Troquei de fonte e agora o PC não liga

-Ilhador-

Hungry Member
Registrado
Boa noite,

Preciso de uma luz aqui. Meu PC consiste em uma mobo Intel 975xbx2, um C2D 6400 e uma VGA 4850, mais todos os perifericos, até ontem tudo plugado em uma fonte thermaltake meia boca. Então hoje comprei uma fonte Corsair 620hx e fui instalar, a fonte antiga estava com o conector de 24 pinos, um de 8 pinos 4x2 e um de 4 pinos 4x1, tudo plugado na placa mãe, mais um de 6 pinos plugado na placa de video. Retirei todos os cabos, mais a fonte antiga e coloquei a nova, coloquei o plug de 24 pinos e o de 8 pinos, mas quando fui colocar o de 4 pinos, ele era um 2x2 que eu não sabia onde colocar. Então fui pesquisar na internet e li que esse de 4 pinos só é necessario quando sua mobo é de 20 pinos e sua vga não tem alimentação auxiliar. Como não me encaixava na situação, deixei ele pra lá e coloquei todos os outros, então liguei o computador. Ele ligou normalmente, porem quando abriu a area de trabalho ele desligou sozinho, e agora não quer mais ligar de jeito nenhum.

Fiz alguma coisa errada? Queimou alguma coisa? Minha situação tem solução?

Agradeço a quem puder ajudar.
 
Última edição:
O conector de 4x1 que você citou seria um Molex, não seria? O mesmo tipo de conector utilizado em periféricos.

Se sim, apenas utilize esse mesmo tipo de conector com a Corsair e o plugue na placa mãe.

Verifique todos os encaixes dos plugues, para ter certeza que tudo está bem encaixado. Se mesmo assim não funcionar, teste o PC com a sua fonte antiga, e teste a Corsair em outro PC para ter certeza que a mesma está funcionando corretamente.

Sobre o EPS12v 8 pinos e o outro, o ATX12v 4x2 que você citou, ambos servem para auxiliar na alimentação do processador, a única diferença é que o EPS12v 8 pinos distribui o dobro de carga. Quando se usa um desses conectores, geralmente o outro fica "sobrando" mesmo, a não ser que a placa mãe tenha encaixe para os dois (99% das placas mãe não possuem).
 
Obrigado pela ajuda, o conector é um dos usados em perifericos sim, então eu pego um dos cabos de 4 pinos que estão sobrando e plugo na placa mãe? Mesmo já usando o de 8 pinos?
 
Acabei de testar com a fonte antiga e o PC ligou, será que a fonte nova foi capaz de queimar em 30 segundos de uso?

Além disso, eu tava dando uma olhada no conector de 24 pinos, e nele ta faltando um fio, com um lugarzinho vazio no encaixe de plastico, então na verdade ele só tem 23 pinos. Eu não sei se isso é normal ou não, mas se for por isso que não esteja funcionando não é estranho que tenha ligado normalmente para depois dar o xabu?
 
Acabei de testar com a fonte antiga e o PC ligou, será que a fonte nova foi capaz de queimar em 30 segundos de uso?

Além disso, eu tava dando uma olhada no conector de 24 pinos, e nele ta faltando um fio, com um lugarzinho vazio no encaixe de plastico, então na verdade ele só tem 23 pinos. Eu não sei se isso é normal ou não, mas se for por isso que não esteja funcionando não é estranho que tenha ligado normalmente para depois dar o xabu?

Fica tranquilo que vc não queimou a fonte, essas fontes tem proteção contra curto circuito, sobretensão e outras coisas. Agora com relação ao pino faltando acho q isso não é normal.
 
O conector ATX 24pinos e normal sim um dos pinos estar vazio. Em fontes mais antigas esse pino era o 5v que hoje em dia nas novas mobo nao sao mais usadas e por isso no conector fica esse espaco vazio.
 
Fica tranquilo que vc não queimou a fonte, essas fontes tem proteção contra curto circuito, sobretensão e outras coisas. Agora com relação ao pino faltando acho q isso não é normal.

Como assim não queimou? Se com outra fonte o PC liga normalmente e com a Corsair ele nem dá sinal de vida?

O conector ATX 24pinos e normal sim um dos pinos estar vazio. Em fontes mais antigas esse pino era o 5v que hoje em dia nas novas mobo nao sao mais usadas e por isso no conector fica esse espaco vazio.

Valeu camarada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo