• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tutorial - Como colocar ONTs Nokia em bridge sem ter a senha "master"

Então irei realizar esse processo mes que vem assim que chega o n5105 que vou compra essa semana ainda.
Porem queria saber. Posso realizar o processo em outro G-2425G-a ? ou precisa ser no modem registrado na rede da Oi local.
 
Então irei realizar esse processo mes que vem assim que chega o n5105 que vou compra essa semana ainda.
Porem queria saber. Posso realizar o processo em outro G-2425G-a ? ou precisa ser no modem registrado na rede da Oi local.
UDCF8uR.png


Leia:


E depois:

 
A minha instalação de um provedor local está com essa ONT, porém o suporte não quer fornecer a senha da autenticação PPPoE.

É possível descriptografar o arquivo config.cfg e obter a senha da autenticação PPPoE?

--
Atualizando para contribuir com a comunidade: Obtive êxito com o passo a passo do xShARkx, porém me deparei com a senha criptografada.

Após alguns minutos de pesquisa, consegui descriptografar os caracteres da senha utilizando o mesmo script.

O comando utilizado foi:
python nokia-router-cfg-tool.py -d CARACTERES_DA_SENHA_CRIPTOGRAFADA
Boa tarde.
A minha situação é a mesmo citada a cima, só que não consigo descriptografar os caracteres da senha utilizando o script citado acima. Se alguém poder ajudar!
me retorna esse erro:
return binascii.a2b_base64(s)
binascii.Error: Incorrect padding
 
Última edição:
Boa tarde.
A minha situação é a mesmo citada a cima, só que não consigo descriptografar os caracteres da senha utilizando o script citado acima. Se alguém poder ajudar!
me retorna esse erro:
return binascii.a2b_base64(s)
binascii.Error: Incorrect padding
Tente o decodificador do triple oxygen:

 
Boa tarde.
A minha situação é a mesmo citada a cima, só que não consigo descriptografar os caracteres da senha utilizando o script citado acima. Se alguém poder ajudar!
me retorna esse erro:
return binascii.a2b_base64(s)
binascii.Error: Incorrect padding
Tu usou o comando igual ele falou:

python nokia-router-cfg-tool.py -d CARACTERES_DA_SENHA_CRIPTOGRAFADA

E deu esse erro?
 
Galera, esse é o 1° post que faço no fórum Adrenaline. Já li muita coisa a respeito das ONTs Nokia e a dificuldade em pôr em modo Bridge na Oi Fibra. Já sei também que alguns modelos Nokia é possível gerar a senha Master para acessar todas as configurações.

Tenho a Oi Fibra em Petrópolis-RJ desde dezembro de 2018. Instalaram na época a ONT Nokia G-240W-A. Logo no 1° mês de uso, descobri o macete do elemento inspecionar para editar as opções bloqueadas e até cheguei a gravar um vídeo no YouTube ensinando como fazer esse macete.

Como não tenho ficado muito tempo em Petrópolis, pois tenho outro imóvel no Rio, cheguei a pedir o desligamento temporário da Oi Fibra em 2020. O plano era de 100MB. Somente agora em outubro de 2022, liguei para a Oi e pedi para reativarem a minha Oi Fibra porque precisei ir a Petrópolis. Escolhi o plano de 200/60MB por R$89,90.

Cheguei lá , liguei a ONT Nokia com tudo funcionando de acordo com o contratado. O macete do elemento inspecionar ainda funciona na minha ONT. Enquanto eu estava lá, a ONT não sofreu nenhuma atualização. Não pedi para a Oi trocar essa ONT Nokia G-240W-A com wifi apenas em 2.4Ghz justamente porque sei que as ONTs mais novas vem com tudo travado sem poder desbloquear nada.

Enquanto eu estava lá nesse imóvel, não sabia que havia um gerador de senha Master disponível na Internet pra alguns modelos de ONTs Nokia. Estou no RJ nesse momento e só devo voltar em Petrópolis em meados de janeiro. Espero que o gerador da senha Master esteja funcionando quando eu for lá, já que não faço a mínima ideia do serial da minha ONT pra gerar a senha Master agora. Só sei que a ONT é um Nokia branco G-240W-A.

Tenho algumas perguntas a fazer aqui do fórum aproveitando que vocês tem ampla experiência com essas ONTs Nokia:

1) O modelo Nokia G-240W-A existe alguma forma de por em bridge? Alguém já fez testes profundos com essa ONT usando a senha Master AdminGPON? Sei que modelos mais novos Nokia não é possível por em bridge, exceto o modelo G-2425G-A. Por esse motivo, acredito que o bloqueio do modo bridge deve estar na firmware customizada da Oi nas ONTs e não no provedor/OLT.

2) Alguém já tentou instalar a firmware original das ONTs Nokia que seja diferente das firmware customizadas da Oi?

3) Lendo vários relatos, sei que a autenticação da Oi Fibra é feita via serial GPON e que um dos usuários aqui do fórum autenticou na rede da Oi Fibra uma ONT Nokia comprada no Mercado Livre. Parece que só funciona esse método com a ONT da mesma marca que está registrada no provedor. É isso mesmo?

4) Alguém aqui do fórum sabe qual ONT a Oi Fibra está instalando atualmente em Petrópolis-RJ? Será que se eu pedir pra trocar a minha ONT que é antiga com wifi apenas em 2.4Ghz, eles irão instalar outra ONT Nokia toda travada? Teria alguma chance de instalarem uma ONT Huawei?

5) Se eu comprar uma ONT Huawei no Mercado Livre, tem alguma forma de obrigar a Oi a autenticar na rede da Oi Fibra? É certo que trocando uma ONT Nokia por uma Huawei, a OLT da Oi teria compatibilidade? Pergunto isso pra saber se caso o técnico da Oi venha com conversa fiada que a ONT Huawei não é compatível com a OLT da Oi, eu já saber que ele está inventando história pra não autenticar outra ONT.

Enfim, esse esforço todo seria pra por a ONT da Oi Fibra em bridge e eu usar um roteador próprio com suporte a Vlan pra gerenciar a rede. Cheguei até a pensar em trocar a Oi Fibra pela Sumicity por causa das limitações da Oi, mas quando li relatos que a Sumicity é ainda pior que a Oi quanto a bloqueios e que pratica CGNAT, desisti na hora.

Há 2 semanas, comprei o roteador TP Link Archer C80 versão 2.20 e instalei aqui na casa do RJ na Internet Claro/NetVirtua com plano de 350/100MB com o modem da operadora em bridge. A conexão ficou excelente com o IP público chegando na porta WAN do roteador. Consegui até configurar o IPV6 no roteador e defini um DNS manual. Estou usando OpenDNS tanto no IPV4, quanto no IPV6 no Archer C80. O alcance do Wi-Fi no Archer C80 é bom. Quando eu for em Petrópolis, difícil vai ser repetir esse feito na Internet da Oi Fibra.
 
tá complicado demais esses modem o jeito é colocar uma vpn intermediando.
 
Ola amigos, eu preciso de uma grande ajuda.
Eu mudei de cidade e aonde eu moro so tem provedor local. Aonde oferece onu Nokia G140 modo router com autenticação PPPOE e gostaria de configurar em modo Bridge, ja fiz a configuração igual da oi fibra e não tive sucesso.
Tenho acesso a onu com a senha master e é desbloqueado
 
Pessoal, instalei live Tim hoje aqui em casa e veio o nokia g-1425g-a. Alguém sabe se tem jeito de colocar esse modelo em bridge ? Acho de vários modelos na web, mas nada dele. ABS
 
Pessoal, instalei live Tim hoje aqui em casa e veio o nokia g-1425g-a. Alguém sabe se tem jeito de colocar esse modelo em bridge ? Acho de vários modelos na web, mas nada dele. ABS
Não é possível
 
Pessoal, instalei live Tim hoje aqui em casa e veio o nokia g-1425g-a. Alguém sabe se tem jeito de colocar esse modelo em bridge ? Acho de vários modelos na web, mas nada dele. ABS
até a tim está usando esse lixo de molden? rapaz....
 
alguem conseguiu pelo menos liberar a lan em gigabit no Nokia G-140W-H?

as 4 portas sao travadas em 100 aff
 
!!!! ATENÇÃO !!!!

O tutorial abaixo é ultrapassado e não funciona mais.

Estou criando esse tópico para ensinar a galera a colocar as ONTs da nokia que são usadas por alguns provedores como a OI Fibra, em bridge! Sem ter a senha master que tem acesso a tudo na ONT, como no exemplo novamente da OI Fibra, aonde a mesma mudou a senha master!

Requisitos:
  1. ONT Nokia
  2. Senha do usuário userAdmin - Essa senha você encontra colada em um adesivo embaixo da ONT
Resumo do processo:
  1. Ir na wan, anotar ou tirar print das informações nessa tela como VLAN ID e depois deletar a conexão lá através do botão delete!
  2. Ir na lan, mudar a porta 1(tem que ser a porta 1) de route mode para bridge mode, clicar no botão salvar, a ONT então vai pedir para reiniciar, clicar em OK para reiniciar a ONT!
  3. Conectar o cabo da wan do seu roteador na porta 1 da ONT, depois replicar as configs que estavam na ONT na parte da wan a qual você anotou ou tirou print!
OBS: Seu roteador tem que dar suporte a definir a VLAN para wan e no caso da OI fibra suporte a IPOE\IP Automatico\DHCP na wan. Vários roteadores "mesclam" por assim dizer na wan as opções IP Automático\DHCP\IPOE como a mesma coisa e uma coisa só, portanto caso não tenha uma opção especifica na wan dizendo "IPOE", basta testar com a opção IP Automático ou DHCP para ver se funciona ou consultar o manual do seu roteador!

1 - Acesse a ONT no endereço dela, no meu exemplo é o padrão da ONT que é 192.168.1.254 e use o usuário "userAdmin" e a senha que você achou no adesivo colado embaixo da ONT:
PSE5ruE.png


2 - Depois de terminar de carregar a interface, iremos na aba "Network", igual no print abaixo:
1hQpJod.png


3 - Depois de ir em "Network", iremos na WAN! Aqui já podemos ver que as opções\informações estão bloqueadas já que o usuário userAdmin não possui permissão total, porém, para colocar a ONT em bridge, não precisamos editar as opções\informações e sim apenas anotar elas ou tirar o print, pois iremos precisar de algumas informações que estavam nessa tela mais tarde como VLAN ID! A unica coisa que precisamos fazer aqui é habilitar o botão "Delete" e para isso utilizaremos o inspecionar elemento do navegador:
CCj0UcN.png


4 - Com a ferramenta de inspecionar elemento, iremos clicar em cima do botão Delete:
4rYUihr.png


5 - Ao clicar no botão Delete com a ferramenta inspecionar elemento, na parte direita da tela, a mesma irá mostrar em qual a parte do código da pagina está aquele botão, ali podemos ver o parâmetro "disable", conforme:
RR3KQmR.png


6 - Iremos então clicar duas vezes em cima do "disable" para que assim seja permitido a edição, mudaremos então de "disable" para "enable" e iremos apertar Enter para "salvar" a modificação:
IU31M02.png


7 - Com isso o botão Delete que estava desabilitado, ficará agora habilitado! Iremos então pressionar o mesmo e aguardar alguns segundos:
frg9YQi.png


8 - Depois de pressionar o botão Delete e aguardar alguns segundos, a pagina irá dar refresh e então poderemos confirmar que a conexão da wan foi deletada com sucesso:
tqv5Hho.png


9 - A partir dai iremos para a parte da LAN e iremos repetir o processo de habilitar o que está desabilitado através do inspecionar elemento do navegador, primeiro iremos habilitar a possibilidade de mudar a Porta 1 de Route mode para Bridge Mode:
6oJVTxs.png


10 - O processo é exatamente o mesmo que fizemos na wan, ou seja, selecionar com o inspecionar o elemento a parte que você quer habilitar, no canto direito da tela então a ferramenta inspecionar elemento vai mostrar em qual parte do código da pagina está o que você selecionou e iremos mudar de Disabled para Enable e iremos apertar Enter para aplicar essa mudança que fizemos:
6epRH1N.png


11 - Após aplicar a mudança de Disabled para Enable, o drop down menu pode ser então utilizado! Iremos Mudar de Route mode para Bridge Mode:
LAlJsqV.png

PS: Lembrando novamente que tem que ser a porta 1
PS²: Não saia dessa pagina ainda depois de mudar a porta de route para bridge, pois ainda não foi salva essa configuração que você alterou.

12 - Depois de mudar de Route para Bridge, teremos que habilitar o botão de Save para salvar a configuração! Esse mesmo botão, também se encontra desabilitado! Repetimos então o mesmo processo do inspecionar elemento novamente:
HnecCrJ.png

IYg5cyI.png


13 - Depois de mudar de Router para Bridge e habilitar o botão Save, iremos então pressionar o mesmo:
TP8a1kg.png


14 - A ONT então irá avisar que é necessário reiniciar para aplicar a mudança, pressione OK para prosseguir:
KwMdkcY.png


ONT irá reiniciar, com isso concluímos a parte da ONT!! Lembrando que agora a porta 1 da ONT está em bridge e o DHCP da ONT fica desativado para ela! Portanto para acessar a ONT novamente, basta conectar o cabo na porta 2 da ONT que você irá receber um ip do DHCP da ONT normalmente!

15 - Com a ONT Nokia em bridge, agora basta você conectar o cabo da wan do seu roteador na porta 1 da ONT nokia e replicar as configs que estavam na wan da ONT como vlan id e etc, no seu roteador:
mf3jQJd.png


Esse método de inspecionar elemento, serve também para quem quer manter a ONT como roteador e apenas alterar certas configs bloqueadas, como DNS da Lan, lease time do DHCP e etc.

OBS: Para pessoas com medo de fazer esse procedimento, ele é reversível! Bastando refazer o inverso com o inspecionar o elemento e habilitar tudo na pagina da wan e colocar as configs de volta e voltar a porta 1 de bridge para route! Outro possibilidade para reverter o processo, é dar o reset de fabrica na ONT Nokia, que assim ela busca as configs automaticamente com a OLT\Provedor.

Mano fiz exatamente como descrito e não consigo pegar ip será que muda de config da OI para outros provedores?

ONT Nokia G1425G-A Provedor AGE Telecom.
 
Mano fiz exatamente como descrito e não consigo pegar ip será que muda de config da OI para outros provedores?

ONT Nokia G1425G-A Provedor AGE Telecom.
Está escrito no post que não funciona mais.
Na Age Telecom o bloqueio é na OLT, igual na Oi.
Só trocando a ONT aí
 
Está escrito no post que não funciona mais.
Na Age Telecom o bloqueio é na OLT, igual na Oi.
Só trocando a ONT aí
não vi que não tava mais funcionando.

Sobre trocar a ONT não rola pq os caras da AGE nem bridge querem liberar fui informado que so pagando por um dedicado para ter o bridge
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo