• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tutorial]Buffalo WZR-HP-G300NH@DD-WRT + USB Storage

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

lbassa

LoboSolitário®
Registrado
Dae galera resolvi criar o post pois só achei conteúdo em english sobre o mesmo, nada que o bom e velho inglês instrumental não dee um jeito, mas confesso que sofri um pouco por conta da linguagem técnica muita informação solta e um final de semana de cabeça quente :ranting3:

Vamos ao que interessa...

Bom como sempre fui entusiasta com redes wireless desde seus primordios (AP com banda b 11Mb/s), tenho um breve histórico de testes com routers desde os mais simples e agora alguns com mais recursos.
Dentre os quais testei
Linksys
WRT54G*
WRT54G2*
WRT54GH

Dlink
DI-514
DI-524
DI-624
DI-600 Rev. B1*
DI-601

NetGear
WGR614**

Buffalo
WZR-HP-G300NH*

*Suporte a firmware modificado DD-WRT
**Suporte a firmware modificado DD-WRT em algumas rev.

Router em questão:
Buffalo WRZ-HP-G300NH
G300NH1.jpg

specow.jpg

Wiki/DD-WRT Reference

Introdução sobre o DD-WRT

DD-WRT é um desenvolvimento de um firmware não oficial sob os termos da GPL para varios roteadores wireless ieee802.11a/b/g/h/n baseados nos designs de chips de referencia Broadcom ou Atheros.
continua
O router em questão possui uma configuração robusta aliada a um preço acessível (CxB) se comparada ao concorrentes do mesmo segmento, permite a utilização de firm modificada, o que para users com mais conhecimento possibilita uma gama absurda de recursos (confesso que meu primeiro contato com o firm fiquei perdido mas logo se acostuma), o firm do fabricante não deixa a desejar, eu em particular prefiro o DD-WRT fica a gosto do freguês. A Buffalo é um dos poucos fabricantes a reconhecer o firm DD-WRT e inclusive consta na lista de support para download o mesmo, ponto positivo!

1. Instalação Firm DD-WRT

- Acesse DD-WRT Router DataBase, digite o modelo 'wrz-hp-g300nh'
- Clique no modelo conforme a imagem

- Baixe o 1º arquivo 'Buffalo WZR-HP-G300NH: Special File for initial flashing'
- Abra o navegador da Web e digite http://192.168.11.1
user: root
senha: em branco
- Agora é só pedir para atualizar o firmware pelo proprio gerenciador selecionando o arquivo 'buffalo_to_ddwrt_webflash-MULTI.bin', demora cerca de 6min o router reincia (não se preocupe)
- O gatway passa a ser http://192.168.1.1, configure o user e a senha (eu particularmente uso admin/admin)

2. Configurando o Dispositivo USB Storage


- Abra a aba Services / USB
- Tenha o dispositivo com a partição em NTFS, Fat32 tive problemas relacionados com as permissões de escrita na rede
- Habilite as seguintes opções :
Core USB Support: Enable
USB 2.0 Support: Enable
USB Storage Support: Enable
Automatic Drive Mount: Enable
Disk Mount Point: /mnt



- Abra a aba Administration / Commands / Command Shell
Cole os seguintes comandos

Código:
# Stop samba service
killall smbd
killall nmbd
sleep 2

# Configure samba
mkdir -p /tmp/etc/samba
echo "
[global]
	netbios name = DD-WRT
	workgroup = LAN
	server string = DD-WRT
	syslog = 10
	obey pam restrictions = yes
	socket options = TCP_NODELAY
	preferred master = no
	os level = 20
	
	security = share
	guest account = nobody
	invalid users = root, mail, deamon, reboot
	null passwords = yes
	guest only = yes	
	map to guest = Bad User

	private dir = /tmp/etc/samba/
	lock directory = /var/lock/
	pid directory = /var/run/

	unix charset = UTF-8
	dos charset = UTF-8
	map archive = No
	map hidden = No
	map system = No
        msdfs = no

[Share]
	chmod 699 /mnt
        path = /mnt
	read only = no
        writable = yes
        locking = no 
	create mask = 0700
	directory mask = 0700
        
" > /tmp/etc/samba/smb.conf

# Add user for samba
# guest user
grep -q nobody /etc/passwd || echo 'nobody:x:65534:65534:nobody:/mnt:/bin/false' >> /etc/passwd

# Start samba service
SMBOPTIONS="-s /tmp/etc/samba/smb.conf"
/usr/sbin/smbd $SMBOPTIONS
/usr/sbin/nmbd $SMBOPTIONS
Run / Save Starup

- Agora ligue seu dispositivo USB (HD externo ou pendrive) no router e reinicie
- Vá na aba Services / USB veja se o dispositivo foi montado corretamente:


Se você chegou em uma tela igual a essa e conseguiu ver as informações do mesmo só falta acessar seu dispositivo na rede
- No windows Iniciar / Executar / digite: "\\dd-wrt"

- Agora eh só desfrutar da sua unidade de armazenamento na rede, a mesma pode ser mapeada nos computadores que tem acesso a rede :yes:

3. Configurando o Wireless

- Faça a seu grado :wave:

Resumo da obra:

Pontos positivos +: Router foi adquirido pelo ebay sai pelo preço de U$105 com as despesas de envio.
- CxB excelente
- Armazenamento em rede sem necessidade de servidor
- Router bunito e discreto
- Suporte e conteúdo abundante
- LAN Giga

Pontos negativos:
- Riscos e marcas de dedos aparecem com facilidade no acabamento
- Da um certo trabalho para configurar, muita informação perdida na net

Agradecimentos
- Riot por me aguentar no msn mulando e trocando idéias, Vlw a força brother
- Carteiro "-Pow ta vindo muamba de longe agora!" :lol: essa foi a melhor
 
Última edição:
QUe tal um review dele em modo clean?.... nem todo mundo vai fazer mod de firmware em roteador wireless..
 
QUe tal um review dele em modo clean?.... nem todo mundo vai fazer mod de firmware em roteador wireless..

Dae TIGOS, certamente deve por vir estou envolvido em outros projetos pessoais que concluidos vou ter mais tempo para fazer esses testes, o intuito do tópico foi compartilhar informações que eu consegui sobre o DD-WRT e compartilhamento de USB storage com o samba!
 
Opa valeu por compartilhar para a galera, sem sompra alguma de duvida é o melhor custo beneficio...
Fazer esse pequeno notavel, servidor de arquivo sem a necessidade de um micro é fenomenal !!!
É um pessadelo para uma internet ilimitada, a prestadora de serviço de internet deve ficar muito triste se a moda pegar...
Ahuauhauauahuahauhauhauahuahuhauhahauh....
E dalhe router neles!!!

thanks partners, I owe you one...
 
Ibassa, putz cara, realmente parabens, DD-WRT, dominca cara, ja fiz muito disso, olha DIR 300, tmb aceita DD-WRT.

O legal do DD-WRT, é que com ele, vc tem MUITAS OPÇOES MAIS MUITAS OPÇOES, ate overclock no sinal vc faz :p
bom, parabens denovo ai, continua assim, contribuindo com o forum, sempre que prescisar de algo, pode pedir ai, que tento te ajudar :D

um abraçoss, tudo de bom
 
Ibassa, putz cara, realmente parabens, DD-WRT, dominca cara, ja fiz muito disso, olha DIR 300, tmb aceita DD-WRT.

O legal do DD-WRT, é que com ele, vc tem MUITAS OPÇOES MAIS MUITAS OPÇOES, ate overclock no sinal vc faz :p
bom, parabens denovo ai, continua assim, contribuindo com o forum, sempre que prescisar de algo, pode pedir ai, que tento te ajudar :D

um abraçoss, tudo de bom

Vlw caiominetto, ateh estava pensando em fazer um tópico oficial sobre dd-wrt por ake, outros forums de tecnologia já fizeram, apesar de ser bem complexo esse firware ta sendo bem difundido pela quantidade de modelos e o suporte oferecido pelos desenvolvedores.

Fica a dica para quem quiser fazer o USB storage com um router mais popular no mercado nacional o DIR-320 que inclusive tem chip Broadcom BCM5354.
 
Esse eh o melhro CxB pra um Wireless-N + ethernet gigabit?

Posso afirmar q o Buffalo se apresentou a melhor solução CxB Wireless N + GigaLan + USB Storage, se fizer frente aos concorrentes com os mesmo recursos e mesmo chipset o atheros AR9132. Com suporte ao DD-WRT

Para mim o quesito que se fez mais importante na escolha foi a GigaLan e o Suporte a Storage, lembrando que não levei em consideração routers sem suporte a USB e sem suporte ao firm dd-wrt :)
 
Eu procurei e acabei não achando comprei via ebay mesmo!

É exatamente isto, ou se compra no ebay ou de algum parente que possa traze dos EUA, em termos de CxB eu tenho um Asus RT-N16 com chip da broadcom 128Mb de ram tem duas saídas USB e suporta ser um servidor FTP e ainda pode fazer download de torrent com o micro desligado, e ainda é um servidor de impressão, paguei U$ 90,00 um primo meu trouxe pra mim dos EUA, segue as especificações do bichim..

Stock Power Supply = 12V - 1,25A max (**)

Ethernet Ports = WAN x 1 RJ-45 for 10/100/1000 Base T, LAN x 4 RJ-45 for 10/100/1000 Base T

Antennas = 3 x external detachable antennas

USB ports = USB2.0 x 2

WiFi Operating Frequency = 2.4GHz ~ 2.5GHz

802.11n Draft = up to 300Mbps

802.11g = 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54Mbps

802.11b = 1, 2, 5.5, 11Mbps

Unit RAM = 128 MB (2x 64MB - Samsung K4N511163QZ-HC25 or 2x 64MB - Samsung K4T51163QG-HCE6)

Unit Flash = 32 MB (MACRONIX MX29GL256EHTI2I-90Q)

Unit CPU = Broadcom4718A, 533 MHz (Factory clocked to 480MHz)

Unit Switch Chip = Broadcom BCM53115SKFBG

Color of LEDs = Blue
 
É exatamente isto, ou se compra no ebay ou de algum parente que possa traze dos EUA, em termos de CxB eu tenho um Asus RT-N16 com chip da broadcom 128Mb de ram tem duas saídas USB e suporta ser um servidor FTP e ainda pode fazer download de torrent com o micro desligado, e ainda é um servidor de impressão, paguei U$ 90,00 um primo meu trouxe pra mim dos EUA, segue as especificações do bichim..

Stock Power Supply = 12V - 1,25A max (**)

Ethernet Ports = WAN x 1 RJ-45 for 10/100/1000 Base T, LAN x 4 RJ-45 for 10/100/1000 Base T

Antennas = 3 x external detachable antennas

USB ports = USB2.0 x 2

WiFi Operating Frequency = 2.4GHz ~ 2.5GHz

802.11n Draft = up to 300Mbps

802.11g = 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54Mbps

802.11b = 1, 2, 5.5, 11Mbps

Unit RAM = 128 MB (2x 64MB - Samsung K4N511163QZ-HC25 or 2x 64MB - Samsung K4T51163QG-HCE6)

Unit Flash = 32 MB (MACRONIX MX29GL256EHTI2I-90Q)

Unit CPU = Broadcom4718A, 533 MHz (Factory clocked to 480MHz)

Unit Switch Chip = Broadcom BCM53115SKFBG

Color of LEDs = Blue

Dae alanjunio vlw por compartilhar, estive vendo sobre o router da asus e realmente impressiona além de suportar o firm DD-WRT Big q agrega mais recursos sem contar q ele sai na vantagem pela maior quantidade de memoria 128Mb e o fato de possuir duas USB. O preço no ebay está um pouco mais caro q o Buffalo coisa de 5~15USD, mesmo assim a diferença vale a pena pelos adicionais q o modelo oferece
;)
 
comprei um TL-1043ND para instalar DD-WRT, ai li que ele tem alguns problemas com rede N/Draft-N/MiMo (funcionar os "300mbps"), entao coloquei o OpenWRT
eh bom, unico problema eh configurar tudo via modo TEXTO(SSH)... mas eh divertido ...[!?]
 
Última edição:
comprei um TL-1043ND para instalar DD-WRT, ai li que ele tem alguns problemas com rede N/Draft-N/MiMo (funcionar os "300mbps"), entao coloquei o OpenWRT
eh bom, unico problema eh configurar tudo via modo TEXTO(SSH)... mas eh divertido ...[!?]

Realmente XCHpolim tem um exemplo ake com o buffalo meu notbook com adaptador Broadcom BCM4313 (1520) segundo o fabricante N, só funciona em banda G 54Mb/s, outros notbooks q possuem adaptadores de outras marcas N funcionam normalmente a 130MB/s
 
As antenas desse modem são fixas ou removíveis? Vale a pena subtituir um WRT54GL por ele?
 
As antenas desse modem são fixas ou removíveis? Vale a pena subtituir um WRT54GL por ele?

Pelo que li são fixas. Se vale substituir? Depende, se você quer mais performance tanto no cabo (giga) quanto no wireless (N), sem duvida vale. Mas se o seu router atual já te atende bem, aí o seu lado consumista é quem decide :)
 
Pelo que li são fixas. Se vale substituir? Depende, se você quer mais performance tanto no cabo (giga) quanto no wireless (N), sem duvida vale. Mas se o seu router atual já te atende bem, aí o seu lado consumista é quem decide :)

Exatamente, soh completando se a galera busca um router com antena removivel nos dias de hj cada vez ta mais dificil, se for para ter o maior alcance procure routers q possuam o chipset Broadcom pois o range dele eh maior, tenho aki os dois WRT54G2(Broadcom) e o Buffalo(Atheros), onde o WRT54G2 chega mais longe com o sinal, massssssss................. o Buffalo em estabilidade e qualidade de sinal eh bem superior.
 
lbassa, qual a build desse firmware DD-WRT? Eu tava olhando o site da buffalo, e na parte de downloads lá tem o DD-WRT com essa versão: V24-SP2 build 14998.

ps: meu lado consumista falou mais alto e comprei um também :)
Eu estava a tempos procurando um "modem dsl+router giga+wireless n" pra ter tudo em um, mas tá muito caro e eu não sei se vou usar dsl por muito tempo. Desisti e fui de buffalo, pelo menos posso usar no modem dsl hoje, e futuramente no modem cabo.
 
Última edição:
Eu tenho um router buffalo desses e ele veio com o DD-WRT v24sp2 (14998) originalmente, não precisei nem mudar o firmware, é um router excelente
 
Duvida Buffalo

Olá pessoal.
Não sou tão avançado quanto vcs e desculpe a pergunta simples, mas pelo que entendi do roteador ele também funciona como ponto de acesso, correto?
Meu ambiente em casa é o abaixo, será que ele atenderá bem a minha necessidade?
O cabo de internet sai no meu quarto e lá tenho um roteador (outra marca) que se mostrou bastante ruim. No quarto o sinal é bom mas na sala (uns 10 metros) é bem ruim. Além disso, na sala tenho um playstation 3 (modelo não wireless) que quero conectar na rede (hoje uso um note na sala e conecto o PS3 no note. o que sofrivel).
O modelo que quero usar é comprar dois WZR-HP-G300NH e jogar meu roteador atual fora (rsrsrs), colocar um no quarto para dispersar o sinal, e outro na sala para receber o sinal do primeiro e repeti-lo. Além disso, como ele tem 4 portas ethernet, eu poderia ligar o playstation via cabo, e futuramente uma tv ou home theater que eu venha comprar com essa funcionalidade. Além de poder ligar um storage na sala e poder acessar de qualquer aparelho wireless da casa.
Será que ele funcionaria bem para essa configuração? Alguem já fez algo parecido com ele? Será que funciona como repetidor do sinal?
Obrigado pessoal e desculpe a quantidade de perguntas. rsrs
 
nao importa o equipamento, wifi eh sempre wifi, vai haver perda, pra ligar em consoles ou pc pra jogos online o ideal eh sempre cabo
se nao se importar com uns lagzinhos as vezes, o que vc quer fazer da certo sim
 
Olá pessoal.
Não sou tão avançado quanto vcs e desculpe a pergunta simples, mas pelo que entendi do roteador ele também funciona como ponto de acesso, correto?
Meu ambiente em casa é o abaixo, será que ele atenderá bem a minha necessidade?
O cabo de internet sai no meu quarto e lá tenho um roteador (outra marca) que se mostrou bastante ruim. No quarto o sinal é bom mas na sala (uns 10 metros) é bem ruim. Além disso, na sala tenho um playstation 3 (modelo não wireless) que quero conectar na rede (hoje uso um note na sala e conecto o PS3 no note. o que sofrivel).
O modelo que quero usar é comprar dois WZR-HP-G300NH e jogar meu roteador atual fora (rsrsrs), colocar um no quarto para dispersar o sinal, e outro na sala para receber o sinal do primeiro e repeti-lo. Além disso, como ele tem 4 portas ethernet, eu poderia ligar o playstation via cabo, e futuramente uma tv ou home theater que eu venha comprar com essa funcionalidade. Além de poder ligar um storage na sala e poder acessar de qualquer aparelho wireless da casa.
Será que ele funcionaria bem para essa configuração? Alguem já fez algo parecido com ele? Será que funciona como repetidor do sinal?
Obrigado pessoal e desculpe a quantidade de perguntas. rsrs

Primeiro, qual o roteador (marca, modelo) que vc tem ae? (só para ter referencia, pq se o roteador for ruim(como a maioria dos modelos da D-link) tem sinal instável, por isso o sinal pode chegar fraco ao local citado!

Se ele for bom, e tiver um bom firmware, creio que vc poderia usar repetidores pela sua casa, se a passagem de cabo for inviável!
 
Primeiro, qual o roteador (marca, modelo) que vc tem ae? (só para ter referencia, pq se o roteador for ruim(como a maioria dos modelos da D-link) tem sinal instável, por isso o sinal pode chegar fraco ao local citado!

Se ele for bom, e tiver um bom firmware, creio que vc poderia usar repetidores pela sua casa, se a passagem de cabo for inviável!

Sim, é um D-link, e é ruim.
Valeu pela ajuda pessoal. Então vou comprar dois Buffalo WZR-HP-G300NH, usar um para enviar o sinal da NET e o segundo Buffalo para ser um repetidor e também para ligar alguns aparelhos via cabo. Dessa maneira, esses aparelhos que não são WiFi e estão longe de onde sai o cabo da NET poderão ter acesso também (pelo menos eu espero. rsrs). Só vou para os EUA em abril, então quando voltar eu conto aqui se toda essa ligação funcionou. Valeu.
 
muito bom o tópico
ótimo tutorial.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo