem BSOD, nem registrado no Event Viewer do Windows. Só consigo reiniciar o sistema se eu mantiver o botão de ligar pressionado por uns 5 segundos ou se tirar da tomada.

Normalmente esse problema ocorre entre 10 minutos até 2 horas após início dos jogos.

Não foi detectado esse comportamento em nenhum outro momento. A única exceção foi de uma tela azul com erro DPC_WATCHDOG_VIOLATION às 16:20h da última sexta-feira, quando o sistema estava ocioso após eu ter atualizado os drivers de chipset pela manhã. Essa BSOD não tornou a ocorrer até agora.

Sistema sem overclock, todos os drivers atualizados, formatei e instalei o Windows 10, também atualizado, já com o sistema montado.

O que já foi feito:
  1. Testei com as BIOS F5 e F6, mesmo comportamento.
  2. Testes de estresse de CPU/GPU/Fonte por mais de 4 horas sem travamentos.
  3. Memtest por 8 passagens sem erros.
  4. CHKDSK não indicou problemas nos discos.
  5. Temperaturas normais.
Tenta reinstalar usando o Windows Creator Update direto e baixa o drivers chipset do site da AMD.
 
o computador simplesmente trava, perde sinal de vídeo e o mouse e teclado desligam, mas o PC continua ligado. Não há qualquer mensagem de erro prévia, nem BSOD, nem registrado no Event Viewer do Windows. Só consigo reiniciar o sistema se eu mantiver o botão de ligar pressionado por uns 5 segundos ou se tirar da tomada.
Exatamente o sintoma que eu tive quando tentei fazer overclock do meu 1700 usando voltagem abaixo do necessário. Após alcançar a voltagem certa, os problemas desapareceram.

Estranho ocorrer em um processador sem overclock, ainda mais em um de tdp relativamente baixo como o 1700.

Acho que já vi gente reclamando de instabilidade com placas de entrada da gigabyte em outros posts.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Tenta reinstalar usando o Windows Creator Update direto e baixa o drivers chipset do site da AMD.

Já foi feito, utilizei uma ISO baixada direto do site da Microsoft e o driver de chipset já está na última versão.
 
Exatamente o sintoma que eu tive quando tentei fazer overclock do meu 1700 usando voltagem abaixo do necessário. Após alcançar a voltagem certa, os problemas desapareceram.

Estranho ocorrer em um processador sem overclock, ainda mais em um de tdp relativamente baixo como o 1700.

Acho que já vi gente reclamando de instabilidade com placas de entrada da gigabyte em outros posts.

De fato, não fiz qualquer alteração de frequência no sistema. Das duas, uma: Ou faço um leve overvolt pra testar ou é algum problema de placa-mãe, visto que isso só acontece durante jogos.
 
vc fez att sua bios. vc tem ssd ? isso ultima versão do Windows ?

Última versão da BIOS no sistema, F6. Sem SSD. Windows atualizado.
 
Das duas uma, ou é slot de memoria, memoria ou windows.

Começa pelo mais facil, formata usando o Windows creator e depois parte para as memorias.

Já troquei as memórias de slot, mesmo problema. Acho difícil ser o Windows, mas vou ver se reinstalo-o por desencargo de consciência.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Se esta instável com o clock em stock é descartou as possibilidades de ser o OS, RAM, Placa Mãe, Placa de Vídeo, Fonte etc; manda o CPU para RMA da AMD.

Esse erro eu tenho quando tento fazer overclock sem voltagem suficiente.
 
Experimenta forçar uma refrigeração sobre os VRM's, eu desconfio da placa mãe mais do que da CPU.

Deixa o gabinete aberto e posiciona na saida do ar condicionado ou coloca um ventilador grande assoprando tudo.

Outra coisa, o cooler do CPU está bem colocado e com pasta bem aplicada?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Se esta instável com o clock em stock é descartou as possibilidades de ser o OS, RAM, Placa Mãe, Placa de Vídeo, Fonte etc; manda o CPU para RMA da AMD.

Esse erro eu tenho quando tento fazer overclock sem voltagem suficiente.

Estou pendendo mais pra placa-mãe, vou fazer mais testes com ela pra ter certeza se é mesmo ou não.

Experimenta forçar uma refrigeração sobre os VRM's, eu desconfio da placa mãe mais do que da CPU.

Deixa o gabinete aberto e posiciona na saida do ar condicionado ou coloca um ventilador grande assoprando tudo.

Outra coisa, o cooler do CPU está bem colocado e com pasta bem aplicada?

O gabinete já tá aberto, é um HAF XB EVO. Temperatura máxima que vi o 1700 chegar foi uns ~58ºC. Cooler bem encaixado. Confesso que não vi acompanhei a temperatura do VRM ainda, verei isto.

Estou fazendo o flash para uma BIOS beta F6I, vamos ver o que acontece.

EDIT:

BIOS F6I instalada. Rodei o Prime95 por meia hora sem problemas. Temperatura sob controle.
  1. 1700 - Máxima: 67ºC, Média: 64º
  2. VRMs - Máxima: 78ºC, Média 73º
Só esse programa fez as temperatura chegarem a esse ponto.

Vou testar o Mass Effect Andromeda agora.
 
Última edição:
Colega tenta instalar o Windows Creators Update... teve um colega que resolveu apenas com isso!
 
Esses jogos aí do teste são todos originais?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Colega tenta instalar o Windows Creators Update... teve um colega que resolveu apenas com isso!

O Windows está atualizado.

Instalei a BIOS beta F6I, mesma coisa. A única exceção é que consegui passar mais tempo jogando antes do sistema entrar em parafuso, mas vou precisar de uma amostragem maior pra poder afirmar que essa BIOS reduziu o problema.

Vou aguardar mais atualizações de BIOS pela Gigabyte pra ver.

Esses jogos aí do teste são todos originais?

Sim.

Testei XCOM 2, não houve problema. Ou talvez eu não tenha jogado continuamente por tempo suficiente até o evento ocorrer.

EDIT:

Instalei a BIOS F7A, com AGESA 1006, e consegui jogar ME Andromeda por mais ou menos 1 hora sem crash. Vou efetuar mais testes e qualquer info adicional eu postarei aqui.

EDIT 2:

O problema tornou a ocorrer com a BIOS F7A, mas houve uma peculiaridade neste caso: Só houve perda do sinal de vídeo, o teclado e o mouse continuaram respondendo, inclusive consegui desligar o computador apertando uma tecla de atalho, enquanto a música do jogo continuava rolando.

Por mim, isso fecha a questão que é problema de incompatibilidade com a BIOS. Pelo visto, a única coisa que posso fazer agora é esperar uma atualização da Gigabyte que finalmente funcione no meu caso.

Acho que vou fazer um leve overvolt do processador por via das dúvidas.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Se tiver o app Gigabyte Center instalado, recomendo fortemente desinstala-lo.
 
  • Curtir
Reações: wmh
poe win 8.1 ai e testa.. muitos problemas relacionados travamentos hoje a maior parte deles eh culpa do win 10.. de modo geral, processadores e placas de video, por alguma atualizaçao que nao foi instalada pelo win 10... ocorre esses problemas
 
  • Curtir
Reações: wmh
Tente entrar em contato com o suporte da Gigabyte, talvez eles já tenham recebido algum caso desses e tenham alguma ideia de como tentar resolver.
Ou então no fórum da gigabyte (http://forum.gigabyte.us/), talvez alguém por lá teve o exato mesmo problema que você.
 
O último crash, aquele que só me fez perder o sinal de vídeo, deixou algumas informações no Event Viewer do Windows. Neste último caso, foi o driver de vídeo, especificamente uma coisa chamada nvlddmkm que parou de responder. Vi que, nestes casos, era sugerido alterar a opção Link State Power Management nas opções avançadas de energia de Windows, aba PCI Express, para Off. Não tive outros travamentos até agora, mas não acho que o problema esteja solucionado.

Eu troquei essas opções após ter feito uma reinstalação limpa do driver de video mais recente da GTX 970.

Se tiver o app Gigabyte Center instalado, recomendo fortemente desinstala-lo.

Não instalei, só fiz uso do @Bios mesmo.

poe win 8.1 ai e testa.. muitos problemas relacionados travamentos hoje a maior parte deles eh culpa do win 10.. de modo geral, processadores e placas de video, por alguma atualizaçao que nao foi instalada pelo win 10... ocorre esses problemas

Tô achando que é mais provável ser um problema de BIOS. Por enquanto, eu vou deixar a opção de reinstalar o Windows por último por que estou precisando do sistema continuamente no momento.

Tente entrar em contato com o suporte da Gigabyte, talvez eles já tenham recebido algum caso desses e tenham alguma ideia de como tentar resolver.
Ou então no fórum da gigabyte (http://forum.gigabyte.us/), talvez alguém por lá teve o exato mesmo problema que você.

Estive pensando em fazer isso, vou dar uma olhada no fórum deles.
 
Pois bem, agora consegui identificar que é muito provável que a placa de vídeo esteja com problemas. Descobri diversas postagens em fóruns variados relatando os problemas de tela preta com placas da EVGA com overclock de fábrica. Aparentemente, há algum problema com essas placas que causam instabilidade em certos jogos, fazendo com que ocorra o crash.

https://forums.evga.com/The-Witcher-3-Black-Screen-quotmust-force-resetquot-m2337666.aspx
https://forums.evga.com/EVGA-GTX-970-SC-Black-Screen-and-Computer-Crash-Solved-m2229343.aspx
https://forums.geforce.com/default/topic/906070/gtx-970-black-screen/

Fiz uma atualização limpa do Windows e dos drivers, mas o que relatei tornava a ocorrer mesmo assim.

Encontrei diversas possíveis soluções para o caso, incluindo a instalação de uma BIOS com voltagens modificadas para o meu modelo de placa de vídeo ou desfazer o over da placa.

https://forums.evga.com/Solution-Fo...oblem-For-GTX-970-SC-ACX20-2974-m2332911.aspx

No entanto, eu não farei isso. Prefiro enviar a placa pro RMA, sendo este aceito, claro, e ter um produto devidamente funcional em suas condições de fábrica do que ficar fazendo gambiarras.

Eu suspeito que a placa não era o único problema já que a atualização de BIOS melhorou a situação geral do meu sistema. Creio que mais atualizações não serão necessárias, mas eu as farei se a importância justificar.

Agradeço a quem tentou ajudar.
 
Oxide, conseguiu resolver seu problema?
Acabei de montar o pc, config:
Placa mãe Asus X370 Pro, bios atualizada (versão 0805).
Processador R7 1700 sem over
Cooler Corsair H100i
Memórias: 32GB (2x16) G.Skill Ripjaws V Series F4-3200C16D-32GVK (voltagem e timing padrão de fábrica)
Fonte Corsair AX860
Placa de vídeo Asus GTX 1070 Dual (sem over)
Estou com o mesmo problema... PC continua ligado, luzes e coolers continuam rodando, mas perco a imagem e o sistema trava (os dados da Logitech no teclado também apagam). Diferente de vc, o problema ocorre utilizando o windows 10 pro normalmente, ainda não joguei nele.
Quando o problema ocorre (pode ser após minutos ou horas... não tem padrão para ocorrer) não consigo reiniciar o pc de forma alguma, tenho que tirar da tomada, esperar todas as luzes da placa mãe apagarem, e aí sim reiniciar o sistema.

Testes que já fiz:
1) Utilizei outra fonte
2) Utilizei somente 1 pente de memória (16GB) nos 4 slots, um de cada vez.
3) Utilizei o outro pente de memória nos 4 slots, um de cada vez.
4) Chequei as temperaturas e estão ok.

Alguém poderia me dar uma luz sobre o que testar e como testar?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Oxide, conseguiu resolver seu problema?
Acabei de montar o pc, config:
Placa mãe Asus X370 Pro, bios atualizada (versão 0805).
Processador R7 1700 sem over
Cooler Corsair H100i
Memórias: 32GB (2x16) G.Skill Ripjaws V Series F4-3200C16D-32GVK (voltagem e timing padrão de fábrica)
Fonte Corsair AX860
Placa de vídeo Asus GTX 1070 Dual (sem over)
Estou com o mesmo problema... PC continua ligado, luzes e coolers continuam rodando, mas perco a imagem e o sistema trava (os dados da Logitech no teclado também apagam). Diferente de vc, o problema ocorre utilizando o windows 10 pro normalmente, ainda não joguei nele.
Quando o problema ocorre (pode ser após minutos ou horas... não tem padrão para ocorrer) não consigo reiniciar o pc de forma alguma, tenho que tirar da tomada, esperar todas as luzes da placa mãe apagarem, e aí sim reiniciar o sistema.

Testes que já fiz:
1) Utilizei outra fonte
2) Utilizei somente 1 pente de memória (16GB) nos 4 slots, um de cada vez.
3) Utilizei o outro pente de memória nos 4 slots, um de cada vez.
4) Chequei as temperaturas e estão ok.

Alguém poderia me dar uma luz sobre o que testar e como testar?

Comprou pela internet? Liga na loja e pede seu direito de arrependimento antes de dar os 7 dias, devolve tudo isso ae.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Duro que comprei cada peça em um lugar... como chegaram em dias diferentes já se passaram os 7 dias para alguns itens.

To pensando em desmontar e ver se algum parafuso do gabinete está conectando onde não deve (chequei na montagem mas vai que...). Foda é paciência pra desmontar e montar tudo de nvo...
 
Nossa gente que coisa mais chata.
Espero que estes problemas sejam isolados e que vocês consigam resolver.
Esta me parecendo problema na placa mãe mesmo, pois após atualizar a bios os sintomas do problema mudaram.
Eu tentaria com a loja trocar a placa mãe e mandaria um video do problema acontecendo para a loja ver que não é má fé sua.
Se eles se recusarem a trocar entra no procom e manda bala neles e já tenta resolver com a fabricante da placa mãe o RMA.
 
Eu cheguei a ficar com uma 1080 CLASSIFIED DT da EVGA e tive problemas com BSOD acusando problema nesse "nvlddmkm" também..

PS:Não estava com o Ryzen.. estava com um i7-6700K.
 
Última edição:
Infelizmente não são poucas pessoas reclamando de instabilidade em sistemas ryzen, pelo jeito ainda não ta madura a plataforma.
 
Galera, estou a quase 24h sem reiniciamentos/travamentos.

Fiz uma troca besta.... antes eu estava usando o cabo da fonte antiga (Corsair VX 450).

Qdo abri a caixa da fonte nova (Corsair AX 860) reparei que o cabo de alimentação era bem mais grosso.

Troquei o cabo e até agora não tive mais o problema...

Fiz até um overzinho básico (CPU 3.0 --> 3.4GHz), processador continua na mesma temperatura, 23 graus em idle e 45 graus sobre stress do cpu-z.

Também aumentei a velocidade das memórias 2133 --> 2933mhz.

Será que o cabo de alimentação pode ser a causa??

Vou continuar com os testes..
 
Bem provável que fosse a causa. Essas corsairs baixo custo dão muito problema mesmo.

Tenho a mesma config que você com over de 3.7ghz e roda como manteiga a 3200mhz de ram numa evga850 g2
 
Bem provável que fosse a causa. Essas corsairs baixo custo dão muito problema mesmo.

Tenho a mesma config que você com over de 3.7ghz e roda como manteiga a 3200mhz de ram numa evga850 g2

Mas eu só troquei o cabo.... já estava utilizando a AX860.

Será que só o cabo pode ser o responsável pelos travamentos?

O cabo não é defeituoso... pois utilizava normalmente na fonte e config antiga.

Não estou conseguindo colocar a RAM a 3200 MHz... se ultrapasso 2933mhz o sistema não boota (16-18-18-38-1T)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo