• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

UBER - Serviço de transporte. Você condena ou aprova?

Isso aqui rende uma discussão muito boa e complexa.

Parece que esse modelo de negócio é feito pra ser imbatível na justiça, já que qualquer coisa que aconteca alegam que só são intermediários.
 
Isso aqui rende uma discussão muito boa e complexa.

Parece que esse modelo de negócio é feito pra ser imbatível na justiça, já que qualquer coisa que aconteca alegam que só são intermediários.

Creio que seja o mesmo caso de alguém postar algo nazista no facebook e processarem o facebook por nazismo...não irá fazer sentido...

Mas se a empresa 99 não solicita documentos simples como "ficha criminal" dos motoristas (vi que é apenas cnh e um carro 4 portas com ar), então tem parte da culpa ao meu ver...se já tivesse isso e o cara fosse ficha limpa, ai concordo que a empresa fez "o que podia" para evitar esse caso...
 
Creio que seja o mesmo caso de alguém postar algo nazista no facebook e processarem o facebook por nazismo...não irá fazer sentido...

Mas se a empresa 99 não solicita documentos simples como "ficha criminal" dos motoristas (vi que é apenas cnh e um carro 4 portas com ar), então tem parte da culpa ao meu ver...se já tivesse isso e o cara fosse ficha limpa, ai concordo que a empresa fez "o que podia" para evitar esse caso...

Pois é... Também entendo que o cadastro para se tornar motorista nesses aplicativos deveria ser mais rigoroso, exigir ficha criminal e diversos outros documentos para tentar filtrar ao máximo quem entra.
 
Claro que a empresa tem que ser responsabilizada.
EU não escolho o motorista. Quem ESCOLHE são eles. E pronto.
Sou a favor do aplicativo etc. etc., uso etc. Mas, é muito interessante para eles tirarem o cu da reta em qlqer situação.
 
Creio que seja o mesmo caso de alguém postar algo nazista no facebook e processarem o facebook por nazismo...não irá fazer sentido...

Mas se a empresa 99 não solicita documentos simples como "ficha criminal" dos motoristas (vi que é apenas cnh e um carro 4 portas com ar), então tem parte da culpa ao meu ver...se já tivesse isso e o cara fosse ficha limpa, ai concordo que a empresa fez "o que podia" para evitar esse caso...
que eu saiba todas solicitam e checam anualmente
 
É muito "simples" pra uber montar um sisteminha pra ajudar o motorista, como ja existe de beneficiar motoristas que andam x horas por dia, em tais períodos do dia e da semana...

Pq não o motorista ter um seguro de vida e acidentes pessoais, caso ele tenha X horas/Corridas mensais?
Pq não a uber não faz uma previdência privada para o motorista com X% caso ele tenha X horas/corridas por semana?

Acho que necessita de uma regulamentação simples, compor o preço da corrida de forma obrigatória, já deveria ter uma variável do combustível, mais a % dos "benefícios"
Maioria das corridas de uber que eu pego são tão baratas, que me sinto mal e sempre dou um $ mais, o cara ficar 5 minutos pra chegar no meu endereço + 15 minutos no trânsito pra chegar no meu destino pertinho menos 3km, por uma corrida de R$ 9, só de combustível o cara gastou uns R$ 2,50, uber pega uns R$ 3, o cara ganha bruto R$ 3,50 no máximo R$4, por 20 minutos de trabalho.
 
É muito "simples" pra uber montar um sisteminha pra ajudar o motorista, como ja existe de beneficiar motoristas que andam x horas por dia, em tais períodos do dia e da semana...

Pq não o motorista ter um seguro de vida e acidentes pessoais, caso ele tenha X horas/Corridas mensais?
Pq não a uber não faz uma previdência privada para o motorista com X% caso ele tenha X horas/corridas por semana?

Acho que necessita de uma regulamentação simples, compor o preço da corrida de forma obrigatória, já deveria ter uma variável do combustível, mais a % dos "benefícios"
Maioria das corridas de uber que eu pego são tão baratas, que me sinto mal e sempre dou um $ mais, o cara ficar 5 minutos pra chegar no meu endereço + 15 minutos no trânsito pra chegar no meu destino pertinho menos 3km, por uma corrida de R$ 9, só de combustível o cara gastou uns R$ 2,50, uber pega uns R$ 3, o cara ganha bruto R$ 3,50 no máximo R$4, por 20 minutos de trabalho.

Exato. Eu tenho carro, uso pouco o Uber, digamos que 1 a 2x no mês. Sempre tive uma experiência boa. No trajeto que faço - casa <-> trabalho - há dois atrás eu pagava uns 16, hje subiu para 20, 21 em horário de pico. Fica quase 30 min de casa. Eu gasto isso com meu carro se for colocar na ponta do lápis. Realmente, eles devem tirar 2 a 3 reais por corrida. É terrível. Tbm sempre deixo uma gorjetinha.
 
Exato. Eu tenho carro, uso pouco o Uber, digamos que 1 a 2x no mês. Sempre tive uma experiência boa. No trajeto que faço - casa <-> trabalho - há dois atrás eu pagava uns 16, hje subiu para 20, 21 em horário de pico. Fica quase 30 min de casa. Eu gasto isso com meu carro se for colocar na ponta do lápis. Realmente, eles devem tirar 2 a 3 reais por corrida. É terrível. Tbm sempre deixo uma gorjetinha.
não acho que é tão pouco, mas se fosse tão ruim assim a maioria ja teria largado e o aplicativo teria entrado em colapso. Quem usa gnv lucra mais. Sei que vários largaram mas se ainda tem tantos que não largam o osso, alguma coisa deve render.
 
não acho que é tão pouco, mas se fosse tão ruim assim a maioria ja teria largado e o aplicativo teria entrado em colapso. Quem usa gnv lucra mais. Sei que vários largaram mas se ainda tem tantos que não largam o osso, alguma coisa deve render.

Simples: os que ainda continuam é porque não têm outra opção, ou seja, é continuar nisso ou passar fome, já que as contas não esperam.

Tenho um primo que era garçom em restaurante e fazia Uber nas horas vagas apenas como complemento de renda, mas foi demitido porque o restaurante fechou devido à pandemia e com o desemprego a única opção que restou para ele foi passar a rodar o dia todo em aplicativos para não passar fome e não deixar a família dele passar necessidades.

Ele conta que com os aumentos absurdos nos preços dos combustíveis está quase pagando para trabalhar, já que as tarifas dos aplicativos não acompanharam todos esses aumentos e todos os custos que tem para se manter operando, mas ele não tem outra opção, pois tem filho pequeno, esposa pra sustentar, prestação e condomínio do apartamento em que mora para pagar etc, daí é obrigado a rodar mais de 12h por dia para conseguir obter um lucro razoável suficiente para pagar as contas básicas.

Como a única experiência que ele tem é como garçom em restaurante, está bem difícil se realocar no mercado, já que o ramo de bares/restaurantes foi um dos mais afetados pela pandemia.
 
Última edição:
Simples: os que ainda continuam é porque não têm outra opção, ou seja, é continuar nisso ou passar fome, já que as contas não esperam.

Tenho um primo que era garçom em restaurante e fazia Uber nas horas vagas apenas como complemento de renda, mas foi demitido porque o restaurante fechou devido à pandemia e com o desemprego a única opção que restou para ele foi passar a rodar o dia todo em aplicativos para não passar fome e não deixar a família dele passar necessidades.

Ele conta que com os aumentos absurdos nos preços dos combustíveis está quase pagando para trabalhar, já que as tarifas dos aplicativos não acompanharam todos esses aumentos e todos os custos que tem para se manter operando, mas ele não tem outra opção, pois tem filho pequeno, esposa pra sustentar, prestação e condomínio do apartamento em que mora para pagar etc, daí é obrigado a rodar mais de 12h por dia para conseguir obter um lucro razoável suficiente para pagar as contas básicas.

Como a única experiência que ele tem é como garçom em restaurante, está bem difícil se realocar no mercado, já que o ramo de bares/restaurantes foi um dos mais afetados pela pandemia.
Rigorosamente, o uber foi criado para complemento de renda apenas, mas eu não acredito muito que continuam por necessidade. Primeiro que chega uma hora que fica no zero ou no prejuizo, que é a última coisa que alguém desesperado quer. Segundo que tem inúmeros bicos pra quem ta no sufoco,sem falar nos motoristas youtubers. Nunca será fácil, mas se imigrantes ilegais conseguem se virar e até prosperar...
Agora no caso do seu primo aí, porque a esposa não trabalha?
 
Rigorosamente, o uber foi criado para complemento de renda apenas, mas eu não acredito muito que continuam por necessidade. Primeiro que chega uma hora que fica no zero ou no prejuizo, que é a última coisa que alguém desesperado quer. Segundo que tem inúmeros bicos pra quem ta no sufoco,sem falar nos motoristas youtubers. Nunca será fácil, mas se imigrantes ilegais conseguem se virar e até prosperar...
Agora no caso do seu primo aí, porque a esposa não trabalha?

No caso dele no cenário atual apertou um pouco por causa dos altos preços dos combustíveis e pelo fato de estar 100% dependente da renda dos aplicativos, daí só consegue obter algum lucro razoável rodando mas de 12h por dia.

Com relação à esposa trabalhar, como ele sempre ganhou razoavelmente "bem" como garçom, nunca precisou dela trabalhar, daí eles "acomodaram", ela nunca concluiu nem o ensino fundamental, ele também nunca incentivou ela a trabalhar/estudar e ficou por isso mesmo, porém veio a pandemia e lascou com tudo. Hoje se ela fosse tentar arranjar emprego dificilmente conseguiria algo, já que não tem nem o ensino fundamental completo.

E o segundo fator para ela não trabalhar é o filho pequeno (não querem deixar nas mãos de outra pessoa para cuidar).
 
Última edição:
É muito "simples" pra uber montar um sisteminha pra ajudar o motorista

Pq não o motorista ter um seguro de vida e acidentes pessoais, caso ele tenha X horas/Corridas mensais?
Pq não a uber não faz uma previdência privada para o motorista com X% caso ele tenha X horas/corridas por semana?
E a Uber quer ajudar o motorista? Já acham que estão fazendo um favor em compartilhar os clientes e que 25% é pouco.

Por vontade da Uber nem teria esse intermediário...
 
E a Uber quer ajudar o motorista? Já acham que estão fazendo um favor em compartilhar os clientes e que 25% é pouco.

Por vontade da Uber nem teria esse intermediário...

Pois é... se quisessem mesmo ajudar começariam reduzindo a taxa de 25% cobrada do motorista para uns 20 ou 15%. Isso já ajudaria os motoristas a terem algum lucro sem ter que passar 12h ou até mais por dia rodando, como esse meu primo que tem dias que chega a rodar mais de 16h em um dia para ter algum lucro suficiente para pagar as contas.

O que a Uber fez para "ajudar"? Impôs uma limitação no aplicativo para que o motorista não rode mais que 12h por dia, como se o motorista fizesse mais de 12h em um dia porque gosta/não tem nada melhor para fazer, não porque precisa. Dai, para contornar isso, os motoristas têm que rodar em aplicativos diferentes, quando atinge o limite de horas em um começa a rodar no outro (99pop).
 
Rigorosamente, o uber foi criado para complemento de renda apenas, mas eu não acredito muito que continuam por necessidade. Primeiro que chega uma hora que fica no zero ou no prejuizo, que é a última coisa que alguém desesperado quer. Segundo que tem inúmeros bicos pra quem ta no sufoco,sem falar nos motoristas youtubers. Nunca será fácil, mas se imigrantes ilegais conseguem se virar e até prosperar...
Agora no caso do seu primo aí, porque a esposa não trabalha?

Existe o vício e o comodismo.

Com o valor atual do combustível tem muito motorista ganhando limpo menos que um vendedor de água/bala no farol. O cara tem que pagar para a locadora, pagar caro no combustível, pagar um percentual alto para a plataforma e o que sobrar (se sobrar) é dele... Se parar para fazer conta vai ver que está trabalhando de graça, acontece que a maioria nem faz conta. Só pega o dinheiro na mão e vai trocando 6 por meia dúzia e sobrevivendo... O vício se da porque a pessoa geralmente está sempre de carro novo (da locadora) e se for buscar outro emprego vai ter que voltar para o ponto de ônibus e aguentar chefe...

A pessoa pode arrumar qualquer emprego, como frentista, atendente, mercado... Mas aí tem hora pra entrar, sair, superior chato, o dinheiro só aparece no fim do mês (ainda que provavelmente em maior quantidade) então a pessoa tem a sensação que está ganhando menos em um trabalho mais tradicional... A maioria confunde lucro com faturamento. "Ganhei 250 Hoje..." Ganhou ou passou isso na mão? Porque não adianta ganhar 500 por dia trabalhando 16 horas e deixar 400 no posto...

A maioria vai se afundando no comodismo, naquele "ruim que está bom...", Para os amigos ele chora e conta a real, para a Família ele conta vantagem... "Olha lá, ele agora "tem" carro, ganha 500 Reais por dia..." Será que está disposto a voltar para o ponto de ônibus, arrumar.um emprego simples, cortar gastos e tentar crescer ou é mais fácil ir empurrando a bola de neve?

Tem gente com emprego bom, ganhando 15k que não está aguentando bancar carro e combustível... Acha que os motoristas estão?
 
Existe o vício e o comodismo.

Com o valor atual do combustível tem muito motorista ganhando limpo menos que um vendedor de água/bala no farol. O cara tem que pagar para a locadora, pagar caro no combustível, pagar um percentual alto para a plataforma e o que sobrar (se sobrar) é dele... Se parar para fazer conta vai ver que está trabalhando de graça, acontece que a maioria nem faz conta. Só pega o dinheiro na mão e vai trocando 6 por meia dúzia e sobrevivendo... O vício se da porque a pessoa geralmente está sempre de carro novo (da locadora) e se for buscar outro emprego vai ter que voltar para o ponto de ônibus e aguentar chefe...

A pessoa pode arrumar qualquer emprego, como frentista, atendente, mercado... Mas aí tem hora pra entrar, sair, superior chato, o dinheiro só aparece no fim do mês (ainda que provavelmente em maior quantidade) então a pessoa tem a sensação que está ganhando menos em um trabalho mais tradicional... A maioria confunde lucro com faturamento. "Ganhei 250 Hoje..." Ganhou ou passou isso na mão? Porque não adianta ganhar 500 por dia trabalhando 16 horas e deixar 400 no posto...

A maioria vai se afundando no comodismo, naquele "ruim que está bom...", Para os amigos ele chora e conta a real, para a Família ele conta vantagem... "Olha lá, ele agora "tem" carro, ganha 500 Reais por dia..." Será que está disposto a voltar para o ponto de ônibus, arrumar.um emprego simples, cortar gastos e tentar crescer ou é mais fácil ir empurrando a bola de neve?

Tem gente com emprego bom, ganhando 15k que não está aguentando bancar carro e combustível... Acha que os motoristas estão?
Tem toda razão, apesar que você fala como se a alternativa fosse emprego formal, mas como falei, tem inúmeros bicos informais sem chefe, fora a faxina pras mulheres. E tem vários que viram motoristas dos proprios clientes que atenderam no uber.
 
Existe o vício e o comodismo.

Com o valor atual do combustível tem muito motorista ganhando limpo menos que um vendedor de água/bala no farol. O cara tem que pagar para a locadora, pagar caro no combustível, pagar um percentual alto para a plataforma e o que sobrar (se sobrar) é dele... Se parar para fazer conta vai ver que está trabalhando de graça, acontece que a maioria nem faz conta. Só pega o dinheiro na mão e vai trocando 6 por meia dúzia e sobrevivendo... O vício se da porque a pessoa geralmente está sempre de carro novo (da locadora) e se for buscar outro emprego vai ter que voltar para o ponto de ônibus e aguentar chefe...

A pessoa pode arrumar qualquer emprego, como frentista, atendente, mercado... Mas aí tem hora pra entrar, sair, superior chato, o dinheiro só aparece no fim do mês (ainda que provavelmente em maior quantidade) então a pessoa tem a sensação que está ganhando menos em um trabalho mais tradicional... A maioria confunde lucro com faturamento. "Ganhei 250 Hoje..." Ganhou ou passou isso na mão? Porque não adianta ganhar 500 por dia trabalhando 16 horas e deixar 400 no posto...

A maioria vai se afundando no comodismo, naquele "ruim que está bom...", Para os amigos ele chora e conta a real, para a Família ele conta vantagem... "Olha lá, ele agora "tem" carro, ganha 500 Reais por dia..." Será que está disposto a voltar para o ponto de ônibus, arrumar.um emprego simples, cortar gastos e tentar crescer ou é mais fácil ir empurrando a bola de neve?

Tem gente com emprego bom, ganhando 15k que não está aguentando bancar carro e combustível... Acha que os motoristas estão?

Exatamente. Se o cara colocar na ponta do lápis todos os custos abaixo que tem para se manter operando, ele perceberá que está pagando para trabalhar, tendo em vista os baixos valores das tarifas, porém, como você disse, poucos fazem isso, vão apenas empurrando com a barriga. Já os que fazem todos os cálculos/colocam tudo na ponta do lápis, acabam percebendo que estão pagando para trabalhar e "pulando fora do barco" como muitos já fizeram.

- Taxas que os aplicativos cobram sobre cada corrida realizada;
- Prestação / aluguel do carro;
- Combustível (custo que subiu absurdamente nos últimos meses);
- Seguro do veículo (que inclusive costuma ser mais caro para quem utiliza o veículo para rodar em aplicativos e é bem arriscado andar sem seguro porque estão expostos praticamente o tempo inteiro a assaltos, acidentes etc);
- IPVA;
- Licenciamento anual;
- Gastos com lavagens/limpeza (toda hora tem que estar limpando/lavando, caso contrário recebe avaliação negativa dos usuários por falta de limpeza no veículo);
- Manutenções do veículo (que são bem frequentes quando roda muito, como no caso de quem utiliza o veículo para rodar em aplicativos);
- Desvalorização/depreciação do veículo (que com certeza é bem maior no caso de um veículo que roda fácil 12h por dia).
 
Última edição:
Tem toda razão, apesar que você fala como se a alternativa fosse emprego formal, mas como falei, tem inúmeros bicos informais sem chefe, fora a faxina pras mulheres. E tem vários que viram motoristas dos proprios clientes que atenderam no uber.
Existem essas opções. Mas quais seriam os bicos? Faxina pagam bem, mas não é para qualquer pessoa, é um trabalho muito pesado e que poucas vão aguentar essa rotina, várias em 15 dias já estão desistindo... É igual obra, a pessoa faz um dia, dois, uma semana... Sustentar a rotina é para quem tem preparo físico.

Alguns são formados e não conseguem emprego, vão trabalhar de atendente, garçom aguentando chefe chato ou vão se esconder dentro de um carro de app?

Isso claro se existir opção, as vezes o próprio gerente descarta o cv por ver que a pessoa tem superior e acha que isso pode ser um risco pra ele...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Exatamente. Se o cara colocar na ponta do lápis todos os custos abaixo que tem para se manter operando, ele perceberá que está pagando para trabalhar, tendo em vista os baixos valores das tarifas, porém, como você disse, poucos fazem isso, vão apenas empurrando com a barriga. Já os que fazem todos os cálculos/colocam tudo na ponta do lápis, acabam percebendo que estão pagando para trabalhar e "pulando fora do barco" como muitos já fizeram.

- Taxas que os aplicativos cobram sobre cada corrida realizada;
- Prestação / aluguel do carro;
- Combustível (custo que subiu absurdamente nos últimos meses);
- Seguro do veículo (que inclusive costuma ser mais caro para quem utiliza o veículo para rodar em aplicativos e é bem arriscado andar sem seguro porque estão expostos praticamente o tempo inteiro a assaltos, acidentes etc);
- IPVA;
- Licenciamento anual;
- Gastos com lavagens/limpeza (toda hora tem que estar limpando/lavando, caso contrário recebe avaliação negativa dos usuários por falta de limpeza no veículo);
- Manutenções do veículo (que são bem frequentes quando roda muito, como no caso de quem utiliza o veículo para rodar em aplicativos);
- Desvalorização/depreciação do veículo (que com certeza é bem maior no caso de um veículo que roda fácil 12h por dia).
Sim. Na verdade quase nunca fecha... Mas a pessoa se acostuma a todo dia ter dinheiro na mão, se acostuma a não ter chefe, se acostuma a ter carro na mão, em teoria trabalha quando quer ( na prática trabalha bem mais e ganha menos) mas a pessoa vai se afundando e só sai quando não da mais...
 
Última edição:
@Vinicius.vs o problema é que nao entendem do negocio e veem dinheiro na mao acham que tem lucro. muitos nao fazem as contas corretas no final do dia e se iludem que o pouco lucro esta compensando, mas ai quando vem a manutenção é que o choque bate ainda mas quando se trata dos pneus.
 
269894330_263245545796847_8725190676480074519_n.jpg


Olha as ideias :haha: :haha: :facepalm: :facepalm:

Agora o motorista tem que ser obrigado a fazer toda e qualquer corrida, mesmo ficando no prejuízo simplesmente porque ele quer. Detalhe que ele quer que a Uber imponha obrigações ao motorista como se ele fosse um empregado registrado com todos os direitos (férias, 13º salário etc) assegurados.

Imagina: o motorista está no ponto X, o passageiro está no ponto Y (a 10 km de distância de onde o motorista está) e solicita uma corrida para o ponto Z (a mais 10 km de distância), dai o motorista tem que rodar 20 km (10 km para ir buscar o passageiro + 10 km para fazer a corrida em si), mas recebendo apenas por 10 km + o desconto dos 25% que a Uber cobra e pagando em média 7 reais no litro da gasolina, ou seja, claramente ficando no prejuízo, mas tem que fazer toda e qualquer corrida porque não pode cancelar senão o passageiro vai ficar puto. :chan: :chan:
 
Última edição:
Como motorista digo algo bem simples...
Comecei em set/2015, pagando R$2,99 na gasolina e ganhando em média R$1,00/km...

Hoje, dez de 2021... Gasolina R$6,49 e a média e de R$1,15...
15% de aumento no faturamento e mais de 100% de aumento no custo operacional.
Se o motorista cancela a sua viagem, é pq caiu outra financeiramente mais interessante para o mesmo...

Basicamente é isso.
Qualquer dúvida eu como "insider" estou aqui para responder.
 
270985644_4543261112438953_4236145368249661314_n.jpg


Paga muitas vezes R$6,00 numa corrida e ainda quer exigir carro top. :chan: :chan: :facepalm: :facepalm:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo