Ubuntu 12.04 LTS

vou testar....baixando
 
tinha abandonado o ubuntu na versão 11.10 apos 6 meses resolvi instalar de novo depois de tentar outras como mandriva OpenSuse e Fedora não gostei muito do mandriva nem opensuse muito bugs dificuldade com placa wireless e modem 3g, atualmente to usando trial boot Ubuntu 12.04, Win7
e Fedora to gostando muito do ubuntu a bateria ta durando cerca de 1 hora a mais do que o Win7 com pequenos bugs até a bateria que as vezes não é reconhecida por exemplo o que aconteceu em todas versões linux que testei o problema acho que é meu note por mais estou gostando muito.
Meu notebook é um core i5 450 6gb ram e 500gb de hd
 
estou usando o ubuntu 12.04 aqui desde que foi lançado, e ainda tem muitos bugs. Logo abandono e vou pro arc/gentoo/debian
 
estou usando o ubuntu 12.04 aqui desde que foi lançado, e ainda tem muitos bugs. Logo abandono e vou pro arc/gentoo/debian

Relata os bugs que estão acontecendo com você para sabermos. Eu estou usando desde o lançamento também e estou gostando muito, nenhum problema digno de nota.

Quando eu usava o 11.04 e lançou o 11.10 eu corri instalar, mas para mim a versão 11.10 foi muito ruim, realmente cheia de problemas. A 12.04 está bem estável aqui no meu sistema, mas eu não instalei nenhuma atualização ainda, está do jeito que sai do CD.

O que meu deu dor de cabeça foi quando instalei o CairoDock e alguns outros adds para deixar "bonitinho", isso sim matou o sistema que ficava travando a toda hora. Instalei novamente e deixei "original" e está 100%.
 
não gostei muito dessa versão do Ubuntu... o visual tá bem bonito mas muito limitado... e tem muitos bugs, instável demais

Baixei o ultimo release do Fedora e amei, o bicho é muito rápido e bonito, vale a pena testar
 
não gostei muito dessa versão do Ubuntu... o visual tá bem bonito mas muito limitado... e tem muitos bugs, instável demais

Baixei o ultimo release do Fedora e amei, o bicho é muito rápido e bonito, vale a pena testar

Baixei o Fedora 17 e instalei para testar. O legal é que ele vem com o Gnome 3.0, muito rápido, prático e bonito (dá para instalar no Ubuntu também, e estou usando). O que não gostei no Fedora foi o repositório, meio confuso e muito lento, nesse ponto o Ubuntu dá um show.
A rede sem fio do note também não funcionou no Fedora.
 
sua placa é a x-fi? se for a minha ele reconheceu e instalou sozinho

É sim cara, x-fi xtreme audio, um das mais simples, mas aqui não instalou sozinha não e também não achei drivers no site pra Ubuntu X64... comecei agora no Linux e estou bem perdidão.
 
estranho isso porque as placas soundblaster são instaladas automaticamente no ubuntu, vc tem certeza que o som não ta com mute, ou alguma coisa desabilitada. Dê uma olhada na configuração do som do ubuntu se está tudo certo
 
estranho isso porque as placas soundblaster são instaladas automaticamente no ubuntu, vc tem certeza que o som não ta com mute, ou alguma coisa desabilitada. Dê uma olhada na configuração do som do ubuntu se está tudo certo

Andei fuçando e não estava como "mute" não, porém aparece várias saídas de som, fui testando todas elas até que funcionasse, mas ainda sim não consegui configurar como 5.1, o sub não quer funcionar.

Mas valeu, já consegui fazer com o som funcionasse.
 
Estou usando essa versão a quase 1 mês e está tenso, tem uns bugs toscos, fora isso estou gostando de usar o sistema, ficou melhor que o 11.10.
 
Pessoal, já tive algumas experiências rápidas com o Ubuntu. Agora quero definitivamente conhecer mais o Linux, instalando no meu notebook.
Preciso de dicas. Qual versão vocês me recomendam baixar do Ubunto 12.04, 32 ou 64 bits? Visto facilidade de achar programas compatíveis, etc. A versão de 64bits funciona como no Windows em termos de compatibilidade com programas 32 bits?
Qual a melhor forma de instalação no HD, é recomendável instalar ao lado do Windows? Meu HD é de 750GB. Uma partição (50GB com 26GB livres) está dedicada ao Windows e a outra de 650 GB com 119GB livres) está dedicada à arquivos pessoais. Com essas informações, qual tipo de instalação vocês me recomendam?

Valeu gente.
 
Pessoal, já tive algumas experiências rápidas com o Ubuntu. Agora quero definitivamente conhecer mais o Linux, instalando no meu notebook.
Preciso de dicas. Qual versão vocês me recomendam baixar do Ubunto 12.04, 32 ou 64 bits? Visto facilidade de achar programas compatíveis, etc. A versão de 64bits funciona como no Windows em termos de compatibilidade com programas 32 bits?
Qual a melhor forma de instalação no HD, é recomendável instalar ao lado do Windows? Meu HD é de 750GB. Uma partição (50GB com 26GB livres) está dedicada ao Windows e a outra de 650 GB com 119GB livres) está dedicada à arquivos pessoais. Com essas informações, qual tipo de instalação vocês me recomendam?

Valeu gente.

Pode instalar a x64 sem medo, ela é compatível com todos os software tanto 32 quanto 64. Seu disco está bem cheio, mas arrume um espaço e deixe uma partição livre, não precisa formatar, o linux já vai fazer isso sozinho. Agora o tamanho vai depender do seu uso, se não for armazenar arquivos nela, uns 20GB já dá e sobra para o Linux.
 
Pessoal, já tive algumas experiências rápidas com o Ubuntu. Agora quero definitivamente conhecer mais o Linux, instalando no meu notebook.
Preciso de dicas. Qual versão vocês me recomendam baixar do Ubunto 12.04, 32 ou 64 bits? Visto facilidade de achar programas compatíveis, etc. A versão de 64bits funciona como no Windows em termos de compatibilidade com programas 32 bits?
Qual a melhor forma de instalação no HD, é recomendável instalar ao lado do Windows? Meu HD é de 750GB. Uma partição (50GB com 26GB livres) está dedicada ao Windows e a outra de 650 GB com 119GB livres) está dedicada à arquivos pessoais. Com essas informações, qual tipo de instalação vocês me recomendam?

Valeu gente.


Tu pode usar o wubi e instalar o ubuntu dentro do próprio windows.

Na verdade ele instala o ubuntu dentro de uma pasta no mesmo sistema de arquivo do windows, mas quando ele inicia normalmente como qualquer outro linux.

A unica diferença fica em relação ao sistema de arquivos, mas o desempenho vai ser bem parecido quando se estamos rodando um sistema desktop.

A vantagem é que o teu hd vai ficar da mesmo forma que antes, e o dia que quiser remover o linux basta ir em adicionar e remover programas do windows.

Windows installer | Ubuntu
 
Obrigado Andre Leao e Jedi. Qualificados!

Já estou baixando aqui!:joia:
------------
EDIT: Bom pessoal,estou gostando muito do Linux, mas estou com algumas dificuldades.

Sei que muitos programas podem ser baixados direto da central do ubuntu. Procurei o Chrome lá e só tem o Chromium.
Queria instalar a versão normal e atual do Chrome. Tentei direto do site do Google e aparecem 4 opções de download. Baixei as versões 32 e 64 bits .deb mas não consigo instalá-las. Procurei sobre isso na internet e li que isso é de fato pelas várias distribuições do Linux. Então baixei na central o gdebi pra auxiliar. Mas mesmo assim não instalou.

Ainda estou com os dois arquivos baixados do Chrome aqui. Como faço pra instalar?

Agradeço novamente.
 
Última edição:
Obrigado Andre Leao e Jedi. Qualificados!

Já estou baixando aqui!:joia:
------------
EDIT: Bom pessoal,estou gostando muito do Linux, mas estou com algumas dificuldades.

Sei que muitos programas podem ser baixados direto da central do ubuntu. Procurei o Chrome lá e só tem o Chromium.
Queria instalar a versão normal e atual do Chrome. Tentei direto do site do Google e aparecem 4 opções de download. Baixei as versões 32 e 64 bits .deb mas não consigo instalá-las. Procurei sobre isso na internet e li que isso é de fato pelas várias distribuições do Linux. Então baixei na central o gdebi pra auxiliar. Mas mesmo assim não instalou.

Ainda estou com os dois arquivos baixados do Chrome aqui. Como faço pra instalar?

Agradeço novamente.

O SO não é de 64 bits? Então você tem que baixar a versão de 64 bits. Coloque-a na sua pasta de usuário. Abra o terminal e digite

Código:
sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb

Daí é só digitar a senha de usuário.
 
Última edição:
Eu coloquei o xfce mesmo, porque eu quero o mais leve possível, acho esses enfeites desnecessários, tanto é que eu usava windows com aparência de windows 98 e os efeitos todos desligados. Mas teria algum motivo pra eu usar o Gnome ou KDE no lugar do xfce?

Resolvi o "problema", entre aspas pois sei que muitos apreciam o Unity usando Gnome Classic. Comecei a testar esse ubuntu em uma VM aqui pois pretendo comprar um notebook novo em breve e usarei linux nele.
Não sei como anda o XFCE atualmente mas em um momento passado ele não tinha suporte ao samba no seu gerenciador de arquivos e isso pode ser um problema caso use rede windows e a função ainda esteja indisponível.
 
Eu ainda sei pouca coisa, to começando devagar, então isso não é problema pra mim, até porque não pretendo ver windows tão cedo aqui em casa e só tem esse computador mesmo. E caso eu instalasse outro gerenciador não poderia usar samba? Aproveitando, alguém sabe explicar porque um programa funciona em um ambiente e não em outro?

Em relação ao Samba, ele provê compatibilidade com redes Windows, você pode instalar o samba em qualquer distro, com qualquer ambiente gráfico, no XFCE ao menos quando testei não havia suporte no gerenciador de arquivos, mas isso não impede você de instalar algum gerenciador de sua escolha que tenha o tal suporte.

Em relação ao funcionamento de determinados aplicativos em ambientes diferentes isso pode acontecer e se deve ao fato de uns ambientes utilizarem uma biblioteca específica que provê os recursos (bordas das janelas, caixas de texto, plano de aplicativo, coisas assim). Algumas bibliotecas podem ser incompatíveis entre si e até mesmo as compatíveis podem funcionar com um visual desagradável, isso costumava ocorrer quando utilizava-se aplicativos do Gnome (que usa GTK como biblioteca) no KDE (que utiliza QT), mas haviam meios de se contornar, infelizmente não sei como isso está hoje no ambiente linux. A questão básica em torno dos diferentes ambientes gráficos se devia mais aos aplicativos oferecidos.

Lembro que na minha época de linuxer o KDE oferecia uma suíte mais completa, tendo praticamente todo tipo de aplicativo integrado, já no Gnome isso não ocorria, mas eu podia instalar alguns do KDE quando preciso fosse. Durante algum tempo utilizei o K3B (gravação de CDs e DVDs) no Gnome.

Atualmente o Gnome está bastante maduro e completo, não creio que haja mais necessidade de se misturar aplicativos como antes, mas infelizmente estou desatualizado e posso estar errado. Recomendo uma leitura aprofundada ou mesmo seguir conselhos do pessoal que está mais ativo.

[ ]s e boa sorte no pinguim, é um SO formidável e que não perde em nada para o Windows.
 
Como está o consumo de memória com o Unity?

Encontrei esse teste, que usa uma metodologia bem simples:

Method – This is a very casual test (sorry no “benchmarks”), I merely booted the appropriate Live CD, opened a terminal, and reviewed the RAM use. YMMV.

O sujeito apenas usou live cds para a comparração. Vale lembrar que dependendo da VGA em questão o driver não seria o proprietário, que em alguns casos pode fazer diferença no desempenho. Ainda assim, um teste básico que dá uma boa noção, abaixo os resultados por ele obtidos:

Distros utilizadas:

Bodhi Linux 2.0 (beta)
Crunchbang 11 (Waldorf)
Fedora 17 (Beefy Miracle)
Linux Mint 13 (Maya)
Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal) (Alpha)

Resultados:

Ubuntu 12.10 (Quantal Quetzal)

Unity – 335 mb
Lubuntu – 165 mb
Kubuntu – 261 mb
Xubuntu – 230 mb

Fedora 17 (Beefy Miracle)

Gnome-shell – 335 mb
lxde – 151 mb
kde – 277 mb
xfce – 179 mb

Linux Mint 13 (Maya)

MATE – 311 mb
Cinnamon – 196 mb

Bodhi Linux 2.0 (Beta)

Enlightenment – 116 mb

Crunchbang 11 (Waldorf)

Openbox – 112 mb

Outro teste interessante que restringe-se ao Ubuntu.

I thought I'd do a quick comparison test of RAM usage for the above
mentioned Ubuntu DEs.

LXDE
Idle-102.3 MB
Firefox launched- 157.8 MB
Firefox closed- 103.7 MB

Unity
Idle- 168.6 MB
Firefox launched- 223.9 MB
Firefox closed- 169.5 MB

Classic
Idle- 160.3 MB
Firefox launched- 218.8 MB
Firefox closed- 162.2 MB

Claasic (no effects)
Idle- 144.6 MB
Firefox launched- 207.3 MB
Firefox closed- 153.7 MB

This was done on an Acer Aspire One netbook with 1 GB of RAM.

Como não uso linux no momento estou impossibilitado de testar por conta própria, mas espero tera contribuído para sanar a dúvida.
 
Última edição:
Na última vez que instalei eu tive um bug com o cliente de mensagens instantâneas (não lembro o nome do que vem por padrão no Ubuntu) e ele fechava toda vez que eu pedia pra mostrar a lista de contatos.

Acho que vou dar uma segunda chance, porém dessa vez vou instalar com o Gnome 3. Odeio o Unity,
 
instala o gnome shell e depois usa o gnome classic, fica com o visual do gnome antigo, melhor que o gnome 3
 
Eu não consegui encontrar na internet um meio de verificar. Sei pouquíssimas coisas, será que poderia me indicar um meio?

Pra checar consumo de memória/processador eu costumo usar o Htop, é como o gerenciador de tarefas do windows. Mas não sei qual aplicativo faz isso no gnome/unity.
De qualquer forma o post do usucapiao já ilustrou bem. Visual fica bacana e aparentemente é bem amigável, mas achei o consumo de memória um pouco alto.
Vlw.

Encontrei esse teste, que usa uma metodologia bem simples:



O sujeito apenas usou live cds para a comparração. Vale lembrar que dependendo da VGA em questão o driver não seria o proprietário, que em alguns casos pode fazer diferença no desempenho. Ainda assim, um teste básico que dá uma boa noção, abaixo os resultados por ele obtidos:


Como não uso linux no momento estou impossibilitado de testar por conta própria, mas espero tera contribuído para sanar a dúvida.

Deu pra ter uma idéia, obrigado.
Achei bem alto o consumo mas não sei se chega a ficar muito lento. Eu uso o Debian + openbox e acho perfeito no quesito desempenho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo