TV 43" 4K como monitor de PC - Investi bem ou cometi um erro?

Fatal_Error

Life is a game. Play it!
Registrado
Fala pessoal,

Estava com dois monitores de 27" em um braço articulado duplo, mas me arrependi do setup por conta dos movimentos de pescoço (ficou MUITO "ultrawide" pro meu gosto). Vendi tudo e, depois de muito pesquisar, comprei por 2.2k uma Samsung Smart TV 43'' Crystal UHD 43TU7000 4K (2020). O motivo / objetivo foi o mesmo de antes: ter espaço na tela pra trabalhar com edição de vídeo, meu ganha pão. Claro, cogitei um ultrawide de 1440p, estava namorando o Acer Predator X34 e o Alienware AW3420DW, mas desisti pelo preço de pandemia / dólar nas alturas. Enfim, acabei optando por esta TV da Samsung, que é incrível diga-se de passagem.

O que tá pegando é: minha mesa possui 80 cm de profundidade, exatamente a distância que fico da tela levando em consideração que encosto bem a cabeça na cadeira. A iluminação aqui é boa, com Bias Lighting estático na borda traseira da mesa e um abajur adaptado atrás da TV, com led branco forte. Mesmo tendo estes reforços de luz traseira e ter configurado o brilho, contraste e tons de preto da TV, sinto que minha vista cansa bem rápido. E isso não muda nem de dia, com a janela aberta, nem com Windows 10 e apps configurados em Modo Escuro. Pra jogar, exceto FPS, eu pego um controle de Xbox One e fico mais distante, sem erro.

Alguém aí possui setup com TV de 43" 4K como monitor?
Qual seria a distância ideal da tela, pra não agredir os olhos?
Ou devo voltar pra um monitor de PC assim que eu puder?

setup_vini.jpg
 
Eu uso um monitor de 24", acho muito bom o tamanho x distância que uso, 60cm+-, já usei uma tv de 32" há uns 5 anos atrás e comparado ao que tinha antes, tela maior e brilho mais alto, prefiro o que tenho hoje. Eu pessoalmente só trocaria meu monitor atual (24" 1080p) por um 1440p até 27", acima disso não curto. Então no seu caso, eu tentaria ficar em torno de 1-1,2M de distância.
 
Talvez o problema ai seja a luz muito branca... é complicado pra gente que mexe com video/imagem mas as vezes tente usar as funções de noturno do SO pra dar uma leve amarelada na cor na tela... e ao inves de um branco muito forte na parede tente usar um branco quente
Eu senti isso quando comprei o meu iPhone 11... se eu desligo o TrueTone que dá uma leve amarelada na tela mesmo durante o dia, simplesmente assim que eu desligo e tudo fica com tom bem branco eu começo a ter dor de cabeça

No meu quarto eu tbm cansava facil quando eu deixava meu monitor com muito brilho... ou seja... branco bem branco... hoje uso lampada no quarto branco quente... e um leve amarelado no monitor e pra mim pelo menos resolveu

AH! E eu pretendo fazer o mesmo q vc hehehe... to só esperando baixar esse preço dessa TV q vou comprar pra usar de monitor
 
@yagozlh Eu devo me mudar em 3 meses, aí pretendo planejar um painel pra suspender a tv na parede (alinhado com a mesa mesmo) e ficar mais distante. Creio que vá resolver.

@LeBaldi Eu recomendo muito essa linha TU7000, pois o preço dela é ben acessível (mesmo um pouco acima da média atualmente).
Vou testar a questão da luz quente pela tv, pelo windows e trocando os leds do ambiente pra ver se melhora.
Por um momento pensei que pudesse ser meu astigmatismo aumentando (eu uso óculos).
 
@yagozlh Eu devo me mudar em 3 meses, aí pretendo planejar um painel pra suspender a tv na parede (alinhado com a mesa mesmo) e ficar mais distante. Creio que vá resolver.

@LeBaldi Eu recomendo muito essa linha TU7000, pois o preço dela é ben acessível (mesmo um pouco acima da média atualmente).
Vou testar a questão da luz quente pela tv, pelo windows e trocando os leds do ambiente pra ver se melhora.
Por um momento pensei que pudesse ser meu astigmatismo aumentando (eu uso óculos).
É tem q testar tudo até achar o mais confortável mesmo, eu aqui descobri como luz amarela é bem mais agradável.pra tudo, mesmo preferindo a branca por ser mais bonita hahahaha
 
Olha eu sai de um monitor de 20 polegadas, agora estou em uma tv 32 e até o final do ano pretendo comprar uma tv 43 4k, pra ser bem sincero acho dificil eu voltar para monitores com tamanho menores, depois que voce se acostuma é outra vida.
 
Olá,
Achei o tópico pois também estou procurando um monitor de maior tamanho e resolução. Como no Brasil não temos muitas opções, uma tv de 43 4k sempre surge na mente.
Vc já conseguiu resolver o problema do cansaço na vista?
Se ainda persistir, tente alterar também a luz do teto, coloque lâmpadas branco quente também e(principalmente) no teto.
 
@Tchelluz Eu ainda estou testando as opções, pra achar a config perfeita pra iluminação (branca) que tenho aqui. Mas como base eu comecei por este vídeo. O passo a passo no menu tem algumas diferenças, mas aí é questão de localizar as coisas e ir alterando. Por enquanto a minha configuração está com Modo Jogo ativado, com as seguintes alterações no modo de Imagem:

Brilho = 40
Constraste = 40
Nitidez = 10
Tonalidade de Cor = Padrão (aqui ficam 2 opções de Quente, que estou testando)
Estabilidade de branco = 2 pontos
Gamma = BT.1886 (em 0)
Detalhe de Sombra = 5

Em breve eu retorno aqui no tópico pra compartilhar a melhor solução que eu encontrar.
 
Fala pessoal,

Depois de muito testar cheguei à conclusão de que esta tv não é indicada para usar como monitor de PC, seja para trabalhar ou para jogar - especialmente FPS. Na verdade nenhuma tv é feita pra isso, eu que arrisquei testar como uma alternativa e não funcionou. O motivo é justamente a distância, que mesmo entre 1,2 a 1,5 metros não deixa de cansar os olhos do usuário. Eu já estava errado usando a 80 cm de distância, mas mesmo fazendo testes mais longe (e alterando brilho, contraste, tom de preto e usando o modo de cor quente pra facilitar a leitura) eu não consigo ficar nem 2 horas seguidas na frente da tela. Minha vista começava a embaçar, com as letras ficando cada vez mais difíceis de ler, mesmo no modo escuro dos apps.

Comprei esta tv como alternativa ao monitor gamer, atualmente muito caros, pra economizar e aproveitar a resolução 4k. Funciona? Sim, mas só recomendo pra quem não fica o dia todo no PC. Se for pra assistir tv e jogar com um controle, à distância, não tem problema algum. Mas pra trabalhar simplesmente não rola.

Enfim, a tv vai pro quarto de casal e vou investir num monitor decente em breve, mesmo que seja menor. O importante é cuidar da saúde dos olhos! Flicker Free, Eye Care, ELMB (Extreme Low Motion Blur), Blue Light Filter, PPI alto... Busquem por monitores com estas tecnologias. Imput lag, Hertz e FreeSync / G-Sync só é importante e compensa pra quem joga muito, todo dia. Não é o meu caso.

Àqueles que tiverem a mesma ideia que eu, espero ter colaborado com este feedback. ;)
 
TV para jogos é complicado, em consoles funciona bem, pois geralmente você está distante o suficiente dela, mas para usar o PC acho que não daria certo por vários motivos, monitores em geral são melhores para ficar próximo, e se você deixar de lado o marketing de tecnologias "gamer" ainda sobra algumas que deixam o uso no pc melhor

Quanto ao Freesync e G-sync que você citou é algo bem opcional, agora refresh entre 100~140hz é algo que eu recomendo muito.

A Resolução é complicado de opinar sobre isso, o certo seria você ter a oportunidade de testar antes da compra, 1080p até os 24" acho legal, já em a parti das 27" eu recomendaria 1440p

Eu testei monitores de varios tamanhos, escolhi 32", pois é o tamanho que me senti mais confortável, e também pela distancia que gosto de utilizar o computador
Peguei Ultrawide pois é otimo para quem trabalha com o computador e de bônus ainda deixa os jogos bem legais

Como 4k~ 120hz pelo menos está longe de ser acessível no brasil além de precisar de um upgrade de GPU, acabei desistindo de fazer na época, mas talvez daqui a uns 3 anos. já esteja melhor para o mercado 4k

Paguei 3,700 com frete no meu X32 Predator, na epoca a melhor opção no mercado era o Alienware AW3420DW que estava custando 5k com desconto CNPJ + ICMS da loja da Dell

(Hoje o x32 aparece por mais de 6~7k enquanto o AW3420DW está por mais de 9k)

Outra realidade, se fosse hoje eu continuaria com o meu u2515h e não teria feito upgrade para o x32
 
@Java Pois é. Queria muito o X34 ou o AW3420DW, mas optei por voltar a ter um únimo monitor de 27" mesmo, ficando com o Dell S2721DGF.
Vai lervar um tempo pra chegar mas, enquanto isso, vou curtindo o 4K como posso.
 
Cara, minha tv atual para jogos é uma samsung 43 pol porem comprei uma fullHD, mas calma! eu uso ela na sala fico uns 2,5 ou 3 m longe da tv entao pra mim ta sendo ótimo, ate cogitei uma 4k, mas a GTX 1660 super irira sofrer com esta resolução. Agora pra usar em mesa é realmente muito incomodo, 32 pol fulHD (das antigas) é o maximo que da pra tolerar.
 
Não arrisca importar não?


Estou de olho nesse, mas moro no Japão, o frete para cá é gratis.
 
@Bozz Vixi, se rolasse Xiaomi no Brasil já tinha comprado uns 3.
Gosto muito da marca, tenho um smartphone Mi9 e amo demais ele.
 
Qual a melhor? Samsung TU7000 ou Lg LG 43UN7300PSC ?
 
Péssimo investimento, TV é para por na sala ou qualquer outro lugar que você possa sentar no sofá ou o que for a uma boa distância da tela, para 60cm mais ou menos no PC é monitor de 27 polegadas 16:9 ou 34 polegadas 21:9, melhor ainda se for 1440p, 4k é uma resolução totalmente inútil para PC, "ain, mas fica a img mais bonita, PC Master Race, 4k", sim, a imagem fica melhor que 1080p obviamente porem a diferença entre 1440p e 2160p em um monitor de 27 polegadas a 60cm da tela e ainda em jogos é mínima, mas a diferença de frames é o dobro, e jogar abaixo de 60 frames é uma merda, meu deus, eu digo isso porque tenho um monitor de 2160p e é uma tristeza, não vejo a hora de vender essa naba e pegar um monitor de 1440p. única coisa que salva é jogar com um controle, e jogar com controle meu amigo, que teste de paciência, aplaudo todos os consolistas, vocês tem uma paciência sobre-humana, porque depois que você se acostuma com o k/m jogar no controle é um retrocesso, a não ser em jogo de futebol, luta, corrida (melhor que k/m pelo menos).
 
Eu gosto e recomendo. Principalmente para quem gosta de simuladores de corrida. Já usava uma samsung 40h6400 full hd, e era muito boa. Troquei recentemente pela LG 43UN7300 4k, e me surpreendi com a qualidade da imagem. Porém, a lenda de que LG tem vazamento de luz existe, mas nada que um ajuste de backlight não resolva.
 
Eu uso uma de 40 FHD como monitor e não pretendo voltar pro VA270H de 27, as cores na TV são muito melhores. Minha vista só cansa depois de muitas horas usando o PC, isso quando cansa, tava pensando em pegar uma 43 4K, mas não tá valendo a pena agora, imagine então pegar um monitor menor e custando umas 3x mais.
 
tenho uma samsung 40MU6100 4k ja faz um bom tempo nada a reclamar, tem que fazer alguns ajustes de brilho e tal mas funciona muito bem por uma fraçao de um monitor. Tem que se adaptar ao tamanho e manter a uma distancia confortavel eu fico em torno de 1 metro dela.
 
Eu usei durante muito tempo uma TV 32 FullHD até que estragou. Hoje tenho monitor 24", mas irei esperar uma promoção da LG 43UN7300 pra migrar pro 4k. Utilizar para trabalho apenas. Gostaria de ouvir mais relatos.
 
Eu usei durante muito tempo uma TV 32 FullHD até que estragou. Hoje tenho monitor 24", mas irei esperar uma promoção da LG 43UN7300 pra migrar pro 4k. Utilizar para trabalho apenas. Gostaria de ouvir mais relatos.
Tbm to pensando em usar uma dessa como monitor, mas pelos relatos acima fiquei meio receoso. Em relação a cansar a vista acho que depende muito do ajuste de brilho e contraste. Mesmo com monitor eu uso com brilho bem baixo, se não ofusca muito a minha vista, tenho astigmatismo e não me dou bem com muita claridade. A questão seria a distância, mas uso os monitores bem de perto, uns 70cm mais ou menos. Eu penso na TV 4k como se eu tivesse 4 monitores full HD pra usar, e não uma tela gigante (já uso 2 full HD).
 
Na magalu tem o monitor 31,5" 4k LU32J590UQLXZD um pouco mais caro que a tv.

Agora estou em dúvida. Meu receio quanto ao monitor é tudo ficar muito pequeno. Em termos de tamanho das fontes, a TV 43" ficaria mais ou menos como 4 monitores de 21,5" fhd, ou seja, em termos de tamanho das fontes, não ficaria muito menor do que é um monitor 24" fhd que uso.
Já o monitor 31,5", seria o equivalente a 4 monitores de 15,75" fhd. Aí acho que as fontes já ficam muito pequenas. Já tive notebook 15" fhd e achava pequeno.

A tv eu colocaria na parede. Cerca de 90cm dos olhos.
 
eu irei ainda pegar a TV, mas o preço ta dificil de baixar... já pesquisei muito monitor mas acima de 30" fullhd não consigo usar.. já começo a ver muito pixel... sem falar q meu caso quero usar além do note, o meu PS4 tbm, ou seja, preciso de 2 portas HDMI... e a maioria desses monitores tudo vem 1 HDMI e 1 DP... coisa q meu note só sai HDMI :feelbad:

Mas enfim... to no aguardo da BF... mas ainda acredito que só comprarei ano q vem quando anunciarem as modelos 2021
 
rapaz acho excelente, uso tv como monitor desde 2010

tinha uma samsung 37'' que usei de 2010 até 2018 no final do ano

troquei por uma NU7100 de 40'' 4k, excelente tb mas vou trocar pq ela deu um risco vertical no canto direito, é muito difícil de ser notado mas da pra ver usando esses testes de pixel que tem no youtube. pior que não existe mais tv de 40'' 4k né hahaha, vou trocar por uma LG 43UN7300 e torcer pra nunca mais pegar um risco desses tão cedo. ou uma uhd crystal 43'', mas preferência é a da lg pq fiquei assustado com esse problema no display
 
Pra quem está esperando um preço bom, a LG 43UN7300 está em promo no submarino, pra quem considera AME como dinheiro, ela tá por 1797 em 1x no cartão. E ainda tem como acumular mais 3% de cashback pelo meliuz em cima. Final sairia por 1738 + frete
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo