[TÓPICO DEDICADO] Tudo que você queria saber sobre... Investimentos!

Pessoal,

Alguém sabe o que tá rolando com o Tesouro Direto? Sei que por motivos operacionais eles não estão mais vendendo títulos no horário usual, agora vendem e compram no mesmo período (das 18 as 5). Mas ontem a noite fui dar uma olhada nos títulos a venda e só estava disponível o SELIC 2021.
Foi por conta da reunião do COPOM que aconteceu terça e quarta. Tinha um aviso lá no site do Tesouro dizendo que só o SELIC estaria disponível a venda por isso. Se não me engano os outros títulos voltam a ser disponibilizados hoje.
 
Foi por conta da reunião do COPOM que aconteceu terça e quarta. Tinha um aviso lá no site do Tesouro dizendo que só o SELIC estaria disponível a venda por isso. Se não me engano os outros títulos voltam a ser disponibilizados hoje.
Ah, mas é claro!

Nas reuniões do COPOM eles sempre congelam os títulos. Tinha esquecido desse detalhe.

Obrigado!
 
Galera, vamos supor que a pessoa queira investir mensalmente em Tesouro Direto. Ela precisa todo mês comprar um título diferente?
Alguém poderia explicar de maneira mais detalhada, por favor?

Valeu. :bat:
 
Galera, vamos supor que a pessoa queira investir mensalmente em Tesouro Direto. Ela precisa todo mês comprar um título diferente?
Alguém poderia explicar de maneira mais detalhada, por favor?

Valeu. :bat:

sim compra todo mês, se comprou 1 titulo no mês 1 e 1 título no mês 2 ficará com 2 títulos somados. mas a taxa de compra será sempre diferente. se comprou 1 a 6,3% sempre receberá essa taxa neste título, se comprou outro a 5,9% sempre receberá essa taxa neste outro. cada compra é como um investimento diferente. só que no saldo as quantidades ficam somadas.
 
Alguém sabe se há alguma previsão das vendas dos títulos voltarem ao horário normal?
 
Galera, vamos supor que a pessoa queira investir mensalmente em Tesouro Direto. Ela precisa todo mês comprar um título diferente?
Alguém poderia explicar de maneira mais detalhada, por favor?

Valeu. :bat:

Vc não compra um título diferente. Você pode comprar o mesmo título. Mas ele estará com uma taxa (se for selic é sempre a mesma, claro) diferente. As suas compras irão aparecer separadas no relatório.
O resto o colega já explicou. Só para reforçar: Se vc compra um 0,5 de um título a 6,2%. No outro mês 0,5 a 6,0%. Ficará com estas duas compras marcadas separadamente no relatório.
 
Vc não compra um título diferente. Você pode comprar o mesmo título. Mas ele estará com uma taxa (se for selic é sempre a mesma, claro) diferente. As suas compras irão aparecer separadas no relatório.
O resto o colega já explicou. Só para reforçar: Se vc compra um 0,5 de um título a 6,2%. No outro mês 0,5 a 6,0%. Ficará com estas duas compras marcadas separadamente no relatório.
Entendi, agora ficou mais claro. Obrigado.


Valeu!
 
Pessoal, to com 18k parados, pretendo usar essa quantia daqui 12~15 meses para trocar de carro (vou trocar de emprego, começo dia 19 no novo quero ter 1 ano de carteira antes de comprar algo). Dentro desse prazo, 12~15 meses seria valido aplicar essa quantia em algo? Ou deixo na poupança mesmo? Lembrando que provavelmente vou ir lançando mais valores nesse montante conforme o passar dos meses.
 
Pessoal, to com 18k parados, pretendo usar essa quantia daqui 12~15 meses para trocar de carro (vou trocar de emprego, começo dia 19 no novo quero ter 1 ano de carteira antes de comprar algo). Dentro desse prazo, 12~15 meses seria valido aplicar essa quantia em algo? Ou deixo na poupança mesmo? Lembrando que provavelmente vou ir lançando mais valores nesse montante conforme o passar dos meses.

É válido sim. Pode investir em tesouro Selic, ou algum LCI com vencimento neste período.
 
XP anunciou que está eliminando as taxas de custódia e de TED.

Estranho, de onde virá a renda da corretora? tomara que não tirem de um lado pra cobrar mais por outras coisas.
 
XP anunciou que está eliminando as taxas de custódia e de TED.

Estranho, de onde virá a renda da corretora? tomara que não tirem de um lado pra cobrar mais por outras coisas.

Eu não tenho certeza, mas acho que talvez eu tenha descoberto essa Semana como a XP ganha, tenho conta na XP a muitos anos e sempre invisto por la, nesta mesma semana abri conta na EasyInvest e na Rico, muito simples de abrir tudo pelo computador, abre a conta na hora, sem burocracia nenhuma.
Dai estava vendo a plataforma de Renda Fixa nas 3 corretoras, eu vi que o mesmo titulo do mesmo banco com o mesmo vencimento, pagava rendimento diferente nas 3 corretoras.
Por exemplo você compra um CDB que da 120% de CDI na Xp. esse mesmo CDB da 122% na easyinvest.
Minha conclusão, a corretora fica com uma parte do rendimento do CDB, ela compra a uma taxa maior e repassa a uma taxa um pouco menor.
Se eu estiver errado podem me corrigir.
 
Eu não tenho certeza, mas acho que talvez eu tenha descoberto essa Semana como a XP ganha, tenho conta na XP a muitos anos e sempre invisto por la, nesta mesma semana abri conta na EasyInvest e na Rico, muito simples de abrir tudo pelo computador, abre a conta na hora, sem burocracia nenhuma.
Dai estava vendo a plataforma de Renda Fixa nas 3 corretoras, eu vi que o mesmo titulo do mesmo banco com o mesmo vencimento, pagava rendimento diferente nas 3 corretoras.
Por exemplo você compra um CDB que da 120% de CDI na Xp. esse mesmo CDB da 122% na easyinvest.
Minha conclusão, a corretora fica com uma parte do rendimento do CDB, ela compra a uma taxa maior e repassa a uma taxa um pouco menor.
Se eu estiver errado podem me corrigir.

Parece que é isso mesmo que elas fazem.
 
Eu não tenho certeza, mas acho que talvez eu tenha descoberto essa Semana como a XP ganha, tenho conta na XP a muitos anos e sempre invisto por la, nesta mesma semana abri conta na EasyInvest e na Rico, muito simples de abrir tudo pelo computador, abre a conta na hora, sem burocracia nenhuma.
Dai estava vendo a plataforma de Renda Fixa nas 3 corretoras, eu vi que o mesmo titulo do mesmo banco com o mesmo vencimento, pagava rendimento diferente nas 3 corretoras.
Por exemplo você compra um CDB que da 120% de CDI na Xp. esse mesmo CDB da 122% na easyinvest.
Minha conclusão, a corretora fica com uma parte do rendimento do CDB, ela compra a uma taxa maior e repassa a uma taxa um pouco menor.
Se eu estiver errado podem me corrigir.

tb acho q é isso mesmo !
 
Eu não tenho certeza, mas acho que talvez eu tenha descoberto essa Semana como a XP ganha, tenho conta na XP a muitos anos e sempre invisto por la, nesta mesma semana abri conta na EasyInvest e na Rico, muito simples de abrir tudo pelo computador, abre a conta na hora, sem burocracia nenhuma.
Dai estava vendo a plataforma de Renda Fixa nas 3 corretoras, eu vi que o mesmo titulo do mesmo banco com o mesmo vencimento, pagava rendimento diferente nas 3 corretoras.
Por exemplo você compra um CDB que da 120% de CDI na Xp. esse mesmo CDB da 122% na easyinvest.
Minha conclusão, a corretora fica com uma parte do rendimento do CDB, ela compra a uma taxa maior e repassa a uma taxa um pouco menor.
Se eu estiver errado podem me corrigir.

Eu fiz um LCI junto ao banco Maxima... 101% por 1 ano... O mesmo investimento estava disponível na XP, só que com 96% para um ano...
 
Minha conclusão, a corretora fica com uma parte do rendimento do CDB, ela compra a uma taxa maior e repassa a uma taxa um pouco menor.
Eu já imaginava que as corretoras faziam isso mesmo.

Enfim, será que nesses casos não vale a pena tentar entrar em contato com o banco emissor e negociar uma taxa melhor pra pegar o CDB diretamente com o banco?
 
Eu já imaginava que as corretoras faziam isso mesmo.

Enfim, será que nesses casos não vale a pena tentar entrar em contato com o banco emissor e negociar uma taxa melhor pra pegar o CDB diretamente com o banco?

Eu já havia comentado que se pegar direto com a instituição pega uma taxa melhor justamente porque a corretora é apenas uma "distribuidora" de serviço, eles sempre pegam um pedaço.

A vantagem da corretora é o leque de opções de investimentos.
 
É por isso que ao se investir em LCIs ou CDBs as corretoras não cobram taxas de administração... É aquela velha frase: "não existe almoço gratis"
 
Como funciona o imposto de renda? Desconta só do "lucro" né?
O IOF também?

Quanto mais tempo menos IR, isso?
E o IOF será sempre o mesmo?

Estou falando de títulos SELIC.
 
Como funciona o imposto de renda? Desconta só do "lucro" né?
O IOF também?

Quanto mais tempo menos IR, isso?
E o IOF será sempre o mesmo?

Estou falando de títulos SELIC.

IOF não sei como funciona.

O Imposto de renda é só do lucro. Ae segue o seguinte:
Até 180 dias -- 22,5%
Até 360 dias -- 20,0%
Até 720 dias -- 17,5%
Maior 720 dias - 15,0%
 
Como funciona o imposto de renda? Desconta só do "lucro" né?
O IOF também?

Quanto mais tempo menos IR, isso?
E o IOF será sempre o mesmo?

Estou falando de títulos SELIC.

IOF não sei como funciona.

O Imposto de renda é só do lucro. Ae segue o seguinte:
Até 180 dias -- 22,5%
Até 360 dias -- 20,0%
Até 720 dias -- 17,5%
Maior 720 dias - 15,0%

IOF é regressivo e terá incidência sobre o rendimento em casos que faça o saque até 30 dias da aplicação. Depois procure a tabela pra saber quais são as taxas de acordo com os dias.
 
Eu já havia comentado que se pegar direto com a instituição pega uma taxa melhor justamente porque a corretora é apenas uma "distribuidora" de serviço, eles sempre pegam um pedaço.

A vantagem da corretora é o leque de opções de investimentos.

Você tem alguma experiência em investir assim direto com a instituição que emitiu o título? Estou estudando investir em CDB pra dar uma variada nas minhas fontes de renda.

Dá pra conseguir taxas melhores que a das corretoras mesmo investindo só o mínimo do título?

Como funciona o imposto de renda? Desconta só do "lucro" né?
O IOF também?

Quanto mais tempo menos IR, isso?
E o IOF será sempre o mesmo?

Estou falando de títulos SELIC.

Sobre o IR já responderam.

Sobre o IOF, só incide se tu tirar a grana antes dos 30 dias. Depois dos 30 não incide mais...
 
Você tem alguma experiência em investir assim direto com a instituição que emitiu o título? Estou estudando investir em CDB pra dar uma variada nas minhas fontes de renda.

Dá pra conseguir taxas melhores que a das corretoras mesmo investindo só o mínimo do título?



Sobre o IR já responderam.

Sobre o IOF, só incide se tu tirar a grana antes dos 30 dias. Depois dos 30 não incide mais...

Nunca peguei direto Ruttman porque o dinheiro da renda fixa me serve como margem para operar daytrade.

Se eu fosse voce, escolheria o titulo que mais te agrada e pesquisa a melhor taxa entre as corretoras. Depois de achar a corretora que te dá a melhor taxa, negocie direto com a instituição detentora desse titulo. Com certeza vai conseguir uma % a mais e sem custódia.

Amanha vou pegar uma nova renda fixa, meu assessor comentou hoje que o PINE vai ofertar um titulo novo amanhã. Veremos.

Abraço
 
existe algum calculo pra saber se é melhor vender um imóvel ou aluga-lo? Não só calculo mas algo que me ajude a formar uma opinião
Ex
Valor do imóvel = 300k
Valor do aluguel já descontado despesas, imposto, condomínio etc = 1200,00
Agora simule quanto renderia esses 300k aplicados em um investimento, tesouro, Lci, Cdb etc já descontados inflação e taxas de manutenção se houver e IR
Se esse valor for maior que os 1200,00 que achou acima, teoricamente seria melhor aplicá-lo.
Claro que entra fatores como valorização ou desvalorização do imóvel, variação de ganhos nas aplicações, liquidez e etc. São variáveis que devem ser estudadas antes da decisão.
Mas tem gente que manja bem mais e pode te auxiliar melhor e me corrigir rsrs.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo