TV 43" 4K como monitor de PC - Investi bem ou cometi um erro?

Uso uma TV 43" 4k da LG há uns 2 anos já como monitor sem nenhum problema. Fico a aproximadamente 55cm da tela e passo cerca de 8~10 horas por dia na frente dela agora na quarentena.

Raramente uso pra jogar, mas pra produtividade e consumo de mídias é excelente.

Talvez vc só esteja com a vista já cansada, era bom visitar um oftalmo pra ver se não recomenda algum colírio ou óculos com filtro.
 
Creio que é questão de costume, eu trabalho usando um Notebook HP Elite 840, com telinha de 15” 769p e ligo na minha TV 43”, deixo o e-mail e o chat na telinha e o VS Code e o SQL Studio na TV e vai de boa. Pra jogos eu alterno um monitor de 20” da Samsung (que uso na maioria do tempo) e quando está frio, ligo o PC na TV e jogo com o controle do One S (inclusive jogo FPS no controle), também gosto de jogar games em 3D na TV.
 
Boa noite pessoal...desculpa reviver o topico, mas estou em duvida sobre adquirir uma TV 4K, no caso a LG 43UN7300PSC mesmo,
ou um monitor, o AOC Agon de 31,5".

A grande sacada da duvida é que jogo somente simuladores de corrida....

E ai? o monitor é mais negocio?

Abraços!
 
Uso uma Samsung 4K de 43 polegadas como monitor sem problema algum. Questão de costume, mas se a pessoa tiver algum problema de vista realmente pode não ser recomendável.

Uso TV como monitor desde a minha 1ª Samsung de 26 polegadas resolução HD. Depois pulei pra uma de 32 HD, uma de 40 full HD e agora essa de 43 polegadas 4K. Acho que nunca mais volto a ter um mero monitor.

Mais pra frente pretendo trocar por uma TV 4K 120hz de 50 ou 55 polegadas. Depois que acostumei com tela grande, acho muito desconfortável tela pequena. Uso o modo escuro aqui e acho muito mais confortável para os olhos. Até mesmo a tela do meu notebook de 14 polegadas acho estranha rs.
 
Uso uma Samsung 4K de 43 polegadas como monitor sem problema algum. Questão de costume, mas se a pessoa tiver algum problema de vista realmente pode não ser recomendável.

Uso TV como monitor desde a minha 1ª Samsung de 26 polegadas resolução HD. Depois pulei pra uma de 32 HD, uma de 40 full HD e agora essa de 43 polegadas 4K. Acho que nunca mais volto a ter um mero monitor.

Mais pra frente pretendo trocar por uma TV 4K 120hz de 50 ou 55 polegadas. Depois que acostumei com tela grande, acho muito desconfortável tela pequena. Uso o modo escuro aqui e acho muito mais confortável para os olhos. Até mesmo a tela do meu notebook de 14 polegadas acho estranha rs.

Rapaz... ai ta uma coisa... 50" será q da pra usar? Eu to aki ainda esperando a oportunidade pra pegar a de 43 mas ta um saco... nao baixa nem a pau! As de 50/55 tao praticamente no mesmo preço! Só que eu fico a mais ou menos 1m... acredito q 50"seja terrivel nao? Pra essa distancia... ai vc usa a quantos metros marromeno?
 
Rapaz... ai ta uma coisa... 50" será q da pra usar? Eu to aki ainda esperando a oportunidade pra pegar a de 43 mas ta um saco... nao baixa nem a pau! As de 50/55 tao praticamente no mesmo preço! Só que eu fico a mais ou menos 1m... acredito q 50"seja terrivel nao? Pra essa distancia... ai vc usa a quantos metros marromeno?

Quantos metros? Quantos centímetros né... :haha
Deve dar uns 80cm. Pra jogo é uma beleza. E só não peguei maior porque eu fiquei com medo da resolução. Porque saí de uma TV de 40 polegadas full HD porque achava que a resolução já tava meio baixa porque dava pra ver os pixels de forma clara. Cara, acho que eu arriscaria uma de 50 sim viu, caso esteja com preço muito próximo da 43.

Tenho esse problema não. Uso o brilho certo, tema escuro em tudo. Acho muuuito confortável e não me canso em momento algum. Tudo fica grande e bem legível.
 
Quantos metros? Quantos centímetros né... :haha
Deve dar uns 80cm. Pra jogo é uma beleza. E só não peguei maior porque eu fiquei com medo da resolução. Porque saí de uma TV de 40 polegadas full HD porque achava que a resolução já tava meio baixa porque dava pra ver os pixels de forma clara. Cara, acho que eu arriscaria uma de 50 sim viu, caso esteja com preço muito próximo da 43.

Tenho esse problema não. Uso o brilho certo, tema escuro em tudo. Acho muuuito confortável e não me canso em momento algum. Tudo fica grande e bem legível.
Entao hahaha... eu minha mesa tem 60cm de fundura... e eu fico a mais ou menos uns 20/30cm afastado da borda.. entao da mais ou menos isso ai tbm HAHAHA

Sobre o tamanho sim... eu nao comprei nada FullHD até hoje exatamente por isso... hoje ainda tenho meu monitor de 24... mas maior q isso tenho ctz q da pra ver pixel já... por isso que eu foquei nisso de ter q ser 4k pra ser acima de 32"... senao num da certo nao! hahaha

Pior q eu peguei a medida de largura de uma 50" aki e putz... daria a mesa inteira! :haha:

Acho q 50 num vai rolar nao :haha::haha:
 
Entao hahaha... eu minha mesa tem 60cm de fundura... e eu fico a mais ou menos uns 20/30cm afastado da borda.. entao da mais ou menos isso ai tbm HAHAHA

Sobre o tamanho sim... eu nao comprei nada FullHD até hoje exatamente por isso... hoje ainda tenho meu monitor de 24... mas maior q isso tenho ctz q da pra ver pixel já... por isso que eu foquei nisso de ter q ser 4k pra ser acima de 32"... senao num da certo nao! hahaha

Pior q eu peguei a medida de largura de uma 50" aki e putz... daria a mesa inteira! :haha:

Acho q 50 num vai rolar nao :haha::haha:

A minha aqui de 43 polegadas até ultrapassa um pouco a mesa que uso e os pés ficam a mais ou menos 1cm da borda da mesa rs. Malditas TVs modernas que não usam mais aquele suporte central (achava bem melhor que esses pés na ponta da TV).
 
Eu não consigo me ver usando uma TV desse tamanho colada no rosto, mas a distâncias superiores a um metro, eu não vejo qual seria o problema.

No caso do op, acho que tem 3 coisas que podem ter atrapalhando a experiência:

- Escala: dá pra ver na foto que a escala do windows tá 100%. Aí fica difícil de ler em um monitor 4k e a vista cansa mesmo. Se setar em 150 ou 200%, é alívio imediato.

- Bias lighting me parece tá muito forte. Eu uso bias lighting na minha TV e ela é praticamente imperceptível durante o dia, só fica bem visível à noite. O recomendado que já vi em algum lugar é que o brilho da luz não seja maior que 10% do brilho da tela.

- Brilho do monitor. Vc trabalha com imagem, esse monitor tá minimamente calibrado? Duvido muito, considerando que vc usou brilho em 40. Mesmo se não for fazer uma calibração individual, procure em sites como rtings e tftcentral ou qualquer review decente quais são as settings pra colocar a luminância perto da casa dos 120cd/m², vc vai até estranhar de tão mais escuro que deve ser comparado ao que vc tava usando. Brilho alto = vista cansada. E preset padrão de TV e monitor tem sempre o brilho muito alto.

O que não gosto em TV é o negócio de ficar capado em 60hz, não ter tecnologias como freesync, e um input lag ligeiramente superior ao de um monitor bom. Mas tamanho, preço e resolução são vantagens e, dependendo das prioridades do user, eu não acho uma opção ruim não.
 
Última edição:
Pra vcs terem uma ideia da minha doença por telas grandes pra se usar como monitor.
Votei a usar a minha antiga Philips de 40 polegadas full HD porque passei a Samsung 4K pra sala depois que vendi a outra.
Pra mim não existe nada mais confortável que isso:



Detalhe, a 70cm do meu rosto. :haha:

E quando mexo no notebook, acho um lixo. Depois que acostumei com tela grande, não volto pra nada menor que 40 polegadas nunca mais. E se for pra usar mais distante, é 50 polegadas no mínimo.

Comparação:



Eu nem ligo pra 120hz, não ligo pra ter o painel mais top do mundo. Me preocupo apenas com o tamanho, a resolução e de não ter um imput lag ruim.

Próximo passo quando eu voltar a ter um PC Gamer é pegar um modelo 4K de 50 ou 55 polegadas que suporte 120hz. Isso fazia um pouquinho de falta quando eu jogava jogos de tiro.
 
Última edição:
A minha aqui de 43 polegadas até ultrapassa um pouco a mesa que uso e os pés ficam a mais ou menos 1cm da borda da mesa rs. Malditas TVs modernas que não usam mais aquele suporte central (achava bem melhor que esses pés na ponta da TV).
Rapaz então... tá aí uma coisa q quero fazer é comprar aquele suporte com pistão a gás e prender a TV nele! Tem a versão nova do F80 que já suporta até 9kg... ou então o F100 mesmo q já os antigos suportava isso... e as 43 nova da Samsung pesa 7/8kg não lembro... então só pegar o adaptador de Vesa 100 pra 200 e já era! Hehehehe
 
Rapaz então... tá aí uma coisa q quero fazer é comprar aquele suporte com pistão a gás e prender a TV nele! Tem a versão nova do F80 que já suporta até 9kg... ou então o F100 mesmo q já os antigos suportava isso... e as 43 nova da Samsung pesa 7/8kg não lembro... então só pegar o adaptador de Vesa 100 pra 200 e já era! Hehehehe

Fiquei curioso... Que suporte é esse? 🤔
 
Rapaz... ai ta uma coisa... 50" será q da pra usar? Eu to aki ainda esperando a oportunidade pra pegar a de 43 mas ta um saco... nao baixa nem a pau! As de 50/55 tao praticamente no mesmo preço! Só que eu fico a mais ou menos 1m... acredito q 50"seja terrivel nao? Pra essa distancia... ai vc usa a quantos metros marromeno?

Tentei a 50UN7310 e não deu, pois além desse modelo ser ruim para jogos, as 50" a 80cm da sua face ficam bem ruins, considero 43 o máximo aceitável. Uso uma de 40 muito de boa aqui e se ela fosse UHD, não trocaria.
 
Última edição:
Eu fiz isso e me arrependi, peguei uma 43 samsung RU7100 ano passado, usei por um tempo mas vi que nao tava rolando legal... voltei pro meu monitor 27 full hd , pretendo pegar um monitor 32 4k pra substituir esse, acho que ficara show
 
Fiquei curioso... Que suporte é esse? 🤔
Fiquei curioso... Que suporte é esse? 🤔
esse aqui por exemplo:

Da uma olhada lá no tópico "Foto do seu Cantinho" q uma galera boa tem usado... o legal é q vc pode mover ele pra qualquer lugar e talz... eu aqui a ideia é poder deitar na cama e subir a tv quase q no meu pé... pois a cama fica ao lado da mesa hahahaha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tentei a 50UN7310 e não deu, pois desse modelo ser ruim para jogos, os 50" a 80cm da sua face fica bem ruim, considero 43 o máximo aceitável. Uso uma de 40 muito de boa aqui e se ela fosse UHD, não trocaria.
Pois é... medindo aqui o maximo do maximo já passando do limite eu acho q é a 43 mesmo... ou eu só uso metade da tela hahahahaha
 
esse aqui por exemplo:

Da uma olhada lá no tópico "Foto do seu Cantinho" q uma galera boa tem usado... o legal é q vc pode mover ele pra qualquer lugar e talz... eu aqui a ideia é poder deitar na cama e subir a tv quase q no meu pé... pois a cama fica ao lado da mesa hahahaha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é... medindo aqui o maximo do maximo já passando do limite eu acho q é a 43 mesmo... ou eu só uso metade da tela hahahahaha

Legal, mas pena que não tem para TVs maiores.
 
Legal, mas pena que não tem para TVs maiores.
Entao ai depende... pois varia do peso... porém tem versoes dele pra por na parede e geralmente aguenta mais peso... esses dai além do pistao ser mais fraco... tem a questao do apoio na mesa tbm que com muito peso pode acabar danificando a mesa em si onde prende
 
Quero muito uma tv 4k pra meu novo pc que vou montar,sou acostumado com uma sansung 4k 40 polegadas,e achava perfeito,agora com essa nova geração queria uma com painel 4k e 120 hz,mas a disgraça é que so tem pra tvs maiores que 55... e ai eu ja acho muito grande,e um montor acima de 32 é uma fortuna,acho que vai demorar a chegar monitores descentes nessa pegada por aki,e tv 4k a 120hz so deve ter essas apartir de 55 msm,acho que o que resta é so acostumar mesmo...
 
Fala galera, tudo bem? Seguinte estou só com monitor do notebook de 15,6" full hd mas ele não fliker free e agride bem os olhos... Estava querendo pegar uma tela maior para tudo como: estudos (faculdade de cco, programação), trabalho, laser (assistir filmes e seriados bem como jogar alguma coisa). A ideia ai é melhorar a produtividade, prazer diante da tela. Pois bem caçando vi monitores 27 polegadas full hd da aopen fire legend 27HC5R por 1,6k (acabou) e uma tv tu7000 43" 4k custando cerca de 250 ~ 280 mais caro (nunca tive tv cara, aqui em casa tem uma de 20 de tubo), ai que tah, a diferença é pequena para uma tela maior e 4k (e de uma marca mais renomada), aliado a isso a vontade de ter uma tv chama a escolher a tv, eis que surge minha dúvida, será que na tv vai dar para ver muito pixel? será que ela vai cançar muito mais a vista que o monitor em questão? alguém já fez a transição de um monitor 27 full hd para uma tv 4k crystal uhd de 43" polegadas? usar a 1 a 2m a tv fica muito ruim de enxergar letras e afins? será que consegue boa experiência com a tv nesse uso? E jogar em full em tv 4k fica muito ruim? meu notebook tem i7 9750h, 32gb de ram em dual channel, gtx 1660ti.
 
Não sei como vocês conseguem usar uma tela enorme dessas como monitor de PC, além da maioria esmagadora ficar presa em 60hz, tem todo o processamento de imagem que dá um input lag monstro se não tiver modo PC.

Peguem um monitor de 144hz e verão o que é conforto usando um PC.
 
Quando se liga modo pc / jogo o input lag fica em 10 ~ 11 ms (na samsung), o que não é ruim. Os monitores que dizem ser 1ms na real é maracutaia, em suma os monitores costumam ter 5 a 8 ms sem as enganação de marketing, logo não fica muito distante do input de uma tv sem o processamento de imagem. Fui na loja e vi a tv de 43 e acho que para usar ela deve ser ok, acho que estava a uma distância de 1m de distância e minha vista cobria toda a tv e mais um pouco, e não cheguei a notar pixel que costuma ser maior em tv. Infelizmente fiquei olhando a tv por menos de 1 minuto, já que logo veio um atendente e ficaria chato eu ficar encarando a tv vendo se conseguia ter um bom conforto visual, se conseguiria depois de um tempo ver pixel e tals... Teria que ver se em letras / leitura ficaria bom... precisaria de um tempo com ela. Dei mole, to com cupom na sub e a tv iria sair para mim por 1,5k e uns quebrado, agora a % de volta diminuiu bem como o valor deu uma subida e o frete também subiu, e agora sai por 1,7k e uns quebrado, subiu uns 250 conto no valor.
 
40 de brilho ou backlight?
Backlight em ambiente de iluminação controlada é menos de 10. No escuro, 1 a 2, 5 no máximo (sim é isso mesmo). Uso 1 antes de luz de fundo se tiver vendo filme antes de dormir.
@Tchelluz Eu ainda estou testando as opções, pra achar a config perfeita pra iluminação (branca) que tenho aqui. Mas como base eu comecei por este vídeo. O passo a passo no menu tem algumas diferenças, mas aí é questão de localizar as coisas e ir alterando. Por enquanto a minha configuração está com Modo Jogo ativado, com as seguintes alterações no modo de Imagem:

Brilho = 40
Constraste = 40
Nitidez = 10
Tonalidade de Cor = Padrão (aqui ficam 2 opções de Quente, que estou testando)
Estabilidade de branco = 2 pontos
Gamma = BT.1886 (em 0)
Detalhe de Sombra = 5

Em breve eu retorno aqui no tópico pra compartilhar a melhor solução que eu encontrar.
 
Desculpa reviver o tópico mas lembrei que comentei sobre usar tela de 50"como monitor... e como tive meio que voltar pra casa em SP, acabei trazendo a TV 4k de 50"do interior, e como já tem aqui a Plasma de 50 na sala, acabei pegando emprestado por umas semanas ela pra usar de monitor hahahaha... e sério... ta engraçado!

cIo8qnP.jpg


É MUITO grande! hahaha... me sinto como se tivesse trabalhando no cinema hahahaha

Mas assim... da pra usar? Sim... dá... tenho usado ha 2 dias já e depois de ter calibrado direito o brilho e contraste, pra não ficar com aquele clarão na cara... da sossegado pra por meus programas lado a lado, nem precisando mais usar a tela do macbook (mantenho fechado mesmo)... mas é um pouco estranho pois as coisas ficam longe hahaha... varias vezes abro a janelinha e tenho q ir com o mouse lááááá no topo pra mexer em algo hahaaha

Enfim... no geral uma de 50"4K da pra usar como monitorcom menos de 1m de distancia? Sim... dá... é ideal? Diria que não.... eu provavelmente quando levar a TV de volta pra chácara vou acabar mesmo pegando uma de 43"pra usar aqui... pois realmente acredito que é o máximo pra se usar com conforto.

Mas que é engraçado olhar pro quarto e ver essa tela enorme... isso é hahahahaha
 
Enfim... no geral uma de 50"4K da pra usar como monitorcom menos de 1m de distancia? Sim... dá... é ideal? Diria que não.... eu provavelmente quando levar a TV de volta pra chácara vou acabar mesmo pegando uma de 43"pra usar aqui... pois realmente acredito que é o máximo pra se usar com conforto.
Acho que, além de pegar uma 43", se vc prender a TV na parede vai ganhar uma distanciazinha que deixe mais confortável pra usar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo