• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Trem Bala Brasileiro

orion_171

Hungry Member
Registrado
Com tecnologia inteiramente nacional, pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (LASUP) da COPPE e da Escola Politécnica da UFRJ acabam de concluir mais uma etapa do desenvolvimento do Trem de Levitação Magnética. De acordo com os cálculos dos pesquisadores, já na próxima década poderíamos ter o trem que levita sobre trilhos cumprindo o trajeto entre o centro do Rio de Janeiro e o de São Paulo em apenas 1 hora, quase o mesmo tempo gasto por um avião. O custo para a implantação é estimado em R$ 100 milhões, a mesma quantia gasta para o Metrô do Rio.

Podendo ultrapassar a velocidade de 400 quilômetros por hora, o trem desenvolvido pelos brasileiros, de Levitação Magnética Supercondutora (SQL), tem sua tecnologia baseada na formação de um campo magnético de repulsão entre os trilhos e os módulos de levitação (pastilhas supercondutoras que substituem as rodas e são compostas de ítrio, bário e cobre). Para criar este campo magnético, o que faz o trem levitar, os cientistas resfriam os supercondutores a uma temperatura negativa de 196º C, utilizando nitrogênio líquido.


Novo Trem Levitacao 26
Pesquisadores testam o Trem.


Para testar o funcionamento do trem, foi montado no LASUP um trilho de 30 metros de extensão para que o protótipo do veículo possa levitar, representando o que seria na realidade o deslocamento do trem. Este tipo de levitação, baseada no efeito de exclusão de campo magnético do interior dos supercondutores (efeito Meissner), somente pôde ser explorado devidamente a partir do final do século XX com o surgimento de novos materiais magnéticos e pastilhas supercondutoras de alta temperatura. Estes novos supercondutores estão sendo usados na pesquisa de um novo trem de levitação em diferentes países, incluindo o Brasil. Quando a Alemanha e o Japão iniciaram seus programas de trem de levitação, a tecnologia SQL, utilizada no protótipo brasileiro, ainda não estava disponível.


A durabilidade dos ímãs e das pastilhas supercondutoras apontam para um período superior a 20 anos, o que torna ainda mais viável economicamente o trem desenvolvido no Brasil. Além disso, o País possui toda a matéria-prima necessária para esta produção, o que pode gerar ainda mais empregos com as instalações de novas indústrias e mobilização de mão de obra. Outra vantagem é que o trem de levitação é um meio de transporte não poluente, rápido, seguro e alimentado fundamentalmente por energia elétrica.
Novo Trem Levitacao 5
A equipe do LASUP.
O Estudo do Trem de Levitação Magnética foi desenvolvido pelos professores Richard Stephan, da COPPE, Rubens de Andrade Junior, da Escola de Engenharia, e Roberto Nicolsky, do Instituto de Física da UFRJ.

Fonte: http://riodejaneiro.spaceblog.com.b...RILHOS-E-DESENVOLVIDO-COM-TECNOLOGIA-CARIOCA/

Acho q a galera deve ter visto ontem no jornal nacional sobre o term bala da ufrj...Fui pesquisar sobre o assunto e fica boquiaberto...
Essa tecnologia existe desde 2003, o orçamento para ligar RIO-SAMPA ficou estimado em 100 milhões bem longe dos exorbitantes 9 bilhões q serão pagos à uma companhia estrangeira para construir o msm...
Essa tecnologia é td nacional, inclusive a matéria prima...
Então pq nossos queridos governantes ainda não botaram o projeto em prática???
 
Fonte: http://riodejaneiro.spaceblog.com.b...RILHOS-E-DESENVOLVIDO-COM-TECNOLOGIA-CARIOCA/

Acho q a galera deve ter visto ontem no jornal nacional sobre o term bala da ufrj...Fui pesquisar sobre o assunto e fica boquiaberto...
Essa tecnologia existe desde 2003, o orçamento para ligar RIO-SAMPA ficou estimado em 100 milhões bem longe dos exorbitantes 9 bilhões q serão pagos à uma companhia estrangeira para construir o msm...
Essa tecnologia é td nacional, inclusive a matéria prima...
Então pq nossos queridos governantes ainda não botaram o projeto em prática???

Porque, infelizmente, tem outras coisas em jogo.

Quando você dá subsidios para uma empresa nacional, ou até mesmo financia algo de uma universidade como a UFRJ, o projeto não pode ser administrado por quem os governantes querem.

E fica fácil perceber que se torna mais dificil 'roubar' nesse caso, do que quando eles já tem os amiguinhos. É mais um caso de que prevalece a corrupção...

Nosso estado, desde a epoca colonial sempre foi ineficiente e corrupto.

Uma pena, pois essa "raíz" cultural que está sendo ficil de cortá-la atrasa e muito o Brasil.

Abraços.
 
O Discovery Channel já fez um programa sobre um trem que usa uma tecnologia semelhante. Se não me engano, era Alemão e já estava em testes, isso vi a um bom tempo.
 
Uma coisa que nao entendi é... resfriar a hidrogenio liquido, e como eles fazem isso? Por dentro? :cry:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo