[Tutorial] rápido de configuração do Arris TG862 Home Gateway

kerberos2001

know-it-all Member
Registrado
Recentemente, a NET instalou esse modem aqui em casa, após a correção de um probleminha, que o técnico achou que fosse bug do meu antigo modem Thomson. Realmente, esse modem da Arris não é muito ruim, apesar de 1 ou 2 bugs chatos na configuração, mas que não atrapalham o uso.

Após finalizar os ajustes finos, digo que o ping dele foi um dos melhores q ja peguei em cable, e a velocidade com pouco overhead:
2380881840.png


Enfim, vamos lá:

-------------------

Iniciando:

Este modem possui 2 páginas de configuração, acessiveis via 192.168.100.1, que e a página de configuração do roteador em sí (cujo Login é admin / senha password; E adicionalmente, possui a página 192.168.0.1, que possui uma página básica de status de sinal e rede, e uma página de status avançada que requer uma senha especial de acesso, cuja irei postar o gerador mais embaixo.

Habilitando a USB:

De antemão, já aviso que não há como habilitar a USB. Então ela basicamente é inútil, e não existe opção para tal nem na página avançada de administração.

Não sei exatamente para que serve a USB neste modem, mas imagino que tenha a mesma função da PowerBOX da GVT.

Habilitando e desabilitando o Wi-Fi:

Vá em Basic Setup > Wireless Setup, e configure ali diretamente o Wi-Fi.

Esta parte do Wi-Fi tem um bug chato, que quando você reinicia o modem, as vezes ele sobe o transceiver wireless mesmo com o Wi-Fi desabilitado, e não permite reativa-lo nas opções para desabilitá-lo posteriormente, dando um bug "Enter a valid RSKEY". Para resolver, é só tirar o modem da tomada novamente, e aguardar alguns segundos.

Após, Wireless irá retornar ativado e ok nas configurações, e basta desativá-lo novamente!

Nota: Recomendo fortemente que desabilite o WPS, mesmo que você mantenha o Wi-Fi ligado.

Ativando Tunel IPv6 > IPv4 internamente

Vá em WAN Setup > DSLite, e coloque o endereço do brooker tunel que você utiliza (Caso sua operadora já não use nativamente). Isso e particularmente útil para aqueles usuários do tunel brooker da Hurricane.net por exemplo, que usam o IPv6.

Desativando o NAT e ativando o Bridge

Para este procedimento, certfique-se que seu pc, ou roteador externo, esteja conectado â porta LAN1 do modem!

Este modem possibilita o uso em modo bridge, ligando o roteador externo na porta 01 do modem, e ativando esta opção.
Basta ir em Lan Settings > Lan Setup, e a opção NAT para BRIDGED.

Após, NAO SALVE AINDA E NÃO APLIQUE: Na mesma página, desmarque a opção Enable DHCP Server for LAN. E aí sim, dê ok!

É necessário desligar o DHCP interno, pois a opção bridge não faz isso sozinho, e o modem começa a travar e ficar dançando o cangurú perneta em cima da mesa.

Após finalizar, tire (sim) o modem da tomada, aguarde 5 segundos, e ligue novamente.

Mudando o DNS nativamente para todos os usuários

Ainda em Lan Settings > LAN Setup, é possivel colocar 2 novos DNS em DNS override.

Configurando o firewall e IP ping block

Em Firewall, é possivel desabilitar e habilitar o firewall e o ping block. Isso é particularmente interessante para usuários que mantenham a opção de roteador no modem, mas querem por algum motivo, usar um roteador externo. Basta configurar conforme está lá, é bem intuitivo.

Configurando o DMZ

Ainda em Firewall, vá em DMZ, e sete o roteador ou pc remoto. Pelo menos neste modem, o DMZ funciona corretamente, e o torrent está upando e baixando normalmente =).

-------------------------

Conifiguraços avançadas:

Em 192.168.100.1, eu havia dito que era possivel acessar os stats de sinal do modem, e outros. Existem 2 modos:

O basic, que permite visualizar as configurações básicas,

E o Advanced, que pede uma "senha do dia", do modem, que é gerada usando a data do dia.

Edit: Estou colocando o link do gerador de senha do dia, com o código fonte, e a compilação em C#: https://dl.dropbox.com/u/41734474/Bundles_Para_Foruns/WindowsFormsApplication2.rar

Lembrando novamente que apenas portei o código de outra aplicação existente, e não é de propriedade minha.
 
Última edição:
fala kerberos, blz?

estou com 1 problema nesse roteador...

o pessoal da net instalou ele ante-ontém e estava tudo ok, mas ontém a velocidade ficou mto lenta... do tipo ping 300-800 em alguns jogos e resultados do speedtest mto mto baixos...

liguei lá e mandaram 1 tecnico que veio aki e nao achou nenhum problema... mas continuo com a internet mto lenta.

pesquisei um pouco e queria mudar o MAC do modem, mas a opção (campo) está bloqueado lá na pag de config do router.


vc sabe como consigo desbloquear?
 
do uma dica aonde vc colocou: "Essa página avançada, permite inclusive, monitorar até a comunicação do modem com o "datacenter" do Virtua, o que nos trás algumas possibilidades interessantes, que deixarei pro leitor."

muda o "datacenter" pra CMTS, pois é com o cmts que o modem se comunica, e o datacenter ele só retirar informações de vários cmts e de algumas informações da base de clientes da net(pelo menos com o usuário e senha de consulta).
no mais tutorial muito bom pra novatos com esse modem
:joia:
 
Mudado =D

do uma dica aonde vc colocou: "Essa página avançada, permite inclusive, monitorar até a comunicação do modem com o "datacenter" do Virtua, o que nos trás algumas possibilidades interessantes, que deixarei pro leitor."

muda o "datacenter" pra CMTS, pois é com o cmts que o modem se comunica, e o datacenter ele só retirar informações de vários cmts e de algumas informações da base de clientes da net(pelo menos com o usuário e senha de consulta).
no mais tutorial muito bom pra novatos com esse modem
:joia:

------

Quanto a pergunta, apenas sugiro utilizar um roteador externo, em DMZ com o modem. Eu não recomendo usar esse modem pra roteamento, pois ele buga D+. E não use o wifi dele tambem!
 
Na semana passada a NET configurou minha wirelles.. e hoje perdeu a conexao, como faço para fazer a conexão wirelles novamente com este modem?
 
Perdeu conexão? Mas o sinal ainda continua lá?

Na semana passada a NET configurou minha wirelles.. e hoje perdeu a conexao, como faço para fazer a conexão wirelles novamente com este modem?
 
Isso pode ser bug do modem.

Tenta seguir o tutorial acima, mas reativando o Wi-Fi. Eu já notei que esse modem buga o wifi D+ (então nem uso o interno dele).

Se n rolar, liga pra NET.

O roteador estah com o sinal wifi apagado.
 
Tenho ele aqui com o NET Virtua 100 Megas mas não gosto dele, será que a NET tem outro modelo com wi-fi e DOCSIS 3?
 
Tutorial atualizado com o procedimento correto de "bridging" do modem.

Devo dizer que o desempenho melhorou 1000x, e tirou um overhead de qse 1mbps da conexão.
 
Pessoal, sou nova aqui e preciso de uma ajuda!!! Instalaram net virtua 10 mega e o Modem Arris TG862 Home Gateway. No dia da instalação estava tudo funcionando normalmente, inclusive o wifi no meu celular e no laptop, mas agora não funciona. Entrei na página de configuração como vi em um tutorial aqui e cheguei a resetar para as configurações de fábrica. A internet funcionou normalmente mas o wifi não. Ele acha td certo, fala que o sinal está excelente, mas não conecta. Será que é problema no modem ou com meus outros aparelhos? Por favor, me ajudem, que já não sei mas o que fazer...:fuuu:
 
Fala galera, tudo bem?

Recentemente contratei a NET e instalaram esse Arris Tg862, só que o sinal não fica dos melhores em alguns quartos, então estou tentando colocar em modo bridge para usar meu roteador externo, mas estou tendo algumas dificuldades

Segui a maioria dos passos
- Desabilitei Wifi / SSID
- Desabilitei WPS
- Mudei para Bridge e desabilitei DHCP Server

A partir do momento que seto em Bridge, já não consigo mais acessar o Web Gui do modem, pois diz que a senha é inválida.

Até aí tudo bem, tudo funciona perfeitamente no outro Roteador
Só que algumas horas depois ou no dia seguinte, eu perco acesso a internet, imagino que seja algo relacionado a DNS, então tenho que resetar o modem e fazer tudo de novo.

Achei que fosse algum bug do modem, procurei por uma atualização de firmware, mas não encontrei nada
Sou leigo no assunto, alguém poderia me dar uma mão?
Seria DNS?


Abs!
 
Olá, tenho um destes TG862, e usava o DDNS, mas não sei o que aconteceu e sumiu a aba de configuração... alguém sabe se foi ocasionado por uma atualização automática, ou deve-se a alguma configuração equivocada que realizei? Já tentei buscar informações na mãe google, mas nada... Obrigado por qualquer ajuda!
 
Velho, isso começou a acontecer aqui recentemente. Eu imagino que (como já disseram), provavelmente a NET injetou alguma atualização nesse modem que melou tudo. Pra resolver, é só tirar da tomada uns 15 segundos e religar.

Assim, é muito raro, mas já que você supoe ser DNS, tente mudar o DNS na sua máquina e veja.

Fala galera, tudo bem?

Recentemente contratei a NET e instalaram esse Arris Tg862, só que o sinal não fica dos melhores em alguns quartos, então estou tentando colocar em modo bridge para usar meu roteador externo, mas estou tendo algumas dificuldades

Segui a maioria dos passos
- Desabilitei Wifi / SSID
- Desabilitei WPS
- Mudei para Bridge e desabilitei DHCP Server

A partir do momento que seto em Bridge, já não consigo mais acessar o Web Gui do modem, pois diz que a senha é inválida.

Até aí tudo bem, tudo funciona perfeitamente no outro Roteador
Só que algumas horas depois ou no dia seguinte, eu perco acesso a internet, imagino que seja algo relacionado a DNS, então tenho que resetar o modem e fazer tudo de novo.

Achei que fosse algum bug do modem, procurei por uma atualização de firmware, mas não encontrei nada
Sou leigo no assunto, alguém poderia me dar uma mão?
Seria DNS?


Abs!
 
Estava tentando fixar um ip (Fixed DHCP Clients) para cada máquina (MAC Adress) que acessa aqui em casa e dava um erro!
Então resolvi "dar" um IP onde nenhuma máquina estava usando no momento. Exemplo, eu estou usando um desktop que está conectado ao TG862 por cabo e meu IP era 192.168.0.3 e eu tentava adicionar esse IP fixo para meu MAC Adress e dava erro; resolvi inserir então o endereço 192.168.0.4 (estava sem uso no momento) ao meu MAC Adress e o TG862 aceitou e logo em seguida meu PC atualizou à meu novo IP e ficou tudo bem.
Tem o empecilho de não informar o nome da máquina na lista dos Fixed DHCP Clients mas deu pra configurar!

Abraços!
 
Desde que instalei vírtua com esse modem arris tg862 não consigo fazer download de arquivos .torrent, li que pode ter algo a ver com portas fechadas no modem, como faço pra abri-las?
 
Fala galera, tudo bem?

Recentemente contratei a NET e instalaram esse Arris Tg862, só que o sinal não fica dos melhores em alguns quartos, então estou tentando colocar em modo bridge para usar meu roteador externo, mas estou tendo algumas dificuldades

Segui a maioria dos passos
- Desabilitei Wifi / SSID
- Desabilitei WPS
- Mudei para Bridge e desabilitei DHCP Server

A partir do momento que seto em Bridge, já não consigo mais acessar o Web Gui do modem, pois diz que a senha é inválida.

Até aí tudo bem, tudo funciona perfeitamente no outro Roteador
Só que algumas horas depois ou no dia seguinte, eu perco acesso a internet, imagino que seja algo relacionado a DNS, então tenho que resetar o modem e fazer tudo de novo.

Achei que fosse algum bug do modem, procurei por uma atualização de firmware, mas não encontrei nada
Sou leigo no assunto, alguém poderia me dar uma mão?
Seria DNS?


Abs!

puts aconteceu a mesma coisa aqui comigo.. fiz esse procedimento e quanto reiniciei o modem parou de navegar e não logava na config do modem.
tentei reiniciar o modem umas 3 vezes e nada
parece que é algo relacionado a DNS
mas como devo corrigir isso? alguma config no modem ou no router??
 
Última edição:
puts aconteceu a mesma coisa aqui comigo.. fiz esse procedimento e quanto reiniciei o modem parou de navegar e não logava na config do modem.
tentei reiniciar o modem umas 3 vezes e nada
parece que é algo relacionado a DNS
mas como devo corrigir isso? alguma config no modem ou no router??

Estou tendo a mesma dificuldade...desculpa, sou leigo, mas segui o tutorial. Depois que tentei configurar, a internet começou a cair e só volta depois de desligar e religar o modem; fica por um tempo normal, mas depois volta a cair. Fui tentar voltar a configuração inicial, mas não consigo logar na configuração do modem, dá senha inválida.

Se alguém puder ajudar, agradeço muito.
 
Entendo que em Lan Setup devo mudar de NAT para BRIDGED e na mesma página, desmarcar a opção Enable DHCP Server for LAN.

É necessário desligar o DHCP interno, pois a opção bridge não faz isso sozinho. Para desligar o DHCP interno devo desmarcar a opção Enable DHCP na pagina WAN Setup?

E alguma solução para o problema de ao mudar a configuração para Bridge não se conseguir mais acessar o Web Gui do modem, pois a senha fica inválida e perda de acesso a internet aparentemente relacionada ao DNS?
 
Sim, pois por alguma razão, o modem não desliga o DHCP sozinho, e trava quando vira pra bridge.

A solução é ir perto do cabo telefonico atrás dele, e apertar o botão reset por 30 segundos com uma caneta -=p. (por hr)

Entendo que em Lan Setup devo mudar de NAT para BRIDGED e na mesma página, desmarcar a opção Enable DHCP Server for LAN.

É necessário desligar o DHCP interno, pois a opção bridge não faz isso sozinho. Para desligar o DHCP interno devo desmarcar a opção Enable DHCP na pagina WAN Setup?

E alguma solução para o problema de ao mudar a configuração para Bridge não se conseguir mais acessar o Web Gui do modem, pois a senha fica inválida e perda de acesso a internet aparentemente relacionada ao DNS?
 
Boa tarde, estou com um problema aqui. Coloquei a NET 10Mb e instalaram o Modem ARRIS TG862, que tem o wi-fi integrado. Até aí OK, tudo lindo, funcionando e rápido.
Acontece que acesso um cliente através de um client Sonicwall (que ele me passou). Na minha configuração antiga (speedy + WRT54G) tudo funcionava (lento, mas funcionava). Agora, eu não estou mais conseguindo me conectar, fica tentando fazer a conexão, nem pede senha.
Gostaria de fazer isso funcionar sem ter que voltar para o roteador antigo ou ter que comprar um novo. Alguém me ajuda?

Obrigado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo