[TUTORIAL]Linux no Pendrive

JEDI

know-it-all Member
Registrado
Bem pessoal aqui vai um mini tutorial de como instalar o Linux num dispositivo USB (Mp3 player, Câmera Digital, Pen Drive).


USB Linux

Vamos usar uma versão chamada SLAX, que apesar de ser pequena (aprox. 192 MB) é bem completa e vem com KDE como desktop, e apresenta uma grande variedade de aplicativos.


Pré - Requisitos:

Windows XP
Slax Linux
HP-USB format tool
USB mass storage device com mínimo de 256 MB de espaço.

Instalação

1 - Formate seu pen drive usando o HP-USB format tool usando como opção fat ou fat32.
2 - Descompacte USBSLAXFULL.zip no seu pen drive.
3 - Pelo Windows Explorer acesse o pen drive e execute makeboot.exe
4 - Reinicie o computador e na bios selecione como dispositivo de boot USB-HDD.


Pronto, no próximo boot você já poderá acessar o linux.



 
Ótimo tópico JEDI, assim que chegar em casa vou formatar meu pendrive veio pra tentar fazer!
 
Eu consegui fazer funcionar num mp3 player de 256 mb e numa camera digital com 512 mb.
 
Legal, bem interessante, depois vou tentar aqui no meu Pen Drive, hehe, espero que de certo.
 
parece que tem uma versão do XP bem enxutinha que dá pra fazer isso também.........alguém comfirma?
 
Puutzzzzzzz!!! Pelas screens esse Slax Linux deve ser muito show!!! Além do tamanho e da praticidade de colocá-lo em um pendrive...
 
E da pra por ele num cd pro ex???
 
parece que tem uma versão do XP bem enxutinha que dá pra fazer isso também.........alguém comfirma?

Sim Deinis, existe!

Eu mesmo criei um cd de boot com o XP, mas fica BEMMMM pesado, não sei pq! :boring:

Será que roda no PSP este Slax? :evil:
O PSP é reconhecido com um drive virtual no PC, acho que...não sei...será? hahahahah

Vou testar! :p

P.S. Tópico pinado! :thumbs_up

EDITADO:
OT: Link de como fazer o XP bootar pelo pen drive.
 
Procura no forum do Slax mash, deve ter uma versao pro PSP.

Meus Testes:

Pendrive Kingston Data Traveler II 2GB
Funcionamento normal, boot tanto em laptops quanto desktops

Pendrive Kingston Data Traveler U3 2GB /1GB/512MB
Funcionamento Normal, boot tanto em laptops quanto em desktops

Pendrive Corsair Voyager 1GB
Funcionamento normal, boot apenas em desktops, nos laptops da acer, hp, toshiba e sony testados ele aparece como sendo drive removivel na bios. Os kingston aparecem como HD

Microdrive Seagate 5GB @ VIA Card Reader
Funcionamento Normal, Boot pouco mais lento que os pendrives, mas bootou em todos os equipamentos que testei.

SD Card Sandisk 1GB/Kingston 512MB/Corsair 512MB/OCZ 1GB/Lexar 1GB @ VIA Card Reader
Funcionamento normal, Boot normal, em alguns notebooks reconheceu como disco removivel e não bootou.

MP3 Player Kenko 1GB (igual aqueles foston)
Funcionamento normal, problemas com boot em algumas máquinas, as vezes precisei reiniciar 3 ou 4 vezes.

Todos funcionaram normalmente via VMWARE 5.5 (windows) e VMWARE Player dentro do UBUNTU.
 
Tem o kurumion light que tb funciona do pendrive!

Por favor me tirem uma duvida, eu naum tenho pendrive mas as vezes utilizo meu PSP com um, sera que rola com ele tb?
 
Saiu o Ubuntu USB
http://sourceforge.net/forum/forum.php?forum_id=658148

Ubuntu is one of the most desired Linux compilations.We hope you'll also enjoy having the ability to now run it from a USB device.

Tem também o USB Knoppix 5.1.0
The USBKP.zip is available for download. Knoppix is one of the most complete Live Linux compilations. We hope you'll also enjoy having the ability to now run it from a USB device.
http://sourceforge.net/forum/forum.php?forum_id=648232

Já testou?
baixando para ver como é...
 
Dá pra rodar num K6 II, com win 98, e 64Mb ram?

Se a BIOS do seu PC permitir boot por USB acho que dá. Mas faça um teste antes, entre ne bios e veja se tem esta opção. Outra solução é gerar um disquete de boot pois todas as bios permitem boot por este dispositivo. Aí sim, o boot do disquete vai procurar o Pendrive na porta USB e continuar com o boot.
 
parece que tem uma versão do XP bem enxutinha que dá pra fazer isso também.........alguém comfirma?
Confirmado... exige um pendrive de 1gb
 
opaaa lendo pra aprender xD
linux eh baum dimais
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo