• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TUTORIAL]Wine - Instalando e Configurando

mash

ICS Cybersecurity
Registrado
O que é?
Emulador de programas e jogos para Windows.

Screenshots do Wine



Instalação

Pré-requisitos

# pacote de instalação do programa, em tar.gz ou o RPM, que pode ser conseguido em http://www.winehq.com/site/download.

Programa úteis:

# WineCheck - Um script desenvolvido para checar erros nas configurações do wine,
Download: http://home.arcor.de/andi.mohr/download/winecheck
# WineTools - Um pequeno programa que ajuda na criação da configuração do wine e na instalação de programas por ele,
Download: http://www.von-thadden.de/Joachim/WineTools/


A versão do wine utilizada neste tutorial foi a Wine 20021125, apesar da
versão 20030219 já estar disponível. A nova versão apresenta capacidade
de emulação superior, mas menor desempenho, pelo menos, até onde eu vi.

Instalando através de um pacote RPM

1. baixe o arquivo RPM contendo o wine
2. use o comando "rpm -ivh wine-x.x-x.rpm" para instalá-lo

Instalando através de um pacote Tar.gz

1. baixe o arquivo contendo o código fonte do wine
2. use o comando "tar xzvf wine-x.x-x.tar.gz" para descompactá-lo
3. entre no diretório recém-criado (algo como wine-x.x-x)
4. e digite:
./configure
make depends
make
make install

Ou entre na pasta tools e use os comandos abaixo:
./wineinstall
./winesetup



Configuração


Abra o arquivo de configuração do wine para edição. Ele pode estar em /etc, /etc/wine ou em ~/.wine, dependendo da versão.

****** [Drive X] ******

Altere, caso necessário, a linha que informa o drive de disquete.
Ex.:



[Drive A]
"Path" = "/mnt/fd0"
Para
[Drive A]
"Path" = "/mnt/floppy"

Altere a linha relativa ao drive c para que indique o o local onde seu drive c está montado. Ex.:

[Drive C]
"Path" = "/lib/wine/c"
Para
[Drive C]
"Path" = "/win/c"

Altere o parâmetro Label para mudar o nome que aparece antes da letra da unidade.

Altere a linha relativa ao drive de cdrom para que aponte seu cdrom.
Ex.:

[Drive D]
"Type" = "cdrom"
"Path" = "/cdrom"
Para
[Drive D]
"Type" = "cdrom"
"Path" = "/mnt/cdrom"

Para colocar outro drive, copie e cole a parte referente ao drive c e edite-a de acordo, lembrando de alterar todas as letras de drives que a sucedem.
Se você tem dois HDs, a configuração final deve ficar parecida com esta:

[Drive C]
"Path" = "/win/c"
"Type" = "hd"
"Label" = "Darkstar"
"Filesystem" = "win95"

[Drive D]
"Path" = "/win/d"
"Type" = "hd"
"Label" = "Backup"
"Filesystem" = "win95"

****** [Windows] ******

Uma forma fácil de saber como as partições do windows estão indicadas em seu sistema é:

cat /etc/fstab | grep -E 'msdos|vfat' -

Se você não estiver usando o Windows NT ou variações (2000 e XP), comente a seguinte linha:

"Profile" = "c:\\windows\\Profiles\\Administrator"

colocando ; no inicio da linha (;;"c:\\windows\\Profiles\\Administrator").

Edite o Path. O Path é a indicação dos diretórios onde o wine deve procurar os programas a serem executados. Inclua aqui o caminho dos programas que você quer que o wine execute sem ter que indicar manualmente sua localização.
Ex.:

"Path" = "c:\\windows;c:\\windows\\system;e:\\;e:\\test;f:\\"
para
"Path" = "c:\\;c:\\windows;c:\\jogos\\;c:\\jogos\\starcraft"


Assim sempre que quiser chamar um jogo, em vez de digitar "wine /win/c/jogos/jogo.exe" você pode simplesmente digitar "wine jogo.exe".

Se seu Windows não estiver instalado na pasta c:\windows, edite todas as entradas que tiverem essa indicação para o local correto do diretório do windows.

Descomente a seguinte linha: "ShowDirSymlinks" = "1"

****** [Version] ******

Descomente as seguintes linhas, atentando para a versão do windows que você possui:

"Windows" = "win98"
"DOS" = "6.22"

****** [DllOverrides] ******

Sob a aba [DllOverrides] adicione as seguintes linhas:

"wininet" = "builtin, native"
"urlmon" = "builtin, native"

Na página ... existe um ótimo exemplo de como suas DllOverrides podem ficar.

****** [x11drv] ******

Descomente as seguintes linhas e ajuste-as para que fiquem como o exemplo abaixo:

"ScreenDepth" = "16"
"UseDGA" = "Y"
"DesktopDoubleBuffered" = "Y"

Descomente as entradas sob as abas [serialports], [ports].

****** [registry] ******

Acerte as opções de registro para:

"LoadGlobalRegistryFiles" = "N"
"LoadWindowsRegistryFiles" = "Y"
"LoadHomeRegistryFiles" = "Y"
"WritetoHomeRegistryFiles" = "Y"
"SaveOnlyUpdatedKeys" = "N"

****** [Tweak.Layout] ******

O valor a indicar aqui é como o que você quer que seu wine pareça:

win311, win95 e win98

****** Num Terminal ******

# Crie dentro de seu diretório HOME (/home/USUÁRIO ou /root ou ~/) a pasta .wine.
# Copie o arquivo /etc/wine/config para a pasta .wine recém criada.
# No terminal, digite wine.


****** SYSTEM.REG ******

Crie no arquivo system.reg encontrado em ~/.wine as seguintes entradas:

[Software\\Wine\\Default]
"Default Taskbar"="1"
"SHAREDMEMLOCATION"="2"

Com isso a configuração do seu wine estará concluída e ele pronto para rodar seus aplicativos favoritos.


AppDefaults

Em alguns casos a configuração básica do wine não é compatível com alguns programas (como o Internet Explorer e o Kazaa) e precisamos informar o wine que dlls e parâmetros ele deve usar para estes programas. As Dlloverrides são definições de quais dlls o wine deve usar, sendo do tipo native (dlls do sistema nativo), builtin (dlls aproprias do wine) e so (dlls do sistema em uso).
Para tanto devemos informar o wine de que o procedimento padrão para tal programa será diferente do normal usando o seguinte parâmetro:

[AppDefaults]

A formula é simples : [AppDefaults\\programa.exe\\Classe de Configuração]

A Classe de configuração é qualquer uma das abas vistas anteriormente (WinMM, dsound, DllOverrides, x11drv, etc) onde são colocados os novos valores normalmente, lembrando-se de que se deve abrir uma nova [AppDefaults] para cada classe.
Como exemplo, configuraremos as dlls do Internet Explorer.
No fim do arquivo config crie a entrada [AppDefaults\\iexplore.exe\\DllOverrides].

Abaixo dela configure as dlls para native:

"oleaut32" = "native"
"ole32" = "native"
"commdlg" = "native"
"comdlg32" = "native"
"shell" = "native"
"shell32" = "native"
"shfolder" = "native"
"shlwapi" = "native"
"shdocvw" = "native"
"advapi32" = "native"
"wininet" = "native"
"urlmon" = "native"
"msvcrt" = "native"
"mciavi.drv" = "native"
"mcianim.drv" = "native"

E aqui algumas configurações minhas para o jogo StarCraft:

[AppDefaults\\starcraft.exe\\x11drv]
"Desktop" = "640x480"
"Managed" = "Y"
"ScreenDepth" = "16"

[AppDefaults\\starcraft.exe\\dsound]
"EmulDriver" = "N"

[AppDefaults\\starcraft.exe\\Version]
"Windows" = "nt40"

Fazendo esses ajustes eu consegui bons resultados com o wine-20021125, rodando bem o notepad, o Paint Shop Pro, o Internet Explorer, todo o pacote Microsoft Office97, os jogos Fallout2 e Starcraft: BroodWar, o WinRar, Paciência e o Kazaa Lite. O ACDSee32 rodou bem, mas os ícones ficaram confusos, assim como no Kazaa.

Troubleshooting

# TECLADO ABNT-2
Visite o site : www.dcc.ufmg.br/~rubinho/deadkey
# WINE LENTO EM JOGOS
Certifique-se de que seu Wine está usando DGA e de que seu X Server permite isso. Para tal, abra o /etc/X11/XF86Config e:


1- Comente estas linhas:

# This loads the miscellaneous extensions module, and disables
# initialisation of the XFree86-DGA extension within that module.
# SubSection "extmod"
# Option "omit xfree86-dga" # don't initialise the DGA extension
# EndSubSection


2- Adicione estes comandos:

Section "Module"
Load "extmod"
EndSection
Section "DRI"
Mode 0666
EndSection


Feito isso, confira se você tem acesso de leitura e escrita a /dev/mem. Para ter este tipo de acesso, como root, digite:

chmod u+rw /dev/mem

# FULLSCREEN
Para rodar aplicativos fullscreen no wine você precisa estar com o X Server com 640x480 de resolução. Ou, se preferir, crie uma Appdefault pro programa e coloque-o em "Desktop" = "640x480".

# TECLADO NÃO FUNCIONA
Um ALT+TAB resolveu isso quando aconteceu comigo, Delta Force iniciou sem resposta do teclado, e isso foi suficiente para resolver o problema.

# QUANDO TUDO MAIS DER ERRADO...
Rode o winecheck e tente resolver os problemas que ele mostrar.

Rode os aplicativos por Paths diferentes. Tente tanto wine prog.exe quanto wine c:\jogos\prog.exe
Crie AppDefaults para suas aplicações e experimente combinações diversas.
Mude a versão na qual o wine está emulando a aplicação. Alguns programas rodam melhor em nt40, outros em win95.


LINK PARA ESTE TUTORIAL: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=126&pagina=1
 
Parabéns pelo tópico....
A noite vou azer um sobre instalação de programas.....
 
e a performance dos app/jogos como fica?

Olha Vodkeiro, mtos dizem que a performance é a mesma coisa, mas se configurar mal o WINE, pode ter problemas de perda de performance.

Eu ainda não configurei direito em casa, meu SuSE tá +/-, tenho que acertar um problema na rede dele e vou configurar o WINE e testar a performance em jogos, principalmente QI, QII, QIII, Return To Castle Wolfeinstein e Doom.

Alguém que tenha mais experiência com emulação a partir do WINE, pode postar as suas impressões?
 
com o seu pc, você poderia testar jogos mais recentes né??

É yaesir, com toda certeza.

Vou colocar HL2, HL2:LC e HL2:EO na lista, porém o meu grande problema é espaço, a minha partição de linux acho que está com 5GB livre. :huh:
 
Na verdade existem 2 emuladores.

O Wine, que é esse aí do tópico.

E o WineX (atual Cedega, da TransGaming). Só que esse se eu não me engano, não é free.
 
Na verdade existem 2 emuladores.

O Wine, que é esse aí do tópico.

E o WineX (atual Cedega, da TransGaming). Só que esse se eu não me engano, não é free.

Correto!
O Cedega é mto bom, como é uma empresa que desenvolve visando o lucro, sempre existem atualizações para o software, porém é pago um valor mensal ou anual para vc ter um login, pagando em torno de US$ 5,00 por mês ou US$ 55,00 por uma assinatura anual.

Mais informações: http://www.transgaming.com/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=29&meid=
 
poxa :-/

poxa galera minha compilada do wine nao cria o arquivo de config dele:fist:

ja ouvi falar nisso mas quando entrei no forum tava fora do ar
alguem sabee se nao criou mesmo ou se tem como encontrar ele em outro lugar ?

quando vc compila em que pasta os programas vao?:confused:

t+ abraço.
 
Uma dica.: Doom 3 possue instalador para linux. Não precisa emular, mas você precisa dos cds de instalação.
 
poxa galera minha compilada do wine nao cria o arquivo de config dele:fist:

ja ouvi falar nisso mas quando entrei no forum tava fora do ar
alguem sabee se nao criou mesmo ou se tem como encontrar ele em outro lugar ?

quando vc compila em que pasta os programas vao?:confused:

t+ abraço.

ngn sabe nada disso?
so aconteceu comigo??
 
Nao sei se alguem ja percebeu e falou algo a respeito...nao eh pra desmerecer o tópico que alias esta muito bom...mas soh pra pegar no pé do mash mesmo... Wine NÃO é um emulador :p...alias...Wine significa Wine Is Not an Emulator WINE :p. Ele é uma camada de compatibilidade pra tornar possivel rodar aplicativos de windows em linux...soh to enchendo o saco pq a primeira coisa que tu falou foi isso...e o ´proprio nome dele diz o contrario :lol::lol:

tb te amo ;**:wub:
 
Alguem tem link pra um tutorial mais atual ???
 
Alguem tem link pra um tutorial mais atual ???

Tem esse aqui que usei para pode jogar CS Source
Instalando CS Source no Ubuntu
O único problema que to tendo é que o jogo fica sem som, e nao roda em dx9, ele força dx8.1, é uma perda de qualidade notavel, ja que no xp tinha direito até a HDR.

Mas fica ai, se quiser da uma olhada

Vlw!:yes:
 
Na hora de rodar um .exe é só abrir pelo ícone ou eu tenho que abrir o wine e emular o programa? E na hora de instalar programas, tipo photoshop, funciona igual no windows?

vlw
 
Na hora de rodar um .exe é só abrir pelo ícone ou eu tenho que abrir o wine e emular o programa? E na hora de instalar programas, tipo photoshop, funciona igual no windows?

vlw

bom no meu eh soh mandar botao direito wine nos .exe ou vc coloca pra rodar direto pelo wine mesmo.

se nao me engano todos aplicativos adobe cs2 (ps, dreamwaver, premiere e etc) da pra roda com o wine.

ja os novos cs3 acho q nao roda nao pelo menos no meu qnd eu tento rodar fala q o programa esta com defeito e pede pra reinstalar.
 
Ajuda com o wine

Olá a todos, seguinte ... uso o slack 12 e baixei o Wine-20030709-i686-S9.tgz ... blz, descompacto no meu diretório "root"... blz, ele cria 2 pastas chamadas "install" e "usr", porém, não encontro em lugar nenhum os arquivos para dar um "./configure" ou a tal pasta "tools", ou então "./wineinstall" como vejo em algumas explicações pela net. Questão, o q está errado ? Como fazer p/instalar realmente, pq seguindo as dicas e tutoriais da net eu não estou conseguindo. Obrigado a todos.
 
Cara, era tudo que eu precisava!!
Caiu como uma luva!!
Mas tô com uma dificuldade ainda:(
Quando eu instalo o utorrent emulando pelo wine ele fica com as cores em preto e branco, feio pra caramba!
Tentei configurar pra mudar isso, mas até agora nada!!
 
Cara, era tudo que eu precisava!!
Caiu como uma luva!!
Mas tô com uma dificuldade ainda:(
Quando eu instalo o utorrent emulando pelo wine ele fica com as cores em preto e branco, feio pra caramba!
Tentei configurar pra mudar isso, mas até agora nada!!

Um conselho... se for pra usar programas feitos pra Windows, fique no Windows....
 
Cara, era tudo que eu precisava!!
Caiu como uma luva!!
Mas tô com uma dificuldade ainda:(
Quando eu instalo o utorrent emulando pelo wine ele fica com as cores em preto e branco, feio pra caramba!
Tentei configurar pra mudar isso, mas até agora nada!!

Faverão,

Existem outros clients de torrent disponíveis para a plataforma Linux.

Evite emular programas, procure uma alternativa em uma versão Linux, com certeza encontrará.
 
Eu fiquei o dia todo ontem tentando fazer rodar BATTLEFIELD2

Instalei o CEDEGA e o WINE
tentei instalar BATTLEFIELD 2, instalo normal ( eu fiquei todo felzi) quando cliquei pra rodar o jogo ( apareceu o logo do battlefield da entrada bonitinho) ai a tela ficou escura como se fosse entrar no jogo e BUM FECHO :eek:

Galera, o que esta havendo?
 
Estou começando a fuçar o wine já q sou bem noob em linux (mandriva Free 2009)

Utilizando a versão 1.16 e testei quais aplicativos q utilizo no windows, rodam ou não no wine, aqui a lista dos q funcionam perfeitamente (mesmo sem necessidade de utilização de alguns, só como curiosidade):

IL-2 Sturmovik 1946 (4.08)
Foxedit
Utorrent
COD4
Cinema4D R10.5
EMule 0.49b
Thunderbird 2.0 (esse acho q infelismente não tem para linux só para windows)
FlashGet 1.96
WinRAR 3.71
ImgBurn (q bom hahauhaa)
Ventrilo (eeeeeeeeeeeeeeeeehhhhhhhh)


Os que não rodaram:

QuickTime player (não é necessário mas relembrando, curiosidade)
Combat Arms (FPS on line de graça, até q é divertido)
7Zip
RivaTuner 2.11
MSN Messenger 8.1
HyperLobbyPro 3 :)no::ras: q droga, não roda, minhas jogatinhas no IL2 como ficam?)
Daemon Tools

Esses são os programas e jogos q costumava jogar no WindowsXP. Liberando mais HD instalo outros como o GTASA, FALLOUT etc

Postem suas experiências tb, Flw:yes:
 
[eu sei, você disse que alguns foram por curiosidade, mas]

Porque emular Utorrent, Emule, Winrar, 7Zip, MSN Messenger, ImgBurn e Thunderbird (tem pra Linux sim)?
 
[eu sei, você disse que alguns foram por curiosidade, mas]

Porque emular Utorrent, Emule, Winrar, 7Zip, MSN Messenger, ImgBurn e Thunderbird (tem pra Linux sim)?

queria testar a eficiência do wine:lol:
Era só para mostrar quais programas funcionam no wine dentre os quais costumo usar no windows.
Na lista só fiquei triste com 2 coisas:
HyperLobbyPro 3
Combat Arms


e daemon tb, já li e reli tutoriais sobre como emular um arquivo .iso no linux mas nas 10 tentativas não consegui nenhuma...:whistle:
ou acusava q o arquivo .iso não existia no diretório ou emulava a imagem e não achava o diretório :whistle:
Tentei o KISO tb mas esse serviu para nada, muito menos emular uma imagem, ele abria direto a imagem sem emular um disco virtual para ela (falar a verdade nem sei se serve para isso mesmo).
Consigo instalar nada aqui emulando a imagem, só consigo fazer a imagem.:wacko:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo