• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

Bolsa de valores caiu em algumas/umas semanas de 122,123 para 110,000.00 e continua a descer, obrigado brazil zil zil.
Gostaria de começar a investir no mercado fracionário com poucas quantias de dinheiro, só que constantes, no valor aproximado de 200-300 ao mês, vocês acham interessante o investimento na MGLU e em alguma empresa aérea ?
110 mil é excelente, praticamente um topo histórico, não tem nada de errado aí. se considerar de 2020 pra trás a bolsa nunca chegou em 110 mil. Oq aconteceu foi uma alta absurda ano passado, mas 110 mil ainda considero como topo.

E se vc pretende começar agora deveria é estar torcendo por uma crise que levasse a bolsa a 50 mil, topo pra você seria o pior momento para entrar.

Se sua intenção é altíssimo risco está correta a decisão de aéreas e MGLU. se quer algo mais conservador seria as elétricas.
 
110 mil é excelente, praticamente um topo histórico, não tem nada de errado aí. se considerar de 2020 pra trás a bolsa nunca chegou em 110 mil. Oq aconteceu foi uma alta absurda ano passado, mas 110 mil ainda considero como topo.

E se vc pretende começar agora deveria é estar torcendo por uma crise que levasse a bolsa a 50 mil, topo pra você seria o pior momento para entrar.

Se sua intenção é altíssimo risco está correta a decisão de aéreas e MGLU. se quer algo mais conservador seria as elétricas.
Bem, eu estou adentrando nesse meio, então quando vi a bolsa em 110 mil utilizando um grafico do ano passado inteiro achei que estava baixa, mas enfim, obrigado.
Como não vou ter muito dinheiro para investir agora inicialmente, pretendo utilizar destas empresas para tentar alavancar, caso eu veja que perdi dinheiro, parto para algo mais cuidadoso e adiciono valores maiores de aportes, como estou começando acredito que seja uma boa experimentação.
 
Senhores quem se alguém manjar de short(venda a descoberto) e puder me tirar umas dúvidas em agradeceria.

Se eu tiver uma operação dormida a descoberto com -12000 @ 14.20 e no dia seguinte fizer mais uma venda -5000 @ 14.50 e outra operação mais tarde fizer uma compra de 3700 @ 14.30, esses 3700 papeis cobririam qual operação se fosse eventualmente calcular o ganho/perda?

Um amigo me disse que teria que calcular o preço médio para poder então calcular o ganho/perda, ficando 17000 @ 14.28 de preço médio e então efetivamente calculando o ganho/perda:

3700 * (14.28 - 14.30) = -74

E ainda sobraria 13300 @ 14.28 para serem cobertos, é correto esses cálculos?
 
Resumão da filosofia do primo rico

 
Se alguém souber me responder sobre imposto de renda..

Digamos que eu comprei um pc de 10k em um ano, gastei 10 mil nele.. No outro ano eu venda por 9k por exemplo, eu quero investir esse dinheiro, ou seja, vai acrescentar no meu patrimonio na declaração..

Meu patrimonio não vai bater com o que eu ganhei de salário no ano e todas minhas declarações, vai estar com 9k a mais, como funciona nesses casos? pois eu quero investir esse dinheiro, e na teoria eu não poderia, eu teria que deixar esse dinheiro no colchão?

Mas todo mundo tem bens que podem ser vendidos, derepente eu posso querer vender minha TV, geladeira, sofa, pc, cama, e eu receber 20, 30k do nada... Como funciona esses casos?
 
Se alguém souber me responder sobre imposto de renda..

Digamos que eu comprei um pc de 10k em um ano, gastei 10 mil nele.. No outro ano eu venda por 9k por exemplo, eu quero investir esse dinheiro, ou seja, vai acrescentar no meu patrimonio na declaração..

Meu patrimonio não vai bater com o que eu ganhei de salário no ano e todas minhas declarações, vai estar com 9k a mais, como funciona nesses casos? pois eu quero investir esse dinheiro, e na teoria eu não poderia, eu teria que deixar esse dinheiro no colchão?

Mas todo mundo tem bens que podem ser vendidos, derepente eu posso querer vender minha TV, geladeira, sofa, pc, cama, e eu receber 20, 30k do nada... Como funciona esses casos?
Pra nós é muita coisa, mas na realidade 10k é dinheiro de pinga. Se amanhã você declarar uma moto de 18k mesmo que receba um salário mínimo por mês, ta abaixo de qualquer suspeita. Se o dinheiro ta ai parado nao precisa fazer nada. Se comprou ações precisa declarar.
 
  • Curtir
Reações: l_x
Se alguém souber me responder sobre imposto de renda..

Digamos que eu comprei um pc de 10k em um ano, gastei 10 mil nele.. No outro ano eu venda por 9k por exemplo, eu quero investir esse dinheiro, ou seja, vai acrescentar no meu patrimonio na declaração..

Meu patrimonio não vai bater com o que eu ganhei de salário no ano e todas minhas declarações, vai estar com 9k a mais, como funciona nesses casos? pois eu quero investir esse dinheiro, e na teoria eu não poderia, eu teria que deixar esse dinheiro no colchão?

Mas todo mundo tem bens que podem ser vendidos, derepente eu posso querer vender minha TV, geladeira, sofa, pc, cama, e eu receber 20, 30k do nada... Como funciona esses casos?
Como você comprou um PC de 10k em um ano sem ter renda pra pagar um pc de 10k?
 
Como você comprou um PC de 10k em um ano sem ter renda pra pagar um pc de 10k?
Não foi isso que eu disse, eu teria renda pra comprar um pc de 10k no exemplo, comprei, o que eu perguntei foi se no outro exercício, eu vendesse esse pc por 9k, que não estava no meu patrimonio da declaração, é um dinheiro que eu gastei num bem de consumo, ai na nova declaração aparecesse esse valor a mais... Seguindo a teoria se eu fosse da receita eu me perguntaria, como esse cara tem por exemplo, 29k de patrimonio se ele só ganhou 10 nesse ano e tinha só 10k em bens no ano passado? Daonde surgiram esses 9 mil a mais?

Mas foi o que eu falei, todo mundo tem coisas que podem ser vendidas, sofas, tv, geladeira... se eu vender não tenho como declarar isso mas eu quero usar o dinheiro para investir, ou deixar na conta, seja o que for.
 
Não foi isso que eu disse, eu teria renda pra comprar um pc de 10k no exemplo, comprei, o que eu perguntei foi se no outro exercício, eu vendesse esse pc por 9k, que não estava no meu patrimonio da declaração, é um dinheiro que eu gastei num bem de consumo, ai na nova declaração aparecesse esse valor a mais... Seguindo a teoria se eu fosse da receita eu me perguntaria, como esse cara tem por exemplo, 29k de patrimonio se ele só ganhou 10 nesse ano e tinha só 10k em bens no ano passado? Daonde surgiram esses 9 mil a mais?

Mas foi o que eu falei, todo mundo tem coisas que podem ser vendidas, sofas, tv, geladeira... se eu vender não tenho como declarar isso mas eu quero usar o dinheiro para investir, ou deixar na conta, seja o que for.
Se a pessoa fez tudo certo, quando comprou o PC de 10mil deveria ter inserido ele na declaração daquele ano, qualquer bem móvel acima de R$ 5.000,00 deve ser declarado na parte de "Bens e direitos".

Mas se não inseriu na declaração como parte do seu patrimônio, você insere os 9mil da venda na declaração como rendimentos isentos/não tributáveis, a legislação permite ganho de até R$ 35.000,00 por mês da venda de bens ou direitos eventuais (não pode ser venda todo mês que aí pode caracterizar atividade de comércio) pra esses casos de vendas eventuais, e pra garantir lá na aba dos bens e direitos você discrimina o PC que foi vendido, só deixando a parte da posição em 31/12 dos anos anteriores como zero.
 
Se a pessoa fez tudo certo, quando comprou o PC de 10mil deveria ter inserido ele na declaração daquele ano, qualquer bem móvel acima de R$ 5.000,00 deve ser declarado na parte de "Bens e direitos".

Mas se não inseriu na declaração como parte do seu patrimônio, você insere os 9mil da venda na declaração como rendimentos isentos/não tributáveis, a legislação permite ganho de até R$ 35.000,00 por mês da venda de bens ou direitos eventuais (não pode ser venda todo mês que aí pode caracterizar atividade de comércio) pra esses casos de vendas eventuais, e pra garantir lá na aba dos bens e direitos você discrimina o PC que foi vendido, só deixando a parte da posição em 31/12 dos anos anteriores como zero.
Opa que otimo, vou dar mais uma pesquisada e seguir o que disse no segundo paragrafo. Não sabia desses detalhes, é meu segundo ano declarando. Realmente nao declarei o pc no ano passado, achei que nao precisava.

Mas esse segundo paragrafo respondeu minha pergunta. Obrigado
 
Se a pessoa fez tudo certo, quando comprou o PC de 10mil deveria ter inserido ele na declaração daquele ano, qualquer bem móvel acima de R$ 5.000,00 deve ser declarado na parte de "Bens e direitos".
E se eu comprei uma placa mae de R$1000, processador de R$1500, placa de video de R$2000, kit de memorias por R$1000. Tudo picado. Tenho que declarar um pc completo?
 
Última edição:
E se eu comprei uma placa mae de R$1000, processador de R$1500, placa de video de R$2000, kit de memorias por R$1000. Tudo picado. Tenho que declarar um pc completo?
Não precisa se não quiser, mas se vender o pc inteiro vai ter que declarar daquela forma que comentei. Vale lembrar que o limite de 5mil é para "obrigatoriedade" de declarar, mas nada impede que vc declare até as cuecas que vc compra na parte dos seus bens.

Porém, como já dito por uns colegas, para nós parece muito, mas para o fisco 2, 5, 15mil é troco de bala, nunca vi alguém ter problema na malha fina por valores tão baixos. Abaixo de uns 100-200mil "inexplicados" duvido muito alguém ter problema.
 
Não precisa se não quiser, mas se vender o pc inteiro vai ter que declarar daquela forma que comentei. Vale lembrar que o limite de 5mil é para "obrigatoriedade" de declarar, mas nada impede que vc declare até as cuecas que vc compra na parte dos seus bens.

Porém, como já dito por uns colegas, para nós parece muito, mas para o fisco 2, 5, 15mil é troco de bala, nunca vi alguém ter problema na malha fina por valores tão baixos. Abaixo de uns 100-200mil "inexplicados" duvido muito alguém ter problema.
Nisso ai tenho duvida do vale alimentaçao, que nao da pra declarar, mas eu sempre troco por dinheiro, tipo ganhar 1500 de salario e mais 1500 de vale e trocar por dinheiro, investir 3k todo mes, no final do ano vc vai ter o investido o dobro que vc ganhou de salario..
 
Se alguém souber me responder sobre imposto de renda..

Digamos que eu comprei um pc de 10k em um ano, gastei 10 mil nele.. No outro ano eu venda por 9k por exemplo, eu quero investir esse dinheiro, ou seja, vai acrescentar no meu patrimonio na declaração..

Meu patrimonio não vai bater com o que eu ganhei de salário no ano e todas minhas declarações, vai estar com 9k a mais, como funciona nesses casos? pois eu quero investir esse dinheiro, e na teoria eu não poderia, eu teria que deixar esse dinheiro no colchão?

Mas todo mundo tem bens que podem ser vendidos, derepente eu posso querer vender minha TV, geladeira, sofa, pc, cama, e eu receber 20, 30k do nada... Como funciona esses casos?

pra ficar certinho você podia declarar o PC como um bem, pode inclusive retificar suas declarações anteriores, ou dizer que tem 10K em espécie. mas claro que a receita não vai ir atrás por um valor tão baixo, pois até quem ganha 1 salário mínimo é capaz de juntar 10K em 1 ano. pode ficar tranquilo.

Eu fiquei anos sem declarar nem o meu carro, não sabia direito como fazia e em um ano do nada comecei declarar, era um bem de 25K e nunca teve problema.
 
  • Curtir
Reações: l_x
Ano que vem meu Investimento, vai ser no sentido literal da palavra
Passar a construir/comprar imóveis, mantendo alguma coisa aplicada e continuar trabalhando.

Tô indo no "fácil" e tá dando ruim, por enquanto.
Mesmo diversificando, o que tive de lucro ano passado foi quase todo de BDR.

Os FII vão ficar lá, mas mesmo seguindo recomendações, ainda tô com -7% no semestre.
Entrei em um péssimo momento, aparentemente.
Tenho até aproveitado pra diminuir o preço médio, mas o poço tá meio sem fim.
 
Tá bem turbulento o mercado nessas últimas semanas, um dia sobe e o outro cai, volatilidade tá um caralho. Não dá para saber o que é alta ou que é baixa.
Esse mês (e talvez o próximo) vou seguir aportando só em renda fixa. Torcer que o longo prazo resolva minhas ações e FIIs.
Única ação minha que deu bom foi a Vale, ela sozinha compensou a perda de todo o resto, mas fiquei praticamente no zero a zero.:melior:

Hoje tenho 20% do meu patrimônio investido direto em ações e FIIs (10% em ações e 10% em FIIs), tenho mais um tanto investido em fundos de ações, totalizando 35% do patrimônio em renda váriavel, senti um pouco o efeito o governo...

Fico imaginando que quem tenha uma exposição maior deva ter sentido ainda mais. Ainda mais tendo boa chance de uma possível subida da Selic acho que vale a pena diminuir o risco.

Reza a lenda de um possível aumento expressivo nos FIIs depois de a pandemia acabar. Mas cada dia mais acho improvável.
 
Última edição:
Tá bem turbulento o mercado nessas últimas semanas, um dia sobe e o outro cai, volatilidade tá um caralho. Não dá para saber o que é alta ou que é baixa.
Esse mês (e talvez o próximo) vou seguir aportando só em renda fixa. Torcer que o longo prazo resolva minhas ações e FIIs.
Única ação minha que deu bom foi a Vale, ela sozinha compensou a perda de todo o resto, mas fiquei praticamente no zero a zero.:melior:

Hoje tenho 20% do meu patrimônio investido direto em ações e FIIs (10% em ações e 10% em FIIs), tenho mais um tanto investido em fundos de ações, totalizando 35% do patrimônio em renda váriavel, senti um pouco o efeito o governo...

Fico imaginando que quem tenha uma exposição maior deva ter sentido ainda mais. Ainda mais tendo boa chance de uma possível subida da Selic acho que vale a pena diminuir o risco.

Reza a lenda de um possível aumento expressivo nos FIIs depois de a pandemia acabar. Mas cada dia mais acho improvável.

Deixa de ser um burro, abaixa a cabeça e estuda mais. Assim, você vai saber qual a tendência do mercado.
 
Última edição:
Nisso ai tenho duvida do vale alimentaçao, que nao da pra declarar, mas eu sempre troco por dinheiro, tipo ganhar 1500 de salario e mais 1500 de vale e trocar por dinheiro, investir 3k todo mes, no final do ano vc vai ter o investido o dobro que vc ganhou de salario..
Se você recebe um valor X todo o mês, é considerado como um tipo de renda, então a fonte ou receber tem que declarar.

Por exemplo, aqui, eu recebo um valor referente a um Aluguel que meu pai me repassa, eu esqueci de mencionar no IR, mas ele como fonte, declara...não tive problemas.

Mas é uma roleta Russa a Receita pegar ou não, seja por mixaria ou algo mais grande. A contadora que faço meinhas declarações já contou que teve cliente com dois carros não declarados que não foi pego depois que repassou para outro. Meu pai, ao contrário, esqueceu de declara um veículo que não tinha mais e caiu na malha fina.

Devem imprimir os nomes de quem caiu na malha final e sorteiam no ar, aí o nome que pegarem eles acionam pra se apresentar lá no posto da RF :haha:
 
  • Curtir
Reações: l_x
Ano que vem meu Investimento, vai ser no sentido literal da palavra
Passar a construir/comprar imóveis, mantendo alguma coisa aplicada e continuar trabalhando.

Tô indo no "fácil" e tá dando ruim, por enquanto.
Mesmo diversificando, o que tive de lucro ano passado foi quase todo de BDR.

Os FII vão ficar lá, mas mesmo seguindo recomendações, ainda tô com -7% no semestre.
Entrei em um péssimo momento, aparentemente.
Tenho até aproveitado pra diminuir o preço médio, mas o poço tá meio sem fim.
Os melhores Fiis que tive que vendi com mais de 50% de lucro ví desabar mais de 20% em algum momento. vocês tem que desapegar. se planejam manter pra sempre ou vender daqui 5 anos tem que esquecer essas quedinhas de 7% que não significam nada.
Agora a Selic está com tendência de alta, isso é ladeira abaixo pros FIIs, não terá alta por muito tempo. ou vc vende. ou vc vai comprando mais para a próxima alta. mas é assim mesmo.

Acho estranho alguém dizer que imóvel é melhor que FII. Em imóvel vc morre com uns 20/30% assim que pega a chave e não com 7% em 6 meses.

Se for vender é 6% do corretor, Se comprar vai pagar uns 5% de impostos e cartório, se tiver que trocar o telhado de uma casa é 20/30K pro ralo, é uma torneira de despesas. Minha vó tem casas alugadas e qualquer reforma de manutenção mais séria gasta o equivalente a 2 anos de aluguel.

esses 7% que perdeu está de graça perto do que se perde com um imóvel.
 
Última edição:
Galera que entende

estava pensando em quitar um financiamento automotivo
Fiz em 24 x faltam 15parcelas
teria desconto se pagasse tudo?
MAs..
a Selic aumentou um pouco
Acham que a Selic ainda aumenta mais um pouco nesse ano?
 
Galera que entende

estava pensando em quitar um financiamento automotivo
Fiz em 24 x faltam 15parcelas
teria desconto se pagasse tudo?
MAs..
a Selic aumentou um pouco
Acham que a Selic ainda aumenta mais um pouco nesse ano?
claro que tem desconto. em qual banco fez? vários bancos vc acessa o site deles e faz a simulação de quanto fica pra antecipar, até seleciona quais parcelas quer ou todas. eu tenho um financiamento e se antecipar 1 dia já ganho 1 realzinho de desconto. as vezes pago a parcela no cartão de crédito quando vira, daí consigo antecipar 40 dias a parcela do mês e da uns 20 reais a menos. e vou pagar só no dia normal. :lol2:

meu financiamento falta 14K e se antecipar tudo o desconto é mais de 3K, essa é +ou- a média.
 
claro que tem desconto. em qual banco fez? vários bancos vc acessa o site deles e faz a simulação de quanto fica pra antecipar, até seleciona quais parcelas quer ou todas. eu tenho um financiamento e se antecipar 1 dia já ganho 1 realzinho de desconto. as vezes pago a parcela no cartão de crédito quando vira, daí consigo antecipar 40 dias a parcela do mês e da uns 20 reais a menos. e vou pagar só no dia normal. :lol2:

meu financiamento falta 14K e se antecipar tudo o desconto é mais de 3K, essa é +ou- a média.
Banco VW
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo