• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tutorial] Como reduzir em 10ºC as temperaturas do seu notebook

Bom dia pessoal. Autor do tópico, posta notícias do notebook que você isolou o dissipador com fita isolante. Gostaria de saber se está funcionando normal ainda. Ontem realizei o procedimento em 2 notebooks CCE. Um meu e outro do meu amigo e realmente as temperaturas baixaram uns 10ºC. Mas a longo prazo gostaria de saber se realmente dá certo.
 
Bom dia pessoal. Autor do tópico, posta notícias do notebook que você isolou o dissipador com fita isolante. Gostaria de saber se está funcionando normal ainda. Ontem realizei o procedimento em 2 notebooks CCE. Um meu e outro do meu amigo e realmente as temperaturas baixaram uns 10ºC. Mas a longo prazo gostaria de saber se realmente dá certo.
Então cara, o notebook das fotos foi desativado, era do meu amigo e ele parou de usa-lo por ter adquirido um Dell muito melhor.
Mas eu fiz o procedimento no meu notebook uns 3 meses depois de ter aberto esse tópico, então tem praticamente 2 anos, e ele segue firme, forte e frio, tudo como deve ser.
A longo prazo a única coisa que acontecera é a cola da fita fica preguenta, mas ela não vaza nem escorre, apenas fica pegajosa, vc só irá repara isso se for remover a fita.
 
Ótimas dicas amigo, irei testar no not de um amigo meu, obrigado por compartilhar!
 
Retornando aqui depois dos testes...

Bom, de início o teste realizado só com a parte de colocar a fita isolante no heatpipe, depois trocarei a pasta térmica (que já tem 4 anos) e farei outros testes...
Só foi colocado a fita isolante no heatpipe, na base não foi colocado, pois a mesma tinha rugosidades e o seu design não possibilitou a fixação da fita isolante...

Meu notebook ele tinha uma temperatura muito alto mesmo sem esta em atividade só na área de trabalho, na casa do 50-55 graus.
(imagem antes)
EYFuvgG.png



Em um primeiro teste após o procedimento: Abaixo
Bem satisfatório, a temperatura de inatividade, apenas na área de trabalho diminuiu em 10 graus. E a média(average) ficou em uma constante ótima.
gGU7QNN.png



Fiz um novo teste: Tendo em vista que fiz o primeiro assim que liguei o notebook...
Os números permaneceram a baixo, confirmando positivamente para a fita isolante.
5kZlVMW.png

OBS: testes feitos com o notebook apoiado em uma mesa de madeira...

Observei que o notebook ele segurou a variação da temperatura, que foi de forma mais cadenciada nos testes após o procedimento, ate chegar aos picos. No teste anterior ao procedimento rapidamente chegou no pico e se manteve...

Fica aqui meu registro para os demais, e pretendo trocar a pasta térmica, como não tenho experiência no assunto possa ser que os resultados melhorem....


E obrigado e parabéns ao autor do tópico !
 
Então cara, o notebook das fotos foi desativado, era do meu amigo e ele parou de usa-lo por ter adquirido um Dell muito melhor.
Mas eu fiz o procedimento no meu notebook uns 3 meses depois de ter aberto esse tópico, então tem praticamente 2 anos, e ele segue firme, forte e frio, tudo como deve ser.
A longo prazo a única coisa que acontecera é a cola da fita fica preguenta, mas ela não vaza nem escorre, apenas fica pegajosa, vc só irá repara isso se for remover a fita.

Olá Filipe, antes de tudo obrigado por compartilhar tua experiência aqui... Meu note está com as temp. muito altas com pouca coisa aberta (até +90*C), então andei buscando na net idéias p/ reduzi-las bem, já aproveito agora que vou trocar a pasta velha (comum implastec). Comprei um rolo de fita "KOPTAN" (acredito que por ser paralela à 3M / Dupont que são as top, deram esse nome) que pretendo utilizar no revestimento como você citou lá atrás. Acha que usar uma isolante sobre ela dá alguma diferença? Ao que li dela, além de isolante térmica é elétrica também...
Quais pastas térmica tem melhor CxB atualmente? Quem mais puder compartilhar dicas e opiniões, desde já agradeço!
Um excelente 2018 à todos, ABS!
 
Fiz com todo o entusiasmo no meu Lenovo Z370. Ele raramente fica abaixo de 70°c e jogar qualquer coisa é impossível. Infelizmente não foi essa solução que resolveu meu problema. Mas ainda estou usando uma pasta térmica de baixa qualidade. Um dia compro uma decente pra testar.
 
Pro pessoal que ainda usa esse mod aqui vai uma dica. Usem fita termica de aluminio de alta temperatura, ela geralmente é usada em instalacoes de ar condicionado e eu acredito ser melhor que a isolante pelos seguintes fatos, é mais fina e maleavel e nao fica grudenta apos algum tempo de uso, aqui eu uso em dois notebook e tiveram o mesmo resultado da fita isolante.
 
Pro pessoal que ainda usa esse mod aqui vai uma dica. Usem fita termica de aluminio de alta temperatura, ela geralmente é usada em instalacoes de ar condicionado e eu acredito ser melhor que a isolante pelos seguintes fatos, é mais fina e maleavel e nao fica grudenta apos algum tempo de uso, aqui eu uso em dois notebook e tiveram o mesmo resultado da fita isolante.

Fita kapton tmb resolve, vc passa em volta dos heatpipes, radiador, na carcaça onde fica próximo da CPU. Eu aconselharia tmb comprar um exaustor principalmente quando for jogar, isso ajuda a abaixar de uns 5 à 0 graus dependendo do modelo dde exaustor. Tanto que estou procurando um na net pra comprar pq nesse calor meu CPU fica brincando aos 70ºC só mexendo na net e vendo vídeos. Em jogos chega há 80ºC e mtas vezes até mais, havendo throtting e perda de FPS.
 
Mto bom!!! Parabéns OP!
 
Fiz aqui no meu samsung x21. Em junho/2018 limpei a pasta térmica que tinha vindo com o note e coloquei artic MX4 no lugar, que tinha comprado no ali, aí agora final de ano de férias percebi que a bagaça passava barulhenta só de chrome aberto e que passava no throttling. Reapliquei a pasta e passei fita isolante no heatpipe e em cima da base do processador, não passei por toda a volta porque tinha um papel preto delimitando a cpu e a gpu daí pra não estragar não passei, pois olha, vou colocar o print do antes e do depois e deixo vcs me dizerem se valeu.
Ainda, deixo aqui um terceiro teste com um offset de -100mV que fiz pelo XTU, me rendeu uns resultados legais também e pode ver que deu muito menos throttling, só olhar no gráfico do XTU. Tem um vídeo do Dr. der8auer ensinando a fazer esse esquema do XTU e foi por lá que segui, se não me engano ele foi mais audacioso e fez de -125mV.



 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo