Travamentos constantes de mouse, teclado e áudio após upgrade de GPU

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos mixas.10
  • Data de Início Data de Início

mixas.10

Member
Olá, instalei recentemente uma RTX 4090 MSI Gaming Trio (eu tinha uma RTX 3080 TI Galax SG)

Agora meu PC está travando mouse, teclado e headset durante tarefas comuns (navegar, assistir vídeos, redes sociais, Discord) *o problema não acontece quando estou jogando em tela cheia*

Já tentei formatar meu PC (do Windows 11 Pro para o Windows 11 Home) e desabilitar o acelerador de hardware nos navegadores Brave/Edge e Discord mas o problema persiste

Quando instalei esta placa, precisei remover meu extensor pcie 4.0 devido a problemas e instalar esta placa na posição horizontal no segundo slot da minha placa-mãe B550 (meu segundo slot é PCI-E 3.0 16x) devido às limitações de espaço do meu gabinete

Alguém tem ideia do que mais posso fazer para consertar isso?

Minha configuração inteira é:

MSI RTX 4090 Gaming Trio (não X)
AMD R7 5800X em stock
Asus TUF-Gaming B550M-PLUS WI-FI II
Asgard 4x8GB 3600MHz CL14 Samsung B-Die (D.O.C.P ativado)
Superflower Leadex III 850W 80+ gold
Asgard AN4 NVMe 2TB gen4x4
Crucial P3 NVMe 4TB gen3x4
Lian Li Galahad 360mm
Cooler Master SL600M

Dell AW2523HF 1080p 360 Hz DisplayPort
Logitech G915 TKL
Logitech G Pro X Superlight
Logitech G Pro X Lightspeed

Todos os meus dispositivos estão sendo usados sem fio, testei eles conectados direto no painel frontal da placa-mãe, painel traseiro e no monitor (que possui um cabo USB 3.0 daqueles de impressora)

Mas por enquanto o único momento que não tenho problemas é quando estou jogando em tela cheia

muito boa a sua maquina sera q essa fonte que sabemos que é boa superflower 850w sera que suficiente aí pro kit?
tentou muda plano de energia no windows?

pra ver se para de travar
eWhMIwG.png

outra coisa bios colocou essa? windows 11 é mo frescalhado com bios antigas

JHjEw1o.png

Última edição:
Se sua bios não tiver atualizada como o amigo acima mencionou, eu sugiro que faça a atualização.

pior que está atualizada, tenho essa bios desde o lançamento

O plano de energia antes e depois de formatar está em alto desempenho também

Acredito que não seja fonte porque o problema não acontece jogando cyberpunk no ultra, valorant, Re 4 remake, etc, nem em 1080p 360Hz no DP e nem em 2160p 120Hz no HDMI

Realmente só acontece quando estou na área de trabalho, vou testar mais, mas parece que enquanto fico com valorant aberto em segundo plano o problema não acontece

pior que está atualizada, tenho essa bios desde o lançamento

O plano de energia antes e depois de formatar está em alto desempenho também

Acredito que não seja fonte porque o problema não acontece jogando cyberpunk no ultra, valorant, Re 4 remake, etc, nem em 1080p 360Hz no DP e nem em 2160p 120Hz no HDMI

Realmente só acontece quando estou na área de trabalho, vou testar mais, mas parece que enquanto fico com valorant aberto em segundo plano o problema não acontece
muito estranho sera driver de video algum bug ou entao win11 apesar q win11 quando usava a 3080 nao tinha nenhum problema né, chegou a testa win10 sopor cargo de conciencia?

ja sei da uma olhada no visualizador de eventos ve se mostra algo la

JJaChUa.png

Última edição:
muito estranho sera driver de video algum bug ou entao win11 apesar q win11 quando usava a 3080 nao tinha nenhum problema né, chegou a testa win10 sopor cargo de conciencia?
Vou testar o Windows 10 à noite (não queria mas vai ser o jeito)

Cheguei a testar os drivers da nvidia game ready e aquele driver studio, também não adiantou

Vou testar o Windows 10 à noite (não queria mas vai ser o jeito)

Cheguei a testar os drivers da nvidia game ready e aquele driver studio, também não adiantou
opa antes de formata veja visualizador de eventos la mostra possiveis erros, e la pode da veredito do problema

opa antes de formata veja visualizador de eventos la mostra possiveis erros, e la pode da veredito do problema
pior que por lá não mostra nada, ele não chega a fechar softwares ou congelar de vez a ponto de ter que reiniciar, é como se fosse momentâneo e afetasse mouse, teclado e headset ao mesmo tempo

Se eu estiver movendo o mouse o ponteiro trava, se eu estiver digitando ele repete a letra algumas vezes, se eu estiver em call ele deixa o headset bugado e tão alto que parece um alto falante, ensurdecedor mesmo

Estou pensando se tento comprar um extensor pcie 4.0 16x caro pra tentar usar a placa no primeiro slot pcie na vertical

O meu era 4.0 mas era chinês e custou cerca de 100 reais, o estranho foi ele não ter apresentado problemas com a RTX 3080 TI em pouco mais de 1 ano de uso

Voltei o cabo Sleeved porque parecia que a placa de vídeo não passava de pcie 3.0 4x, mas isso não adiantou, precisei voltar para o Windows 10, e agora parece que está resolvido, testei por 2 horas navegando e jogando, vou testar de verdade na quinta que vou trabalhar de casa com esse PC

Voltei o cabo Sleeved porque parecia que a placa de vídeo não passava de pcie 3.0 4x, mas isso não adiantou, precisei voltar para o Windows 10, e agora parece que está resolvido, testei por 2 horas navegando e jogando, vou testar de verdade na quinta que vou trabalhar de casa com esse PC
sera isso causador? winupdate deveria ajeitar mas mais gera novos bugs? arruma 20 coisas e 5 novos bugs sao gerado no processo?

x9VBulf.png

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar