Troquei os estabilizadores por filtro de linha...

R4m0n

know-it-all Member
Registrado
Então galera, sempre usei os bons e velhos estabilizadores, mas como andei vendo pelo fórum, eles na verdade não protegem nada, alem de aumentarem a chance de queimar um computador. Dessa forma troquei meus estabilizadores por filtros. Foi quando tudo começou a mudar, em janeiro o pc da minha irma queimou a placa mãe, o meu semana passada queimou a fonte e a placa mãe e o do meu primo ontem queimou a placa mãe.
Obviamente o problema só pode ser na rede elétrica, por isso quero saber o que fazer para concertar o problema. O namorado da minha irma é engenheiro eletrico, trabalha na Vale e talz, ai ele falou que vai pegar uma aparelho la pra ver se ta variando muito a corrente... mas de qualquer forma, se tiver eu faço o que? Ligo para a Escelsa (centrais eletricas do ES)?
Mais uma coisa, NUNCA MAIS vo ligar meu pc com filtro, a partir de agora só nobreaks de marca. Me arrependi muito de ter trocado meus estabilizadores, afinal foram 3 anos sem problemas contra 2 meses cheio de problemas com os filtros.
E ai? O que vocês acham?
 
Tem que ver os filtros que você comprou, muitos não passam de uma régua, exensão assim falada. Mudei do estabilizador para filtro a quase 6 meses e nunca tive problemas.
 
Talvez os seus estabilizadores tivessem uma boa filtragem de transientes com varistores e esses novos filtros de linha não. O que nós temos que procurar são aparelhos que possuam um estágio de filtragem de transientes de qualidade. Por isso, é ótimo trocar aparelhos para outros que tenham proteções como essas. Dê uma olhada nesse artigo do Guia do Hardware:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/parte-ii.html
 
Antes de generalizar com relação aos filtros de linha, qual era o modelo do filtro de linha usado?
 
Pôxa, Gaberalt, com tanto tópico sobre esse assunto aqui você vai colocar o link de um artigo de outro fórum!!

Estabilizador, ajuda ou atrapalha? - com muitas opiniões e depoimentos.

Como tornei útil um estabilizador - ótimo tópico e bastante explicativo.

Estabilizador X Computador / O porquê de não se usar estabilizador - o título já diz tudo.

Abaixo o "ESTABILIZADOR"! Faça o seu filtro de linha!

A importância do estabilizador

... e mais uma gama bastante grande de tópicos sobre o assunto.
 
Bom de qualquer forma, eu vou comprar um nobreak da Apc.
 
No break, quem pode pagar caro por ele, é uma boa compra.

Quem não pode, compra um filtro de linha de qualidade, que tá custando quase uns 100 reais.

falow
 
Depois de muito pesquisar lendo os tópicos que vcs recomendaram, eu também fiz a troca do estabilizador por um filtro de linha APC. usei estabilizador a vida toda....tomara que meus equipamentos Agora estejam realmente protegidos...!
 
Depois de muito pesquisar lendo os tópicos que vcs recomendaram, eu também fiz a troca do estabilizador por um filtro de linha APC. usei estabilizador a vida toda....tomara que meus equipamentos Agora estejam realmente protegidos...!

Pois é ai que tá. Eu usei A VIDA TODA meu establisador SMS... nunca tive problema... ai fui muda para um filtro de linha... :ranting3: aeuhah, mas ta bom dexa pra la.

Vou pegar esse No Break junto do pc novo no site da Dell.

Processador Intel® Core™ 2 Quad Q6600 (2X4M L2 Cache, 2.40GHz, 1066MHz)
Windows® XP Original em português (Acompanha CD de reinstalação)
2.0GB de memória DDR2, 800MHz (2DIMM) (depois compro mais 2gb)
Disco rígido de 250GB Serial ATA, 3.0Gb/s
Placa de vídeo eu compro por fora mesmo...
Ah.. e 3 anos de garantia!
 
Qual filtro de linha vc pos, diz ai pra gente!

PS: Não to dizendo que é o caso do Ramon, mas fiquem atentos com msgs com esse mesmo tom, pq os fabricantes têm pessoas nos foruns observando as "tendências" e opiniões e nenhum fabricante de estabilizador vai deixar de afirmar a "necessidade" do mesmo, já vi gente muito suspeita em foruns falando à favor dos estabilizadores, muitas vezes são usuários novos, com poucas postagens e com uma lábia bem boa... Caso oposto ao do Ramon. Mas de qualquer forma, fiquem atentos!
 
Qual filtro de linha vc pos, diz ai pra gente!!
O meu foi um APC Surge Protect. APC PH8VT3
Já vou adiantando que eu não ia comprar, mas depois que eu comprei a fonte da assinatura meu estabilizador de 500va não aguentava mais meu pc!
aí vim pesquisar aqui, e a maioria reprovava o uso de estabilizadores... eis então iniciada minha jornada em busca de um filtro de linha :)
 
Eu quero saber o filtro do Ramon, o seu filtro protetor é um modelo bom...

Esse negocio de queimar placa mae, queimar nao sei oq mais ao tirar estabilizador, não tem sentindo. A não ser que tenha tocado 220V nos equipamentos 110V, ja que o estabilizador converte pra 110V...

Surtos de tensão estabilizadores tb não conseguem proteger, a não ser que possuam protetores internos, alguns tem. Pq a regulagem de tensão deles trabalha num faixa muito estreira, cerca de 6% pra cima ou pra baixo do valor de entrada.

Filtros de linha ruim, aquelas baratinhos tipo 15-30 reais, quase não possuem proteção anti-surto, muito menos filtragem de ruidos que preste.

Um bom aterramento tb ajuda evitar queimas por causa da eletrecidade estática acumulada na carcaça do PC. Muita gente vai mexer no PC e a carcaça não está aterrada e acaba estragando uma placa. Creio que mesmo sem tocar, as chances de queima aumentam sem aterramento.

Procure tb ver as polaridades Fase/Neutro/Terra das tomadas se estão corretas tb, senão as proteções por melhores que forem, não vão funcionar à contento.
 
Caro Colega,

A Tensao da rede eletrica da sua casa eh chamada corrente alternada, ou seja ela pode variar de 110 a 127 Volts. Qualquer variacao acima desse valor podera queimar qualquer coisa ligado na rede eletrica.
Os filtros de linhas e Estabilizadores de voltagens ajudam sim, mas nunca sabemos ate quanto eles aguentam. Nos dias de tempestades com relampago o perigo eh maior. Caso um raio caia na rede eletrica ela podera vir com uma tensao bastante alta, queimando Filtros e estabilizadores ate chegar no seu PC.
Acho os nobreaks bastante eficientes em conjunto com estabilizadores e filtros, afinal quanto mais protecao melhor.
 
Pôxa, Gaberalt, com tanto tópico sobre esse assunto aqui você vai colocar o link de um artigo de outro fórum!!

Estabilizador, ajuda ou atrapalha? - com muitas opiniões e depoimentos.

Como tornei útil um estabilizador - ótimo tópico e bastante explicativo.

Estabilizador X Computador / O porquê de não se usar estabilizador - o título já diz tudo.

Abaixo o "ESTABILIZADOR"! Faça o seu filtro de linha!

A importância do estabilizador

... e mais uma gama bastante grande de tópicos sobre o assunto.


Se esses topicos estivessem FIXOS ele teria achado, tbm não sei porque ainda não foram xD

Flws!!
 
Caro Colega,

A Tensao da rede eletrica da sua casa eh chamada corrente alternada, ou seja ela pode variar de 110 a 127 Volts. Qualquer variacao acima desse valor podera queimar qualquer coisa ligado na rede eletrica.
Os filtros de linhas e Estabilizadores de voltagens ajudam sim, mas nunca sabemos ate quanto eles aguentam. Nos dias de tempestades com relampago o perigo eh maior. Caso um raio caia na rede eletrica ela podera vir com uma tensao bastante alta, queimando Filtros e estabilizadores ate chegar no seu PC.
Acho os nobreaks bastante eficientes em conjunto com estabilizadores e filtros, afinal quanto mais protecao melhor.

Qualquer variação acima desses valores pode danificar ai vc forçou a barra!

Você sabe que a tolerância de uma fonte chaveada é de aproximadamente 30% pra baixo ou pra cima de sua tensão nominal de serviço? Você sabia que um estabilizador só regula 6% daquilo que ele recebe? Pode olhar na ficha técnica de um estabilizador "conceituado" como os SMS! Se entrar 300Volts o que ele vai fazer?? Jogar pra 282Volts ou melhor, os enrrolamentos do seu transformador se queimará em pouco tempo, levando junto as fontes caso essa situação persista por um tempo. Você sabia que fontes pra PCs são obrigadas a passar por testes sobrevivência de velozes picos de tensão de 1000V em modo diferencial e 2000V em modo comum? Vc sabia que o tempo de resposta de um estabilizador é de 8ms ou mais? Tempo esse que permite passar variações mais rapidas do que isso e a fonte sobreviveu à variação e se autocorrigiu antes que o encherido do estabilizador reaja?

O que você me diz de fontes com PFC ativo, já q essas são feitas pra trabalhar de 100-240V nominais, com a mesma tolerância de 30% tanto pra cima quanto pra baixo? Vai socar um estabilizador na bichina com que argumento?? Estabilizador = regulador de tensão, e como já falei, eles regulam a tensão apenas na faixa de 6% acima ou abaixo daquilo que recebe, então não tem serventia alguma. Agora se ele vem com proteções anti-surto, filtro de linha, etc, que digo que são básicas, quando vem, isso ai que deveria proteger e não a regulagem de tensão porca através de 4 ou 6 enrrolamentos de um transformadorzinho.

Ah, e as tensões não são apenas de 100-127V, há estados que é 220V e diariamente há variações em ambos tipos de rede e nem por isso TVs estão queimando toda hora, aparelhos de som, geladeiras, microondas, radio relogio...

Olha ai as specs do novíssimo super ultra dupper SMS Revolution VI. Nossa q demais!! Fiquei até emocionado!

smszz2.jpg



Quer dizer que só dentro dessa faixa ai ele regula míseros 6%?? E fora dessa faixa, o que q ele faz?? Ah, faça-me o favor!


Establizador ou direto? o que é melhor?

Direto, mas recomendo uma bom filtro protetor. Se ai é 110V, recomendo os APC em www.atera.com.br
 
e qual filtro de linha vc estava usando ae p ter lhe causado toda essa perda Ramon ???
 
e qual filtro de linha vc estava usando ae p ter lhe causado toda essa perda Ramon ???


No minimo clone ou similares... Aqui uso um verdadeiro filtro de linha "Computer Protector Pro" ligado direto na tomada e o pc no filtro. Estabilizador aqui nunca mais.
 
bom galera...uso estabilizador a mais de 12 anos (a maior parte destes anos, usando um para cada um dos 2 pc) e nunca tive qualquer problema

Mas ja li mtos artigos pela net, dizendo q filtro de linha eh melhor que estabilizador, ate com explicacoes mto concretas e pq nao convincentes.

E resolvi testar filtro de linha da marca apc, vi este modelo
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T
Este modelo eh superior aos estabilizador do mercado ou ainda preciso comprar os do site que custa R$79 ??
 
No quesito proteção, sim, superior à qualquer estabilizador presente no mercado, sem duvida alguma!

Mais de 1000Joules de absoção, 20000A de corrente de pico em modo diferencial e 40000A em modo comum. Filtragem de até 70decibés de 100Khz à 10MHz. Disjuntor, tomadas protegidas, não gasta energia como o estabilizador gasta, não tem o ruido gerado pela comutação dos relés do estabilizador entre outras coisinhas...

Observem esse gráfico que mostra até quantos % uma fonte chaveada aguenta acima da tensão nominal em relação ao ciclos da rede. 1 Ciclo (cycle no grafico) representa 16.6ms se não me engano, que é o tempo de um ciclo da rede AC, me corrigam se eu estiver errado. O que importa é que vemos que uma fonte operando em 115 ou 230V com 40% acima da sua tensão nominal ainda está na faixa verde e nao tem um quadradinho limitando o tempo ou seja, sem danos por muitos ciclos. Sim operar com 40% a mais de tensão por muito tempo em FULL LOAD vai estressar um pouco a fonte, mas até 30%, tranquilo por muito tempo e é raro ver condições de tensão acima de 20% por tanto tempo, quando acontece é por algum problema na rede eletrica e o estabilizador nao vai conseguir corrigir.

iti-cbema-power_quality_curve_2.png
 
pra começar, se a sua rede eletrica oscila pouvo vc nem precisa de NADA!!liga direto na parede e ja era......mas se a rede e ruinzinha por via das duvidas usa um estabilizador SIM, ja que esses filtros q vendem por ai não passam de REGUAS!:said:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo