• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Tutorial / Desbloqueio / Acesso Bridge - ONTs Huawei

FelipeSS

Claro no Escuro
Registrado

Introdução a nova ferramenta para o desbloqueio personalizado

Com maior satisfação aos que estavam procurando um meio novo para desbloquear modelos de ONTs Huawei de forma universal*, apresento então a nova ferramenta chamada Personalizador, com ela você poderá desbloquear e personalizar algumas funções onde você não tem o acesso normalmente, ela contará com opções extras para você alterar o modo de funcionamento também.
1VR6sHZ.png



Suas funcionalidades:
  • Definir/Alterar senha master
  • Habilitar/Desativar funções
  • Modos GPON, EPON e Roteador
  • Alterar o provedor pré-configurado
  • Restaurar backup
  • Desfazer o desbloqueio
gs7FdnF.png



Pré-requisitos:
  • Possuir uma ONT Huawei*
  • Fazer o download da ferramenta personalizador -> Download (senha 123)
‼️Atenção, algumas funcionalidades que você alterar ficarão gravados permanentemente na ONT, você só poderá desfazer elas restaurando backup dependendo o caso.

Video tutorial


Tutorial


Criando ou alterando a senha master
Selecione a opção Definir senha master, em seguida nos campos de usuário e senha preencha e crie o seu login personalizado.
B2BfViK.png


Habilitando ou desativando funções
Função LAN: é bem útil caso você não tenha acesso ao painel, uma vez que seu provedor possa ter bloqueado.

Telnet: essa opção é necessária ficar ativada, pois esta ferramenta faz toda customização via telnet, porém como essa opção só será desativada após o reinicio da ONT, caso queira deixar desativada, você poderá selecionar sem problemas, mas lembre-se de reativar o telnet pelo painel quando quiser usar a ferramenta de volta mais tarde.

SSH: essa opção funciona de forma semelhante ao telnet, a diferença é que o SSH é criptografado, ative ou desative como desejar, a ferramenta não utiliza o SSH.

TR-069: ela é uma função de acesso remoto em que seu provedor utiliza para gerenciar sua ONT remotamente, você pode desativar ela se quiser, porém lembre-se que o provedor ainda terá acesso remoto via OLT.

Modo de economia de energia: essa função quando ativado, a ONT parece deixar a internet mais lenta, recomendo que deixe em desativado.

LUUiNAN.png



Alterando modo de funcionamento, GPON, EPON, Roteador
Essa escolha não pode ser feita nativamente pelo painel da ONT, porém com a ferramenta personalizador isso será possível, altere os modos GPON e EPON conforme a compatibilidade do seu provedor.

Quanto ao modo Roteador, será necessário Alterar o provedor para COMMON para poder ter acesso a opção "Upstream port configuration" para setar uma porta WAN em uma das 4 LANs.
XoAlJJX.png

NuZPXuv.png




Alterando o provedor pré-configurado da ONT
Essa opção você pode mudar o "preset" que é uma pré-configuração já feita a pedido do provedor para a Huawei, se você não deseja ter isso escolha o preset "COMMON", sendo este um preset sem definição de provedor, tornando a ONT genérica.
ZI7GBH2.png


Realizando o desbloqueio para a personalização
Primeiramente acesse sua ONT, verifique qual é a versão de hardware e preencha.
RsL7MK6.png


Em seguida gere o firmware, em caso de dúvidas, escolha os três tipos de firmware para você testar em sua ONT, após isso clique em Iniciar ferramenta, será iniciado a ferramenta de manutenção para poder enviar o firmware de desbloqueio para sua ONT.

g9OJmtF.png

As etapas para o uso correto são as seguintes:
  1. Conecte o seu computador diretamente a sua ONT via cabo de rede.
  2. Verifique se o seu computador vai receber um IP do DHCP da ONT, se sim avance para o passo 3! E se não, fixe um ip no range da ONT - Ex: 192.168.100.XXX
  3. Primeiro desconecte a fibra da ONT (MUITO IMPORTANTE) e depois reinicie a mesma em seguida.
  4. Aguarde a ONT iniciar e logo em seguida abra a ferramenta e marque a caixa para concordar com o termo de uso (se não concordar, a ferramenta não deixará você prosseguir).
  5. Escolha o adaptador de rede, no qual está conectada diretamente a ONT (conforme passo 1).
  6. Selecione o arquivo .bin que você gerou.
  7. Clique em INICIAR, de então permissão no firewall do Windows (conforme a ferramenta pede) e fique atento pois essa parte não é demorada! Nesse processo, todas as luzes da ONT ficaram piscando, quando elas pararem de piscar e ficarem acessas, você deverá reiniciar manualmente a ONT, o mesmo vale se caso de estado erro, nesse modo as luzes ficaram todas desligadas, logo você também deverá reiniciar manualmente a ONT, após isso você deverá encerrar o processo da ferramenta clicando no botão PARAR (se não a ferramenta não irá parar e o processo ficará se repetindo).
  8. Feche a ferramenta de manutenção e volte para a ferramenta personalizador.

Após ter realizado o desbloqueio, clique em continuar, escolha qual placa de rede onde está conectado a ONT, lembre-se de ativar o Telnet, e clique em Iniciar o processo.

RHma6E2.png
qMCa1X0.png


Restaurando o backup
Essa opção só funcionará se caso alguma opção foi modificada anteriormente pela ferramenta personalizador, pois ela fará um backup antes da primeira modificação realizada.

Pule a opção onde você deva informar a versão de hardware e gerar firmware caso já tenha a ONT desbloqueada, clique em continuar, escolha qual placa de rede onde está conectado a ONT, lembre-se de deixar ativado o Telnet, e clique em Iniciar o processo.
AqNABsy.png


Desfazendo o desbloqueio realizado
Esta opção só funcionará se a ONT já estiver desbloqueada pelo firmware, após realizar esse processo, a ONT ficará bloqueada. A ferramenta deixará de funcionar após isso, porém suas modificações ainda permaneceram inalteradas.
SaeDDhy.png



Observações:
*Não é garantido que funcione em todas as ONTs, os únicos modelos testados e confirmados até o momento foram: HG8145V5, HG8145V5-V2 e EG8145V5.
Caso não apareça a mensagem pedindo permissão no firewall do Windows, então é necessário desativar o mesmo temporariamente ou adicionar a permissão manualmente para a ferramenta. (Aperte Win+R e escreva: control firewall.cpl)
O antivírus pode acusar a ferramenta como vírus, porém isso é um falso positivo
VirusTotal -> https://www.virustotal.com/gui/file/67558a3d2f3d620658581184931a61fb98be4d2503e07b0e207ab86edb4a1d67

!! Atenção !!
⚠️ Faça esse processo por sua CONTA E RISCO, não me responsabilizarei por qualquer ONT brickada.
☠️ Essa ferramenta é GRATUITA, se caso você pagou para obtê-la, então você caiu num GOLPE!


Creditos:
Ferramenta personalizador: @FelipeSS
Ferramenta de manutenção, tradução: @FelipeSS
Revisão de texto: @FelipeSS
Agradecimentos: @xShARkx
Copyright © 2023 Huawei Technologies Co., Ltd. All rights reserved



Tutorial para colocar em Bridge (IPoE)

Pra quem usa Oi ela utiliza IPoE, então é bem rápido a configuração.
Vá até WAN -> WAN Configuration, selecione o profile 1_TR069_INTERNET_R_VID_210 e em Enable WAN desmarque para desativar.
jCscvuu.png


Em seguida crie um novo profile clicando em New, no WAN Mode escolha Bridge WAN, no VLAN ID coloque 210, em Binding Options escolha qual saída LAN vai ser conectado no seu roteador, para finalizar clique em Apply.
NbxLcUx.png




Tutorial para colocar em Bridge (PPPoE)

Agora para quem utiliza provedor que usa PPPoE, e ainda tem a interface web azul, ao acessar pela primeira vez você verá essa pagina.
yyOLMSn.png

Clique em Exit, não vai ser necessário mexer nada.

Em seguida clique em Advanced
feErzH5.png


Em WAN Configuration selecione o profile PPPoE que está sendo utilizado (você pode ver em System Information -> WAN), em Enable WAN desmarque para desativar.
sCGZPb7.png


Agora vamos criar um novo profile, para isso iremos precisar do login e senha do PPPoE, caso você não tenha essas informações, desça a pagina para fazer o tutorial de como pegar o username e password do PPPoE.

Clique em New, em Encapsulation Mode escolha PPPoE, em WAN Mode selecione Bridge WAN, em VLAN ID coloque o mesmo numero do profile na qual desativou anteriormente (ex: 1010), em Binding Options escolha qual saída LAN vai ser conectado no seu roteador, para finalizar clique em Apply.

S9qACGu.png




Tutorial descobrindo Username/Password PPPoE

Alguns provedores não dão essas informações ao usuário, pois geralmente a maioria dos usuários não entendem ou não sabem configurar, podendo deixar inutilizável a ONT.
Porém nem todo mundo é obrigado a ficar no estado que o provedor queira, pois caso você usuário que tenha noção e saiba configurar um roteador e queira liberar uma porta pra um jogo, ou outro serviço, isso é muito constrangedor.
Para acabar com isso, nesse tutorial vamos descobrir o Username e Password do PPPoE que está escondido de você!

Para começar clique em Advanced
JmSPymM.png


depois Maintenance Diagnosis, e em seguida Configuration File
g2CO3k1.png



Aqui vamos fazer o Download do arquivo onde está todas as configurações do Huawei, na qual contém as informações de Login do PPPoE,
Prossiga clicando em Download Configuration File
xwnqp6J.png


Caso apareça essa mensagem, clique em OK
ozP8wrD.png


Agora usando um editor de texto, seja o notepad++ por exemplo, vamos abrir o arquivo hw_ctree.xml

Vamos localizar onde está a sua senha localizando o texto dando um CTRL+F, escreva PPP InterfaceNumberOfEntries, e clique em Localizar próximo.
cBcOQbN.png


Achando a linha na qual contém essas palavras, observe que ao canto contém o Username, e Password que está criptografado
uSffkoU.png


Copie todo o valor Password do inicio e final com o símbolo $ sem aspas (Ex: $2(RU:Y,3_aIbwVH(s(%T~Qrn#>'dG),wlOx*[J;"&$)

Para descriptografar, vamos até o site Huawei password utility

Clique em Cipher/Decipher, em Input coloque a senha criptografada, em Function selecione Decipher
9Agxcx5.png

Pronto! a senha é revelada automaticamente em Result, ignore os quadrados que aparecem no final da senha.
Agora você tem o Username e Password para poder conectar o PPPoE em bridge em seu roteador.









Tutorial da ferramenta antiga para ONTs HG8145v5, EG8145v5, HG8245w5-6t e HG8245q2


Introdução
O mais aguardado tutorial para desbloquear a sua ONT Huawei nos modelos HG8245Q2, HG8245W5-6T, HG8145V5 ou EG8145V5 chegou!
Com este tutorial e em apenas poucos passos, você irá conseguir alterar a senha super\admin da sua ONT Huawei e com isso será liberado todas as configurações e opções da interface web.

Tutorial para o Desbloqueio
Pré-requisitos:
  • Ter uma ONT da Huawei dos modelos HG8245Q2, HG8245W5-6T, HG8145V5 ou EG8145V5
  • Fazer o download da ferramenta -> Download (senha 123)
  • Fazer o download do patch (arquivo .bin) correspondente ao modelo da sua ONT:
  • HG8245Q2 -> Download
  • **HG8245W5-6T -> Download
  • HG8145V5 -> Download
  • EG8145V5 -> Download
O que esse patch irá fazer:
  • Alterar o usuário e senha master da ONT para usuário: superadmin e senha: HW@root123
  • No modelo EG8145V5 reativa o acesso a interface web.
  • Desativar o TR-069 para o provedor não alterar a senha novamente.
  • Aviso: a OLT pode modificar a ONT independente do TR-069 estar desativado! Isso é feito no provedor Sumicity por exemplo.
‼️Por questões de segurança essa modificação não é permanente, ou seja, se você resetar a ONT para os padrões de fabrica a mesma será desfeita e a ONT vai retornar ao seu estado ORIGINAL.

VdRN7PF.png

  1. Conecte o seu computador diretamente a sua ONT via cabo de rede.
  2. Verifique se o seu computador vai receber um IP do DHCP da ONT, se sim avance para o passo 3! E se não, fixe um ip no range da ONT - Ex: 192.168.100.XXX
  3. Primeiro desconecte a fibra da ONT (MUITO IMPORTANTE) e depois reinicie a mesma em seguida.
  4. Aguarde a ONT iniciar e logo em seguida abra a ferramenta e marque a caixa para concordar com o termo de uso (senão concordar, a ferramenta não vai deixar você prosseguir).
  5. Escolha o adaptador de rede, no qual está conectada diretamente a ONT (conforme passo 1).
  6. Selecione o arquivo .bin correto de acordo com o modelo da sua ONT Huawei.
  7. Clique em INICIAR, de então permissão no firewall do Windows(conforme a ferramenta pede) e fique atento pois essa parte não é demorada! Nesse processo, todas as luzes da ONT ficaram piscando e quando elas pararem de piscar e desligarem, você deverá encerrar o processo na ferramenta clicando no botão PARAR (Senão a ferramenta não para e o processo se repete).
Na lista de dispositivos você poderá olhar estado na qual se encontra a atualização e caso o estado esteja como "Pronto", então a atualização foi concluída com sucesso!

**O PATCH PARA O HG8245W5-6T NÃO VAI MOSTRAR A MENSAGEM "PRONTO", APÓS AS LEDS PISCAREM E ELE REINICIAR, A SENHA MASTER FOI ALTERADA COM SUCESSO.

Observações:
Se você usar o patch incorreto(arquivo .bin), vai dar erro! Portanto certifique-se de utilizar o patch correto de acordo com o modelo da sua ONT.
Caso não apareça a mensagem pedindo permissão no firewall do Windows, então é necessário desativar o mesmo temporariamente ou adicionar a permissão manualmente para a ferramenta. (Aperte Win+R e escreva: control firewall.cpl)
O antivírus pode acusar a ferramenta como vírus, porém isso é um falso positivo
VirusTotal -> https://www.virustotal.com/gui/file/a392dafab779ea25e87081ea44dfe72f6248edeb977ec4cfcaa56286aeb12001

!! Atenção !!
⚠️ Faça esse processo por sua CONTA E RISCO, não me responsabilizarei por qualquer ONT brickada.
☠️ Essa ferramenta é GRATUITA, se caso você pagou para obtê-la, então você caiu num GOLPE!


Video tutorial




Tradução: Felipe
Revisão de texto: @xShARkx @FelipeSS
Beta testers: @xShARkx , @t1ago
Agradecimentos: @M2A , @AleeLouffer , @fulldangerpc
Copyright © 2021 Huawei Technologies Co., Ltd. All rights reserved

 
Última edição:
Obrigado e parabéns pelo trabalho!
 
Show rapaz! Vou testar isso na ONT do trabalho.

Muito obrigado à todos os envolvidos! :allgoods:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Windows defender está acusando a ferramenta como "Trojan:Script/Wacatac.B!ml". Seria bom colocar no tópico que os antivírus podem dar um falso positivo.
 
Última edição:
Show rapaz! Vou testar isso na ONT do trabalho.

Muito obrigado à todos os envolvidos! :allgoods:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Windows defender está acusando a ferramenta como "Trojan:Script/Wacatac.B!ml". Seria bom colocar no tópico que os antivírus podem dar um dar um falso positivo.
Obrigado pelo aviso! já adicionei no tópico.
 
Show rapaz! Vou testar isso na ONT do trabalho.

Muito obrigado à todos os envolvidos! :allgoods:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O Windows defender está acusando a ferramenta como "Trojan:Script/Wacatac.B!ml". Seria bom colocar no tópico que os antivírus podem dar um falso positivo.
Engraçado, o windows defender no windows 11 não acusou nada :D

Agora realmente, alguns antivírus estão detectando como falso positivo.
 
Excelente tutorial!

Parabéns aos envolvidos.
 
Muito bom, parabéns pelo trabalho.
Uma dúvida, se eu adquirir uma ONT do mesmo modelo (HG8145V5) que tenho aqui, seria necessário realizar mais alguma configuração ou só precisaria mesmo fazer os procedimentos do tutorial?
 
Muito bom, parabéns pelo trabalho.
Uma dúvida, se eu adquirir uma ONT do mesmo modelo (HG8145V5) que tenho aqui, seria necessário realizar mais alguma configuração ou só precisaria mesmo fazer os procedimentos do tutorial?
O procedimento é o mesmo, não precisa configurar nada além disso.
 
Acabei de fazer aqui com uma HG8145V5, processo realizado com sucesso!! Valeu a todos os envolvidos!!
 
Muito bom, parabéns pelo trabalho.
Uma dúvida, se eu adquirir uma ONT do mesmo modelo (HG8145V5) que tenho aqui, seria necessário realizar mais alguma configuração ou só precisaria mesmo fazer os procedimentos do tutorial?
Mais adquirindo uma HG8145V5, ai não vai precisar fazer esse procedimento a não ser que vc comprar uma HG8145V5 que pertence a algum provedor é que não é genérica... Ela sendo genérica vc vai ter acesso a senha master já.
 
Mais adquirindo uma HG8145V5, ai não vai precisar fazer esse procedimento a não ser que vc comprar uma HG8145V5 que pertence a algum provedor é que não é genérica... Ela sendo genérica vc vai ter acesso a senha master já.
Pois é, eu acho que a pessoa tá vendendo uma ONT usada (apesar de anunciar como nova), e aqui na cidade não sei se tem mais algum provedor que usa Huawei além da Oi. Daí fiquei nessa dúvida, pois não sei como a ONT se autentica com o equipamento/central da Oi.
 
Pois é, eu acho que a pessoa tá vendendo uma ONT usada (apesar de anunciar como nova), e aqui na cidade não sei se tem mais algum provedor que usa Huawei além da Oi. Daí fiquei nessa dúvida, pois não sei como a ONT se autentica com o equipamento/central da Oi.
Oi usa o Serial Number pra autenticar, provedor pequeno pode utilizar login e senha via PPPoE mas você continua podendo usar sem problemas bastando alterar esses dados.
 
Obrigado pelo tutorial!

Uma duvida @FellpeSoares @xShARkx

Depois de alterar pra bridge perdi o acesso da ONT pelo 192.168.100.1. Qual é o ip para acessar a ONT após alteração pra bridge?
 
Obrigado pelo tutorial!

Uma duvida @FellpeSoares @xShARkx

Depois de alterar pra bridge perdi o acesso da ONT pelo 192.168.100.1. Qual é o ip para acessar a ONT após alteração pra bridge?
Vc precisa manter um profile como router e marcar alguma porta lan pra esse profile.. daí é só conectar o cabo de rede nessa porta lan e acessar pelo mesmo ip de antes...
 
Amigo boa tarde, queria agradecer antes de tudo pelo seu trabalho em nós ajudar a liberar nossas ONT's.

Tenho o modelo HG8245W5-6T e tentei usando o bin disponivel únicamente a ele, embora eu seguir todas as etapas corretamente

Acesso o meu modem pelo 192.168.100.1
Entro lá, removi o cabo da fibra dele, reiniciei
Com o programa aberto, marquei em aceitar os termos, a placa de rede já tinha sido escolhida, o bin escolhido também e então
Obtive um erro (2 ou 3) segundos depois de ver a função 'enviar' ser acionada
O modem pisca todas as luzes, e não liga mais a não ser que eu desligue e ligue manualmente.

Qualquer ajuda será bem vinda, obrigado.
 
Amigo boa tarde, queria agradecer antes de tudo pelo seu trabalho em nós ajudar a liberar nossas ONT's.

Tenho o modelo HG8245W5-6T e tentei usando o bin disponivel únicamente a ele, embora eu seguir todas as etapas corretamente

Acesso o meu modem pelo 192.168.100.1
Entro lá, removi o cabo da fibra dele, reiniciei
Com o programa aberto, marquei em aceitar os termos, a placa de rede já tinha sido escolhida, o bin escolhido também e então
Obtive um erro (2 ou 3) segundos depois de ver a função 'enviar' ser acionada
O modem pisca todas as luzes, e não liga mais a não ser que eu desligue e ligue manualmente.

Qualquer ajuda será bem vinda, obrigado.
Tenho o mesmo modelo HG8245W5-6T e aconteceu a mesma coisa, aqui não obtive erro algum, só que o modem pisco as luzes e depois não respondeu mais, tive que fazer a mesma coisa que vc desliguei manualmente mas ai perde a config
 
Amigo boa tarde, queria agradecer antes de tudo pelo seu trabalho em nós ajudar a liberar nossas ONT's.

Tenho o modelo HG8245W5-6T e tentei usando o bin disponivel únicamente a ele, embora eu seguir todas as etapas corretamente

Acesso o meu modem pelo 192.168.100.1
Entro lá, removi o cabo da fibra dele, reiniciei
Com o programa aberto, marquei em aceitar os termos, a placa de rede já tinha sido escolhida, o bin escolhido também e então
Obtive um erro (2 ou 3) segundos depois de ver a função 'enviar' ser acionada
O modem pisca todas as luzes, e não liga mais a não ser que eu desligue e ligue manualmente.

Qualquer ajuda será bem vinda, obrigado.
Tenho o mesmo modelo HG8245W5-6T e aconteceu a mesma coisa, aqui não obtive erro algum, só que o modem pisco as luzes e depois não respondeu mais, tive que fazer a mesma coisa que vc desliguei manualmente mas ai perde a config
É porque a ONT não aceitou, por favor tirem uma print da tela inicial "Device Information" pra eu ver qual a versão que estão usando.
 
Obrigado pelo tutorial!

Uma duvida @FellpeSoares @xShARkx

Depois de alterar pra bridge perdi o acesso da ONT pelo 192.168.100.1. Qual é o ip para acessar a ONT após alteração pra bridge?
Basta fixar um ip na faixa 192.168.100.XXX que volta a acessar, vc perdeu acesso porque agora está recebendo o IP Publico, portanto se faz necessário fixar um ip na faixa da ONT.

Outra possibilidade é ativar as portas lan:

rqLH2To.png


OBS: Porta 1 está cinza, pois na wan e no profile do bridge vc tem que marcar o binding e no meu caso eu usei a porta 1, ou seja, foi feito o binding do profile do bridge para porta 1! Em outras palavras, a huawei permite vc fazer o biding de até 4 profiles, um por porta e com isso da para receber 4 ips públicos! Porém, eu não recomendo fazer isso, use apenas 1 ip já que é o correto.

E no DHCP ativar o server e o Relay:

Ox2prQM.png


Ai basta conectar o cabo na porta lan 2 que ai essa vai estar entregando o DHCP da ONT na faixa 192.168.100.XXX
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo