Uma noite no observatório mais avançado do mundo

Magdalena

Banido
Banido
Uma noite no observatório mais avançado do mundo


Clique para ampliar

A noite de 28 de janeiro de 2006, às 23:07 hora local, um potente faixe de laser foi lançado do observatório astronomico de Paranal. Tal e como estava previsto, a trajetória do laser alcançou os 90km sobre a atmosfera e rebateu na camada de sódio que rodeia a Terra. Desta forma, o laser gerava uma estrela artificial que permitia aos astronomos ajustar ao máximo a nitidez do telescópio



Aquela noite os cientistas estavam provando uma moderna técnica capaz de permitir pela primeira vez que um telescópio em terra produzisse imagens tão nítidas como as tomadas do espaço. Até então, os telescópios terrestres haviam encontrado com o obstáculo intransponível da turbulência atmosférica, um problema que só se pode superar mediante uma completa adaptação óptica.


Clique para ampliar

Por este e por muitos outros motivos, o observatório de Paranal, no Chile, é considerado como o mais avançado complexo astronômico do planeta. Suas instalações contam com quatro telescópios refletores, de 8,2 metros de diâmetro, que podem ser utilizados individualmente para observar objetos 4 milhões de vezes mais distante do que o que podemos a olho nú.

Além do mais, graças a sua metereologia perfeita, e a sua localização sobre uma montanha de 2,635 metros, Paranal oferece ao mundo algumas imagens impressionantes tiradas do seu próprio entorno.


Clique para ampliar

O engenheiro óptico Stéphane Guisard trabalha há 12 anos na região e fotografando os céus do Chile. A sequência do laser sobre o céu estrelado, que viram no início, também é dele. Durante todo este tempo, Guisard tem dedicado a tirar fotografias mediante a técnica de time-lapse, criando algumas filmagens astronômicas impressionante. E o resultado do seu trabalho é simplesmente colossal.








Traduzido por mim.
 
Afff... eu ainda me revolto quando penso que nunca vou receber um pessimo salario pra trabalhar num lugar desses! ahuiahiuahiuhaa
Alias, to me oferecendo pra faxineiro desse observatorio... de graça!



Excelente topico Magdalena!!!:yes:
 
Afff... eu ainda me revolto quando penso que nunca vou receber um pessimo salario pra trabalhar num lugar desses! ahuiahiuahiuhaa
Alias, to me oferecendo pra faxineiro desse observatorio... de graça!


Excelente topico Magdalena!!!:yes:

Pessoal que me deu aula nos cursos de astronomia daqui visitaram um dos observatórios do Chile, só não sei se foi esse. Sei que visitaram outro na França, lembro de mostrarem as fotos.
 
Pessoal que me deu aula nos cursos de astronomia daqui visitaram um dos observatórios do Chile, só não sei se foi esse. Sei que visitaram outro na França, lembro de mostrarem as fotos.

Nessas horas a inveja come solta! uahuiahuahiuhahaiuiahuia


Ce eh astronoma? Ou soh eh apaixonada como eu!?
 
Nessas horas a inveja come solta! uahuiahuahiuhahaiuiahuia


Ce eh astronoma? Ou soh eh apaixonada como eu!?

Sou astronomo amador, mas bem amador mesmo :p
Recebo e-mail toda semana da AstronomyNews, tenho cerca de 2mil e-mails e aproximadamente 1700 não lidos. Chega tudo de uma vez, daí complica pra ler.
Não sou mulher.
 
Sou astronomo amador, mas bem amador mesmo :p
Recebo e-mail toda semana da AstronomyNews, tenho cerca de 2mil e-mails e aproximadamente 1700 não lidos. Chega tudo de uma vez, daí complica pra ler.
Não sou mulher.

o_O com o nick de magdalena fica dificil eu pensar outra coisa! uahuiahuiahuiahihaiuhaiuhauihiahiuua

Mas enfim!!!

QUe bacana cara, entao somos dois agora no forum! ahuahu
Eu assino a astronomy ( a dos eua mesmo... desde que a Br acabou) e achei barato demais, me entregam em casa todo mes por 58 doletas!!!
 
o_O com o nick de magdalena fica dificil eu pensar outra coisa! uahuiahuiahuiahihaiuhaiuhauihiahiuua

Mas enfim!!!

QUe bacana cara, entao somos dois agora no forum! ahuahu
Eu assino a astronomy ( a dos eua mesmo... desde que a Br acabou) e achei barato demais, me entregam em casa todo mes por 58 doletas!!!

É um preço salgado, eu já assino Aventuras na História, compro mil DVD's de documentários que lançam. A Astronomy eu compro quando vejo na banca, ou SCIAM sobre o assunto.
 
Salgado!? Sinceramente nao acho nao.... veio no meu cartao por 98 reais.. a assinatura de revistas de segundo calão como Superinteressante, galileu, etc nao saem por menos de 100.

Achei um excelente negocio!:D
 
Salgado!? Sinceramente nao acho nao.... veio no meu cartao por 98 reais.. a assinatura de revistas de segundo calão como Superinteressante, galileu, etc nao saem por menos de 100.

Achei um excelente negocio!:D

Eu não considero Superinteressante e Galileu como revistas decentes pra assuntos científicos, pra fofocas até devem ser boas revistas. Mas o que eu já lí de besteira em termos científicos nessas revistas não é brincadeira.
 
Eu não considero Superinteressante e Galileu como revistas decentes pra assuntos científicos, pra fofocas até devem ser boas revistas. Mas o que eu já lí de besteira em termos científicos nessas revistas não é brincadeira.

Yep, exatamente o meu ponto! Sao pessimas revistas, sao daqui do brasil, sao lotadas de propaganda e ainda custam mais caro que uma publicaçao estrangeira, com poucas propagandas (todas de telescopios auihauha) e de reputaçao impecavel!!!

Por isso achei uma barganha!


Edit: A sciam brasil eh uma otima revista tb, mas nao eh somente sobre astronomia... infelizmente nao temos mais nenhuma publicaçao do tipo disponivel nas bancas...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo