Tutorial - Como colocar ONTs Nokia em bridge sem ter a senha "master"

Tenho 2 dúvidas referentes a alguns procedimentos que outras pessoas fizeram no mesmo modem.

Quais os pontos positivos e negativos de mudar o dhcp lease time de 60 para 1440 (1 dia)?

Por quê algumas pessoas desativam o ipv6? O que muda com isso?
Também tenho essas duvidas, alguém pode esclarecer?

Grato.
 
Este método funciona apenas com o G-240W-A
Variáveis B, C etc do mesmo G-240W não aceitam o método.
O modelo G-140W-~ também não aceita.

Talvez uma modificação do título do tópico?
 
Este método funciona apenas com o G-240W-A
Variáveis B, C etc do mesmo G-240W não aceitam o método.
O modelo G-140W-~ também não aceita.

Talvez uma modificação do título do tópico?
Testei no g-140w-h, da OI.

Não usei para coloca-lo em bridge.
Mas, usei esse método para mudar o DHCP Lease Time e o DNS, e as alterações ficaram gravadas.
 
Também estou nesta luta para conseguir passar a ONT para Bridge.

O meu modelo aqui é o G-240W-G, da empresa ZAMIX.

A Zamix utiliza PPPOE com login e senha para autenticar.

Consegui, através de um Script, habilitar e desocultar vários campos e botões da página de configuração da ONT.

Com isso, habilitei o modo BRIDGE na ONT.

No roteador, (Netgear RAX12) não consegui conectar.

Criando um dicador PPPOE no windows, ele disca e aparece a mensagem verificando usuário e senha. Mas depois disso dá erro e não conecta.

O usuário e senha estão corretos, pois pegue da própria página da ONT.

O que ainda não testei foi alterar o MAC da placa de rede para o mesmo MAC da ONT para ver se conecta.

Mais tarde, quando estiver em casa, vou ver se faço um vídeo explicando a como aplicar o Script na página do ONT.

Print da página original

1.jpg


Página com o Script aplicado

2.jpg
 
Pessoal só para eu entender melhor o que se passa aqui, pois sexta-feira agora 21/08/2020 vão vir instalar no meu apto o Oi Fibra 200 Mega, de acordo com o vendedor, com este modem/router Nokia.

Minha dúvida é a seguinte: tenho Oi Velox de 15 Megas, como um Modem/Router Technicolor TD5130v2, e como o sinal Wi-Fi dele é sofrível, eu conectei via cabo RJ45 num modem/router D-Link (da GVT, o conhecido Batman 7240E), que eu mudei para ser apenas um Router para meu Wi-Fi, e o sinal é anos luz melhor que o do Technicolor, mas não posso precisar se isso foi feito via Bridge, uma vez que sou um pouco leigo no assunto e fiz via tutorial do youtube, mas funciona bem para meu uso doméstico.

Esse modo Bridge do Nokia Modem/Router da Oi Fibra é melhor em que?

Este outro método que informaram aqui de ligar um cabo RJ45 na LAN1 do Nokia na WAN de um Router Gigabite melhor para um sinal melhor em 2.4 Hz e 5 Hz é o mesmo que eu fiz aqui como o meu Technicolor e o Modem/Router da D-Link (da GVT, o conhecido Batman 7240E)?

Eu pretendo comprar em breve um router gigabite, acho que o D-Link 8460 para ligar neste da Nokia da Oi Fibra, será que vai dar certo ou vou ter problemas? Quais problemas e limitações posso ter? Vocês recomendam este router ou um melhor para fazer o que pretendo, caso não funcione este bridge?

Porque a empresa Oi está bloqueando o modo Bridge destes modelo Nokia G-240W acima do A, ou seja B e/ou C?

Agradeço a atenção de todos em me tirar estas dúvidas.

Att.

Druid®.
 
Pessoal só para eu entender melhor o que se passa aqui, pois sexta-feira agora 21/08/2020 vão vir instalar no meu apto o Oi Fibra 200 Mega, de acordo com o vendedor, com este modem/router Nokia.

Minha dúvida é a seguinte: tenho Oi Velox de 15 Megas, como um Modem/Router Technicolor TD5130v2, e como o sinal Wi-Fi dele é sofrível, eu conectei via cabo RJ45 num modem/router D-Link (da GVT, o conhecido Batman 7240E), que eu mudei para ser apenas um Router para meu Wi-Fi, e o sinal é anos luz melhor que o do Technicolor, mas não posso precisar se isso foi feito via Bridge, uma vez que sou um pouco leigo no assunto e fiz via tutorial do youtube, mas funciona bem para meu uso doméstico.

Esse modo Bridge do Nokia Modem/Router da Oi Fibra é melhor em que?

Este outro método que informaram aqui de ligar um cabo RJ45 na LAN1 do Nokia na WAN de um Router Gigabite melhor para um sinal melhor em 2.4 Hz e 5 Hz é o mesmo que eu fiz aqui como o meu Technicolor e o Modem/Router da D-Link (da GVT, o conhecido Batman 7240E)?

Eu pretendo comprar em breve um router gigabite, acho que o D-Link 8460 para ligar neste da Nokia da Oi Fibra, será que vai dar certo ou vou ter problemas? Quais problemas e limitações posso ter? Vocês recomendam este router ou um melhor para fazer o que pretendo, caso não funcione este bridge?

Porque a empresa Oi está bloqueando o modo Bridge destes modelo Nokia G-240W acima do A, ou seja B e/ou C?

Agradeço a atenção de todos em me tirar estas dúvidas.

Att.

Druid®.
Esquece Bridge na OI, principalmente nas Onts da Nokia. Ela bloqueia pq a Internet é muito boa, você com acesso ao Bridge compra uma internet de 400mb e abre um provedor, divide com a rua etc.... Ela não quer isso. Sua única forma é deixar seu roteador em modo AP com a Nokia fazendo o roteamento dos Ips.
 
Esquece Bridge na OI, principalmente nas Onts da Nokia. Ela bloqueia pq a Internet é muito boa, você com acesso ao Bridge compra uma internet de 400mb e abre um provedor, divide com a rua etc.... Ela não quer isso. Sua única forma é deixar seu roteador em modo AP com a Nokia fazendo o roteamento dos Ips.

Ok amigo @AdrielBarrense obrigado pela resposta, e sim é claro que algumas pessoas poderiam fazer isso e realmente para a operadora isso não seria nada bom, uma vez que os preços de uma internet Oi Fibra estão mais baratas que uma Oi Velox na grande maioria do casos.

Mas pelo que eu tenho visto, este Modem/Router Nokia da Oi Fibra tem um Router muito fraco (nem antena externa tem) e vejo a grande maioria comprando um Router melhor como TP-Link, D-Link, Tenda entre outros e minha dúvida então fica no fato de: eu tenho como desativar o Wi-Fi do Nokia e conectar um cabo RJ-45, da LAN1 do Nokia na WAN de um destes routers citados acima, em especial o que pretendo comprar D-Link 8460, e ter um Wi-Fi melhor para minha rede doméstica?

Att.

Druid®.
 
Ok amigo @AdrielBarrense obrigado pela resposta, e sim é claro que algumas pessoas poderiam fazer isso e realmente para a operadora isso não seria nada bom, uma vez que os preços de uma internet Oi Fibra estão mais baratas que uma Oi Velox na grande maioria do casos.

Mas pelo que eu tenho visto, este Modem/Router Nokia da Oi Fibra tem um Router muito fraco (nem antena externa tem) e vejo a grande maioria comprando um Router melhor como TP-Link, D-Link, Tenda entre outros e minha dúvida então fica no fato de: eu tenho como desativar o Wi-Fi do Nokia e conectar um cabo RJ-45, da LAN1 do Nokia na WAN de um destes routers citados acima, em especial o que pretendo comprar D-Link 8460, e ter um Wi-Fi melhor para minha rede doméstica?

Att.

Druid®.
Exatamente isso, e na configuração, setar o roteador no modo AP(antena). Neste modo vc vai perder inúmeras funções. Eu tenho um da ASUS aqui e só funciona o USB neste modo, nada mais. Acredito que seja com todas as marcas, mas é a única forma, pq se vc deixar o seu roteador no modo comum que fica o DHCP automático, vai dar conflito de NAT, Gateway...
 
Exatamente isso, e na configuração, setar o roteador no modo AP(antena). Neste modo vc vai perder inúmeras funções. Eu tenho um da ASUS aqui e só funciona o USB neste modo, nada mais. Acredito que seja com todas as marcas, mas é a única forma, pq se vc deixar o seu roteador no modo comum que fica o DHCP automático, vai dar conflito de NAT, Gateway...

Poxa que triste isso, porque será que estes modem/router não facilitam a vida do usuário :oops::confused:?

Att.

Druid®.

P.S. Só por curiosidade que funções são essas que eu perco? São funções do Nokia ou do Router?
 
Poxa que triste isso, porque será que estes modem/router não facilitam a vida do usuário :oops::confused:?

Att.

Druid®.

P.S. Só por curiosidade que funções são essas que eu perco? São funções do Nokia ou do Router?
Do roteador, meu roteador veio um monte de firula, tipo controle parental, controle de banda também perdi, desligar o LED em determinado horário..., no modo repetidor/ap, perde essas funções infelizmente. Mas é muito melhor assim do que usar o wifi 5g dessa ONT da nokia, é triste.
 
Depende do roteador. Meu roteador (um Netgear RAX 120) só pluguei na ONT da OI e já reconheceu a internet, sem precisar colocar no modo AP. Na ONT, Habilitei o modo DMZ para o IP de meu roteador. Desta forma, basta apenas abrir as portas no roteador que já está funcionando.

Lógico que seria muito melhor se a ONT fosse colocado em modo Bridge.
 
Já que esse modem/ONT Nokia na Oi é tranqueira total, existe algum problema em utilizar outro?

O canal Tito Tech fez um vídeo relativo a trocar o modem da Vivo Fibra por um outro que dá pra colocar em bridge. Ele mostra que tem que pegar o código GPON da sua região (também conhecido com SLID) e colocar nesse modem. Daí, é só desligar e ligar novamente e colocar o seu roteador ligado no modem.

O wifi do modem Nokia é

As questões são:

1) Quando o técnico da Oi instalou a Oi Fibra aqui em casa, o procedimento que ele fez com a central me fez parecer que ele registrou um número serial ou id do modem que ele instalou aqui em casa, mas não tenho certeza. É isso mesmo? Na Oi só autentica o modem cadastrado no sistema deles?

2) Caso a resposta para a pergunta acima seja não, será que é possível a gente comprar um modem no MercadoLivre e isso rodar no Oi Fibra? Alguém já testou isso?

3) Não consegui ver em lugar algum no modem Nokia o tal do código GPON/SLID. Alguém sabe como encontrar esse número nesse modem?

O link do vídeo a que me refiro é este:
 
Também estou nesta luta para conseguir passar a ONT para Bridge.

O meu modelo aqui é o G-240W-G, da empresa ZAMIX.

A Zamix utiliza PPPOE com login e senha para autenticar.

Consegui, através de um Script, habilitar e desocultar vários campos e botões da página de configuração da ONT.

Com isso, habilitei o modo BRIDGE na ONT.

No roteador, (Netgear RAX12) não consegui conectar.

Criando um dicador PPPOE no windows, ele disca e aparece a mensagem verificando usuário e senha. Mas depois disso dá erro e não conecta.

O usuário e senha estão corretos, pois pegue da própria página da ONT.

O que ainda não testei foi alterar o MAC da placa de rede para o mesmo MAC da ONT para ver se conecta.

Mais tarde, quando estiver em casa, vou ver se faço um vídeo explicando a como aplicar o Script na página do ONT.

Print da página original

1.jpg


Página com o Script aplicado

2.jpg


Eu pensei em fazer um scriptzinho JS simples justamente com esse propósito de tirar a propriedade "disabled" dos controles HTML, mas não deu certo. Por algum motivo além da minha compreensão, não estou conseguindo pegar os filhos de um formulário usando o document.getElementById(id de um formulário).

Vc poderia compartilhar esse script conosco?
 
Eu pensei em fazer um scriptzinho JS simples justamente com esse propósito de tirar a propriedade "disabled" dos controles HTML, mas não deu certo. Por algum motivo além da minha compreensão, não estou conseguindo pegar os filhos de um formulário usando o document.getElementById(id de um formulário).

Vc poderia compartilhar esse script conosco?

Compartilho sim amigo.

Assim que eu chegar em casa, posto aqui.
 
Eu pensei em fazer um scriptzinho JS simples justamente com esse propósito de tirar a propriedade "disabled" dos controles HTML, mas não deu certo. Por algum motivo além da minha compreensão, não estou conseguindo pegar os filhos de um formulário usando o document.getElementById(id de um formulário).

Vc poderia compartilhar esse script conosco?


Segue abaixo o Script

$(":hidden").each((e, opa) => {
$(opa).show()
})

$("[style$='display: none;']").each((e, opa) => {
$(opa).show()
})


$(":disabled").each((e, opa) => {
$(opa).prop("disabled", false)
})
 
Testei no g-140w-h, da OI.

Não usei para coloca-lo em bridge.
Mas, usei esse método para mudar o DHCP Lease Time e o DNS, e as alterações ficaram gravadas.

Percebi isso hoje aqui, eles não aceitam mudar as opções da WAN, já da LAN, pelo método INSPECIONAR do navegador ele aceita e resolveu um problemão que estava tendo aqui que era este DHCP LEASE TIME, mudei para 0 e ele setou para 1440 minutos AKA 24 horas, pois meus dois media servers DUNE SOLO LITE 4K e NVIDIA SHIELD TV 4K PRO, estavam travando em tempos aleatórios ao ouvir música lossless e vídeos MKV e Blu-ray ISO, e até mesmo o PLEX das TV SAMSUNG TU8000 da minha rede doméstica estavam travando, porque todos estão com DHCP setados já que preciso que seja assim, UFA!

Att.

Druid®.
 
Última edição:
Percebi isso hoje aqui, eles não aceitam mudar as opções da WAN, já da LAN, pelo método INSPECIONAR do navegador ele aceita e resolveu um problemão que estava tendo aqui que era este DHCP LEASE TIME, mudei para 0 e ele setou para 1440 minutos AKA 24 horas, pois meus dois media servers DUNE SOLO LITE 4K e NVIDIA SHIELD TV 4K PRO, estavam travando em tempos aleatórios ao ouvir música lossless e vídeos MKV e Blu-ray ISO, e até mesmo o PLEX das TV SAMSUNG TU8000 da minha rede doméstica estavam travando, porque todos estão com DHCP setados já que preciso que seja assim, UFA!

Att.

Druid®.
Realmente, deixaram brechas em algumas partes do fw.
 
Testei no g-140w-h, da OI.

Não usei para coloca-lo em bridge.
Mas, usei esse método para mudar o DHCP Lease Time e o DNS, e as alterações ficaram gravadas.


Também estou tentando com o modo bridge mais não consegui! Essa outra forma tb resolve? poderia comentar como foi feito?
 
Fechei com a Oi, os técnicos virão fazer a instalação na quinta-feira.

Não achei nenhuma informação consistente em relação a deixar o modem da Oi (G-140W) em modo bridge.

Caso não seja possível, já achei uma alternativa (não é a ideal... mas é o mais próximo disso): https://openwrt.org/docs/guide-user/network/wan/dmz-based-bridge-mode
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo