• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Uma em cada 5 crianças sofreu abuso em instituições católicas da Holanda

brfritos

No Gods, No Masters
Registrado
Milhares sofreram abuso em instituições católicas na Holanda, diz relatório

Documento diz que uma em cada cinco crianças em seminários e orfanatos sofreram abuso

Dezenas de milhares de crianças sofreram abuso sexual em instituições católicas holandesas desde 1945, segundo um relatório preparado por uma comissão independente no país.
O documento diz ainda que líderes da Igreja Católica sabiam dos abusos, mas não tomaram medidas para acabar com os frequentes episódios que aconteciam em escolas, seminários e orfanatos.

Após realizar uma pesquisa com mais de 34 mil pessoas, o relatório estima que uma em cada cinco crianças em instituições católicas sofreram algum tipo de abuso.

A investigação foi realizada após uma série de denúncias no leste da Holanda. Em agosto de 2010, a comissão independente começou a analisar 1,8 mil relatos e acabou identificando 800 supostos responsáveis pelos abusos, 100 dos quais ainda estão vivos.

A comissão buscou ainda descobrir detalhes do que aconteceu e sugerir que tipo de indenização deveria ser oferecida às vítimas.

No mês passado, a Igreja Católica na Holanda criou um sistema de indenizações entre 5 mil e 100 mil euros (R$ 12 mil - R$ 240 mil), dependendo da gravidade do abuso sofrido.

Segundo analistas, a população holandesa, 29% católica, aguardava ansiosamente os resultados da pesquisa realizada pela comissão.

Fonte: Estadão
 
Eu só tenho a lamentar, me sinto enojado com uma notícia destas e com vontade de descer o braço nestes "religiosos".... :fuuu:
 
Cuidado para não generalizar e nem disseminar ódio. Entendo a raiva mas todos os religiosos não são responsáveis por atos desequilibrados como esses. Cada um é responsável pelo o que pensa, faz e diz.

Infelizmente apenas 100 dos 800 acusados ainda estão vivos para responder pelos abusos.

Vi a notícia mais cedo na tv a cabo. É triste mas o dano foi feito há muito tempo. Como repará-lo? Como evitá-lo?

As religiões ainda são necessárias. Caso não fossem não existiriam nas sociedades deste planeta.
 
O problema é que eles dão a notícia como se a Igreja estivesse mandado os padres fazerem aquilo. Esses padres são doentes e não seguem o que a igreja prega, daqui a pouco passa na Record uma reportagem especial sobre isso para eles tentarem conseguir alguns financiadores..ops fieis.
 
Eu só tenho a lamentar, me sinto enojado com uma notícia destas e com vontade de descer o braço nestes "religiosos".... :fuuu:
Pô, velho, eu me considero religioso, mas nem por isso prego que devamos abusar das criancinhas.

Antigamente se falava que comunistas canibalizavam criancinhas. Era um boato, mas o povo generalizava.

Não entendo, alguns usuários aqui do Adrenaline não podem ver uma notícia que envolva religião que já postam como se isso fosse a causa de todos os males do mundo - pra alguns (e o autor do tópico se inclui), tenho certeza que é.

Mas já aviso de antemão que ficarei de olho nesse tópico e espero que não vire mais uma briga religiosos x não-religiosos como há algum tempo tem acontecido aqui no fórum, infelizmente.
 
Galera, não estou aqui descendo o pau nos religiosos, nem em religião, nem discriminando ninguém.

Apenas me enojo com estes homens, sejam padres, pastores ou o que for, pois a denominação não faz diferença quando atrás da suposta figura de homem de Deus se esconde um abusador.... não contenho minha revolta! E reafirmo, não estou aqui pregando ódio nem discriminação!

Me desculpem se fui mal entendido...
 
Última edição:
O que me irrita é a conivência que a religião tem para com esses abusos e abusadores, se ocorre algo, simplesmente muda o cara de paróquia e finge que nada aconteceu, ah pelamor, isso por acaso é uma instituição de respeito? se a instituição que representa uma religião faz uma coisa dessas, é normal se resolver descontar a sua revolta em pessoas que são "fregueses" dessas religiões, pois ao acreditar nela e participar, se admite que aceitam esses abusos e pouco se importam, é um fato triste e logo demonstra que nem a instituição que representa uma religião a realmente segue como deveria, logo perde sua "legitimidade" de apontar o dedo para os outros.
 
Editado por um moderador:
O pessoal parece que esquece que sendo em lugares religiosos ou não, isso sempre aconteceu e provavelmente sempre vai acontecer. Mas a arbitrariedade da noticia parece que não é levada em conta, quando a opinião da maioria não difere.

Não sou religioso, mas também acho um put* desrespeito utilizar desse preconceito tosco, que se quem fosse religioso tivesse de ser uma espécie de "Vossa Santidade", não só em relação a ESSE FATO específico, e sim todos os outros. Concordo que muitas vezes eles são hipócritas, mas vejo hipocrisia de ambos os lados.
 
Uma coisa que vem de antigamente.
Na igreja eles ocultam tal ato, isto de abusos nao eh de hoje, vem de mto antes, na epoca medieval era comum um bispo,
ver uma menina com seus 12 anos, linda e dizer que ela devia se entregar a Deus, (no sentido sexual). Só procurar que lerao sobre isto.

E tb temos isto na epoca A.C. , qualquer um aqui deve ter visto o filme Caligula/Alexandre.

Sou da seguinte opniao : Padres deviam poder casar, como os pastores e vou além, se nao fosse possivel,
devia existir uma lei do vaticano que padre, só poderia ser padre, depois que tivesse tido familia.

Descrimino tal ato na atual conjunctura do mundo, devia como ja disse o vaticano e outros "masters" das religioes estudar o ato de poder casar.
 
Não entendo, alguns usuários aqui do Adrenaline não podem ver uma notícia que envolva religião que já postam como se isso fosse a causa de todos os males do mundo - pra alguns (e o autor do tópico se inclui), tenho certeza que é.

Na verdade as religiões são totalitárias e atentados as liberdades individuais, TODAS sem exceção.

Fora a tentativa de atrasar o progresso, o descobrimento e substituir a razão por superstição.
 
Mancado, não existe conivência nenhuma. Pra quem é gay, e com certeza é gay desde sempre, que já deve ter brincado com muitos homens desde bem antes de completar 18 anos, você não passa é de um tremendo hipócrita. Odeia a instituição igreja como se tivesse você sido vítima da santa inquisição ou estuprado por um padre pedófilo. Não perde um tópico sequer pra desmerecer a religião, de forma generalizadora e preconceituosa.

O que ocorre de verdade é que o ser humano não presta, a maioria não vale a comida que consome. Na verdade a igreja católica surgiu numa época em que se buscava uma saída para controlar a putaria generalizada que a sociedade romana vivia, e abraçou o cristianismo por sua rígida vertente moralista.

Pedófilos existem aos montes por ai, e as famílias e amigos são na maioria das vezes bastante coniventes, da mesma forma que você acusa a instituição igreja ser com os padres. O que ocorre é que as pessoas se calam, e quem se cala consente. Isso não é uma coisa da igreja, é uma coisa da sociedade. O ser humano é assim.

E independente disso, para acusar é preciso antes ter certeza. Hoje em dia temos câmeras fotográficas e filmadoras em cada gaveta, mas naquela época a coisa era bem diferente. Era a palavra de uma criança assustada contra a de um padre respeitado.

Quando acontecia de haver uma denuncia, o que era raro, como se provar? Como se ter certeza, acabar com a moral de uma pessoa, e joga-la atrás das grades?

Enquanto a imprensa divulga o caso de um padre pedófilo, milhares de homens e mulheres praticam incesto, estupram, seduzem, ou simplesmente pagam por sexo com crianças.

Isso acontece nas grandes cidades, nas pequenas cidades, no litoral, no interior, na casa de campo, nas escolas, nas igrejas, nos hospitais.

O ser humano não presta, em geral, e aqueles que prestam inventaram um coisa muito boa chamada igreja, a qual tira das drogas todos os dias milhares de drogados, sem custo, sem terapias, sem internações, de de maneira definitiva.

Não existe programa governamental ou sociedade civil que tire mais gente do fundo do poço, da bebedeira, da preguiça, da falência, da depressão, do que as igrejas.

Então não venha aqui fazer seu patrulhamento ateu, não venha falar mal das igrejas, apenas porque homens maus usam delas em seu favor ou benefício. Não é porque existem padres pedófilos ou pastores impostores que a instituição não preste.

Quanto a notícia, se formos começar a trazer todas as mazelas do mundo para o forum, isso aqui vai virar um repositório de desgraças. Assim como os não simpatizantes do PT adoram postar notícias que denunciem os erros desse partido, os ateistas do forum não perdem a chance de abrir tópicos inúteis dirigidos contra a fé e a religião. Esse é apenas mais desses tópicos pinçados com o único intuito de causar fleuma no forum.



ps: não sou católico
 
Última edição:
Na verdade as religiões são totalitárias e atentados as liberdades individuais, TODAS sem exceção.

Fora a tentativa de atrasar o progresso, o descobrimento e substituir a razão por superstição.

Totalitário e atentador das liberdades individuais são as reuniões de condomínio e as leis dos partidos de esquerda meu filho.

Antes de proibir, a igreja recomenda. E deixa bem claro: o azar é seu se escolher o caminho errado. Nem mesmo na época da santa inquisição havia a obrigação de ser puro. Na verdade obrigavam você ter apenas uma igreja e um Deus, mas como católico, você não era obrigado a ser reto.

Atentar contra a liberdade individual é dizer que um pai não pode dar palmada na bunda do filho ou ditar uma lei que proíba o fumo em parques abertos.

O pilar da igreja é o livre arbítrio e a luta constante contra o pecado.
 
Pô, velho, eu me considero religioso, mas nem por isso prego que devamos abusar das criancinhas.

Antigamente se falava que comunistas canibalizavam criancinhas. Era um boato, mas o povo generalizava.

Não entendo, alguns usuários aqui do Adrenaline não podem ver uma notícia que envolva religião que já postam como se isso fosse a causa de todos os males do mundo - pra alguns (e o autor do tópico se inclui), tenho certeza que é.

Mas já aviso de antemão que ficarei de olho nesse tópico e espero que não vire mais uma briga religiosos x não-religiosos como há algum tempo tem acontecido aqui no fórum, infelizmente.

Claro que responsabilizar todos os religiosos é tolice, mas responsabilizar a religião, nesse caso especifico, não. Explico, o celibato dos padres e o celibato em geral é uma exigência da Igreja Católica para freiras e padres, e essa repressão sexual tem resultados, claramente nefastos. O celibato não é algo natural, e sexo é uma coisa boa, a ser celebrada com quem se ama. Quando é reprimido, se favorece justamente o surgimento dos desvios. Imagine uma pessoa tendo desejos continuamente sem poder exprimir esses desejos, isso vai deixar qualquer um meio louco mesmo.

Pior a Igreja Católica sempre tentou acobertar esses casos, se preocupando mais com sua imagem do que com as crianças molestadas, sempre fez de tudo para que os padres não fossem punidos, nem se descobrisse os abusos, logo não somente a religião tem responsabilidade devido a repressão sexual, mas a instituição, a Igreja Católica, tem sim, responsabilidade sobre isso. Tentar suprimir informação, acobertar atividade criminosa, também é crime.

Instituições religiosas gozam de uma série de privilégios, tem diversas imunidades, e isso é um problema sério quando elas se envolvem em atividades criminosas, responsabilizar os culpados se torna uma tarefa difícil.

Eu não vou defender a não-religião para provocar uma briga, já que não estou dizendo que religião é origem de todos os males, isso tb é tolice. Mas existem males pelos quais religiões devem ser responsabilizadas, como esse, e como os extremismos da KKK do terrorismo islâmico. Assim como, em um nível diferente, ser contra o ensino da evolução, que simboliza uma resistência ao conhecimento cientifico. Religião e instituições religiosas não devem estar acima da crítica e parte do problema é muitos acreditarem que estão, nesse ambiente impunidade tende a proliferar.
 
Totalitário e atentador das liberdades individuais são as reuniões de condomínio e as leis dos partidos de esquerda meu filho.

Antes de proibir, a igreja recomenda. E deixa bem claro: o azar é seu se escolher o caminho errado. Nem mesmo na época da santa inquisição havia a obrigação de ser puro. Na verdade obrigavam você ter apenas uma igreja e um Deus, mas como católico, você não era obrigado a ser reto.

Atentar contra a liberdade individual é dizer que um pai não pode dar palmada na bunda do filho ou ditar uma lei que proíba o fumo em parques abertos.

O pilar da igreja é o livre arbítrio e a luta constante contra o pecado.

Vejam bem, agora existe um caminho bom e um errado, com um F.D.P. segurando uma balança e julgando os outros.
A tal "recomendação" da religião nada mais é do que intimidação: se você seguir o que ela fala tudo bem, se não seguir não pode mais fazer parte dela como um "fiél".
Claro que, vejam bem, o que não é de interesse dela é considerado pecado.

Muito espertos, não?

Quanto a bater em criança isso tem nome, se chama "espancar" e é crime.
Meu irmão tem um filho hoje adulto e nunca bateu nele, nem precisou agredí-lo para que ele lhe obedece-se.
Como dizem comumente, ele tem cabeça boa e sabe a diferença entre o certo e errado.
Tanto que não seguiu nenhuma religião. :rolleyes:
 
brfritos, sinceramente? Não dá pra discutir com alguém que declara que bater num filho é o mesmo que espancar e é crime. Escrevi uma pá de coisas boas aqui pra te enfiar guela abaixo, mas não vai valer a pena. Vou jogar MOH.
 
Mas, hein? Outro tópico com tendências ao preconceituoso contra a igreja católica? Existe algum censo específico para pedofilia no catolicismo?
.
.
É o mesmo problema que a Coca-Cola, Microsoft, McDonald's enfrentam, o de pessoas invejosas que buscam difamações por estarem no 'topo'. Se a Pepsi se tornar a primeira no mundo, ela será a difamada, e por aí vai.
.
.
Só porque o padre está com vontade de 'descabelar o palhaço', isso não quer dizer que ele obrigatoriamente quer pegar uma criança em especial.
.
.
Eu acho que são os religiosos de outras igrejas que, por inveja tentam difamar a católica.
.
.
Sou ateu e agnóstico, mas sei que essas buscas incensantes contra a Igreja Católica são por demais ridículas.
 
Mas, hein? Outro tópico com tendências ao preconceituoso contra a igreja católica? Existe algum censo específico para pedofilia no catolicismo?
.
.
É o mesmo problema que a Coca-Cola, Microsoft, McDonald's enfrentam, o de pessoas invejosas que buscam difamações por estarem no 'topo'. Se a Pepsi se tornar a primeira no mundo, ela será a difamada, e por aí vai.
.
.
Só porque o padre está com vontade de 'descabelar o palhaço', isso não quer dizer que ele obrigatoriamente quer pegar uma criança em especial.
.
.
Eu acho que são os religiosos de outras igrejas que, por inveja tentam difamar a católica.
.
.
Sou ateu e agnóstico, mas sei que essas buscas incensantes contra a Igreja Católica são por demais ridículas.

qualificado :megusta:
 
Na verdade as religiões são totalitárias e atentados as liberdades individuais, TODAS sem exceção.

Fora a tentativa de atrasar o progresso, o descobrimento e substituir a razão por superstição.
Só uma pergunta, o que essa sua posição tem de diferente do "totalitarismo" de qualquer religião?

Você fala das religiões em geral, mas assume a mesma posição cuja qual você mesmo se diz contrário.

Agora, discutir com alguém como você? De jeito nenhum!!
 
Mas, hein? Outro tópico com tendências ao preconceituoso contra a igreja católica? Existe algum censo específico para pedofilia no catolicismo?
.
.
É o mesmo problema que a Coca-Cola, Microsoft, McDonald's enfrentam, o de pessoas invejosas que buscam difamações por estarem no 'topo'. Se a Pepsi se tornar a primeira no mundo, ela será a difamada, e por aí vai.
.
.
Só porque o padre está com vontade de 'descabelar o palhaço', isso não quer dizer que ele obrigatoriamente quer pegar uma criança em especial.
.
.
Eu acho que são os religiosos de outras igrejas que, por inveja tentam difamar a católica.
.
.
Sou ateu e agnóstico, mas sei que essas buscas incensantes contra a Igreja Católica são por demais ridículas.

Se fosse um, dois casos eu concordaria. Se a Igreja invés de acobertar tivesse facilitado investigações e punido os culpados, eu concordaria.

A realidade é que existem casos pelo mundo inteiro, os escândalos foram vários, pior a Igreja ativamente, e isso já foi provado, tentou barrar as investigações, protegeu os padres em detrimento das crianças.

E não sou religioso, sou descrente e cético.

Diante desses fatos, ignorar a responsabilidade da Igreja é uma temeridade. Assim como é obvio que repressão sexual e perversão sexual tem ligação. A igreja católica tem seus podres como praticamente todas as Igrejas, e o problema é que são tratados como se fossem acima da lei. Muitos dos padres pedofilós estão livres, e continuam por ai, por causa desse privilegio que instituições religiosas têm e isso tem que acabar. Liberdade religiosa sim, privilégios, imunidade, não.
 
Tem gente que nem vale a pena discutir mesmo.

Sobre o caso de bater em um filho, eu acho super natural dar uma palmadinha para corrigir e educar. Quando eu era pequeno de vez enquando levava umas palmadas dos meus pais pelos abusos que eu cometia. Hoje eu percebo o quanto eles estavam certos, agradeço a eles por isso. Agora o que vemos hoje? Crianças que cospem na cara dos pais, vocês já viram isso? Quando eu era pequeno jamais passava pela minha cabeça fazer isso, tinha muito respeito por eles, mas hoje o negócio ta bem diferente, as crianças são bem abusadas na minha opinião, ae os pais vão dar uma palmadinha, pronto crime por espancamento, fala sério né, ridículo.

Sobre o celibato eu não sou muito de acordo, acho que todo homem deveria se casar e ter uma companheira do seu lado, pois ela lhe da força e te complementa, da mesma forma que uma mulher deveria ter um homem do seu lado para viverem juntos. Mas como isso faz parte da doutrina católica ninguém pode interferir nesse conceito, até porque quando o rapaz que ser padre ou a mulher quer ser freira, eles estão fazendo uma escolha pessoal, eles sabem das privações que eles irão ter.

E por existir atos de pedofilia nesse meio, digo que em qualquer lugar do planeta existe isso, mas não podemos generalizar e acusar tal instituição por causa de um ou dois pois isso é burrice.
 
Atos desprezíveis.


E sobre os comentários já sabia que iria começar a 'caça as bruxas'.

Acho até engraçados pessoas que 'são contra' o que a igreja fazia na idade média e não olham para si hoje e veem que querem criar o mesmo clima que existia na idade média só que agora contra a igreja.


Não quero defender tal ato, só acho essas classificações de "religioso é ****** e bla bla bla" uma volta a idade média.


Essa perseguição atual a igreja e a que já aconteceu na idade média comanda pela igreja me faz acreditar ainda mais que o problema é o ser humano...





Finalizando sobre a noticia, espero que a divulgação ajude a evitar de algum modo que tais atos ocorram com outras crianças.
 
Se fosse um, dois casos eu concordaria. Se a Igreja invés de acobertar tivesse facilitado investigações e punido os culpados, eu concordaria.

A realidade é que existem casos pelo mundo inteiro, os escândalos foram vários, pior a Igreja ativamente, e isso já foi provado, tentou barrar as investigações, protegeu os padres em detrimento das crianças.

E não sou religioso, sou descrente e cético.

Diante desses fatos, ignorar a responsabilidade da Igreja é uma temeridade. Assim como é obvio que repressão sexual e perversão sexual tem ligação. A igreja católica tem seus podres como praticamente todas as Igrejas, e o problema é que são tratados como se fossem acima da lei. Muitos dos padres pedofilós estão livres, e continuam por ai, por causa desse privilegio que instituições religiosas têm e isso tem que acabar. Liberdade religiosa sim, privilégios, imunidade, não.

É o mesmo caso que políticos, funcionários público, atores/atrizes possuem também. Não é diferente e por atrocidades deveras similares.
.
Não estou querendo justificar os atos dos padres, mas estender a complexidade.
.
Eu sempre vi a igreja (não a religião em si) como uma extensão geopolítica e nada mais. Uma instituição com fins lucrativos que usa o desespero mental das pessoas para angariar fundos. Outrossim, minha mãe é da Pastoral da Igreja Católica e o dinheiro do dízimo é todo voltado para essa pastoral, que ajuda diversas pessoas em toda a cidade.
.
A igreja católica como qualquer outra igreja usa seus "privilégios" pois as pessoas dão esse tipo de oportunidade a elas. Não obstante, os gays estão usufruindo dos mesmos "privilégios", de acordo com as leis que querem criar especificamente para essa "classe/raça". E por que isso? Simples, existem políticos, atores/atrizes, pais/mães de família que adoram uma vida alternativa. Rabo preso... rabo preso.
 
Alguém se surpreende com isso?

Religião é um verdadeiro retrocesso, não há espaço para tal pensamento pequeno hoje em dia.


O topo da religião, quem "manda", simplesmente utiliza quem tem a crença como massa de manobra para ter poder e fazer o que bem entender com esse poder. Não é atoa que tais pessoas estão no topo, provavelmente são espertas, manipuladores, e não são religiosas com certeza.
 
Última edição:
Tem gente que nem vale a pena discutir mesmo.

Sobre o caso de bater em um filho, eu acho super natural dar uma palmadinha para corrigir e educar. Quando eu era pequeno de vez enquando levava umas palmadas dos meus pais pelos abusos que eu cometia. Hoje eu percebo o quanto eles estavam certos, agradeço a eles por isso. Agora o que vemos hoje? Crianças que cospem na cara dos pais, vocês já viram isso? Quando eu era pequeno jamais passava pela minha cabeça fazer isso, tinha muito respeito por eles, mas hoje o negócio ta bem diferente, as crianças são bem abusadas na minha opinião, ae os pais vão dar uma palmadinha, pronto crime por espancamento, fala sério né, ridículo.

Sobre o celibato eu não sou muito de acordo, acho que todo homem deveria se casar e ter uma companheira do seu lado, pois ela lhe da força e te complementa, da mesma forma que uma mulher deveria ter um homem do seu lado para viverem juntos. Mas como isso faz parte da doutrina católica ninguém pode interferir nesse conceito, até porque quando o rapaz que ser padre ou a mulher quer ser freira, eles estão fazendo uma escolha pessoal, eles sabem das privações que eles irão ter.

E por existir atos de pedofilia nesse meio, digo que em qualquer lugar do planeta existe isso, mas não podemos generalizar e acusar tal instituição por causa de um ou dois pois isso é burrice.

O fato de saber das privações não muda o fato que isso, que muitas vezes é imposto a pessoa desde pequena, tem uma tendência a gerar desvios de comportamento. Explico, a maioria dos padres foram coroinhas, foram pessoas que desde pequenas a família incentivou, colocou a religião na cabeça quando eram crianças e não tinham estrutura para questionar. Ai a "opção" foi quase forçada, e não uma opção amadurecida. Instintos tiveram que ser reprimidos e isso favorece justamente os desvios de comportamento. Qualquer sociedade ou instituição com muita repressão sexual tende a mexer negativamente com as pessoas.

E não foi um ou dois casos, foram casos em todo o mundo. Nos EUA foram descobertos centenas de casos, teve toda uma investigação, e a Igreja fez de tudo para proteger os padres e ignorou os danos as crianças. O atual papa foi um dos que procurou abafar os casos. Ou seja, existem muitos casos, em diversas partes do mundo. O que suporta que a combinação de repressão sexual, acesso a poder e crianças, tende a em parte das pessoas, claro que não em todos, a facilitar o surgimento de desvios de comportamento, e que acabam resultado nesses atos abomináveis.




É o mesmo caso que políticos, funcionários público, atores/atrizes possuem também. Não é diferente e por atrocidades deveras similares.
.
Não estou querendo justificar os atos dos padres, mas estender a complexidade.
.
Eu sempre vi a igreja (não a religião em si) como uma extensão geopolítica e nada mais. Uma instituição com fins lucrativos que usa o desespero mental das pessoas para angariar fundos. Outrossim, minha mãe é da Pastoral da Igreja Católica e o dinheiro do dízimo é todo voltado para essa pastoral, que ajuda diversas pessoas em toda a cidade.
.
A igreja católica como qualquer outra igreja usa seus "privilégios" pois as pessoas dão esse tipo de oportunidade a elas. Não obstante, os gays estão usufruindo dos mesmos "privilégios", de acordo com as leis que querem criar especificamente para essa "classe/raça". E por que isso? Simples, existem
políticos, atores/atrizes, pais/mães de família que adoram uma vida alternativa. Rabo preso... rabo preso.


Acho problemático confundir gays com pedofilós, no mínimo. A imensa maioria dos gays, assim como os hetero, vão concordar que pedofilia é algo abominável. O problema não é ser gay, o problema é ser um ser sexual em um ambiente de profunda repressão sexual, no qual vc tem poder e um sentido de impunidade. Sempre que o ser humano sabe que provavelmente não será punido, atrocidades acontecem(pois uma parte da população não tem freios e religião certamente não é eficaz como freio), some-se a isso a repressão de poderosos instintos e temos a receita para que uma parcela pequena, mas relevante, dos padres, realize abusos. Entre as freiras embora em menor escala, também a relatos de abusos, vale a pena destacar.

Logo não são os gays que estão se aproveitando dos privilégios da instituição, são gays e heteros que foram educados nesse ambiente desde de pequenos, tiveram que reprimir desejos, sabem que não serão pegos e tem proteção da instituição, e com isso, parte deles acaba agindo em nome de seus desejos. Vale dizer que entre as vitimas estão meninas e jovens mulheres, e não apenas meninos, embora sejam esses os casos que tenham chocado mais.
 
Não tem nada a ver querer mudar o regimento da Igreja porque alguns padres saem da linha. Deixa eles lá vivendo a vida que escolheram, e aos que errarem, que lhes caia a punição adequada, inclusive com cadeia.

Padres pedófilos não tem absolutamente NADA a ver com os dogmas da Igreja, de nenhuma, e os desvios comportamentais desses homens não pode servir de pretexto para julgar a instituição.

E não é a Igreja que tem que mudar para se adequar as genitálias das suas ovelhas, já que ninguém é obrigado a virar padre.

Assim como homens do mau usam da política para seus interesses pessoais, corrompendo, usurpando, roubando, e até matando, o que não desqualifica a política como uma instituição necessária para a governabilidade da sociedade, homens maus usam da igreja, o que não desqualifica a religião como uma instituição necessária para a estabilidade social.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo