UNetbootin: Linux no Pendrive

blackbrain

©
Registrado
Descrição

O UNetbootin (Universal Netboot Installer) é um software extremamente simples, que permite a instalação de qualquer distribuição num pendrive. Também é possível realizar a instalação numa outra partição (sem a necessidade de um CD/DVD, onde o próprio software se encarrega de configurar o gerenciador de boot), ou substituir o sistema operacional atual.

O software é capaz de baixar a distro escolhida (nem todas são suportadas, e nem todas as versões, mas a lista é grande) ou realizar a instalação a partir de uma imagem .iso que você já tenha baixado. Uma característica interessante é poder realizar uma "instalação mínima", ou netinstall, onde todos os pacotes serão baixados na hora da instalação.

--------------------

Screenshots

ubi1ks7.jpg


dbimage.php


dbimage.php


--------------------

Lista de distribuições suportadas

Ubuntu
6.06 LTS
6.10
7.04
7.10
8.04 LTS
8.10
Daily CD Images
Debian
Stable/Etch
Testing/Lenny
Unstable/Sid
Linux Mint
3.1
4.0
5-r1
openSUSE
10.2
10.3
11.0
Factory
Arch Linux
2007.08
Damn Small Linux
4.4
SliTaz
Stable
Cooking
Puppy Linux
4.00
FreeBSD
6.3
7.0
NetBSD
4.0
Fedora
7
8
9
Rawhide
PCLinuxOS
2007
2008
Gentoo
2007.0
2008.0
Zenwalk
5.2
Slax
6
Dreamlinux
3.2
Elive
Development
CentOS
4
5
Mandriva
2007.1
2008.0
2008.1
FaunOS
0.5.4
Frugalware Linux
Stable
Testing
Current
--------------------

Download

Windows

Linux

--------------------

Instalação

Se você usa Windows: não tem segredo.

Se você usa Linux:

1 - Dê permissões de execução ao arquivo (comando chmod +x unetbootin-linux ou clicando com o botão direito → Propriedades → Permissões → marcar a opção "É executável");

2 - O software deve ser executado como root. Entre no diretório onde está o arquivo e execute-o com su -c "./unetbootin-linux" ou sudo ./unebootin-linux

--------------------

Usando

Escolha a distribuição ou selecione uma imagem .iso, escolha o destino (pendrive ou partição) e clique em OK.

--------------------

Observação:

1 - É necessária a instalação do pacote p7zip-full (o nome pode variar de acordo com a distribuição usada).

2 - O sofware não formata o pendrive. Portanto, apague os dados primeiro.

3 - Distribuições que não estão na lista de compatibilidades (ou no menu) podem ser utilizadas.

--------------------

Site oficial

http://unetbootin.sourceforge.net/
 
Pô, eu não ia recomendar se não funcionasse né.. :)

Testei várias distribuições... a única que não funcionou foi o Opensuse 11.1 beta 5...
 
Show de bola o software. Valeu cara.

Só precisei disso uma vez, mas como uso Debian foi fácil de fazer pois o mesmo já tem suporte a dar boot pelo Pen-drive de forma fácil. :)

Mas vou testar esse aí com certeza.
 
Legal. Valeu pelas dicas de instalação. Vou ver se consigo fazer rodar no meu note.
 
qual a versão que vc me recomenda para mim colocar em um pen driver para rodar do pen mesmo sem precisar instalar no pc????
obrigado
 
Muito bom mesmo.
Acabo de instalar o Ubuntu.
Rodando redondo, rapido, s[o falta configurar teclado e idioma.
Valeu... blz.....
 
Provavelmente sim, desde que a distribuição venha com K3B/Brasero/qualquer outro software pra gravaçao.
 
programinha legal mas muitas distribuicoes nao funcionam como desejado, pelo menos aki nao...

mas pelo menos botou pra funcionar o gentoo q eu tanto keria sem usar o cdrom...
 
Estou há meses pra testar o Puppy mas até agora não tive tempo
 
Vejam se entendi:
Vou pegar a imagem iso que tenho (ubunto 9.04 x64), embora não na lista e abrir um software disponível para abrir no windows (o meu é xp/seven 64). Daí no browser para isp vou colocar o caminho de minha imagem e dar um ok que simplesmente o ubuntu vai bootar de meu pen driver, é isto?

1 - qual opção acionar na bios se não tenho a opção USB para boot 1?
2 - o pen driver precisa ser high end ou um mp3 pebinha já serve? (kaiomy)
3 - qual o tamanho mínimo que preciso no pen?
4 - qual o linux que identica hardwares com mais facilidade (placa de audio, em especial)?
 
Exatamente.

1 - Não entendo muito de Bios, prefiro não chutar.
2 - Qualquer pendrive-brinde-de-caixa-de-sucrilhos serve.
3 - Maior que a imagem.
4 - A versão do kernel importa mais que a distribuição. Obviamente, distribuições mais novas costumam vêm com kernel mais novo. O "suporte a hardware" das principais distros são +/- iguais, embora não seja idêntico.
 
Este é o resultado de criar o USB boot. Nada.
unebootin 3.57 para windows e ubuntu 9.04 amd64.
A tela apenas repete a contagem regressiva de auto-boot a cada 10s (parece lost). Nenhuma das 3 opções mostradas, funciona.
Montei a iso no daemon tools para tentar instalar dentro do windows e nada.
Puts... linux tá esquentando o juízo.

Para completar, a opção de primeiro boot via usb na minha bios, sumiu depois de reiniciar. :boring:

PS. pedi ajuda no tópico do virtual box.
http://adrenaline.com.br/forum/area...l-pc-vmware-topico-oficial-3.html#post4918611
 
Última edição:
AlvaroDickinson para o Ubuntu nunca usei esse soft pois o próprio Ubuntu já tem um soft dentro da ISO.
Sobre o Pen drive qual quer um serve mas se for um bom alem de carregar tudo mais rápido vai funcionar melhor.

Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo