Triple Channel com Corsair Dominator 6GB, mas apenas 4GB utilizáveis

<aRLoS.<Ry

Member
Registrado
Meus caros, recentemente montei minha plataforma X58, com a EVGA X58 CLASSIFIED, o Core i7 920 e um kit triple channel Corsair Dominator de 6gb, 1600mhz, cas 7. Só que estou com dificuldades com as memórias. Frequentemente, o win 7 indica que apenas 4gb está utilizável, marcado 6gb apenas quando troco as memos de slots. Ok, tudo indica que está ocorrendo mau contato, só que são memos novinhas e por isso estou com receio de usar o spray limpa contatos elétricos... O que vcs me aconselham? Já testei um pente de cada vez, e não houve problemas. Deixarei um por dia para ver como o sistema se comporta.. Fico grato pela ajuda.

PS: Será que o problema pode estar com minha fonte??? Ainda uso minha Corsair 520HX, e além do que já citei, estão ligados a ela uma GTX260, um HD SATA2, um DVD-RW, um cooler master V8 e 3 fans... Será que a fonte está pedindo menos??? Irei trocá-la, aguardo apenas a venda de algumas peças que troquei... Falou!
 
Está usando o S.O em 64 bits, né?

Verifique qual a sequência de slots em que devem ser colocadas as memórias.

Acho que deve ser 1,3 e 5 e não 1,2 e 3.
 
Olha, se o problema persisitir, só posso pensar em uma coisa, problemas com o chipset P55, pq esse problema ja foi relatado algumas vezes aqui no fórum, o Rafael ai de cima resolveu mudando em 1 (pra menos ou pra mais) o FSB, mas outros usuarios estão com esse problema com uma P7P55D Pro e não conseguem resolver.

Da uma olhada no que o Lorcar falou, derrepente resolve.
 
O chipset é o X58... Quanto à sequência, estão nas posições corretas, sim, 1-3-5. Estou testando um pente de cada vez, e o primeiro que teste já apresentou problemas, às vezes a máquina não dava boot. Continuarei os testes, para verificar se são as memórias ou o soquete. Falou!
 
O chipset é o X58... Quanto à sequência, estão nas posições corretas, sim, 1-3-5. Estou testando um pente de cada vez, e o primeiro que teste já apresentou problemas, às vezes a máquina não dava boot. Continuarei os testes, para verificar se são as memórias ou o soquete. Falou!

Aqui tambem não liga se estiver com um pente só..

Que mobo e qual memória tá usando?

EDIT:

Já vi.. hehe..

Mas então, é estranho.. tentou ativar o XMP das memórias pra ver o que dá?
 
seu windows é x64? se nao for, tem que mudar pra algum que seja.
se for, tente fazer isso.

vai no executar(run), digite msconfig
va na aba "inicializaçao do sistema/opçoes avançadas"
ve se a opçao "memoria maxima" ta marcada, se tiver, desmarque e reinicie o pc. ve se resolve

semttulovz.jpg


ps. na minha mobo colocar memorias nos slots 1-3-5 nem da boot, to usando elas nos slots 2-4-6
 
Última edição:
aqui tmbm tem essa parada de utilizável
tenho 4 gb, no windows aparece apenas ( 3,75GB Utilizável )
e aqui não tá marcado esse lance ai..
 
aqui tmbm tem essa parada de utilizável
tenho 4 gb, no windows aparece apenas ( 3,75GB Utilizável )
e aqui não tá marcado esse lance ai..

intao tenta marcar e escreve 4096
 
pronto, marquei, qndo acabar os downs reinicio e testo ve se deu certo
 
não.. uso win7, 64 bits e essa mobo não tem vídeo onboard
coloquei memória máxima jáh.. agora tá ( 3,25GB Utilizável )

semttuloek.jpg


então, isso aconteceu depois de colocar o Phenom II, que também liberou na BIOS, as memórias 1066...
sei láh, axo que os pente foram pro pau
 
estranho mesmo.
 
Estranho que agora é nos AMDs... o_O
 
Riverside... nao adianta colocar o valor ai no msconfig nao... aki tbm foi assim e soh liberava 3,25gb... tem q desmarcar mesmo ;)
 
Não conheço as mobos na asus existe uma opção chamada memory remap a ativação ou não dessa opção pode solucionar o problema
 
Valew galera...Nem eu sabia disso...eu sempre fiquei encucado com só os 4GB no Win Vista 64...Fiz oque o nosso amigo raphahxb falou...não só apareceu os 6GB, como tb deu mais estabilidade do meu over no Windows...
Valew aê.
 
Não conheço as mobos na asus existe uma opção chamada memory remap a ativação ou não dessa opção pode solucionar o problema

acabei de lembrar dessa opçao, quando ia postar vi que vc ja tinha postado.

quem ainda ta com problemas, pode tentar ativar o memory remap na bios da mobo

Valew galera...Nem eu sabia disso...eu sempre fiquei encucado com só os 4GB no Win Vista 64...Fiz oque o nosso amigo raphahxb falou...não só apareceu os 6GB, como tb deu mais estabilidade do meu over no Windows...
Valew aê.

pois é, em muitos dos casos fazer isso resolve
 
tenho o mesmíssimo problema aqui.. só muda a mobo e a memo q é corsair xms3.

To com problema nas memos..
A porra da mobo só reconhece 2gb.... Já tentei trocar os pentes, trocar os slots e não vai..

E tem outra, ela só dá boot no A1, se botar 1 pente só em qq outro slot, não vai..
Fica escrito Locked no LCD e não dá o boot, os leds de hw na mobo não acendem, só o do HD...

Se meter no A1, B1, C1, ou qq outra config, só reconhece 2gb...

Na verdade, eu acho q não é nem a mobo, é essa porra da Corsair XMS3...
Na gene ela tb ficava locked as vezes, mas qnd entrava reconhecia os 6gb... To pensando em comprar logo outro kit de memo...

Alguém pode me dar uma luz???

EDIT:

Pourra, olha q estranho:

http://omploader.org/vMnp3aA/print memo.jpg

Mas na bios tá 2gb, no Everest tá 6gb e no Win fica 2gb...
Bug no Everest é std, mas bug no CPU-Z??
WTF??



EDIT 2:

http://omploader.org/vMnp3dw/4gb.jpg

Eu aumentei o BCLK e ele reconheceu mais 2gb???
WTF???
AEUheuiheuiaHAuiEAuh

Será q é bug de versão da bios??? mas eu to usando a 1639...
:p


Rapaz, q dureza...

Acabei de fazer uns benchs aki, vejam o resulta por si mesmos:


Primeiro, eu tirei o pente do último slot (C1), q ele não reconhece na bios:

Dual 4gb

http://omploader.org/vMzEycg/bench memo dual 4gb .jpg

Depois eu botei again
Triple 6gb (segundo everest e cpu-z, na verdade a bios/win só reconhce 4gb)

http://omploader.org/vMzEydA/bench memo triple 4gb.jpg

Depois tirei do C1 e botei no A1
Dual 4gb + o outro pente em slot BRANCO

http://omploader.org/vMzEydQ/print 6gb.jpg
http://omploader.org/vMzEydg/bench memo dual 6gb.jpg


Conclusão, mesmo resultado em todos os testes..
A diferença é q tirando o triple channel e botando o outro pente de 2gb em outro slot, o win/bios reconhece 6gb, mas fica em dual, obv...

Pra ficar em triple tem q ser no slot C1, mas ae só reconhece 4gb..
affffffffffffffffffffffffff

=p
 
Agora eu que estou com esse problema, como resolver isso com a Tpower X58?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo