Tutorial para recurperar SpeedStream 5200 atraves de um cabo serial.

Slash_SnaKepit

know-it-all Member
Registrado
Galera este é um turorial que elaborei de como fazer um cabo serial e com ele recuperar modem SpeedStream 5200 que morre do nada. Usei como fonte para fazer o conserto do meu modem e elaborar o tutorial informações que consegui na internet.

Tutorial para recuperar modem SS 5200 atraves do cabo serial.

Estou enviando um tutorial para recuperar o modem SpeedStream 5200 (testei no E240) que morre do nada. As características são: A luz de Power Vermelha, DSL e USB verdes, e de Ethernet piscando, isso acontece porque o modem entra em um loop de reset. Ou então ele fica com as 4 luzes só acesas e isso acontece por uma configuração mal feita na Firmware, me parece que para recuperar o modem pode usar este processo também mas não testei. Primeira coisa é fazer um cabo serial que vai ser explicado como fazê-lo logo abaixo.

Cabo Serial

O cabo serial que fiz foi o do esquema abaixo que peguei na internet, sai muito barato as peças necessárias e são fáceis de serem encontradas, eu comprei aqui em Belo Horizonte, porem teve um problema, tem o símbolo de 2 diodos ai no esquema só que pela legenda parece ser capacitor, mas montei com os diodos, funcionou, porem o teclado não respondia de acordo no Hyperteminal, então tirei os 2 diodos e deixei sem e funcionou 100%, quem quiser tentar montar com capacitor fique a vontade.
O esquema é o da foto abaixo, montei ele sem os dois ¿diodos/capacitores? que circulei no esquema abaixo e funcionou 100%.



Bom agora você ira conectar o cabo no J5 que fica localizado na placa do modem.



Consertando o Modem

Bom agora que o cabo já esta conectado no modem conect o cabo serial no PC. Abra uma sessão terminal de sua preferência (Hyperterminal, Teraterm, etc) eu usei o Hyperterminal ele já vem no windows. Agora criando uma conexão no Hyperterminal escolha a porta COM que conectou o modem no meu caso conectei na COM1 de OK e sete as seguintes opções para: Bits por segundo: 115,200Bps, Bits de dados: 8Bits, Paridade: Nenhum, Bits de parada: 1 e Controle de fluxo: Nenhum e de OK. Agora ligue o modem na energia, você verá os status de processos internos dele sendo notificados na tela do Hyperterminal, se não aparecer nada confira o seu cabo serial e sua ligação.

Agora terá 2 possibilidades, uma delas aconteceu comigo que é o modem entrando em um Loop sem fim, ele só fica reiniciando, neste caso faça o Passo 1, agora se ele não ficar em Loop vá direto para o Passo 2.

Passo 1 ---> A tela do terminal irá mostrar o logo de um Projeto X-MIPS e ficara em um Loop sem fim, neste caso você deverá esperar ele chegar ne uma parte igual ou parecida com essa:

Loader Starting...
FLASH: AMD Am29LV160B (Bottom Boot)

Ele ficara um tempo parado nesta mensagem antes de começar o Loop novamente. Quando ele ficar parado neste ponto aperte qualquer tecla e você verá o prompt boot> parecido com o que você ve mais abaixo: (OBS: na primeira tentativa eu apertava qualquer tecla e não dava nada ele continuava no Loop então eu dei uma conferia no meu cabo serial e passou a funcionar, porem as teclas respondiam meio sem sentido, então tirei os diodos e o cabo ficou 100%):

boot> gotta 20

Após "gotta" não precisa estar o número 20 poderá aparecer outro número mas isso não interfere em nada. Agora aperte Shift e o botão "=/+". Isso é importante! Se você não fizer este passo o modem não sairá do Loop. Se der certo ira aparecer a seguinte mensagem :

Whacking NVRAM...

E logo depois ira voltar para o prompt boot>, então aperte a tecla "R". Agora siga o Passo 2.

Passo 2 ---> O terminal ira mostra o logo do Projeto X-MIPS e em seguida pedir para você informar o endereço MAC do seu modem. Para saber o endereço MAC basta olhar no adesivo embaixo do modem, digite só os números do MAC que são 12 no total (não precisa digitar os : ou - de separação) logo em seguida aperte Enter, se tiver certo ele ira progredir, se não ele ira pedir que digite novamente.
Porvavelmente a luz de Power estava vermelha após o passo anterior ira ficar verde. O modem ira fazer o processo de boot novamente e ira carregar a configuração padrão. Seu modem ficara no mesmo estado como da primeira vez que você o ligou. Bom após isso ele já pode ser acessado pela porta Ethernet, eu deixei o Hyperterminal aberto e executei o update de Firmware abaixo:

http://rapidshare.de/files/29093420/Update_E240_A21_70-7_1086-503__USA_.exe.html

Em seguida este outro para deixar as opções em Português (Brasil):

http://rapidshare.de/files/29093532/Update_E240_A2W_70-37_6081_v1r_5___Brasil_.exe.html

Já pode desconectar o cabo serial e fechar o Hyperterminal. E é só configurá-lo como Bridge ou Router acessando ele atraves do 192.168.254.254..

OBS: Faça isso pelo seu próprio risco, a garantia só cobre defeito de fabricação.
 
Na verdade, é até aconselhavel a criar uma interface com um db9 fêmea no modem, para se previnir ....e também, que usem o firmware mais novo, sendo esse o A50 (para o E240).
Se não souberem como fazer, eu posso até explicar depois..
 
eu perdi um destes 1 vez... isso fazem 2 anos, procurei achei este manual ( nao exatamente este mas um outro bem completo tb ) mas prefiri pagar 140 em um novo doque me extressar ^^
 
Muito bom o tutorial, parabens ;)
 
Também sabia desse tutorial. Achei um todo em inglês na internet. Mas não tive paciência e cabeça para montar o circuito e mandei para um rapaz do Mercado Livre que me cobrou 30 reais para reinstalar o firmware para mim :)
 
Na verdade, é até aconselhavel a criar uma interface com um db9 fêmea no modem, para se previnir ....e também, que usem o firmware mais novo, sendo esse o A50 (para o E240).
Se não souberem como fazer, eu posso até explicar depois..


Põe pelo menos o link do firmware mais novo para a gente. Os que eu uso são só esses que o Slash passou :yes: Fico grato se puder nos passar :D
 
Ok, vou escrever um pouco aqui.



Atualizar Speedstream 5200 E240 para firmware A50 !

Você precisa de:

-Firmware A50 decriptado
-Speedstream 5200 FTP do Grabriel Strong

As ferramentas podem ser obtidas aqui - http://www.4shared.com/dir/703650/86b86e6/speedstream.html

Para usar o Speedstream 5200 FTP, você precisará do Winpcap instalado e talvez VB Runtimes também. (ambos estão no link acima).

-No programa Speedstream 5200 FTP, você seleciona a interface de rede (ou placa de rede) que se comunica com o modem diretamente.
Em Speedstream MAC, vc insere o código de 12 dígitos do MAC Address do modem (provavelmente está localizado embaixo do modem).
Em interface MAC vc insere o código de 12 dígitos do MAC Address da interface de rede (placa - pode ser obtido com um "ipconfig /all" no cmd)
O formato para ambos códigos acima é algo como XX:XX:XX:XX:XX:XX
Em "login" e "password", vc insere um login e uma senha que usará para acessar por FTP logo a seguir,ex: "temp" e "temporario".
Depois disso, apenas clica em Set FTP.
Ok, ftp configurado, agora só precisa entrar com seu client de ftp preferido.
Eu gosto de usar o smartftp ou filezilla.
Entre com o "login" e senha que você configurou". Quando entrar, os arquivos provavelmente não estarão listados, mas tudo bem.
O que precisa ser feito agora, é enviar o conteúdo do arquivo compactado "FIRMWARE_A50_DECRYPTED.zip", que é o firmware que decriptei pra vocês não precisarem quebrar cabeça com isso.
Precisa ser realizado na ordem:
1 - 004-E240-A50-boot.img
2 - 004-E240-A50.img
3 - 003-6100-G08.def

Feito.
Agora reinicie o modem e ele estará quase pronto.
Apenas configure o modem em 192.168.254.254 .

Qual a vantagem desse firmware ?
Bem, os recursos estão todos a vista e 'destravados'. A atualização de ip para dyndns voltou a funcionar também, e além de tudo isso ele funciona com router e bridge ao mesmo tempo, sem precisar de grandes configurações, partindo da config padrão. (Aqui em casa, por exemplo, deixei bridge com minha irmã e router para meu PC - temos 2 ips diferentes de internet...mas parece que isso depende da linha, claro)
 
Meus muito e sinceros agradecimentos, komakino :yes: Nota 10 pra vc e para o Slash :D
 
Valeu komakino passei pra A50, com ela sera que para este problema que dava?
 
Mudando um pouco de assunto,Possuo este mesmo modem routeado,tem um determinado jogo que eu nao consigo ser servidor,mesmo abrindo as portas,para eu ser servidor tenho que passar para bridge.O que posso fazer para ser um servidor usando router? Valew!!!!
 
Mudando um pouco de assunto,Possuo este mesmo modem routeado,tem um determinado jogo que eu nao consigo ser servidor,mesmo abrindo as portas,para eu ser servidor tenho que passar para bridge.O que posso fazer para ser um servidor usando router? Valew!!!!

Que jogo específico é esse ?
Tentou realizar o update do firmware ?
Nunca tive problemas com nenhum jogo (mesmo server), com o speedstream.
Tente habilitar o DMZ para o ip local da sua máquina então.
Lembre-se de usar um personal firewall nela tb...
Aliás, algo que pode estar bloqueando o acesso ao servidor, pode ser o personal firewall.
Lembrando que o Windows XP Sp2 tem um embutido (control panel > windows firewall...na aba exceptions vc adiciona o executavel referente ao server...)
Se não for o caso...habilite o DMZ aqui: http://192.168.254.254/dmzcfg.htm
Se ainda não resolver, tente tudo isso e também desabilitar o Firewall do Speedstream (http://192.168.254.254/fwcfg.htm) e desabilitar também o ADS (Attack Detection System - http://192.168.254.254/adscfg.htm )
 
Valeu komakino passei pra A50, com ela sera que para este problema que dava?

Olha, não deu mais problemas aqui.
Mas sendo o Speedstream 5200, não duvido que volte a dar problemas ainda, por isso que já 'criei' a porta serial nele...heheh
Eu adoro e odeio esse modem.
Melhor custo benefício em modem adsl, ainda acho que é com a Efficient/Siemens, diferente dos terríveis d-link e seus irmãos.
 
Olha, não deu mais problemas aqui.
Mas sendo o Speedstream 5200, não duvido que volte a dar problemas ainda, por isso que já 'criei' a porta serial nele...heheh
Eu adoro e odeio esse modem.
Melhor custo benefício em modem adsl, ainda acho que é com a Efficient/Siemens, diferente dos terríveis d-link e seus irmãos.

Bom apos eu concertar 1 semana depois deu de novo ai so coloquei o cabim e rapidim concertei ai coloquei a A50 e ate hoje esta 100%. :thumbs_up . Tambem concordo que é um exelente custo/beneficio, D-link ta com nada tem um D-link 502G la na casa dos meus pais dividindo internet entre meus pais e minha vizinha como eles so mexem com internet explorer mesmo fica uma maravilha hehehe...
 
Ok, vou escrever um pouco aqui.



Atualizar Speedstream 5200 E240 para firmware A50 !

Você precisa de:

-Firmware A50 decriptado
-Speedstream 5200 FTP do Grabriel Strong

As ferramentas podem ser obtidas aqui - http://www.4shared.com/dir/703650/86b86e6/speedstream.html

Para usar o Speedstream 5200 FTP, você precisará do Winpcap instalado e talvez VB Runtimes também. (ambos estão no link acima).

-No programa Speedstream 5200 FTP, você seleciona a interface de rede (ou placa de rede) que se comunica com o modem diretamente.
Em Speedstream MAC, vc insere o código de 12 dígitos do MAC Address do modem (provavelmente está localizado embaixo do modem).
Em interface MAC vc insere o código de 12 dígitos do MAC Address da interface de rede (placa - pode ser obtido com um "ipconfig /all" no cmd)
O formato para ambos códigos acima é algo como XX:XX:XX:XX:XX:XX
Em "login" e "password", vc insere um login e uma senha que usará para acessar por FTP logo a seguir,ex: "temp" e "temporario".
Depois disso, apenas clica em Set FTP.
Ok, ftp configurado, agora só precisa entrar com seu client de ftp preferido.
Eu gosto de usar o smartftp ou filezilla.
Entre com o "login" e senha que você configurou". Quando entrar, os arquivos provavelmente não estarão listados, mas tudo bem.
O que precisa ser feito agora, é enviar o conteúdo do arquivo compactado "FIRMWARE_A50_DECRYPTED.zip", que é o firmware que decriptei pra vocês não precisarem quebrar cabeça com isso.
Precisa ser realizado na ordem:
1 - 004-E240-A50-boot.img
2 - 004-E240-A50.img
3 - 003-6100-G08.def

Feito.
Agora reinicie o modem e ele estará quase pronto.
Apenas configure o modem em 192.168.254.254 .

Qual a vantagem desse firmware ?
Bem, os recursos estão todos a vista e 'destravados'. A atualização de ip para dyndns voltou a funcionar também, e além de tudo isso ele funciona com router e bridge ao mesmo tempo, sem precisar de grandes configurações, partindo da config padrão. (Aqui em casa, por exemplo, deixei bridge com minha irmã e router para meu PC - temos 2 ips diferentes de internet...mas parece que isso depende da linha, claro)

Será que vc poderia postar seu arquivo novamente?
O 4shared o excluiiu. Obrigado!
 
Já consertei um modem da DynaLink com esse método, só que usava porta paralela e tinha acesso direto na memória flash, sem passar pelo microcontrolador.
Vários aparelhos tem alguma conexão interna para que possa ser possível recuperar o aparelho caso de algum pau.
 
Então pessoal, já consegui recuperar um 5200 que eu tenho aqui.
Estava com aquele problema do led power vermelho e os outros leds verdes
Eu usei o cabo de dados original (DCA-510) para celular siemens MC60.
Esse cabo é baseado no chip PL-2303 (USB-serial) mas acredito que qualquer cabo USB-serial pode ser usado também.

Fiz algumas adaptações bem simples no cabo (soldei quatro fios nos contatos da ponta que vai para celular) e depois liguei no J5 (saída serial) do modem.
No meu caso foi bem fácil, o modem iniciou e só tive que entrar com o MAC :cool:
O led power de vermelho passou para verde e o sistema do modem recarregou as configurações de fábrica e voltou a funcionar :thumbs_up
Se tiverem qualquer dúvida sobre o procedimento, estou pronto para ajudar :wave:
 
SpeedStream 4200 mortinho

Procurando e fuçando na net achei esse tuto aki, gostaria de saber se como fazer no ss4200, ele ta com o led pwvermelho e os demais em verde acesos diretos.
 
Então pessoal, já consegui recuperar um 5200 que eu tenho aqui.
Estava com aquele problema do led power vermelho e os outros leds verdes
Eu usei o cabo de dados original (DCA-510) para celular siemens MC60.
Esse cabo é baseado no chip PL-2303 (USB-serial) mas acredito que qualquer cabo USB-serial pode ser usado também.

Fiz algumas adaptações bem simples no cabo (soldei quatro fios nos contatos da ponta que vai para celular) e depois liguei no J5 (saída serial) do modem.
No meu caso foi bem fácil, o modem iniciou e só tive que entrar com o MAC :cool:
O led power de vermelho passou para verde e o sistema do modem recarregou as configurações de fábrica e voltou a funcionar :thumbs_up
Se tiverem qualquer dúvida sobre o procedimento, estou pronto para ajudar :wave:

Olá poderia fazer um tutorial, pelo usb por favor.
 
Então pessoal, já consegui recuperar um 5200 que eu tenho aqui.
Estava com aquele problema do led power vermelho e os outros leds verdes
Eu usei o cabo de dados original (DCA-510) para celular siemens MC60.
Esse cabo é baseado no chip PL-2303 (USB-serial) mas acredito que qualquer cabo USB-serial pode ser usado também.

Fiz algumas adaptações bem simples no cabo (soldei quatro fios nos contatos da ponta que vai para celular) e depois liguei no J5 (saída serial) do modem.
No meu caso foi bem fácil, o modem iniciou e só tive que entrar com o MAC :cool:
O led power de vermelho passou para verde e o sistema do modem recarregou as configurações de fábrica e voltou a funcionar :thumbs_up
Se tiverem qualquer dúvida sobre o procedimento, estou pronto para ajudar :wave:

O meu cabo é igual, eu ia fazer isso aqui, mas como arrumei outro modem, deixei pra depois. :p
Única coisa que procuro pro Speedstream 5200 ainda nos dias atuais, é o famoso firmware A50, que dizem ser o melhor etc.
Mas nunca achei. :(

A propósito, o meu Speedstream ficou com power led vermelho, após uma tentativa de update de firmware. :boring:
 
Bom tutorial! Eu tinha um modem desses que infelizmente se foi com um raio! Foi o melhor modem que eu usei até hoje!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo